Luciana denuncia: "Eliseu foi executado friamente em Porto Alegre"

A deputada Luciana Genro ressurgiu das catacumbas políticas em que se colocou há meio ano e denunciou no seu site que o ex-secretário Eliseu Santos foi executado. A tese é a mesma que defendeu o jornal Zero Hora no sábado. Eis um trecho da manifestação da deputada do PSOL, que até hoje deve as provas do video "transparente como filme de alta definição" sobre o assassinato de Marcelo Cavalcante:

Com o assassinato de Eliseu temos mais uma morte misteriosa na política gaúcha em pouco mais de um ano. Em fevereiro completou um ano do falecimento do assessor especial da governadora Yeda Crusius em Brasília, o senhor Marcelo Cavalcante. Até hoje nao há uma conclusão sobre a causa da morte. A Polícia Civil de Brasília, até ontem governada por Arruda, define que foi suicídio. O Ministério Público Federal nao se convenceu e pede maiores esclarecimentos. No caso do Eliseu, é óbvio, nao está em questao que foi assassinato. Não creio que tenha sido um crime comum, um assalto seguido de morte. Tudo indica que foi uma execuçao. Por que? Quem? A mando de quem?

LEIA a postagem completa no site
http://www.lucianagenro.com.br/2010/02/assassinado-secretario-da-saude-de-porto-alegre/

DataFolha,segundo turno: Serra, 45%;Dilma, 42%.

DataFolha
Serra, 32%
Dilma, 28%

Segundo pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo da Folha, mostra que a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro, atingindo 28%.No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%.Com isso, a diferença entre os dois pré-candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá.A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No entanto, é impreciso dizer que o levantamento indica um empate técnico entre Serra e Dilma.A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com maiores de 16 anos.

Por regiões

SUDESTE Serra - 38% Dilma - 24% Ciro - 12% Marina - 9%; SULSerra - 38% Dilma - 24% Ciro - 9% Marina - 6%; NORTE/CENTRO-OESTE Serra - 32% Dilma - 29% Ciro - 11% Marina - 13%; NORDESTE Dilma - 36% Serra - 22% Ciro - 15% Marina 6%.

Análise
Sérgio Oliveira

No primeiro turno, na pesquisa de dezembro, Serra tinha 37 e Dilma 23 ( diferença: 14 ); no segundo turno Serra 49 e Dilma 35 ( diferença : 14 ); nesta nova pesquisa, no primeiro turno Serra 32 e Dilma 28 ( diferença: 4) e no segundo turno Serra 45 e Dilma 41 ( diferença: 4 ).
Nas outras pesquisas:
CNT/Sensus
Primeiro turno: Serra 33,2 e Dilma 27,4 ( diferença 5,8 )
Segundo turno: Serra 44 e Dilma 37.,1 ( diferença: 6,9 )
VOX POPULI
Primeiro turno: Serra 38 e Dilma 29 ( diferença: 7)
Segundo turno: Serra 46 e Dilma 34 ( diferença: 11)
IBOPE
Primeiro turno: Serra 36 e Dilma 25 ( diferença: 11 )
Segundo turno: Serra 47 e Dilma 33 ( diferença: 14 )


Getmax Computadores
Computadores, notebooks, servidores de redes. Tudo em TI.
Há 15 anos atendendo o mercado corporativo.
99% de índice de satisfação de clientes, conforme pesquisa de pós-vendas.
Compre via site
www.getmax.com.br Fone: 51-3388.1010.

Fogaça passa a tarde ao lado do caixão de Eliseu Santos

O editor esteve há bem pouco no salão nobre da Assembléia, onde ocorre o velório do ex-vice-prefeito de Fogaça e seu secretário da Saúde, Eliseu Santos. Além de Fogaça, bastante abalado, que passou a tarde toda ao lado do caixão, estavam ali o vice-prefeito José Fortunatti, os irmãos, a mulher e os filhos do ex-secretário.

