Governo compra leite para doar ao Haiti, produz escassez e com isto preço vai subir 7%.

CLIPPING
TV Com
Quarta-feira, 17 de fevereiro
20h30m

SABRINA THOMAZI (Apresentadora) – O leite vai ficar mais caro nos próximos dias nos supermercados gaúchos. O reajuste deve ser de 7% em média e deve atingir também os derivados do produto. Normalmente os preços sobem somente em abril por causa da entresafra. Aqui no RS o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, ANTÔNIO CÉSAR LONGO, diz que além das questões climáticas as doações de leite para o Haiti também pressionam o mercado. Vamos a Brasília para o comentário de economia da CAROLINA BAHIA. Carolina, essa ação do Governo realmente é um dos vilões do preço do leite? Boa noite.

CAROLINA BAHIA (Comentarista) – Boa noite, Sabrina. Olha, eu falei agora a pouco com um dos responsáveis pelo Programa de Ajuda Humanitária da CONAB, aqui em Brasília e ele nega que tenha interferência no mercado. Pelo contrário as 20 mil toneladas de leite em pó que o Governo anunciou para ajudar mais ou menos 10 países ainda nem teriam sido comprados. Esse técnico me assegurou ainda que se for detectado qualquer movimento de mercado a ponto de prejudicar o consumidor a CONAB não vai comprar esse leite. De qualquer forma há outros motivos muito mais fortes para alta ao consumidor. O principal é o excesso de calor que provocou uma queda na produção de cerca de 15% ao ano passado, quer dizer, há pouca oferta para a demanda atual. Além disso, as indústrias aí do estado com problema de rentabilidade entram na entresafra sem estoques e para completar o preço do leite no mercado internacional também está em alta. Claro que dentro desse cenário se o Governo entrasse comprando altas quantidades poderia até contribuir para um desequilíbrio de oferta, mas tudo indica que a CONAB está bem consciente deste problema, mesmo assim não vai alivia a vida do consumidor, a previsão de especialistas é que a tendência de alta continue pelos próximos quatro meses.

Getmax Computadores
Computadores, notebooks, servidores de redes. Tudo em TI. Há 15 anos atendendo o mercado corporativo. 99% de índice de satisfação de clientes, conforme pesquisa de pós-vendas. Compre via site www.getmax.com.br Fone: 51-3388.1010.

Pela primeira vez em 40 anos, Brasil importa gasolina.

No dia 21 de abril de 2006, o presidente Lula anunciou a conquista da auto-suficiência na produção de petróleo no Brasil. Agora se vê que Lula agiu com precipitação. É que a Petrobrás está importando gasolina.... da Venezuela, primeira vez que isto acontece em 40 anos. Como se sabe, também falta álcool, o que explica a alta do preço.

CLIPPING
Josias Silva
www.uol.com.br

Acossada pela crise que derruba a produção de etanol, a Petrobras retomou a importação de gasolina.
É coisa que não acontecia há cerca de 40 anos.
Importaram-se, por ora, 270 mil metros cúbicos de gasolina. O suficiente para encher dois milhões de barris.
Optou-se por comprar um combustível companheiro, produzido na Venezuela de Hugo Chávez.
A mercadoria chega ao Brasil até o final do mês. Custou à Petrobras algo como US$ 140 milhões.
Vai ficar nisso ou será necessário importar mais? A petrolífera brasileira responde no gerúndio:
“Para os meses subsequentes, a Petrobras está avaliando a necessidade de importação e, se existente, estimará o volume a ser importado”.
O volume já adquirido não chega a ser expressivo. Corresponde a um dia de produção da Petrobras.
A despeito disso, um ex-diretor da estatal, Ildo Sauer, hoje professor da USP, leva o pé atrás:
“A empresa era superavitária de gasolina desde a entrada do Proálcool, nos anos 70”.
Outro especialista do setor energético, Adriano Pires, diretor-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura, ecoa Sauer:
“Há quase uma década, o Brasil se tornou um exportador. Primeiro, foi o anúncio da Petrobras de que interromperia a exportação, há cerca de um mês...”
“...E agora tem de comprar de outros produtores. É surpreendente”.
De fato. Surpreendente!

Ex-marido replicou caso de Canoas, só que desta vez matou a mulher.

