Dilma Roussef: a questão não é apenas o aborto, mas a questão ética que envolve verdades e mentiras na vida pública.

A questão do aborto prosseguiu dominando boa parte dos debates políticos desta quarta-feira, já que José Serra abordou o tema no encontro dos tucanos em Brasília (Serra chegou a cometer ato falho,declarando-se favorável ao aborto), Dilma Roussef negou-se a falar sobre isto em Caxias, Rio, e a CNBB condenou os pronunciamentos religiosos que estão "perturbando" o processo eleitoral. A discussão toda não tem a ver apenas com a questão do aborto em si, mas trai um debate igualmente de caráter ético sobre mentira e verdade, porque Dilma Roussef e o PT já se declararam inúmeras vezes favoráveis ao aborto e agora voltam atrás de maneira vergonhosa e eleitoreira, portanto mentindo descaradamente sobre o assunto. Nixon foi deposto por mentir e não propriamente por ter mandado invadir Watergate. A biografia de Dilma Roussef é recheada de exemplos variados e sombreados sobre seu pouco caso em relação ao princípio ético de dizer a verdade ("Sob tortura, quem não mente, senador ?", perguntou ela ao senador José Agripino, no Congresso, ao ser indagada sobre sua "colaboração" com os órgãos de segurança da ditadura, quando indicou endereços e agendou encontro com companheiros que acabaram presos). O editor já disponibilizou aqui, trechos inteiros de entrevista de Dilma Roussef para a revista Marie Claire, videos seus em entrevistas na Band TV, além de trechos do PNDH3, onde membros do próprio governo, Ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos á frente, propuseram a solução. Abaixo, pronunciamento do bispo Edir Macedo, defendendo o aborto. Ele acaba de se colocar em defesa de Dilma.

http://www.youtube.com/watch?v=4uWSuc1fVNk&feature=player_embedded

Empresas estranham exigências do TRE do RS.

As empresas gaúchas que receberam o ofício circular 01/2010,  não conseguiram compreender o objetivo do TRE em exigir a entrega dentro do prazo de 72 horas, de informações  sobre contribuições à campanha eleitoral deste ano no Estado.

. A exigência jamais foi colocada antes do modo como foi colocada este ano.

. O usual é a formulação de consultas por ocasião da prestação de contas dos candidatos e Partidos.

CLIQUE na imagem para ler o ofício-circular do TRE do RS.

NovaSchin vem aí com latas Oktoberfest.

Patrocinadora das festas de Santa Rosa, Cerro Largo e Igrejinha, a NovaSchin está lançando no RS a sua lata de cerveja Oktoberfest. A previsão é de que mais de 200 mil litros de chope NovaSchin sejam consumidos nas três festas, que devem movimentar 250 mil pessoas.

Governo Lula não quis esperar eleições para conter alta do real.

Como o dólar vai derretendo diante do real, impedindo as exportações e alimentando as importações, o governo Lula resolveu não esperar pelo segundo turno para adotar medidas heróicas e impopulares.

. O aumento do IOF para aplicações estrangeiras e a mudança de regras para compra oficial de dólar com o objetivo de antecipar pagamento de dívidas, são apenas duas das medidas que o saco de maldades abrirá em seguida.

. O governo brasileiro demorou demais para estancar a hemorragia, porque a maior parte das economias começou a fazer isto há muito mais tempo.

Guerra religiosa esnuca teóricos do “ópio dos povos” do PT.

Nem nos seus piores pesadelos, Dilma Roussef e o PT imaginaram que seriam vítimas de uma guerra religiosa.

. Dilma e o PT desdenharam do ópio dos povos.

- Cruzam pela Internet verdadeiras catilinárias de padres e pastores contra Dilma e o PT. São sucessos no You Tube, que para alguns casos começou a estabelecer contingenciamento nos acessos.

 

Tarso diz que governador não é culpado por tudo que ocorre sob seu nariz.

Apanhado de surpresa por uma pergunta inquietante do jornalista Túlio Millman, o novo governador, Tarso Genro produziu uma resposta que desautoriza todos os ataques do seu Partido, o PT, a Yeda Crusius:
- O governador não é o responsável direto por roubalheiras feitas por subordinados.