. Centenas de pessoas passaram pelo velório, que vai atravessar a noite.

. Mesmo entre os amigos mais íntimos de Eliseu Santos, ninguém aceita a hipótese de que ele pode ter sido vítima de uma execução. As evidências de que houve assalto são mais fortes. O deslinde do assassinato, contudo, poderá ocorrer nas próximas horas, porque Eliseu reagiu e alvejou pelo menos um dos bandidos. Seria este o homem que se apresentou na emergência do Hospital Cristo Redentor, em cujo grupo hospitalar trabalhava o próprio ex-secretário. O que se sabe é que Eliseu Santos levou dois tiros, um na perna e outro no peito (na altura da aorta), mas descarregou sua Glock contra os atacantes. Eliseu Santos andava sempre armado e sempre avisou os amigos que reagiria em caso de assalto. Acompanhado da mulher e da filha, esta decisão se fortaleceu na hora do ataque.

BR-116 com engarrafamento na altura da Refap, Canoas

Um engarrafamento de 6 kms trancava o tráfego, as 13h, na BR-116, sentido interior-capital, altura da Refinaria Alberto Pasqualini. A rodovia é a mais importante do RS. As obras de recuperação do viaduto arrastam-se há vários meses.

. O sentido bloqueado é Interior-Capital. Condutores devem pegar a via lateral, de acesso à Petrobras, e fazer o contorno pela rótula, voltando, então, para a BR-116.As obras vão durar todo o fim de semana. Às 6h de domingo o bloqueio deve mudar para o sentido Capital- Interior.

Yeda, esta tarde, em Imbé, dirá que é candidata à reeleição no RS

Yeda Crusius assumirá oficialmente sua candidatura à reeleição, esta tarde, em Imbé. O PSDB de todo o Estado reuniu-se para o evento.


Merchandising
Bier Markt
Reserve agora seu lugar para este sábado, porque a casa vai lotar de novo.
42 marcas de chopes e cervejas artesanais, mais petiscos alemães. Reserve 51-3013.2300. Rua Castro Alves 442, Porto Alegre. Também reservas para aniversários e happy hours a partir das 18h, todos os dias, menos domingo.
Estacionamento e segurança. http://www.biermarkt.com.br/

Brigadianos vão aceitar proposta salarial do governo

Fechada a proposta de reajuste salarial para os servidores da BM, o Governo começa a pensar em negociação com o magistério. O sindicato dos professores já encaminhou proposta ao Piratini. Na segunda-feira policiais militares realizam assembleia para avaliar a oferta do Governo, que por determinação da lei eleitoral o prazo para conceder aumento termia no dia 6 de abril.

. Segunda-feira, ocorrerá assembléia da categoria para apoiar a nova proposta salarial do governo, 111 milhões de reais referentes a chamada matriz salarial, o que representaria um aumento de até 8%. As associações de PMs acham que o reajuste pode ser maior. Os brigadianos insistem em 10%, mas aceitarão os 8% ou ficarão sem nada, porque o governo informou que não pretende mudar a proposta e vai aguardar aposição dos PM’s na semana que vem. Se não houver acordo integrantes do Piratini alertaram que os servidores não deverão ter reajuste nesse ano. Nesta tarde a direção do CEPERS enviou uma carta à Governadora pedindo aumento de 23% para os professores e a manutenção do atual plano de carreira.

. Os técnicos do governo dizem que o cálculo que eles fizeram diante da arrecadação, da situação fnanceira do Estado, o que pode ser feito é isto, esta proposta de 111 mi para a matriz salarial que vai destinar recursos para o reajuste do pessoal da área da segurança pública. Seriam 111 mi garantidos neste ano e outros 111 mi no inicio do ano que vem.

. O governo decidiu pagar para ver, vai esperar a associação dos funcionários se manifestarem na segunda-feira e se for aprovado já na quarta esse projeto deve ir para a Assembléia, porque tem os ritos que mesmo em regime de urgência eles precisam ser cumpridos. Não se aprova uma proposta dessas de um dia para o outro. Então a dificuldade que se tem a partir de agora é esta corrida contra o relógio.