Depois de manter a ex-mulher em estado de sequestro, desde as 8h da manhã, o ex-marido assassinou-a e depois se matou, em Tenente Portela, nesta quarta-feira.

. O caso seguiu-se ao quase bem sucedido sequestro da ex-mulher de um vigilante, também pelo ex-marido, em canoas.

. A Polícia não tem mais por que tolerar este tipo de episódio contra as mulheres, já que possui atiradores de elite e tem o dever de salvar a vida de inocentes ameaçados por bandidos.

Lula se acovarda e manda dizer que não topa debate pela TV com FHC

Desafiado para um debate nacional em cadeia de rádio e TV pelo jornalista Augusto Nunes, de Veja, o ex-presidente FHC respondeu de bate pronto que toparia enfrentar Lula, e dependeria do próprio Lula para marcar data e hora.

. Nesta quarta, o ministro Franklin Martins mandou o seguinte recado para Otávio Cabral, representante de Veja em Brasília:

- O presidente Lula, quando deixar a Presidência e se tornar um ex-presidente, aceitará debater com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”.

. Ou seja, Lula arrepiou pelo, se acovardou, o que é surpreendente para o presidente que quer uma eleição plebiscitária, comparando o seu governo com o governo de FHC, já que poderia usar o debate para estabelecer a comparação.

. A partir de agora, Lula assume o papel de fujão e não tem mais condições políticas para mandar sua candidata tocar comparações.

Bier Markt - Cerveja levada a sério.
42 marcas globais de chopes e cervejas artesanais Bier Markt, Porto Alegre, Castro Alves 442 Reserve, sábado, 3013.2300 Temporada de segundo ano já começou. Também petiscos alemães. Segurança. Estacionamento fácil. Ar condicionado fortão. - 8 torneiras de chope, sem uso de serpetina para não alterar sabor. Um grau em barris no balcão. Copos customizados.

Ibope, segundo turno: Serra, 47%; Dilma, 33%.

Pesquisa Ibope, quarta-feira (entre parênteses, números da pesquisa de 17 de dezembro.

Primeiro turno
José Serra, 36% (38%)
Doilma Roussef, 25% (17%)
Ciro Gomes, 11% (13%)
Marina Silva, 8% (7%)

Segundo turno
Serra, 47%
Dilma, 33%

CLIPPING
Site
http://www.veja.com.br/

Pesquisa mostra Serra com 36% e Dilma com 25%
17 de Fevereiro de 2010
Por Gustavo Uribe e Elizabeth Lopes


São Paulo - Pesquisa Ibope/Diário do Comércio, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e realizada entre os dias 6 a 9 deste mês, indica que a corrida à sucessão presidencial de outubro continua polarizada pelos pré-candidatos do PSDB e do PT, respectivamente o governador de São Paulo, José Serra, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nessa mostra, Serra tem 36% das intenções de voto e Dilma 25%. Em terceiro lugar está o deputado federal Ciro Gomes (PSB) com 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV) com 8%. O porcentual de votos brancos e nulos somou 11% e dos que disseram não saber em quem vota atingiu 9%.
A última pesquisa divulgada pelo Ibope foi no dia 7 de dezembro do ano passado. Na mostra, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Serra registrava 38% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff com 17%, Ciro Gomes com 13% e Marina Silva com 6%. Naquela pesquisa, o porcentual de votos brancos e nulos atingiu 13% e dos que disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder somou 12%.
No cenário sem Ciro Gomes, a pesquisa Ibope/Diário do Comércio aponta José Serra com 41%, Dilma Rousseff com 28%, Marina Silva com 10%, brancos e nulos 12% e não sabem ou não opinaram 9%.
Na simulação de um eventual segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff, o tucano lidera com 47% e Dilma registra 33%.
A maior rejeição apontada pela pesquisa é de Ciro Gomes, com 41%, seguido de Marina Silva com 39%, Dilma Rousseff com 35% e José Serra com 29%.
Continuidade
A pesquisa Ibope/Diário do Comércio avaliou também o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 47% dos entrevistados, a administração de Lula é boa, para 29% é ótima, para 19% é regular, para 3% é péssima e para 2% é ruim.
A mostra indagou ainda o que os eleitores gostariam que o próximo presidente fizesse. Do total de entrevistados, 34% querem a total continuidade do atual governo, 29% querem pequenas mudanças com continuidade, 25% querem a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças e 10% querem a mudança total do governo do País. Para 78% dos entrevistados, o presidente Lula é confiável, enquanto 18% disseram não confiar no presidente.
A pesquisa, que será divulgada amanhã pelo Diário do Comércio, foi realizada com 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o Brasil. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº 3196/2010.