. Túlio Millmann queria saber se o governador é sempre culpado por malfeitorias feitas no seu entorno.

- No tempo do PT, Tarso Genro nunca admitiu  que o governador não era o “ordenador político direto”.

PDT, PP, PTB... todo mundo quer entrar no governo de Tarso.

Embora tenha estabelecido o calendário de só desenhar seu secretariado a partir de novembro, circulam listas inteiras de nomes pela Internet.

. Antes de chegar aos nomes, Tarso Genro tentará ampliar seu arco de alianças, visando garantir base parlamentar majoritária na Assembléia.

- Apesar dos devaneios do PDT, do PTB e do PP, o PT atrairá facilmente os três Partidos, com o que formará maioria até mesmo para eleger o presidente da Assembléia. PMDB, PPS, PSDB e DEM ficarão de fora, mas o DEM manterá uma neutralidade ativa. 



O caso do Sargento: o que há com o promotor Amilcar ?

O Promotor Amilcar Macedo comanda o Ministério Público de Canoas. Ele é o protagonista  dos ataques ao Serviço de Inteligência da Casa Militar do Piratini.

. Ao prender o Sargento César Rodrigues, proclamou duas acusações devastadoras:
1) o Sargento acessava dados sigilosos via Sistema Infoseg com objetivos políticos e criminosos.
2) o Sargento promoveria extorsão de donos de bingos de Canoas.
 
. Nesta quarta-feira, o Dr. Amilcar Macedo avisou:
1) não encontrou provas de extorsão.
2) descarta motivação político-eleitoral na ação do sargento.

. E como é que fica a alaúza patrocinada pelo promotor antes das eleições, que produziu grave crise política dentro do governo e beneficiou eleitoralmente a oposição  ?

- O MP vai acabar pedindo desculpas ao sargento, mas não conseguirá alterar o resultado eleitoral.

Em pleno segundo turno, Franklin Martins surpreende com viagem a Europa

OPINIÃO DO LEITOR

Onde está Wally ?
Duvido que o Franklin Martins tenha ido à Europa, em plena campanha, para assunto de trabalho! Há alguma 'missão' aí, Políbio! 
Fernando Alves, Porto Alegre, RS.

Eleição estranha em uruguaiana: PSDB papa tudo, mas Tarso esmaga Fogaça e Yeda

OPINIÃO DO LEITOR
Eleição estranha em Uruguaiana. PSDB papa tudo, mas Tarso esmaga Fogaça e Yeda

Veja só, Políbio: a votação do prefeito de Uruguaiana, do PSDB,  há dois anos, foi de 43.141 votos. Na mesma eleição, o PMDB obteve 17.339 votos e o PT apenas 7.666. Como se sabe, Uruguaiana é um município de forte extração rural.

. Agora, compare com as votações de Serra, Tarso, Fogaça e Yeda.

. Você vai notar que a votação do Tarso Genro, do PT, não obedece padrão algum, porque ela não guarda correspondência com as votações do PSDB+PMDB (60 mil votos) de dois anos atrás, como também não fecha com a votação de José Serra, do PSDB (33.448) que derrotou Dilma.

- Prefeito do PSDB, 2008 - 43.141 votos + PMDB, 17.336. PT, apenas 7.666 votos.
- Serra, 33.448; Dilma, 25.548; Marina, 8.781.
- Tarso, 37.512; Fogaça, 15.626; Yeda, 12.549.

. Isto significaria que os eleitores de Uruguaiana morrem de amores pelo prefeito do PSDB, adoram o candidato a presidente do PSDB, mas paradoxalmente demonstram amor de paixão pelo candidato do PT ao governo do Estado, numa cidade de corte rural ?

- Não dá nem para alegar que Britto tratou mal os ruralistas e por isto os ruralistas resolveram dar o troco.

Sérgio Lima, Uruguaiana, RS.

