Dica de passeio - Canyons gaúchos via Land Rover


DICA DE PASSEIO

Canyons gaúchos a partir de Gramado, via Land Rover

Quero convidar tes leitores a fazer este passeio aos canyons do Fortaleza e Itaimbézinho com saídas de Canela, ou Gramado ou São Francisco de Paula de Land Rover Defender 110. Saímos destas cidades por volta das 8h e voltamos lá pelas 18h30m. R$ 150 por pessoa.

Yeda repele convite do governo Lula: "Agora, pedágio é com vocês".

A governadora Yeda Crusius repeliu nesta quinta-feira todas as propostas do governo Lula para integrar uma comissão destinada a resolver o impasse criado com a devolução das estradas pedagiadas gaúchas ao Dnit. No ano passado, o governo federal torpedeou a aprovação do programa Duplica RS, que resolveria os problemas das estradas pedagiadas.

. "Não temos mais nada a ver com isto", disse a governadora num duro ofício encaminhado ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

. Pedágio no RS, agora, é com o governo do PT.

. Yeda percebeu que o governo do PT preparava uma armadilha para ganhar tempo para seus aliados no RS. Ela reafirmou a legalidade da denúncia dos convênios de delegação dos polos de estradas federais concedidas, acompanhado de decisões tomadas no âmbito da Justiça Federal da 4ª região e do Tribunal de Justiça do RS, bem como amparada em manifestação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

. A comissão do governo do PT foi criada sob a alegação de que iria definir parâmetros técnicos e a metodologia que será adotada para o retorno à União dos trechos federais de rodovias pedagiadas.

Refinaria de Rio Grande está à venda.

O Sindipetro de Rio Grande foi procurado esta semana por um dos maiores grupos da área de petróleo e gás para saber como reagiria o sindicato no caso da compra da Refinaria de Petróleo Riograndense, ex-Ipiranga, que é controlada por Petrobrás, Ultra e Braskem.

. Os petroleiros estão inconformados com a paralisia a que os atuais controladores submeteram a refinaria.

. Eles topam um novo dono.

. Quando a Ipiranga esteve à venda, antes da compra pela troika atual, o Sindipetro chegou a examinar propostas da PDVSA, da Venezuela.

RS não terá fábrica da Toyota, que irá para Sorocaba.

Sairá em Sorocabana a nova fábrica da Toyota no Brasil. Foi o que informou a montadora japonesa em nota ao editor.

. O ex-governador Rigotto chegou a visitar Nagoya atrás da Toyota, mas só conseguiu atrair seu centro de distribuição de produtos importados, que foi para Guaíba.

Construção Civil do RS cresceu 9,67% no primeiro semestre.

Foi de espetaculares 9,67% o crescimento das atividades da indústria gaúcha da construção civil no primeiro semestre. A previsão para o ano é de 7,5¨(4,5% em 2009). Este ano o ramo industrial gerará 25 mil novos empregos no Estado.

. Os números são do balanço apresentado pelo Sinduscon.

. No País, o PIB do ramo da construção civil avançou 14,9% no primeiro trimestre, últimos números conhecidos, mas o IBGE estima avanço de 13% para o ano todo (menos 6,3% em 2009).

Yeda já decidiu nomear em definitivo três novos secretários.

Relações Institucionais - Pedro Feiten, presidente nacional da Juventude do PP e ex-coordenador-geral da Famurs.

Ciência e Tecnologia - Delmar Henrique Backes, vice-presidente do Fórum dos Coredes do Estado.

Turismo - José Heitor de Souza Gularte (ele será confirmado).

Advogados repudiam enxertos autoritários da Lei Ficha Limpa.

23 Estados, mais o Distrito Federal, apresentaram 2.308 impugnações por parte dos Ministérios Públicos. No RS, o Ministério Público Eleitoral impugnou 28 nomes. O MPF poderia ter ousado e enfrentado os aspectos autoritários, ilegais e inaceitáveis da nova lei, como foi o caso das sanções exigidas sobre casos já transitados em julgado, estabelecendo grossa insegurança jurídica. O editor fecha completamente com a opinião dos dois advogados seguintes:

Joel Cândido
Esta lei atropelou a Câmara dos Deputados e o Senado, por meio de um grupo de pessoas da OAB, de magistrados e da CNBB. Esse grupo conseguiu pressionar o próprio TSE. A lei é desnecessária, pois não precisava se quebrar a ordem jurídica como se quebrou, e já há mecanismos de sobra para se purificar o processo eleitoral. No sentido de, avançando, resgatarem-se princípios constitucionais básicos.

