Afinal, o Caso Banrisul é um caso policial ou eleitoral ?

É surpreendente o despacho apressado do empresário Davi Antunes de Oliveira da carceragem da Polícia Federal para o Presídio Central, portanto colocá-lo sob custódia da policia estadual, esta segunda-feira a tardinha, pouco depois de ouvi-lo no único depoimento prestado por ele desde que foi preso há apenas tres dias. Davi é protagonista das investigações sobre supostos desvios de dinheiro na área de eventos de marketing do Banrisul.

. O governo estadual questionou desde o início o espetáculo midiático das prisões como evento destinado a promover superexposição do Banrisul e jogá-lo no fogo das baixarias eleitorais.

. O editor leu e estudou atentamente toda a representação que deu início à operação da semana passada e desde o início tem denunciado que os crimes denunciados nem de longe são de competência federal. O editor também tem denunciado a prsistente intervenção federal nos assuntos decompetência constitucional exclusiva do governo gaúcho (a investigação e deslinde de desvios de dinheiro de serviços de uma instituição estadual são prerrogativas da polícia estadual e não federal). Aliás, ninguém está falando, mas a Polícia Civil abriu inquérito sobre o caso, mas não tem obtido colaboração por parte do MPC e da PF. A ordem de Yeda é buscar os culpados, concluir o inquérito e levar todos os indiciados a juizo.

. O procurador Geraldo Da Camino, que estava com o caso na mão há 18 meses, utilizou dois argumentos inconsistentes para chamar a Polícia Federal ao caso, justamente no momento mais aceso da disputa eleitoral gaúcha:

a) Davi poderia estar usando recursos federais nos empreendimentos imobiliários que toca no momento no RS (na representação, Geraldo Da Camino diz que não sabe se isto é verdade ou não).

b) Os réus (Davi, Stocker, D'Elia e Fehlberg) poderiam promover lavagem de dinheiro, embora o próprio Da Camino explique na representação que nem evidência tem sobre isto.

- O advogado Fábio Medina Osório está atento aos acontecimentos e já avisou que irá atrás de todos os que causarem prejuízos à imagem e aos resultados do Banrisul. O governo estadual já deixou claro que não aceitará argumentos jurídicos inconsistentes e usurpação dos poderes federados, todos eles articulados para encurralá-lo política e eleitoralmente em proveito do adversário.

Sigilo fiscal de filha de Serra também foi violado em Mauá

Clipping
O Estado de S.Paulo - 6 de setembro de 2010

Os dados fiscais sigilosos de Verônica Serra, filha do candidato tucano ao Planalto, José Serra, também foram violados na agência da Receita Federal de Mauá (SP), no dia 8 de outubro de 2009 - o mesmo dia em que foram violados os dados de outras cinco pessoas ligadas ao PSDB.

A primeira invasão dos dados fiscais de Verônica Serra, já comprovada, foi na agência de Santo André (SP), com a ajuda de uma procuração falsa usada por um contador filiado ao PT.
O acesso aos dados que deveriam ser protegidos pelo Fisco foi feito no início da manhã do dia 8 de outubro, de acordo com documentos obtidos pelo Estado junto à Corregedoria da Receita. A partir do computador da servidora Adeildda Ferreira foi feita uma busca aos dados fiscais da filha do ex-governador José Serra entre 8h52m20s e 8h52m42s.

Menos de quatro horas depois, no mesmo dia, Adeildda acessou os dados fiscais do economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, do empresário Gregório Marin Preciado (casado com uma prima de Serra), de Ricardo Sérgio Oliveira - ex-diretor do Banco do Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso - e do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge.

Agora sabe-se que os dados fiscais de Verônica Serra foram violados duas vezes em agências do Fisco em São Paulo. A primeira fraude foi promovida pelo contador Antonio Carlos Atella Ferreira, que usou uma procuração falsa para ter acesso aos dados da filha do candidato tucano em setembro do ano passado. Atella era, na época, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

PSDB: "Brasil está estarrecido com tentativa do PT de se desvencilhar das responsabilidades sobre o vazamento"

"Os novos fatos apontam para a existência de um verdadeiro esquema de vazamento e manipulação de dados sigilosos envolvendo a agência da Receita de Mauá, na região do ABC de São Paulo, berço histórico do PT.Ou seja, todos os fatos que vieram a público indicam que a violência praticada contra a filha de Serra e integrantes do PSDB são parte de uma mesma ação criminosa arquitetada para atender interesses políticos do PT.
O Brasil não deve aceitar mais explicações rasteiras e fantasiosas. Atos criminosos que estarrecem a nação e atentam contra a democracia, e que devem ser banidos por completo da vida política brasileira".


