O Brasil está sem presidente: Lula reúne-se na Coréia e Alencar está infartado no Incor

Clipping
Carlos Brickmann, sexta, 12 de novembro.

Comecemos com uma dúvida: um homem de idade, há muitos anos lutando contra o câncer, submetido a mais de dez operações, internado há uma quinzena por obstrução intestinal, sofre um infarto agudo. E não corre risco de vida? Torcer pela vitória do vice-presidente José Alencar sobre os males que o atingem é uma coisa; aceitar a prestação de informações inverossímeis é outra. Estaremos de volta aos tempos em que se falava de "sinais vitais preservados"?

Pois é: o vice-presidente José Alencar na UTI, com infarto agudo e suboclusão intestinal. O presidente Lula do outro lado do mundo, em Seul. O terceiro na linha da sucessão, Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados, em Buenos Aires. O quarto na linha de sucessão é o presidente do Senado, José Sarney.
Alguém ouviu algo sobre a posse de Sarney, nas horas (poucas, felizmente) em que dele seria a missão de presidir o país? Talvez não seja preciso tomar posse, formalmente. Alguém ouviu algo sobre os atos de Sarney como presidente?
Mas, afinal de contas, qual a importância disso? Mesmo na Coreia, o presidente Lula tinha acesso a todas as informações necessárias e condições para dar todas as ordens que quisesse. O que traz à tona a verdadeira questão: por que existe ainda toda uma estrutura de vices, caríssima, que hoje só serve para barganhar alianças, montada numa época em que as telecomunicações não existiam?
É um bom caminho para iniciar a reforma política: cortar o desnecessário, até a Vice-Presidência. E contar a verdade aos cidadãos, por desagradável que seja

Correio do Povo fará concorrência com Diário Gaúcho

O Correio do Povo resolveu disputar o mercado local com o Diário Gaúcho.

Eike, Rupert e o que pode acontecer com o SBT.

Eike Batista, que num leilão beneficiente realizado em setembro (Marisa Letícia esteve presente)  pagou R$ 500 mil pelo terno que Lula usou na posse, faz apenas figuração quando demonstra interesse pelo SBT.

. O bilionário brasileiro gosta de outras coisas.

. O caso do SBT não parece ser de venda (leia entrevista de Silvio Santos aqui).

. Mais do que Eike, quem parece mesmo interessado no SBT é o mago australiano da mídia, Rupert Murdoch, dono da Fox News, que há poucos dias visitou Lula.

- O editor passou a acompanhar com muita atenção a movimentação das teles em direção ao complexo midiático brasileiro. Seu interesse foi despertado pelas ações da Portugal Telecom, que tem sido parceira do ex-ministro José Dirceu (a atual mulher do ex-ministro é diretora de Mareting da PT no Brasil). A PT já edita o jornal Brasil Econômico e nunca desmentiu seu interesse por mídia de Internet, rádio e TV.

Lula salvou os Ermírio de Moraes e Silvio Santos. Devia?

O Presidente Lula vai marcando o seu governo por  um Proes que tem vergonha de usar o nome de Proes.

. Parodiando Dorian Gray, mas em versão brega, local, indecente, o governo Lula fez o Banco do Brasil salvar os Ermírio de Morais, ao mandar o Banco do Brasil comprar 49% do Banco Votorantim, tornando-se sócio dos magnatas de São Paulo. Agora repetiu a dose, ao salvar Silvio Santos, mandando a Caixa Federal comprar 49% do Banco PanAmericano.

. Os dois bancos paulistas estavam bichados. A quebra de nenhum deles produziria risco sistêmico.

. O editor quer saber por que razão o Congresso, o MPF, a CVM e o TCU deixam de investigar o que está acontecendo, sem desprezo pela análise da moralidade e da oportunidade dos negócios.

- Lula e Dilma, na Coréia, no G-20, tentam salvar o mundo da imoralidade. 


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação como investidor. Clique aqui e informe-se.

Banrisul, a jóia da coroa, aguça apetite das correntes do PT.

Não é pacífica a indicação de Túlio Zamin para a presidência do Banrisul. É incruenta a  guerra de correntes dentro do PT e também dos Partidos da base de Tarso.

. O banco virou jóia da coroa.

Mattielo, ex-Yeda e ex-Skaf, agora cumpre período sabático.