A estratégia tucana

Artigo - Serra tem tudo para derrotar a adversária. Mas antes precisa vencer teimosia
Site da Veja - 06/10/2010
por Augusto Nunes

Até os bebês de colo, os índios isolados e os napoleões-de-hospício sabem que José Serra chegou ao segundo turno não pela campanha que fez, mas apesar dela. O marqueteiro Luiz Gonzales discorda. Acha que o chefe vai enfrentar Dilma Rousseff graças aos mutirões da saúde, às escolas com dois professores e ao salário mínimo de R$ 600. E pretende repetir na segunda etapa da eleição presidencial todos os erros da primeira. Como Serra ainda hesita sobre o caminho a seguir, só na sexta-feira, com a volta do horário eleitoral na TV, o Brasil que presta saberá se vai votar por sentir-se representado ou por exclusão.

CLIQUE aqui para ler a analise completa do jornalista Augusto Nunes.

Franklin Martins vai à Europa tratar de "regulação da mídia"

O ministro Franklin Martins (Secretaria de Comunicação) viajou nesta quarta-feira para a Europa para conhecer modelos de regulação da mídia e para convidar instituições a participarem, em novembro, de seminário sobre o tema.

. Franklin visitará instituições em Londres e Bruxelas até o dia 10. Ele está organizando o Seminário Internacional Marco Regulatório da Radiodifusão, Comunicação Social e Telecomunicação, ainda sem data e local definidos porque dependem da agenda dos convidados internacionais.


PV decide no dia 17 postura no 2º turno

O PV anunciou nesta quarta-feira, que fará no dia 17, em São Paulo, a convenção para definir a posição do partido no segundo turno da eleição presidencial. Participarão dessa plenária aproximadamente 90 pessoas, entre eles 5 representantes do Movimento Marina Silva, 5 colaboradores do plano de governo, 5 delegados religiosos - integrantes de entidades cristãs -, candidatos da legenda que disputaram os pleitos estaduais, a executiva nacional da sigla e a coordenação da campanha da senadora Marina Silva (PV-AC), além de deputados eleitos da agremiação.

Cunhada de Lula declara apoio a Serra

A cunhada do presidente Lula, a assessora política Teresa Otília Casa, fez questão de se encontrar nesta terça com o candidato à Presidência, José Serra (PSDB) para lhe parabenizar por ter chegado ao segundo turno. Única irmã da primeira-dama Marisa Letícia, Teresa disse ter votado no tucano e espera que ele vença a petista Dilma Roussef.

. Ela é filiada ao PSB e em 2004 tentou, sem sucesso, uma vaga na Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo. “A Dilma não é nada preparada, Serra merece ser presidente “, disse ela, que recebeu um abraço do tucano, com quem posou para fotógrafos e cinegrafistas durante, na Zona Leste de São Paulo, na divisa com Mauá, no ABC paulista.

Supremo veta lei de mídia de Kirchner

A Corte Suprema de Justiça Argentina manteve a suspensão do polêmico artigo da lei aprovada no Congresso, que obriga empresas de rádio e TV a venderem parte de suas concessões. A presidente atacou a Corte pelo Twitter.

Aliados criticam agressividade de Lula

Governadores eleitos e parlamentares aliados do Planalto e da candidata Dilma Rousseff querem, no embate do segundo turno, uma participação menos agressiva do presidente Lula. Em duas reuniões realizadas ontem e domingo, no Palácio da Alvorada, os aliados pediram que o presidente, considerado o maior cabo eleitoral de Dilma, evite ironias, faça mais promessas e, acima de tudo, elimine os ataques à imprensa.

. Sem citar o presidente, o governador Eduardo Campos (PSB), reeleito em Pernambuco com recorde de votos, reprovou o embate com a mídia: "Nós vivemos além das pancadas que recebemos", ensinou. Segundo relatos colhidos pelo Estado, o governador da Bahia, Jaques Wagner, disse, na presença de Dilma, que as críticas enfurecidas à imprensa "são entendidas como tentativas de coerção". E acrescentou que isso desfoca o próprio PT.

. O PPS viu crime político nas reuniões promovidas domingo e ontem no Palácio da Alvorada pelo presidente Lula com correligionários. O partido pedirá abertura de inquérito.

Orçamento de 2011 tem rombo de R$ 17,5 bi

O projeto de Orçamento para 2011, além de excessivamente otimista sobre às receitas, deixou de prever gastos de R$ 17,5 bilhões, diz estudo da consultoria técnica da Câmara dos Deputados. O valor é semelhante a todos os investimentos programados em rodovias, ferrovias e hidrovias. Representa também algo como um quinto do que o próximo governo terá de poupar para o abatimento da dívida pública.