Advogado Paulo Roberto de Oliveira
O que essa lei mais atropela são as decisões judiciais transitadas em julgado. A partir do momento em que há uma decisão de que a inelegibilidade cessou em três anos e esse tempo já se encerrou, a lei não pode rever essa pena.

Saiba por que a Lei da Ficha Limpa tem conteúdo político fascista.

A cada eleição, a legislação eleitoral endurece contra os candidatos e contra os jornalistas.

. É curioso que as leis mais restritivas saiam justamente pelas mãos de deputados e senadores – os candidatos.

. O resultado da última boutade legiferante do Congresso, foi esta esdrúxula Lei da Ficha Limpa, elaborada às pressas e recheada de imperfeições que não resistirão ao exame desapaixonado do Judiciário. Este caso que atinge os deputados Pompeo de Matos e Daniel Bordignon, apenas para exemplificar, é intoleravelmente desarrazoado, indecente e fascista. Não existe justificativa alguma para replicar inelegibilidades sucessivas pelo mesmo ato. A se aceitar este princípio, os candidatos nestas condições poderiam ser objeto de inelegibilidade perpétua, bastando aprovar nova Lei de Ficha Limpa.

. O Brasil não precisa de novas leis para combater a corrupção, mas apenas aplicar duramente a legislação já existente.

. Na esteira do combate moralista da corrupção, bandeira empunhada antigamente pela UDN e mais recentemente pelo PT (antes do Mensalão), também a imprensa foi garroteada pela nova legislação eleitoral.

. É uma tristeza ver e ouvir o noticiário do Jornal da Band ou do Jornal Nacional, porque só falta que ambos passem receitas de bolo e poesias de Camões, tão censurados que trabalham. Notícias de real grandeza passaram a ser atos sem importância, como a exposição de dona Sandra Genro no Sindicato dos Bancários, porque só este tipo de informação anódina podem transmitir rádios e TVs, os mais garroteados pela legislação eleitoral de exceção aprovada para este ano.

- Tão asséptica é a atual campanha, que finalmente os inimigos da democracia poderão comemorar sua vitória nos aprazíveis campos da paz.

Bier Markt está de aniversário.
O brinde está apenas começando.
Venha comemorar nosso um ano de fundação neste domingo, 18/07, das 15h as 21h. 300 litros de shop e petiscos. R$ 50,00. Somente com reserva antecipada. Fone: 3013-2300. Rua Castro Alves, 442, Porto Alegre.

Operação Rodin: entenda melhor a exclusão das Fundações.

Muita gente não conseguiu entender o verdadeiro significado da exclusão das Fundações, sobretudo Fatec, vinculadas à Universidade de Santa Maria, do processo decorrente da Operação Rodin. O processo já tem 80 mil páginas.

. O editor pediu ao professor Silvestre Selhorst, ex-secretário Executivo da Fatec, uma leitura mais completa do que ocorreu na Justiça Federal de Santa Maria. O resultado é o artigo que vai no link a seguir.

CLIQUE AQUI para ler o artigo.

Beto: ‘Quem apóia adversário é infiel e deve ser expulso”.

Eis o que disse o deputado Beto Albuquerque ao repórter Gustavo Motta, justificando a expulsão do presidente do PSB de Taquara, que abriu apoio a Fogaça:
- Trair é gesto infiel. O infiel só faz isso para aparecer em jornal e deve ser expulso de todos os Partidos.

. Beto Albuquerque, que apóia Tarso, não pensou em Alceu Collares quando falou.

Festival do Salame será lançado no Palacinho.

Sairá segunda-feira o lançamento do Festival Nacional do Salame. Será no Palacinho. O festival propriamente dito foi programado para 6, 7 e 8 de agosto.

. A prefeitura de Marau, RS, promoverá o evento, que tem o apoio do Shopping TOTAL, de Porto Alegre.

- O Palacinho foi boa escolha, mas ele só apóia o evento, sem participação em qualquer estande.

Serra terá comitê suprapartidário gaúcho na semana que vem.

Até o início da semana que vem sairá o comitê suprapartidário que apoiará a candidatura do ex-governador José Serra no RS.

. O caso foi discutido nesta quinta em São Paulo.

. A ideia é mobilizar representantes da sociedade civil e de políticos que apóiam o tucano em vários Partidos.

- Serra tem feito das tripas coração para não ferir susceptibilidades nas campanhas de Yeda e Fogaça, porque sabe que entre os eleitores de ambos está o grosso do seu eleitorado. O comitê suprapartidário irá ajudá-lo.

Pauletti fez a primeira tntativa, mas optou pela própria campanha.

O deputado Ruy Pauletti, do PSDB, chegou a iniciar movimentos para a criação de um comitê suprapartidário, mas desistiu depois de constatar que não poderia acumular duas campanhas.