O jornalista Antonio Mattielo, ex-secretário de Comunicação de Yeda, depois que fez a campanha de Paulo Skaf ao governo de São Paulo, resolveu só aceitar novos convites a partir de janeiro.

. Mattielo é respeitado por amigos e advesários.

Diaz vai disputar prefeitura de Rio Grande.

A partir de 1º de fevereiro o  Deputado Claudio Diaz voltará a morar em Rio Grande. Ele não foi reeleito, mas é primeiro suplente. O PSDB elegeu apenas o deputado Marchezan Júnior.

. Claudio Diaz decidiu disputar a prefeitura de Rio Grande em 2012.

Não votei na Yeda em 2006 e me arrependi.

OPINIÃO DO LEITOR
Disponibilize sua opinião diretamente sob cada nota do site WWW.polibiobraga.com.br  Ela será mediada na hora.

Não votei na Yeda em 2006 e me arrependi
Logo no início da Governadora Yeda, fui um severo crítico ao seu governo. Mas passados apenas 4 (quatro) anos, todos pudemos ver os resultados. Um estado falido, passar para um estado economicamente viável com investimentos em diversas áreas. Lamento que tenham reconduzido o PT ao governo. O PT representa o retrocesso, o retorno ao fracasso, à burrice e a falta de planejamento. 

Flávio Ramos, Porto Alegre, RS.

O editor desta página faz o que manda Lord Northcliffe.

B. Madruga Duarte é publicitário e jornalista, mas já foi banqueiro, marqueteiro e até comerciante. No jornal Zero Hora, implantou os classificados. O editor trabalhou sob suas ordens na RBS, numa das suas seis passagens pelo grupo Sirotsky, nas quais foi demitido por eles três vezes e três vezes demitiu-os. Madruga Duarte é um homem sobretudo espirituoso. Ele adora recortar notícias, frases e aforismas, para mandar aos amigos como recados de vida. Nesta sexta-feira, a bordo do computador que instalou na Lapa, no Paraná, onde mora há vários anos, ele disparou esta frase de Lord Northcliffe, fundador do Daily Mirror, de Londres: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém quer que não seja publicado”. Quanto mais fizer isto, mais o empreendedor e o profissional estarão fazendo jornalismo. Aqueles que chegaram mais próximos da meta não ultrapassaram o dia seguinte para contar a história. Isto não quer dizer que cada um tente aproximar-se do centro da meta, como fazem diariamente os economistas do Banco Cetral em relação à inflação. É o que faz todos os dias o editor. É uma das razões pelas quais não se interessa em saber se a Ministra Ellen namora ou não namora o ex-presidente FHC, mas espera que não faça isto.

- Na foto acima, ao lado (clique em cima para ampliar e ver melhor)  FHC, Ellen Gracie e Lord Northcliffe.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação como investidor. Clique aqui e informe-se.

A partir de dezembro, a produção gaúcha não passará mais pela Grande Porto Alegre.

Será inaugurada antes do Natal a RSC-471, cujo trecho final de 90 quilômetros entre Barros Cassal e Santa Cruz do Sul está nos arremates finais.
 
. “É a maior obra rodoviária do nosso governo”, disse ao editor o Secretário de Logística e Infraestrutura, Daniel Andrade, que informou que a data da inauguração será definida por Yeda.

. O investimento total é de R$ 250 milhões, dinheiro totalmente próprio e pago para as empreteiras dos três lotes, Andrade Gutierrez, OAS e Conterra.

. No verão deste ano, os canteiros de obras chegaram a movimentar 700 máquinas e 2.500 operários, algo jamais visto no RS.

. Esta estrada estadual asfaltada ligará toda a zona de produção da região de Passo Fundo para cima, ao porto de Rio Grande, cortando diretamente  desde Soledade, na altura da Estrada da Produção,  até Camaquã, passando por Santa Cruz, Rio Pardo e Pantano Grande, depois pela serra de Encruzilhada, praticamente sem pedágio.

. Pelo menos 35% dos caminhões graneleiros vindos da região e  que desembocam na Grande Porto Alegre, cairão fora desse circuito enlouquecido.

. A importância da RSC 471 é que ela permitirá que os caminhões que demandam das zonas produtoras em direção ao porto de Rio Grande, não precisarão mais desembocar na conflagrada BR-116, ao lado de Porto Alegre. Em Soledade eles embicarão para Santa Cruz do Sul, depois Rio Pardo, Pantano Grande, subindo a serra em direção a Encruzilhada do Sul e depois descendo para Canguçu e dali seguindo para Rio Grande.
 