CLIQUE na imagem acima e compreenda melhor a pesquisa, com análise do ex-prefeito do Rio, César Maia, no seu blog diário.

Você virou covarde por ter medo de sair na rua.

Vai aí ao lado um artigo do jornalista Denis Russo Burgierman, que assina blog no site http://www.veja.com.br/ Ele aborda um tema que angustia muito os gaúchos. É a questão da insegurança pública. Na rua onde mora o editor, em Porto Alegre, os muros são tão altos quanto os de São Paulo, objeto da conversa de Burgierman. Mas não são apenas muros, já que nas casas e edifícios foram instalados cães, guardas armados, guaritas, refletores presenciais, câmeras com transmissão via Internet (cftv), cercas elétricas, arames farpados e cercas pontiagudas de metal. O jornalista de Veja diz que tudo isto é covardia. Será mesmo ? Está certo que Burgierman escreveu o que escreveu depois de porres homéricos, mas a questão é muito mais séria do que se pensa, porque a insegurança pública impede a convivência social em cidades como Porto Alegre.

CLIQUE ao lado para ler todo o artigo.

Indústria gaúcha informa que investirá muito mais em 2010.

Pesquisa “Panorama da Indústria do RS”, divulgada nesta quarta pela Fiergs:
Intenção industrial de investir no RS
2009 – 66%
2010 – 82,2%

. Os novos investimentos sairão para capital fixo (67,3%), em especial para a aquisição de máquinas e equipamentos (50,6%). O restante irá para obras da construção civil, informática, pesquisas e desenvolvimento de produtos. Os industriais também estão mais otimistas. A pesquisa revela ainda que a excessiva carga tributária e a valorização cambial foram consideradas os principais entraves a um melhor desempenho da indústria gaúcha em 2009, os mesmos itens assinalados em 2008. Mesmo com a conjuntura econômica desfavorável, 73,9% dos empresários ouvidos investiram no Estado em 2009.

Getmax Computadores
Netbook Asus, preço único $ 899. Somente tres peças. Garantia de um ano. Processador Intel Atom, tela 10.1 polegadas e Windows XP em português. Ligue para (51) 33881010.
- Há 15 anos atendendo o mercado corporativo. Índice zero de reclamação no Procon. Índice de satisfação do cliente igual a 97,5%. Veja mais em
www.getmax.com.br

Governo gaúcho não acredita no PAC 2.

Nem mesmo o mais modesto motoboy da secretaria gaúcha da Infraestrutura e Logística do RS acredita no PAC 2.

. A razão é simples:
- No RS o PAC 1 não inaugurou sequer uma só das 20 grandes obras listadas, segundo levantamento que acaba de fazer o jornal Zero Hora.

. É com pesar que o editor informa que faz parte do PAC 2 a chamada Ferrosul, a ferrovia que os governadores do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e RS querem implementar na região.

. O PAC 2 está disposto a incluir a estrada na sua carta de intenções, embora sem reservar dinheiro para ela no Orçamento da União.

. O mais curioso é que o PAC 2 destaca como obra separada a Ferroeste, que não passa do trecho paranaense da Ferrosul, mas isto os formuladores do PAC 1 devem ignorar.

CLIQUE AQUI para examinar as 20 principais obras que o PAC 1 anunciou para o RS, mas que não entregou até agora.

Festa da Uva abre nesta quinta, com Yeda, em Caxias.

Começa nesta quinta a 28ª. Festa da Uva de Caxias do Sul, RS. Saiba tudo no site http://www.festanacionaldauva.com.br/ O evento irá até 7 de março.

. Yeda estará na abertura da festa, as 14h.

Bier Markt - cerveja levado à sério.
Reabertura pós-Carnaval nesta quarta à noite
42 marcas globais de chopes e cervejas artesanais, mais petiscos alemães e apfelestrudel para o final da noite. Reservas 3013.2300. Rua Castro Alves 442. Estacionamento fácil. Segurança. Ar condicado fortão.
Veja mais: www.biermarkt.com.br

Petropar sai do prejuízo e lucra R$ 74,2 milhões em 2009.