. Ele é candidato à reeleição.

Saiba quais são as opções da coligação e de Pompeo.

PMDB e PDT não moverão um só músculo para mudar o vice de Fogaça, mas sabem que não terão muito o que fazer diante da liminar que o deputado Pompeo de Matos pedirá para o seu caso.

. O editor falou com o advogado Joel Cândido, que desenhou três movimentos distintos para os atingidos pela Ficha Limpa:

1) a busca de uma liminar, com resolução de curtíssimo prazo.

2) defesa no âmbito do próprio TRE.

3) recursos ao TSE e ao STF.

. O advogado acha que as melhores chances estão no STF. O advogado Joel Cândido, na mesma época em que Pompeo e seus colegas do PDT foram condenados por manterem albergues, conseguiu absolver o casal Covatti no STF. Aliás, também os Biolchi, pai e filho, foram absolvidos no STF.

Saiba como foi a meteórica passagem de Dilma por São Jerônimo

Acionada pelo editor, a prefeitura de São Jerônimo, RS, não encontrou vestígios da passagem da ex-ministra Dilma Roussef pela equipe do ex-prefeito Urbano Knorst.

. Urbano, eleito prefeito em 1988, trouxe Dilma para ajudá-lo em 1989.

. Ambos – Urbano e Dilma – eram do PDT, mas Urbano está agora no PTB e Dilma foi para o PT.
. O ex-prefeito Voltaire Michel disse ao editor que chegou a receber seu sucessor, Urbano Knorst, acompanhado de Dilma, que pretendia avaliar os projetos Cura, executado em São Jerônimo com dinheiro do BNH, mas não se recorda das condições da visita e nem que posição tinha a ex-ministra na administração do PDT.

. A passagem de Dilma Roussef por São Jerônimo não tem registro nos jornais locais. Depois disso ela foi para a presidência da FEE e secretaria de Minas e Energia.

. O interesse do editor é relacionado com o perfil que o site www.polibiobraga.com.br elabora sobre os principais candidatos.

INFORMES sobre a passagem de Dilma por São Jerônimo, são recebidas através do e-mail polibio.braga@uol.com.br

Eleitores já podem transferir o título

Os eleitores que não estarão em seu domicílio eleitoral no dia 3 de outubro podem começar a pedir, a partir desta quinta, a transferência temporária do título. O prazo vai até 15 de agosto e a transferência só poderá ser feita para uma das capitais do país.

. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral é preciso um mínimo de 50 eleitores cadastrados para que as urnas específicas de voto em trânsito sejam instaladas.

Serra participa de encontro com artistas no Rio

Em desvantagem nas intenções de voto no Rio de Janeiro, o candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, buscou apoio junto à classe artística num encontro na noite desta quarta-feira. O evento aconteceu num tradicional reduto de intelectuais na Zona Sul do Rio, o restaurante La Fiorentina. Nas paredes, fotos de personagens que fizeram história na cultura brasileira. O tucano dividiu a mesa com seu vice, o deputado carioca Índio da Costa (DEM), o candidato ao governo do Estado Fernando Gabeira (PV), o poeta Ferreira Gullar e o ator Carlos Vereza. Também estiveram presentes ao encontro mais de 150 artistas e intelectuais de diversas áreas, entre eles os atores André Gonçalves, Rosamaria Murtinho, Maitê Proença, Stephan Nercesian, o crítico de cinema Rubens Edwald Filho, o cineasta Andrucha Waddington, o humorista Marcelo Madureira e os músicos Fausto Fawcett, Charles Gavin (Titãs) e Sandra de Sá.

. Antes de falar sobre cultura, o assunto em pauta, José Serra disparou críticas contra o governo Lula, ao qual acusou de ter transformado o Brasil em uma “república sindicalista”. “Temos assistido a uma partidarização do governo. O estado está todo aparelhado. Falam do governo do Jango. Eles eram anjos. República sindicalista nós temos agora”, afirmou.

. Serra fez críticas ao governo federal em relação ao modo como a Lei Rouanet vem sendo aplicada, citando o caso do Cirque de Soleil, "que, por sinal, eu acho chato", disse o candidato. "É uma coisa que se paga, mas teve incentivo porque o Ministério da Cultura quis. O conselho que julga recomendou que não se desse. É curioso isso".

WBI convida twitteiros gaúchos para happy hour no Apple Bee's

É hoje o evento #daytwitteiros no Apple Bee´s no Barrashopping em Porto Alegre, a partir das 19h. O evento promovido pela WBI (o editor conhece e recomenda) tem por objetivo uma troca de experiências, bate-papo, sorteio de brindes e muito mais.