. O Norte do Estado fará este corte rodoviário que o RS esperava há 250 anos. Com Yeda, na assinatura dos atos de início de obras, estará o Secretário de Infraestrutura, Daniel Andrade. Andrade é o Secretário que mais tem proporcionado atos de início e de inaugurações de obras. Yeda tem viajado todas as sextas-feiras para o interior, na companhia do Secretário de Infraestutura.

CLIQUE na imagem para examinar os traços desenhados pelo Secretário, de pé, no bloco de anotações do editor, nesta quinta-feira a tarde. O desenho localiza a estrada no mapa do RS.

ENTREVISTA - As cidades serão protagonistas da paz mundial.

Cezar Busatto, Secretário Municipal de Governança Local

O Senhor e o Prefeito Fortunatti parecem dar muita importância a todos os eventos internacionais sobre cidades. Qual a razão ?
Só não vê quem não quer o avanço das cidades como protagonistas destes nossos tempos. Elas precisam assumir o papel dos Estados. Os Estados são guerreiros.

Como, guerreiros ?
Quando não se acertam, declaram guerra. As cidades são da paz.

O que é esta Organização das Cidades e Governanças Locais, promotora do 3º Congresso Mundial das Cidades ?
Queremos que seja a ONU das cidades.

Porto Alegre compreende isso tudo ?
Como não! Porto Alegre criou a primeira Secretaria Municipal de Governança Local do País.

Tarso ameaça com PP para apressar decisão do PDT.

A ameaça de Tarso Genro de trocar o apoio do PDT pelo apoio do PP apressou o PDT, que indicará Basegio para a Secretaria da Saúde e Kalil Sehbe para a secretaria dos Esportes.

. A definição ocorrerá na ausência de Tarso, que viajou para a Europa. Em seu lugar, a negociação será  concluída pelo ex-vereador Carlos Pestana.

- O PDT poderá trocar a Secretaria da Saúde pela Secretaria da Agricultura, mas quer que a Emater fique onde está. Sem Emater, a versão tarsista do MDA, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, órgão para lidar com o MST e a Fetag,  não teria o menor sentido. 

- O novo governador iniciou seu primeiro giro semi-oficial pela Europa com o pé esquerdo. Seu avião, um airbus da Iberia, teve poblemas sobre o Atlântico e voltou a São Paulo na quinta-feira.

Diretora avisa que Natal Furucho continua presidente da Record no RS.

Eis o recado que passou ao editor a diretora de Marketing da Rede Record no RS, Aline Santos Storchi:
O Senhor Natal Furucho continua sendo o presidente do grupo. A sua informação não procede. 

- O editor passou a notícia de que Natal Furuucho iria embora do RS antes do Natal. Natal é considerado um dos melhores quadros executivos da Rede Record no Brasil. Hábil e bem articulado, reposicionou TV, rádios e Correio do Povo no Estado. Nas eleições deste ano, posicionou toda a rede no serviço dos candidatos do PT, Dilma e Tarso, acompanhando as posições da RBS, com quem compete. Não fez isto por conta própria, porque tem preferido fazer o contraponto necessário ao grupo Sirotsky.
 
E-mail: astorchi@rs.rederecord.com.br

Fortunatti e Busatto viajam para atrair Congresso Mundial de Cidades.

Além do Prefeito José Fortunatti, viajará domingo para a Cidade do México também o Secretário Cesar Busatto. Busatto é Secretário Municipal de Governança Local. Ambos falarão em painéis do 3º Congresso Mundial de Cidades. O evento (os dois anteriores ocorreram em Istambul e Seul) é da organização Cidades e Governos Locais Unidos, que trabalha sob o guarda chuva da ONU.

. O Prefeito disse esta semana ao editor que tentará atrair o próximo congresso para Porto Alegre. Ele acontecerá em 2013.

. O governo mexicano está preparado para receber 5 mil prefeitos e representantes de cidades do mundo inteiro.

. Deste congresso da Cidade do México, segundo disse ao editor o Secretário Cesar Busatto, poderá sair formatado o Fundo Mundial de Desenvolvimento de Cidades, uma espécie de Bird que independerá de avais de governos federais para financiar as prefeituras. Cesar Busatto contou uma novidade para o editor: “As prefeituras não são mais entes empobrecidos e pedintes, mas possuem saúde e autonomia financeira próprios”.