. Diante do desequilíbrio da proposta orçamentária, o documento apresenta a hipótese de que o sucessor do presidente Lula opte por buscar novos tributos, com menção à recriação da CPMF. "A proposta para 2011 não é realista, seja porque as despesas obrigatórias estão subestimadas, algumas omitidas; seja porque algumas receitas estão superestimadas. O quadro melhorará se novas fontes de receita vierem a ser criadas", afirma o texto.


Serra: Não sou ambientalista de "última hora"

Em busca do apoio de Marina Silva (PV), e dos votos de seus eleitores, José Serra, candidato do PSDB à Presidência, disse ontem que não vai virar ambientalista "de última hora". A frase teve como alvo sua adversária, Dilma Rousseff (PT), a quem acusa de ter mudado de opinião sobre outro tema, o aborto, para evitar a perda de votos entre eleitores religiosos.


. "O meu currículo em matéria ambiental tem qualificação muito alta. Eu não vou agora virar ambientalista de última hora, como eu não virei cristão de última hora, como não virei nada de última hora", disse Serra, durante visita à obra de extensão da avenida Jacu Pessego (zona leste de SP).


. "As minhas posições são muito conhecidas e eu as explicito de maneira muito clara, não fico mudando toda hora segundo a conveniência eleitoral [...] Eu sou ambientalista convicto não apenas na teoria, mas na prática", afirmou Serra.

PT já puniu deputado contrário ao aborto.

CLIPPING
O Globo
Terça-feiras, 6 de outubro


Na foto ao lado, os Deputados Carlos Willian, Miguel Martins e Luiz Carlos Bassuma na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que aprovou o parecer contrário ao projeto que descriminaliza o aborto no Brasil - Foto:Roberto Stuckert Filho

Gerson Camarotti, O Globo
Punido pelo PT há um ano por condenar a legalização do aborto, o que o levou a mudar de partido, o deputado federal Luiz Bassuma (PV-BA) fez críticas à atual postura da candidata petista, Dilma Rousseff, ressaltando que a ex-ministra sempre foi favorável à descriminalização dessa prática.
Candidato derrotado ao governo da Bahia pelo PV, Bassuma diz que é um casuísmo eleitoral a mudança de discurso de Dilma sobre o tema e defendeu o voto no tucano José Serra.
- O PT fechou questão a favor da legalização do aborto, e Dilma sempre defendeu essa tese. Se o Congresso aprovar essa lei, Dilma vai dar o seu aval. Agora, o que acho estranho é mudar de posição por interesse eleitoral. O que Dilma fala agora contraria toda a sua vida. E ninguém muda de opinião do dia para a noite por uma questão filosófica. Então vale mentir? Ela tem que falar a verdade. Por isso, o meu voto é de Serra - disse Bassuma.
Mais tarde, no plenário, Bassuma provocou nova polêmica com petistas ao repetir esse discurso e criticar a defesa que o PT faz da descriminalização do aborto.
Deputados petistas como Fátima Bezerra (RN), Vicentinho (PT-SP) e Domingos Dutra (MA) contestaram Bassuma. Dutra ainda criticou "o oportunismo" de Bassuma, que declarou voto a Serra no plenário.
- Fui solidário a ele no debate interno, mas é de um oportunismo infeliz ele trazer esse debate sobre o aborto neste momento - disse Domingos Dutra.

Saiba como recomeçará a campanha de Serra, nesta quinta, no RS

Nesta quinta-feira a tarde a coordenação da campanha de José Serra no RS fará sua primeira reunião na sede do comitê central, que funciolnará na sede do PPS do RS, na rua Pelotas. Continuará no comando o deputado Germano Bonow, que não foi candidato à reeleição. Todos os Partidos que apoiaram Serra no primeiro turno foram convidados para a reunião do RS.

. O comitê da rua Pelotas concentrará todas as atividades.