CLIQUE AQUI para ler toda a carta do PSDB, assinada hoje a noite pelo seu presidente, o senador Sergio Guerra.

Dilma cai em pesquisa interna do PT

Acendeu a luz vermelha dentro do comando da campanha de Dilma Rousseff.
Pesquisa para consumo interno registrou uma queda de 10 pontos da candidata entre os chamados "formadores de opinião".
Nada a ver com políticos ou jornalistas. Mas com pessoas que dentro de seus grupos sociais costumam influenciar a opinião dos outros.
A queda se deve ao noticiário do fim de semana sobre a quebra do sigilo fiscal de Verônica Serra, Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, e de mais alguns pessoas estreitamente ligadas ao candidato da oposição à vaga de Lula.
Foi por isso que Dilma, ontem, já havia insinuado em entrevista coletiva que o tal dossiê do PT contra tucanos poderia ser o livro escrito pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr. a respeito do processo de privatização do governo Fernando Henrique Cardoso.
Foi por isso também que o presidente do PT, José Eduardo Dutra, há pouco, pediu à Polícia Federal para que ouça Amaury.
E, por último, foi por isso que Lula, no início desta tarde, exigiu rigor e pressa à Polícia Federal na investigação do caso.
Com a história do livro de Amaury, o governo e o PT pretendem combater a versão do dossiê.
Com o pedido de Lula à Polícia Federal, desmanchar a impressão de que o governo quer enterrar o assunto porque tem o que esconder.

* As informações acima são do Blog do Noblat.

Justiça manda Polícia Federal soltar publicitários presos durante Operação Mercari

Foram soltos nesta segunda a tarde o ex-superintendente de marketing do Banrisul, Walney Fehlberg; o diretor financeiro da DCS, Armando D'Elia Neto; e o sócio da agência de publicidade SLM, Gilson Stork. Todos estavam presos na sede da Polícia Federal.

. Segue detido Davi Antunes de Oliveira, que também é suspeito de participar da fraude e é apontado pela PF como operador do esquema. Os quatro foram presos durante a operação Mercari, que apura o suposto desvio de R$ 10 milhões do Banrisul em ações de marketing superfaturadas.


Saiba mais sobre a reestruturação do Walmart.

Foi um sinal de alerta a demissão dos dois vice-presidentes que cuidavam das áreas comercial e de integração do grupo Walmart no Brasil, porque os americanos querem porque querem drásticas mudanças no modelo de negociação de preços com fornecedores, prevendo maiores descontos e acelerar a integração das dez bandeiras – principalmente isto.

. A revista Exame que está nas bancas, examina em reportagem o processo de reestruturação dos supermercados Walmart. O grupo não quer que cada uma delas continue atuando de forma quase independente.

. Desde junho, uma nova equipe vem sendo formada para dar caráter nacional ás compras. Cinco diretorias de categorias de mercadorias, que cuidarão das compras para todas as lojas, foram nomeados.

. Sobre descontos, Walmart deixará de exigir verbas promocionais, mas exigirá descontos, que em alguns casos deverá chegar a 40%. Isto não ocorrerá, porque no Brasil ninguém concede mais do que 5% de desconto no setor varejista.

. No ano passado, Walmart faturou R$ 19,7 bilhões, o maior das empresas do setor. A operação brasileira é a terceira mais importante do grupo no mundo.

Ações do Banrisul reagem.

No meio da tarde desta segunda-feira, as ações do Banrisul reagiram levemente à queda de 5% ocorrida na quinta-feira como reflexo dos incidentes ocorridos em Porto Alegre (leia mais na seção Por Trás da Notícia, a seguir).

. As 15h, a alta era de 0,8%.

. O banco está preocupado com a superexposição a que foi conduzido pelo modo inábilo e espalhafatoso com que o MPC e a PF agiram nas investigações sobre crimes comuns protagonizados pelo seu responsável da área de marketing.

- O temor de abalos é real num caso como este. O editor trabalhava para o Banco Habitasul, na década de 80, quando uma corrida bancária provocada por boatos, acabou liquidando o banco.