- Durante a ausência de Fortunatti, o Prefeito será o Presidente da Câmara, Nelsir Tessaro, do PTB. 

LEIA entrevista de Busatto nesta página.

E-mail: busatto@smgl.prefpoa.com.br

Site: WWW.cities-localgovernments.org

Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação como investidor. Clique aqui e informe-se.

Capacitá faz 15 anos, mas evita festa de debutantes.

Acaba de debutar a maior empresa gaúcha organizadora de eventos, a Capacitá. Ela completou 15 anos.

. A empresa não fará festa de debutantes.

Se der consenso, Ibsen será presidente do PMDB do RS.

Se der consenso, o  Deputado Ibsen Pinheiro será o presidente do PMDB do RS a partir do dia 16 de dezembro.

PT examina a hipótese de integrar o governo Fortunatti.

A rota do apoio do PT à reeleição do prefeito José Fortunatti em 2012 passa pela participação do Partido na administração atual de Porto Alegre.

. O PT não viria sozinho.
 
. Não será por falta de alternativas que Fortunatti costurará seu novo secretariado na virada do ano e nem sua candidatura em 2012.

- O nó da questão para o PT é saber o que o Partido fará com as Deputadas Maria do Rosário e Manoela D’Ávila.

Cavedon será presidente da Câmara em dezembro, mas não tem consenso.

No dia 15 de dezembro o PT elegerá Sofia Cavedon para a presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

. Ela não é consenso dentro do PT.

IBGE: Vendas no varejo crescem pelo quinto mês seguido

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu em 0,4% em setembro na comparação com agosto, completando cinco meses seguidos de alta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo mês, a receita do setor cresceu 0,9%, na nona alta mensal consecutiva, na série com ajuste sazonal.

. Sem ajuste, o volume de vendas do varejo cresceu 11,8% frente a setembro do ano passado, enquanto a receita nominal teve alta de 15,2% na mesma comparação.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação como investidor. Clique aqui e informe-se.

Ciro Gomes é nome forte para o BNDES

Aumenta os rumores nas discussões sobre a composição do novo governo da presidenta eleita Dilma Rousseff a indicação do nome do deputado Ciro Gomes (PSB) para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social .

. Setores do PT estão reticentes com a possibilidade do aliado ficar com um dos órgãos mais cobiçados do governo federal.

Ré no caso dos sanguessugas nomeada para transição de Dilma pede demissão

Após ter seu envolvimento na máfia dos sanguessugas divulgado pela imprensa, a advogada Christiane Araújo de Oliveira pediu demissão ontem do governo de transição da presidente eleita, Dilma Rousseff. Ela deixou o cargo um dia depois de nomeada, sem que fossem esclarecidas as razões de sua contratação nem o responsável por sua escolha.

. A advogada é ré em duas ações de improbidade na Justiça Federal de Alagoas. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) analisou o histórico da advogada, mas não informa se encontrou ou não algum tipo de irregularidade, alegando que esse dado só é repassado ao interessado. A Abin esclareceu que essa análise não libera nem proíbe a contratação de nenhum servidor público.

Farmácia Popular de Lula vende remédio até para mortos

O Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu que farmácias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular, do governo federal, venderam remédios a pelo menos 17.258 mortos. O desvio, já comprovado, com as vendas fraudulentas alcança R$ 1,7 milhão. O relatório dos auditores denuncia o completo descontrole do Ministério da Saúde na fiscalização das irregularidades.

. Muitos dos clientes que supostamente compraram os remédios a preços 90% mais baixos que os de mercado constam do Sistema de Óbitos do Ministério da Previdência há mais de dez anos. O documento cita diversos outros indícios de golpe. Em sua defesa, o Ministério da Saúde alegou que as vendas a mortos não chegam a 0,1% do total do programa. A auditoria foi feita por amostragem.

TJ-RS pagou R$ 1,4 bi ilegalmente, decide CNJ

Decisões administrativas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul permitiram o pagamento irregular de R$ 1,4 bilhão nos salários de juízes, desembargadores e técnicos do Judiciário. A conclusão integra decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que decretou a nulidade de atos administrativos do tribunal que inflaram a folha de pagamentos da magistratura gaúcha entre 1994 e 2009. Na última terça-feira, por unanimidade, os conselheiros do CNJ aprovaram o voto do relator José Adônis Callou de Araújo Sá e interromperam definitivamente os pagamentos irregulares.