. O deputado Giovani Cherini, presidente da Assembléia, que está atuando como mediador das negociações, também deu um ultimato as associações de classe, diz que espera até essa assembléia de segunda, se for sim, muito bem, ele encaminha com o Governo a proposta, tenta acelerar a votação, mas se a resposta for não, ele tira o time de campo e fica tudo como está, ninguém teria aumento neste ano.

Ciro reforça críticas a Lula

A aliança entre PT e PMDB voltou a ser tema de ataques do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), pré-candidato à Presidência da República. Em Fortaleza, Ciro classificou o arranjo entre petistas e peemedebistas de “ajuntamento oportunista” e afirmou que há “um roçado de corrupção” no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Já falei que essa aliança é um roçado de corrupção, um roçado de escândalos” afirmou o parlamentar, em entrevista à rádio CBN.

EUA veem "erro" em apoio do Brasil ao Irã e elevam pressão

Às vésperas da visita da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, ao Brasil, o governo americano avisou que considera "um erro" a posição brasileira contrária a novas sanções contra o Irã visando impedir que o programa nuclear da república islâmica seja usado para construir a bomba, como suspeita a ONU. Ao mesmo tempo, os EUA enviam sinais de que terão o que oferecer para amainar a posição brasileira na crítica questão nuclear -Brasília considera as pressões sobre o Irã um prelúdio do que pode ocorrer consigo, embora rejeite a bomba, e vê hipocrisia das potências que já a possuem.

. "Nós realmente consideramos um erro [a posição brasileira contrária a sanções ao Irã]. Vamos encorajar o Brasil a pressionar os iranianos para que eles cumpram com os acordos internacionais", afirmou em Washington Arturo Valenzuela, que é o mais alto diplomata americano para a região. "Se o Brasil usar esse relacionamento para fazer com que o Irã cumpra os compromissos assumidos internacionalmente, terá sido um passo importante. Se não, nós ficaremos desapontados", afirmou.

Ásia, Austrália e ilhas do Pacífico entram em alerta de tsunami após terremoto chileno

Amplas áreas do Pacífico Sul, da Ásia e da Austrália tomaram medidas preventivas para receber um possível tsunami após o devastador terremoto que atingiu o Chile neste sábado, 27. Autoridades do Japão e da Austrália advertiram que um tsunami causado pelo tremor provavelmente atingirá as costas asiáticas nas próximas 24 horas. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, no Havaí, emitiu uma advertência para toda a região.

. "Leituras do nível do mar confirmam que um tsunami foi gerado que poderá causar danos generalizados", disse o centro em um boletim emitido após o tremor de magnitude 8,8.
O tsunami que se seguiu ao terremoto do Chile de 1960, que atingiu magnitude 9,5, matou 140 pessoas no japão, 61 no Havaí e 32 nas Filipinas. O tsunami do terremoto deste sábado deve ser muito menor, porque o tremor em si foi mais fraco.

Eliseu Santos não era um semeador de tempestades

O jornal Zero Hora é o principal jornal do RS e o jornalista Marcelo Rech, diretor-Geral de Produto do grupo RBS, ex-diretor de redação, é reconhecido pela enorme competência profissional, mas ambos se equivocaram drasticamente na cobertura que fizeram na edição deste sábado sobre o assassínio do ex-secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos.

. A cobertura é até desespeitosa, além de dramaticamente equivocada.

. O artigo principal das quatro páginas de reportagens é justamente de Marcelo Rech, intitulado “Os semadores de tempestades”. Ele armou a tese em cima de circunstâncias apressadas, elaborando um roteiro de conspirata política tosca, e a RBS toda foi atrás e não mudou até as 13h deste sábado. A hipótese mais provável é a mais comum: assalto e morte. Não é a que mais emociona e nem a que mais interfere na sucessão estadual. A tese da execução tem componentes políticos que ajudam Tarso Genro e prejudicam José Fogaça. Só não vê isto quem não quer ver nada. O jornal só faltou chamar o xerife (Gaspareto) para apurar o caso.