Depois de acumular um prejuízo de R$ 41,5 milhões em 2008, a holding gaúcha Petropar surpreendeu o mercado com a apresentação de um balanço onde registrou lucro recorde de R$ 74,2 milhões. A receita líquida foi a R$ 485,7 milhões em 2009.

. Todas as empresas do grupo gaúcho aumentaram as vendas e o lucro no ano passado, apesar da crise global.

- A empresa que mais contribuiu para o sucesso da Petropar foi a Fitesa, que no meio do ano passado acertou uma joint venture com o grupo inglês Fireweb, o que permitiu dobrar a produção em apenas um ano.

Publivar é agora Publivar.on e abiscoita conta da Bellagres.

Mudou de nome a agência gaúcha de publicidade Publivar, que agora se chama Publivar.on

. A agência acaba de conquistar a conta da Cerâmica Bellagres, de Charqueadas, RS, para quem já trabalha no repocisionamento da marca. A primeira campanha sairá em março.

. O portfólio de cliente s também inclui contas como as da Província e Imec.

. A Publivar.on já não cabe em si mesma e procura nova sede.

E-mail: samir@publivar.com.br Site: www.publivaron.com.br

Coletiva EAC ensina tudo sobre redes sociais (Twitter, Facebook e blogs).

Será no dia 12 de março o Seminário sobre as Redes Sociais (Twitter, Facebook e Blog) agendado pela ColetivaEAC. O curso custa R$ 270.

. Foi convidado para as aulas o professor carioca Fernando Glessati, gestor da Maxpress. É curso para profissionais de empresas e agências (estudantes são bem vindos também).

. Informe-se mais: www.coletivaeac.com.br

- O editor opera com Twitter e tem 1.264 seguidores, segundo contagem desta quarta-feira. A rede social só funciona com nome forte do editor, velocidade das notas e conteúdo relevante.

Justiça Federal ouve áudios de Chico Fraga no âmbito da Operação Solidária

O ex-secretário de governo da prefeitura de Canoas, RS, Chico Fraga, investigado no âmbito da chamada Operação Solidária, fraude que envolveu políticos, empresários e lobistas de vários municípios e Estados, depôs esta tarde na Vara Federal Cível de Canoas. O grupo RBS informou que obteve áudios que envolvem o ex-secretário no negócio, mas não revelou sua fonte. O processo todo, inclusive provas, estão resguardados sob segredo de justiça, mas trechos pontuais foram revelados sem qualquer consequência por deputados da Assembléia e pela própria RBS.

. A Operação Solidária não se limitou a apurar a fraude na merenda escolar, mas também ações de agentes públicos e empreiteiras de obras.

CLIQUE AQUI para ouvir o áudio disponibilizado pela RBS TV ao meio dia, no qual fica claro um negócio envolvendo a entrega de uma mala de dinheiro, segundo os repórteres do grupo de comunicação gaúcho.

Getmax Computadores
Netbook Asus, preço único $ 899. Somente três peças. Garantia de um ano. Processador Intel Atom, tela 10.1 polegadas e Windows XP em português. Ligue para (51) 33881010. - Há 15 anos atendendo o mercado corporativo. Índice zero de reclamação no Procon. Índice de satisfação do cliente igual a 97,5%. Veja mais em
http://www.getmax.com.br/

Krishke avisa na Voto: “3º PNDH foi embarrigado, mas não nascerá”

Na instigante entrevista que concedeu à revista Voto que circula esta semana, o coordenador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krishke avisa aos navegantes que sabem e não querem navegar, o seguinte:

- O 3º Programa Nacional de Direitos Humanos foi feito para comprar briga com todo mundo e com isto torna-lo inviável.

. Jair Krishke diz por outras palavras que se trata de um embuste. Não é sequer uma bravata ou uma boutade, como gostam Lula e o PT, mas de um embuste mesmo.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista na íntegra.

- A capa da revista Voto é uma entrevista exclusiva com Lula.

TJ aprecia lista da OAB, mas não examina veto do MJDH ao MP.

Os 25 desembargadores gaúchos que fazem parte do Órgão Especial do Tribunal de Justiça que pinçam os nomes indicados pela OAB e pelo Ministério Público para as vagas do chamado quinto constitucional do próprio TJ, tomaram duas decisões na semana passada:

1) Encaminharam para a governadora Yeda Crusius a lista tríplice extraída dos seis nomes enviados pela OAB.