Serra e Dilma, frente a frente, esta quarta, na TV Gazeta

A TV Gazeta exibe na próxima quarta-feira, 8 de setembro, às 23h, o debate entre os candidatos à Presidência da República. Os candidatos convidados são Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

. Mediado pela jornalista Maria Lydia Flandoli, o debate será dividido em cinco blocos e terá duas horas de duração. Os candidatos debaterão entre si e responderão a perguntas de quatro jornalistas. Dois da TV Gazeta: o comentarista Paulo Markun e a chefe de redação, Sílvia Corrêa; além de dois designados pelo jornal O Estado de S. Paulo: João Bosco Rabelo, diretor da sucursal de Brasília, e Celso Ming, colunista de economia do veículo.

. O debate terá duas horas de duração, com início marcado para as 23h, no Auditório Gazeta, no prédio da Fundação Cásper Líbero, em São Paulo, e será transmitido ao vivo pela TV Gazeta, Rádio Gazeta AM (840), Rádio Eldorado AM (700) e FM (92,9) e, pela internet, pelo site da TV Gazeta (www.tvgazeta.com.br) e pelo Portal Estadão (www.estadao.com.br).

Dançando com o amigo.

Ao tirar a governadora para dançar (veja foto no link), domingo, na Expointer, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, comentou de modo bem humorado o incidente que teve com a segurança presidencial, dois dias, no mesmo local:
- Tirei Lula pra dançar e me deram voz de prisão na hora. Acho que Yeda não fará o mesmo.

. Apesar do mau humor presidencial, Sperotto avisou seus companheiros de diretoria que continuará insistindo numa audiência com Lula.

- Os negócios deste ano na Expointer somaram R$ 1,14 bilhão, 10% acima do total de 2009. R48 827 milhões foram negócios com máquinas.

Presidente do HSBC falará, quarta, na Federasul.

Conrado Engel, presidente do HSBC, falará nesta quarta-feira no Tá na Mesa, Federasul.
Musskpf é novo homem forte do Marketing do Banrisul.

. Ildo Musskopf é o novo superintendente de Marketing do Banrisul.


Metasa e Codeme confirmam parceria.

A Metasa, de Marau, confirmou nesta segunda-feira a tarde que se associou à Codeme Engenharia, de Betim, Minas. A Codeme (R$ 260 milhões de faturamento em 2009) ficará com 20% do capital da Metasa.

. A idéia da parceria é reunir o setor produtivo da Metasa à capacidade da Codeme em engenharia e tecnologia, formando complementaridade e promovendo sinergias.

Violadores dos sigilos fiscais dos tucanos são todos do PT.

São todos filiados ao PT, os funcionários de carreira e os arapongas flagrados em sucessivas violações de sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, cujas declarações de renda foram vasculhadas dez vezes num só dia pelo analista fiscal Gilberto Amarante. Amarante cometeu o crime em 3 de abril do ano passado, na delegacia de Formiga, Minas.

. O caso do contador Antonio Atella, que falsificou assinatura e até carimbos de cartório para violar o sigilo fiscal da filha de José Serra, Verônica, não é de servidor público. Ele é filiado e irmão do fundador do PT em Mauá.

- Os tucanos denunciam crime eleitoral destinado a ajudar Dilma Roussef. O governo tem mentido sobre o caso todos os dias e procrastinado as investigações.

Yeda resolve rezar para esconjurar "ciúme" e "inveja"

Estava fora da programação a decisão da governadora Yeda Crusius de ir rezar esta noite no templo da Assembléia de Deus, rua General Neto 384, Porto Alegre.

. Pelo menos 1.500 religiosos decidiram rezar com Yeda. A governadora já tinha rezado neste domingo a noite, mas desta feita na igreja evangélica Centro de Avivamento para as Nações. No culto, o apóstolo Silvio Ribeiro entoou uma oração com 2 mil fiéis. O apóstolo rogou por proteção e avisou que Yeda está sendo acuada por sentimentos de inveja e ciúme.



Banrisul: saiba mais sobre o debate que a RBS não conseguiu fazer

Nesta sexta-feira, logo depois que o governo estadual percebeu que a investida que o procurador Geraldo Da Camino fez sobre as contas da superintendência de Marketing do RS assumiu contornos políticos e eleitorais, a produção do programa Conversas Cruzadas, TV Com, da RBS, convidou para um debate os principais personagens do caso:
Geraldo Da Camino, MPC, e Ildo Gasparetto, Polícia Federal
Ricardo Englert, secretário da Fazenda, e Mateus Bandeira, presidente do Banrisul.

