Zero Hora dá maior barrigada da história ao detalhar viagem que não saiu

Quem leu este site ontem a noite, as 21h15, ficou sabendo que a governadora Yeda Crusius não iria mais viajar para os Estados Unidos em busca de dinheiro do Banco Mundial para repactuar a dívida pública do RS.

. Os leitores que preferiram esperar pelos jonais, rádios e TVs da RBS, amanheceram diante da maior barrigada (notícia errada) da história recente do jornalismo do RS. É que todos anunciaram a viagem, informaram sobre o horário do embarque e da chegada de Yeda aos EUA, além de fornecerem a programação nas cidades por onde ela passaria. Além disto, os colunistas de Zero Hora aproveitaram para criticar Yeda e informar que um golpe seria tentado para apeá-la do governo durante sua ausência. Era tudo falso.

- É claro que Zero Hora preferiu justificar sua barriga com a alegação de que Yeda adora contrariar a RBS. Açodado, mal informado, o jornal enganou os seus leitores.

Sobre a delação não premiada de Feijó, todos acusam: "Feíjó é um mentiroso"

Os três personagens principais citados pelo vice-governador Paulo Feijó no video de delação não premiada que o MPF do RS liberou com exclusividade para a RBSTV nesta sexta-feira, reagiram desta forma às denúncias:

Chico Santa Rita, publicitário, responsável pela primeira parte da campanha de Yeda e Feijó ao Piratini, depois disto desafeto de Yeda:
- Feijó é um mentiroso.

Carlos Crusius, que integrou o comando da campanha de Yeda e Feijó:
- Feijó é um mentiroso.

Jornalista Sandra Terra, ex-coordenadora da área de mídia eletrônica da campanha de Yeda e Feijó, logo após a saída de Chico Santa Rita:
- Feijó é um mentiroso.

. Neste sábado, ao tomar conhecimento da delação não premiada de Feijó, a governadora Yeda Crusius foi para as rádios avisar que seu vice armava um golpe contra ela e que por isto desistiu de se afastar do Brasil. Yeda foi dura:
- Feijó é um mentiroso.

RS perplexo: o que queria o MPF ao liberar o video de Feijó para a RBS ?

Foi o Ministério Público Federal quem alcançou o video de Feijó à RBS * Eis a prova da relação RBS x MPF * A delação não premiada foi ao ar 48 horas úteis antes da votação do impeachment contra Yeda * Zero Hora não quis informar quem foi que lhe entregou o vídeo * Liberação do video é quebra do pacto federativo e intervenção federal ilegítima no RS * Ação coloca sob suspeição ação de improbidade movida contra Yeda * Nota do site zerohora.com sumiu. Editor pegou o print screan da RBS TV em desespero de causa.


Foi para a RBSTV que o Ministério Público Federal do RS alcançou o vídeo completo com a delação não premiada do vice-governador Paulo Feijó. A ficha técnica da disponibilização do vídeo, que pode ser encontrada em zerohora.com, deixa isto meridianamente claro. O jornal, neste sábado, não identificou a fonte, mas esqueceu de avisar à RBSTV. Leia a ficha técnica da própria RBSTV, logo abaixo, para ver a prova da denúncia do editor.
. Neste sábado de manhã, a governadora Yeda Crusius foi às rádios de Porto Alegre para anunciar que desistiu de viajar aos Estados Unidos porque soube que um golpe de mão estava em andamento para intervir no Estado e apeá-la do governo (na capa do jornal Zero Hora deste sábado, a RBS confirma as tratativas para o desencadeamento do golpe, que ocorreria durante a ausência de Yeda, conforme você poderá ler logo adiante).
. Sobre a ação do MPF do RS:
1) Esta nova interferência dos procuradores a apenas 48 horas úteis da votação do pedido de impeachment contra Yeda pelo plenário da Assembléia, demonstra inaceitável intervenção de órgão público federal nos assuntos internos da entidade federada, no caso o RS. Isto chama-se quebra do pacto federativo, uma intervenção federal sem qualquer base legal. Há apenas dois meses, uma entrevista midiática dos mesmos procuradores, produziu adesão em massa de deputados ao requerimento que resultou na instalação da CPI do PT.
2) A que propósito respondeu o MPF ao alcançar o vídeo com exclusividade para a RBS, ignorando todas as outras centenas de veículos de comunicação social do RS ?
. A governadora já representou contra os procuradores junto ao Conselho Nacional do Ministério Público, mas na semana que vem prometeu endurecer a posição.
. Além disto, coloca-se as seguintes questões sobre a nova intromissão dos procuradores nas questões políticas internas do RS:
- A imparcialidade dos procuradores da república pode ficar comprometidade em relação à Yeda no processo judicial de improbidade administrativa.
(a) O que esses procuradores têm a ver com ilícitos eleitorais que escapam à incidência da Lei 8.429/92?
(b) Será que os procuradores da república já não perderam completamente a isenção de ânimo em relação à governadora Yeda Crusius e partiram para uma perseguição pessoal ou política, que se confirma com sua interferência no processo de impeachment?
(c) Quem vai ressarcir o Estado pelos estragos decorrentes do cancelamento da agenda da governadora no exterior, decorrente da exibição irresponsável de um vídeo recheado de calúnias e denunciações caluniosas, sem prova ou testemunha alguma apresentada, sequer sem o necessário contraditório, que já constava do processo e deveria ser tratado com toda a prudência possível.
. O campo de atuação do MPF é no processo judicial da ação de improbidade movida contra Yeda. E só. Sequer é na ação criminal, onde não tem atribuições, pois estas pertencem ao procurador-Geral da República.

A PROVA DE QUE O MPF
ENTREGOU O VIDEO PARA A RBS

Duração: 54:03Autor: RBS TV RSPublicado em: 10/10/09Categoria: RBS NotíciasNota: (0Exibições: 664Comentários: 0Favorito de: 0 pessoasTags: Paulo_Feijó, depoimento, MPF, corrupção, caixa, dois, campanha, Yeda_Crusius, política, governo, Em depoimento obtido de forma exclusiva pela RBSTV junto ao MPF, o vice-governador, Paulo Feijó (DEM), deu detalhes de como funcionaria o esquema de caixa dois na campanha eleitoral da governadora Yeda Crusius. Assista à primeira parte da íntegra do depoimento.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/