2) Mantiveram no purgatório a lista sêxtupla enviada em outubro pelo Ministério Público Estadual, porque não sabem o que fazer com o manifesto do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

. O manifesto do MJDH impugna o nome do procurador Ricardo Felix Herbstrith, titular da Coordenadoria das Promotorias Criminais, mas pede que toda a lista sêxtupla seja devolvida ao MP. O procurador foi penalizado pelo Conselho Superior do Ministério Público em 2008. Foi dele a iniciativa de conduzir cinematograficamente ao MPF, o vice-governador Paulo Afonso Feijó, dois dias antes da denúncia feita pelos procuradores contra a governadora Yeda Crusius.

Além de isolado, Tarso tem que dividir Dilma e Lula com Fogaça.

Tarso Genro e o PT estão isolados na disputa eleitoral do RS, mas além disto terão que dividir o apoio de Lula e de Dilma com o prefeito José Fogaça.

Bier Markt - cerveja levado à sério.
Reabertura pós-Carnaval nesta quarta à noite.
42 marcas globais de chopes e cervejas artesanais, mais petiscos alemães e apfelestrudel para o final da noite. Reservas 3013.2300.
Rua Castro Alves 442. Estacionamento fácil. Segurança. Ar condicado fortão.
Veja mais: www.biermarkt.com.br

Pont, confuso, diz que PCdoB, aliado do PSB, é seu aliado.

É surpreendente a informação prestada no final de semana pelo deputado Raul Pont, presidente do PT, para quem o ex-minisatro Tarso Genro e o PT do RS não estão isolados. O que disse Pont:
- O PCdoB está do nosso lado.

. A fala do presidente do PT permite apenas duas constatações:

1) O PCdoB está traindo seu aliado preferencial do PSB, o deputado Beto Albuquerque.

2) O deputado Raul Pont não sabe o que fala.

Disciplinados, Tarso e PT toleram infidelidade de Lula e Dilma.

Nem de longe o ex-ministro Tarso Genro ousou ir tão longe quanto o governador Sérgio Cabral, que neste início de semana advertiu:

- Não vou tolerar que Dilma suba em dois palanques (Cabral e Garotinho), porque quem serve a dois senhores, não serve a nenhum deles.

. É possível que Tarso Genro e o PT do RS não gostem do que fazem Lula e Dilma com eles, mas não quererão levar pito igual ao que passou a Cabral o novo líder do PT na Câmara, Cândido Vacarezza:

- Cabral tem que moderar a língua.

. O caso é que Lula e Dilma passaram do limite no RS, porque jamais, antes, um candidato do PT a governador foi tão desprestigiado e rifado quanto está sendo Tarso Genro.

. O que ocorre no RS é constrangedor para Tarso e o PT do RS. Tarso e o PT não mereciam o que ocorre.

DEM do RS só coligará se rifar, antes, Paulo Afonso.

No dia 22 o DEM do RS encaminhará suas discussões internas sobre a sucessão estadual.

. Graças a língua solta e aos gravadores do vice Paulo Feijó, o DEM corre o risco de não coligar com ninguém, porque ninguém o quer no RS. Nem o latifúndio de 4 minutos da TV emociona qualquer dos grandes Partidos.

. Sua única alternativa seria rifar Paulo Afonso, submetido há três meses a um duro silêncio sabático.

. O DEM já tem um Plano B para o caso de se isolar como o PT: o Partido irá de Moacir Volpato para o Piratini.

Serra e Dilma: Só faltou dançarem o rebolation

Os pré-candidatos às eleições presidenciais aproveitaram o carnaval para deixar a rotina de reuniões em gabinetes fechados e caíram na folia. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT); o governador de São Paulo, José Serra (PSDB); e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) foram do frevo ao samba-enredo carioca — só faltou mesmo dançar o rebolation, hit que tem animado o carnaval baiano.

. E não faltou disposição para ensaiar uns passinhos da dança que mistura axé e música eletrônica: o governador paulista afirmou em seu Twitter que só não rebolou em público porque é “tímido” e não se “atreveria”.

. Já a mãe do PAC, por sua vez, disse que, com um pouco de treino, todo mundo aprende os passinhos do novo ritmo.