. Seriam dois advogados contra

dois economistas.

. Na quinta-feira, o presidente do Banrisul, Mateus Bandeira, contratou o advogado Fábio Medina Osório e avisou que em nome do banco e do governo iria ele ao debate.

. Seria um debate entre advogados.

. Da Camino e Gasparetto nem quiseram saber de conversa e avisaram a RBS que não iriam debater com “um advogado”, o dr. Fábio Medina Osório.

. O Dr. Medina Osório, o banco e o governo, não temem as investigações sobre as malfeitorias feitas às costas de todo mundo, mas sabe que precisa preservar a incolumibilidade do banco. As midiáticas operações da Polícia Federal e o teor espetaculoso das “revelações” feitas pelo MPC e pela PF, sempre acompanhadas com antecedência estratégica pela RBS, colocaram em risco sistêmico o Banrisul. É por isto que o advogado do banco mandou contratar uma auditoria internacional para avaliar os prejuízos e não temerá responsabilizar qualquer agente público – mesmo pessoalmente - eventualmente responsável por prejuízos.

. A chamada da PF ao caso por parte do MPC foi considerada inconsistente e inconstitucional e desta forma passou a ser tratada pelo governo do RS.

- Yeda sabe que seus adversários passaram a utilizar o episódio para alvejá-la eleitoralmente. Ela resolveu não esperar para dar respostas.


Candidata esconde-se atrás das saias de Lula

Desde que se refugiou em Porto Alegre, sexta-feira, a candidata do PT, Dilma Roussef, escondeu-se atrás das saias de Lula.

. Lula assumiu a condição de verdadeiro candidato e se tornou insolente, mas não engana mais ninguém. Ele não está acima da lei e vai queimar os dedos.

- O incidente eleitoral já interferiu diretamente na campanha. Serra subiu o tom das denúncias e o PT foi para o brete, o que resultou em prejuízos para Dilma Roussef, conforme revela a última pesquisa Ibope. Dilma congelou os pontos da sua irresistível ascenção ao governo. A recomendação feita a Serra é de que prossiga acuando o PT e o governo.

CLIQUE no texto ao lado, assinado por Reinaldo Azevedo. Ele trata de um assunto que dirigentes do PT têm abordado nos últimos dias, que é o uso que José Serra estaria fazendo da condição da sua filha, Verônica, para emocionar os eleitores. O texto trata do outro pólo da disputa, ou seja, do caso de Dilma, que permanece em Porto Alegre para acompanhar o nascimento da neta. Dilma, como se sabe, é uma desvelada mãe e será uma desvelada avó, considerando-se que interrompeu a campanha presidencial há quatro dias só para acompanhar o que vai ocorrer no Hospital Moinhos de Vento. O neto de Dilma está agendado para nascer as 6h do dia 9.

Arapongas que violaram 13 vezes o sigilo do tucano EJ são todos do PT

São todos filiados ao PT, os funcionários de carreira e os arapongas flagrados em sucessivas violações de sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, cujas declarações de renda foram vasculhadas dez vezes num só dia pelo analista fiscal Gilberto Amarante. Amarante cometeu o crime em 3 de abril do ano passado, na delegacia de Formiga, Minas.
. O caso do contador Antonio Atella, que falsificou assinatura e até carimbos de cartório para violar o sigilo fiscal da filha de José Serra, Verônica, não é de servidor público. Ele é filiado e irmão do fundador do PT em Mauá.
- Os tucanos denunciam crime eleitoral destinado a ajudar Dilma Roussef. O governo tem mentido sobre o caso todos os dias e procrastinado as investigações

