Compreenda melhor as notícias e a postagem das opiniões dos leitores

Neste feriadão, o editor não interrompeu a postagem de novas informações e atualizações do material - notícias, análises e opiniões. O leitor precisa saber que a Internet permite melhorar o texto, acrescentar novos dados e até mudar a disposição dos períodos, sempre com o objetivo de enriquecer o material. A análise sobre o Caso Eliseu permitiu ao editor fazer novos acréscimos e esclarecimentos por cinco vezes. Não se trata de mudar de lado ou de opinião, mas de enriquecer as informações e a análise, porque o que interessa mesmo é que o leitor obtenha novos e mais poderosos elementos de convicção para formar seu próprio juízo de valor.

. O editor também registra um volume inesperado de opiniões de leitores. A média de 50 a 60 opiniões por dia foi ultrapassada e nos últimos 30 dias alcançou 100 postagens,número que foi para 150 e continua subindo. Todas as opiniões são mediadas de hora em hora, mas aquelas opiniões ofensivas, mesmo que ataquem os inimigos da democracia, serão expurgadas.

Vox Populi revela pesquisa "polêmica" e dá empate entre Serra e Dilma

Neste sábado a noite a Band TV divulgou a pesquisa que encomendou ao Vox Populi, realizada poucos dias depois de conhecidos os resultados da última pesquisa DataFolha. O âncora, Boris Casoy, só faltou pedir desculpa aos seus telespectadores, tal o nível de incongruências que examinou. Vox Populi sequer divulgou resultados para o segundo turno. Se você examinar as denúncias do blog http://coturnonoturno.blogspot.com/, vai perceber que Vox Populi "sorteou" cidades para a atual pesquisa, que são exatamente iguais às cidades "sorteadas" na pesquisa anterior. Não é só isto. O blog examina pontos controversos de outras naturezas. Na pesquisa do Ibope, Serra deu uma sova em Dilma, livrando 9 pontos de vantagem, mas nesta do Vox Populi a diferença vira pó. Diferenças tão brutais são inaceitáveis. Há algo de muito errado com o Ibope ou algo de muito errado com Vox Populi. Os políticos, os jornalistas e a opinião pública não podem aceitar a aberração e devem cobrar em juízo as explicações devidas, porque alguém está tentando enganar todo mundo.

. Há poucos dias, o editor reclamou dos critérios usados pelo Instituto Methodus, de Porto Alegre, na realização da pesquisa de intenções de votos para o governo estadual, sobretudo em relação aos municípios escolhidos.

. O leitor sabe que a escolha de municípios, caso não haja sorteio sério, auditado, fiscalizado, pode levar a conjuntos de eleitores mais favoráveis a um e outro candidto, distorcendo o material.

. Já que não existem critérios objetivos que obriguem os institutos a proceder de forma científica e uniforme, cabe aos Partidos e aos cidadãos comuns cobrar na Justiça Eleitoral aquilo que considerem manipulações. Isto tem que ser feito já, antes que seja tarde. E não interessa se o resultado favorece ou não o candidato do eleitor ou do leitor. A questão é de manter a isonomia, a honestidade e a confiabilidade das pesquisas eleitorais.

Examine o que o Band divulgou sábado à noite:

Primeiro Turno:

- Dilma: 31%
- Serra: 34%
- Ciro: 10%
- Marina: 5%

Primeiro Turno(sem Ciro):

- Serra: 38%
- Dilma: 33%
- Marina: 7%
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/