Getmax Computadores
Netbook Asus, preço único $ 899. Somente três peças. Garantia de um ano.
Processador Intel Atom, tela 10.1 polegadas e Windows XP em português.
Ligue para (51) 33881010.
- Há 15 anos atendendo o mercado corporativo. Índice zero de reclamação no Procon. Índice de satisfação do cliente igual a 97,5%. Veja mais em http://www.getmax.com.br/

Congresso faz jogo de cena para os aposentados

Em ano eleitoral, a oposição promete usar o debate do reajuste das aposentadorias para desgastar o governo com os beneficiários da Previdência Social. Parlamentares já incluíram na medida provisória (MP) que aumentou o salário mínimo para R$ 510 — em tramitação na Câmara dos Deputados — emendas que concedem o mesmo aumento do piso salarial a todas as aposentadorias e pensões, iniciativa que, se aprovada, renderá frutos a 8 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais de um mínimo por mês.

. Preocupados com a repercussão do debate nas urnas, integrantes de legendas governistas também prometem lutar pela paridade da correção dos valores, mesmo a contragosto do Palácio do Planalto.


Bier Markt - cerveja levada à sério.
Reabertura pós-Carnaval nesta quarta à noite
42 marcas globais de chopes e cervejas artesanais, mais petiscos alemães e apfelestrudel para o final da noite. Reservas 3013.2300.
Rua Castro Alves 442. Estacionamento fácil. Segurança. Ar condicado fortão.
Veja mais: www.biermarkt.com.br

Copa no Brasil em 2014 já custa mais que África-2010

Clipping
Folha de S.Paulo - 17 de fevereiro de 2010
Começou a roubalheira!

A quatro anos e meio de seu início, a Copa do Mundo do Brasil-2014 já tem previsão de gastos 120% maior que o investido na África do Sul-2010. Ou seja, o evento brasileiro tende a custar mais que o dobro do africano. Detalhe: o Mundial no território nacional tem estimativa de custo incompleta, enquanto o torneio deste ano está próximo da conta definitiva. No início de fevereiro, o governo federal divulgou uma primeira lista de projetos para a Copa-2014. Incluiu 59 obras, sendo 12 delas em estádios. O custo total previsto é de R$ 17,52 bilhões, incluindo verba federal, estadual e privada. Desse valor, são R$ 5,343 bilhões para construção e reforma de arenas. O restante é para transporte e obras nos entornos das praças esportivas. A Copa da África do Sul tem gasto total previsto de 33 bilhões de rands (R$ 7,968 bilhões), montante informado à Folha pela porta-voz do Tesouro Nacional sul-africano, Thoraya Pandy. "Esse valor inclui infraestrutura, estádios, comunicação, segurança e desenvolvimento esportivo", explicou. O investimento em arenas foi de 13 bilhões de rands (R$ 3,1 bilhões) e, em transporte, atingiu 14 bilhões de rands (R$ 3,38 bilhões). Há dinheiro para reforma de aeroportos que não entra na conta da África do Sul. Mas o Brasil também não incluiu o setor aéreo em suas obras.

Congresso petista custará R$ 6,5 mi

A dívida de R$ 36 milhões que constará da próxima prestação de contas do PT à Justiça Eleitoral não impediu o partido de gastar R$ 6,5 milhões em um único evento. Essa é a conta estimada pela legenda para realizar seu 4º Congresso, que reunirá cerca de 1.500 delegados em Brasília, entre quinta-feira e sábado.

. A gastança tem uma explicação relativamente simples, segundo o comando partidário. O evento servirá de palco para o lançamento oficial da pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Brasileiros "doaram" R$ 155 mi aos partidos em 2009

No ano passado, os 132 milhões de eleitores brasileiros fizeram uma doação conjunta de R$ 155 milhões aos partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi uma contribuição indireta e obrigatória - o dinheiro saiu do Tesouro Nacional, ou seja, parte dos impostos pagos pelos cidadãos serviu para subsidiar as atividades de todas as 27 legendas existentes no País.

. Em 2010, o Fundo Partidário receberá R$ 160 milhões dos cofres públicos. Outra fonte de receita do fundo são as multas aplicadas aos eleitores e aos partidos - em 2009, esse montante chegou a R$ 29 milhões.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/