Conheça o verdadeiro tamanho da infiltração do PT no serviço público federal

São dados da revista Veja desta semana (“O Partido do polvo”):
Servidores federais concursados
1) desde 2003, ano em que Lula chegou ao governo, 6.045 funcionários públicos federais de carreira filiaram-se ao PT.
2) 70% dos 6.045 novos filiados ao PT, foram promovidos para polpudos cargos em comissão depois disso.
Servidores federais nomeados sem concurso (caros em comissão)
1) O governo Lula nomeou 1.219 cargos em comissão níveis 5 e 6, que formam o núcleo duro de qualquer governo.
2) 45% de todos os cargos estratégicos foram entregues a sindicalistas,82% dos quais são filiados ao PT.
- Dos 40 cargos mais cobiçados do governo (administram orçamentos anuais de R$ 870 bilhões, ¼ do PIB), 22 são de gente do PT. São funções de mando nos Correios, Caixa, Eletrobrás, Petrobrás, Banco do Brasil, Receita,m BNDES e Previdência Social.
- O PT, que nasceu como um Partido dos Trabalhadores, ou seja, dos que produzem riqueza, acaba de se transformar no Partido dos Servidores Públicos, ou seja, dos que servem aos que produzem riqueza.

Tarso, esta tarde, no banco dos réus, por improbidade administrativa

Promotores pediram a cassação dos direitos políticos de Tarso Genro por 5 anos. Tarso e Raul Pont sentarão esta tarde no banco dos réus, na 1a. Vara da Fazenda Pública. Saiba mais sobre o caso:

A audiência agendada para as 17h desta segunda-feira na 1ª. Vara da Fazenda Pública diz respeito a um processo por improbidade administrativa movida contra o ex-prefeito Tarso Genro. Trata-se da ação 0011105025600-5, movida pelo Ministério Público do RS. O editor foi atrás da ação, possui cópia capa a capa, leu e estudou todo o processo.

. Os promotores Eduardo Tedesco, Cesar Faccioli e Karin Sohne Gene pediram a cassação dos direitos políticos (5 anos) do ex-prefeito do PT, como conseqüência da condenação.
. O processo arrasta-se desde 2002.
. Além de Tarso, também outros seis ex-prefeitos e ex-secretários, além do deputado Raul Pont estão sendo processado por improbidade administrativa.
. Sobre o mesmo caso foi movido contra Tarso e seus companheiros um processo crime na 7ª. vara Criminal. Os réus foram condenados no dida 18 de dezembro de 2002, mas dois anos depois a sentença foi anulada porque foi julgada extinta a punibilidade. A ação cível prossegue.
. Os promotores ajuizaram a ação porque consideraram ilegais as contratações temporárias de servidores da área da saúde a partir de 1993, em detrimento aos concursados. Tarso Genro e os seus sucessores na prefeitura “ao invés de nomear os aprovados, contratava-os de forma temporária”. Este tipo de contratação foi considerado uma fronta aos princípios constitucionais da ilegalidade, da impessoalidade e da moralidade. Os promotores usaram fartas decisões do Tribunal de Contas do Estado sobre o caso.

Processo contra Tarso Genro é engavetado pela OAB

Clipping
Processo contra Genro em gaveta com chave
Site Claudio Humberto - 6 de setembro de 2010

A Ordem dos Advogados do Brasil deve ter esquecido o processo que moveu contra o ex-ministro da Justiça Tarso Genro, depois que ele acusou advogados de vazar para o conteúdo de processos sigilosos, cuja divulgação não interessava aos clientes. Do Supremo Tribunal Federal, o processo foi encaminhado em abril ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, mas lá não chegou. E ninguém fala mais nisso.

Ana Amélia descola de Rigotto e Paim e já tem 49%.

Se o Ibope estiver certo, algo que é muito duvidoso, Paim e Rigotto disputarão a segunda das duas vagas ao Senado. Leia os números desta segunda-feira:
Ana Amélia, PP-PSDB, 49%
Paim, PT-PCdoB, 40%
Rigotto, PMDB-PDT, 38%

Tarso abre maior vantagem sobre Rigotto e Yeda, diz o Ibope
Entre aspas, os números da pesquisa de 5 de agosto
Tarso, 41% (37%)
Fogaça, 23% (31%)
Yeda, 13% (11%)

- Fogaça, o único que perdeu, passou a enfrentar discussões internas sobre os rumos da campanha, sobretudo a respeito do conteúdo dos seus programas de TV. O PDT quer mais mobilização. Em Porto Alegre, na prática, o PDT assumiu o comando, sob a direção do prefeito José Fortunatti, e já é bem mais visível a campanha. Na Grande Porto Alegre, o controle passou na prática para o deputado Eliseu Padilha, via Marco Alba (Padilha é um tremendo organizador e mobilizador).