. Os deputados Perondi e Osmar Terra, que estiveram terça-feira com Serra, viajam de São Paulo para Brasília daqui a pouco, onde se encontrarão com Bonow e lideranças dos demais Partidos que apóiam Serra no Estado. Osmar Terra, que está cotado para o Ministério da Saúde num eventual governo Serra, disse ao editor, esta manhã, que o candidato tucano começa o segundo turno com viés de alta, enquanto que Dilma visivelmente passa por viés de baixa, resultado natural das urnas.

. Também nesta quarta, em Brasília, o deputado Claudio Diaz, presidente do PSDB do RS, participará do encontro de todas as lideranças brasileiras tucanas com Serra, para desenhar os fundamentos da nova campanha.

- Os programas de TV vão começar nesta sexta-feira.

Números dos resultados eleitorais das grandes cidades parecem incongruentes no RS

Estas postagens foram extraídas do Twitter pessoal do editor, editadas terça a noite (http://twitter.com/pólibiobraga)

A fraude do Proconsult foi fraude eletrônica, mas Brizola lancetou o tumor gerado dentro da Globo. No RS, Simon perdeu por quê ?
about 9 hours ago via web .

Números das grandes cidades comandadas pelo PMDB, PDT e PP mostram enorme incongruências. Tem que fazer jornalismo comparado.
about 9 hours ago via web .

Fraude eleitoral é fácil: basta um cara que entenda de TI, determinado, um pen drive e acesso à urna. A urna é um PC "mortal".
about 9 hours ago via web

Antes das eleições, preveni no meu site www.polibiobraga.com.br: fraude eleitoral é ameaça material no pleito de domingo no RS.
about 9 hours ago via web .

Uma dica para vocês: comparecem votos de prefeitos, governadores e presidentes nas grandes cidades do RS. Tem surpresa aí !!
about 9 hours ago via web

Padilha é candidatíssimo á sucessão de Simon no PMDB

O Deputado Eliseu Padilha é candidatíssimo à Presidência do PMDB do RS. Quem renunciou foi o Presidente Pedro Simon e não Padilha.

. A eleição será em novembro.

. O Deputado, que não se elegeu por 800 votos (Padilha fez um movimento brusco, entregando a maior parte da sua base eleitoral para Alceu Moreira, que se elegeu) continua Secretário Geral do PMDB do Brasil e é Presidente Nacional da Fundação Ulysses Guimarães.

. Ele disse ao editor, nesta terça a noite, que o PMDB precisa voltar aos ideários do velho MDB.

Ibsen Pinheiro propõe Lei Terezoca para salvar Luciana Genro

Parodiando a campanha do WWF, "Salvem as Baleias", Ibsen começa a campanha "Salvem Luciana'. A história se repete como farsa.

Ainda não se sabe se falando sério ou fazendo graça, o deputado Ibsen Pinheiro quer propor uma Lei Terezoca para a deputada Luciana Genro. A deputada gaúcha e o seu Partido, o PSOL, foram extirpados do cenário eleitoral, para usar uma expressão tão do agrado do presidente Lula, antigo chefe de Luciana. Aconmtece que por via de decisão tão dura dos eleitores, ela se tornou inelegível, já que a lei não permite que parentes próximos do governador sejam candidatos a qualquer cargo.

. A lei de incompatibilidade nem é nova.

. Em 1963, Leonel Brizola cruzou o País, empunhando o bordão “Cunhado não é parente, Brizola pra presidente”, tentando mudar a lei para permitir-lhe disputasr a sucessão de Jango.

. São raras iniciativas casuísticas como a que quer o deputado do PMDB. Durante o Estado Novo (1937-45),  Getúlio Vargas decretou a chamada Lei Terezoca, para permitir que seu amigo, o jornalista Assis Chateaubriand, ficasse com a guarda da filha, Tereza, após separar-se da mulher. O ditador, aliás, chegou a decretar uma lei do divórcio que vigorou por um único dia: tempo suficiente para que um parente seu se livrasse de um casamento a contragosto.

. O que o deputado Ibsen Pinheiro quer agora, é algo semelhante, uma espécie de remake da campanha do WWF, intitulada “Salvem as Baleias”.

. Acontece que os deputados e senadores da República, não podem devolver no tapetão aquilo que os eleitores extirparam nas urnas, no caso a raivosa participação da deputada Luciana Genro e do PSOL nas disputas políticas e eleitorais do RS.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/