. A comparação com o Caso Daudt é consequência do equívico e é inapropriada. Mesmo que o caso fosse de execução, as duas situações são incomparáveis. Afinal de contas, Daudt construiu sua carreira jornalística e política em cima do confronto, da polêmica continuada e até de ataques pessoais, sem contar os aspectos ligados à sua homossexualidade.

. É até aceitável que o jornalista José Antonio Daudt seja tratado como um semeador de tempestade, mas este definitivamente não é o caso de Eliseu Santos. Os entreveros políticos dos quais participou, foram escassos, nunca resultaram de desforços pessoais e jamais tiveram qualquer componente sexual.

. No RS, somente políticos desfibrados não semeiam tempestades.

. O jornalista Marcelo Rech e o jornal Zero Hora, além disto, não deixam claro que semeadores de tempestades – reais ou imaginários – não podem ser abatidos a tiros pelos adversários contrariados.

. A análise fria do assassínio de Eliseu Santos é tão cínica quanto a declaração de Lula sobre a morte de Zapata:
- Zapata morreu porque fez greve de fome. Caso quisesse continuar vivo, bastaria não fazer greve de fome.

. No caso dos semeadores de tempestades, para continuarem vivos, bastaria não se envolverem em polêmicas.

. Para os familiares e amigos que conviveram estreitamente com Eliseu Santos, como é o caso do próprio editor, que não o conheceu apenas em arroubos de santas e justas indignações, a sua morte precisa ser bem apurada. A tese menos aceita pela RBS (os bandidos queriam o carro e tirotearam com o proprietário dele) é a que mais parece verdadeira, por duas razões elementares: 1) assassinos de aluguel não emboscam a vítima na frente de todo mundo. 2) Santos, ao atirar por sete ou dez vezes seguidas, obviamente só fez isto porque ainda estava vivo - atirou ao ser abordado ou no decorrer do tiroteio (assassinos de aluguel não dão chance de reação à sua vítima).

CLIQUE na imagem acima para ler o artigo de Marcelo Rech, de Zero Hora.
- Clique logo a seguir, no espaço reservado aos comentários dos leitores (na linha que segue esta nota, um pouquinho abaixo) para acompanhar o que informam e analisam os leitores. O material é mediado na hora (on line).

Velório de Eliseu Santos ocorre na Assembleia Legislativa

A família do secretário da Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, assassinado na noite desta sexta-feira, no bairro Floresta, definiu data e local do velório e do sepultamento. O corpo está sendo velado no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, desde as 14h deste sábado. Os irmãos, a mulher e os filhos foram os primeiros a chegar. Logo em seguida, chegou o prefeito Fogaça. O sepultamento está marcado para as 16h de domingo, no Jardim da Paz.

- O site www.zerohora.com postou um blog que informa on line tudo que ocorre no velório. Vale a pena acompanhar:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tipo=1&section=Blogs&p=1&coldir=2&blog=641&topo=3951.dwt&uf=1&local=1

Terremoto de 8,8 graus arrasa o Chile; alarme de Tsunami no Pacífico

O terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado derrubou prédios e deixou ao menos 78 mortos no país, segundo informações oficiais do governo chileno. O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

. O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local, o mesmo de Brasília) e estremeceu prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram sem energia e muitos chilenos, com medo, saíram às ruas. De acordo com informações da Reuters, o Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por tempo indeterminado.

. Linhas telefônicas e sistemas de internet foram afetadas nas localidades próximas à zona do epicentro. Tsunami provocada pelo tremor atingiu a Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami.

. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, declarou "estado de catástrofe" nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.


. O terremoto de 8,8 graus de magnitude atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O mesmo instituto havia divulgado anteriormente que o tremor atingiu 8,3 graus, posteriormente 8,5 graus. As informações acima são do site G1.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/