Marina diz que erro de R$ 1 bi de Dilma é "falta de transparência"

A candidata à presidência Marina Silva (PV) cobrou ontem maior transparência na gestão pública diante de falhas no cálculo da chamada tarifa social de energia que resultaram em prejuízo de R$ 989 milhões durante a gestão da candidata Dilma Rousseff (PT) na pasta de Minas e Energia.

. "Aos poucos a falta de transparência, de profissionalização do Estado vai se revelando o grande pé de barro daqueles que pensam que [a política] é apenas o poder pelo poder", afirmou Marina em Rio Branco. A candidata comparou o episódio à quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao candidato tucano José Serra. "São pontos que sinalizam um sintoma de falta de transparência e controle social da gestão pública", afirmou Marina ontem.

Orçamento prevê 40,5 mil novos cargos em 2011

Depois de promover o inchaço da máquina pública ao longo dos anos, com a criação de novos cargos e a concessão de robustos reajustes, o governo do presidente Lula prevê para o Orçamento da União de 2011 a possibilidade de criação de mais 40.549 cargos e funções nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

. Só o Poder Executivo poderá criar 24.605 cargos ou funções. Ao todo, o governo reservou R$2,88 bilhões para criação/preenchimento de cargos e ainda para reajustes e reestruturação de carreiras. Do total desses recursos, R$1,65 bilhão (ou 57%) é destinado para a criação ou preenchimento de cargos, incluindo a substituição dos chamados terceirizados. O R$1,23 bilhão restante (ou 43%) vai para aumentos ou reestruturações das carreiras.

TSE proíbe uso de imagem "Collor é Dilma"

O ministro Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu ontem que a coligação do candidato José Serra (PSDB) continue exibindo no programa eleitoral gratuito imagem na qual o senador Fernando Collor defende o voto na candidata Dilma Rousseff (PT). A decisão foi tomada no julgamento de liminar pedida pela coligação petista.

. O vídeo, feito pelo jornal "Folha de S. Paulo", exibe Collor falando com eleitores em local público. "Não se esqueçam desse nome: Dilma Rousseff presidenta, número 13 na cabeça, no próximo dia 3 de outubro", diz Collor. O programa tucano inclui a legenda "Collor é Dilma" na imagem.

Serra: ''Violação fiscal está no DNA do PT''

O candidato à presidência José Serra (PSDB) disse ontem que não tem dúvida nenhuma do envolvimento do Partido dos Trabalhadores (PT) no caso das violações fiscais de pessoas do seu partido. "Isso é o DNA do PT", avaliou, em entrevista coletiva realizada após visita ao Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o analista tributário Gilberto Souza Amarante, que acessou os dados do fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Eduardo Jorge, é filiado ao PT desde 2001.

. José Serra afirmou que "não vai ficar batendo boca com Lula" e que "está mais que na hora de Dilma sair da sombra do presidente e se manifestar para o Brasil". O pronunciamento do tucano foi uma resposta ao fato de Lula o acusar de "baixar o nível da campanha".

Violador de IR de tucano em Minas também é filiado ao PT

Clipping
Jornal O Estado de S.Paulo - 6 de setembro de 2010

O analista tributário Gilberto Souza Amarante, que é funcionário da Receita Federal no interior de Minas Gerais e acessou dez vezes os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2001.De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Amarante é um dos 276 filiados do PT que votam na cidade de Arcos, vizinha ao município de Formiga. Foi em Formiga que o analista acessou o CPF de Eduardo Jorge, no dia 3 de abril de 2009, por dez vezes em menos de um minuto. Os acessos foram feitos, portanto, seis meses antes da sequência de violações no ABC paulista, já divulgada, contra vários dirigentes tucanos e contra Verônica Serra, a filha do candidato do PSDB à Presidência, José Serra.A identificação de Amarante foi feita pelo Estado com base no número do título de eleitor e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do analista. Seu registro de filiação é classificado como "regular" pelo sistema informatizado da Justiça eleitoral. O servidor do Fisco vota na 18ª zona eleitoral, na 35ª seção, que fica na Casa de Cultura de Arcos.

Eduardo Jorge, que tem domicílio fiscal no Rio de Janeiro, não tem negócios nem imóveis em Formiga - fato que reforça a suspeita de que a violação de seus dados teve motivos não profissionais. Os acessos aos seus dados fiscais foram identificados pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/