. É grátis: http://www.daytwitteiros.com.br/

Bier Markt está de aniversário.
O brinde está apenas começando.
Venha comemorar nosso um ano de fundação neste domingo, 18/07, das 15h as 21h.
300 litros de shop e petiscos. R$ 50,00. Somente com reserva antecipada. Fone: 3013-2300. Rua Castro Alves, 442, Porto Alegre.

Portal do RS fica em terceiro lugar no ranking de Transparência

O Portal de Transparência do Governo do RS ficou em terceiro lugar no ranking do Índice de Transparência criado pela Associação Contas Abertas na comparação com os portais de outros Estados e do Distrito Federal. O portal gaúcho ficou abaixo apenas dos de São Paulo e de Pernambuco no levantamento divulgado nesta quarta-feira.

. Sob a responsabilidade técnica da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), e desenvolvido com o apoio da Supervisão de Sistemas da Secretaria da Fazenda, o Portal da Transparência do RS foi lançado em agosto de 2009 pela governadora Yeda Crusius e pode ser acessado pelo endereço www.transparencia.rs.gov.br

Na “Superquarta”, Yeda lança sua candidatura e exalta déficit zero

A primeira edição da “Superquarta”, lançada ontem à noite, pela coligação Confirma Rio Grande, lotou o salão social do Clube Farrapos, em Porto Alegre. A governadora Yeda Crusius foi lançada oficialmente como candidata a reeleição, sendo recebida com muitos aplausos e cantos por aproximadamente mil militantes, líderes partidários e candidatos.

. Em seu discurso, Yeda exaltou o déficit zero alcançado por seu governo e o acordo firmado com o Banco Mundial. Segundo ela, através de um empréstimo o Rio Grande do Sul conseguiu diminuir sua dívida. Além de falar de conquistas e promessas cumpridas, assumiu novos compromissos. “Entregamos como concreto o sonhado em 2006, é hora de sonhar um novo sonho: queremos fazer do Rio Grande o Estado verde do Brasil”, prometeu. Depois, projetou o fim da relação turbulenta com o vice-governador. "O Berfran vai ser a metade que faltava."

. Já a candidata ao senado, a jornalista Ana Amélia Lemos, fez um discurso emocionado criticando os adversários e prometeu defender o Rio Grande do Sul: “Vamos fazer campanha com o coração, não com o fígado, não com ódio. Para que os prefeitos gaúchos não precisem mais ir pedir ao governo federal de pires na mão, vou representar os gaúchos no Senado”, afirmou.


Dissidente cubano quer desculpas de Lula

Clipping
Site da Veja - 15/07/2010

Um dos dissidentes cubanos libertados esta semana e exilado na Espanha quer que o presidente Lula se desculpe pelas declarações que fez comparando os presos políticos de Cuba a detentos comuns do Rio de Janeiro e de São Paulo. Professor e jornalista, Pablo Pacheco, de 40 anos, passou mais de sete anos preso sob acusação de fazer "propaganda inimiga" ao criticar o regime dos irmãos Castro.
"Luiz Inácio Lula da Silva era, é um homem que admiro muito. Ele cometeu um erro ao nos comparar com os prisioneiros comuns que vivem em São Paulo ou Rio de Janeiro. O crime que cometemos foi amar Cuba acima de tudo. Se dissesse que sua declaração não me decepcionou, seria um grande mentiroso", disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
"Talvez ele possa se desculpar conosco um dia, porque não temos nada a ver com os presos comuns de São Paulo ou Rio - mesmo que eles sejam pessoas normais, que cometeram erros em suas vidas. Respeito muito Lula. Mas espero que se desculpe conosco, porque não foi consequente, não foi cortês."
Afirmando que se sente, agora, "o homem mais feliz na Terra", por voltar a conviver com a mulher e o filho de 11 anos, o exilado cubano disse que não se sente à vontade para comemorar enquanto seus "irmãos" continuarem na prisão. "Todo o meu corpo, o meu ser, o meu pensamento está em Cuba."






Oposição pega base governista de surpresa e prorroga CPI do MST até 2011

Não acabou em pizza. Parlamentares da oposição conseguiram prorrogar até 13 de janeiro de 2011 a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o repasse de recursos para entidades ligadas ao Movimento dos Sem-Terra.

. A oposição surpreendeu a base governista, ao apresentar o apoio de 176 deputados e 37 senadores para estender os trabalhos da CPI do MST. "Eles foram pegos de surpresa", afirmou o vice-presidente da CPI, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Segundo ele, estava prevista ontem a leitura do parecer do relator, deputado Jilmar Tatto (PT-SP).
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/