Alencar sofre infarto, mas não corre risco de morte

O vice-presidente da República, José Alencar, 79, sofreu um infarto agudo no início da noite de ontem. Segundo o hospital Sírio-Libanês, ele foi submetido a um cateterismo (diagnóstico de obstrução de veias ou artérias) e não corre risco de morte.

. Alencar foi internado na Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica e tinha quadro "estável" do "ponto de vista cardíaco", segundo boletim divulgado às 22h. Meia hora depois, o médico de Alencar, Roberto Kalil Filho, afirmou que o vice não estava sedado nem entubado e permanecia "consciente".


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação como investidor. Clique aqui e informe-se.

Dilma pensa em "desidratar" Casa Civil

A presidente eleita Dilma Rousseff cogita desidratar o ministério mais importante da Esplanada, a Casa Civil, e transferir parte de suas funções para outras áreas. Uma das possibilidades discutidas na equipe de transição é tirar de lá o Programa de Aceleração do Crescimento.

. Há três destinos possíveis para o PAC caso a petista opte mesmo por esse desenho: passá-lo para o Ministério do Planejamento, levá-lo para a Secretaria-Geral da Presidência ou dividir a gestão e o acompanhamento do programa entre a Casa Civil e a Presidência da República.

Silvio Santos: "Quem pagar leva a rede SBT"

O empresário Silvio Santos atendeu ontem à noite, em sua casa, a um telefonema do jornal Folha de S.Paulo. Ele disse que, se alguém pagar o que ele deve ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que emprestou à sua holding dinheiro para cobrir o rombo do banco PanAmericano, pode comprar o SBT. Leia a seguir alguns trechos da entrevista:

Folha - Eu gostaria que o Senhor desse uma palavra para o público sobre tudo o que está acontecendo no banco.
Silvio Santos - Não posso porque eu assinei um termo de confidencialidade. Eu assinei um termo de conf... confidencialidade... é até difícil de falar! Não posso comentar nada. Só quem pode falar é o Fundo Garantidor de Crédito.
Folha - O Senhor se encontrou com o Lula. Falou com ele sobre isso?
Silvio Santos - Que Lula?
Folha - O presidente.
Silvio Santos - Estive com ele falando sobre o Teleton [programa que arrecada recursos para a AACD]. Ele está me devendo R$ 13 mil [risos]. Tive que dar por minha conta porque ele prometeu e não deu os R$ 13 mil [que disse que doaria].
Folha - O senhor está bem? Triste? Chateado?
Silvio Santos - Eu estou sempre bem. Você já me viu mal?
Folha - O senhor ficou surpreso com tudo o que aconteceu?
Silvio Santos - Não posso falar.
Folha - Mas o Senhor coloca o seu nome e a sua história como garantia de tudo...
Silvio Santos - É claro. A holding [do grupo Silvio Santos] só recebeu R$ 2,5 bilhões porque eu dei todos os meus bens em garantia. [A operação se realizou] Como se fosse num banco particular. Mas com banco particular seria mais difícil porque os bancos particulares não querem concorrência [do banco PanAmericano].
Folha - E o ex-superintendente do PanAmericano, Rafael Palladino?
Silvio Santos - Palladino? Que Palladino? Nunca fui ao banco. Nem sei onde é o prédio. Quando tenho dinheiro, abro uma empresa no Brasil. Aplico no mercado brasileiro. Mas não sou obrigado a ficar sabendo onde é a empresa. Eu tinha uma fazenda que era a segunda maior do Brasil, a Tamakavi, e nunca fui lá. Nem vi no mapa.
A única coisa com que me preocupo é com a televisão. Eu sou investidor. Se [o negócio] der certo, deu. Se não der certo, não deu. A TV é o meu negócio. Mesmo que não desse certo, é o meu hobby.
Agora, os outros são negócios. Eu não sou obrigado a entender de perfumaria, de banco. Eu não! Isso aí eu boto dinheiro, pago bem os profissionais e eles têm que me dar resultados. E, às vezes, falham. Desta vez, falhou.

As 11h, na Twitcam, vou contar como Yeda matou o caranguejo gaúcho

Daqui a pouco, as 11h, vou contar a história da morte do cranguejo gaúcho, alvejado pelo déficit zero do governo  Yeda Crusius. Clique no endereço a seguir para ver e ouvir: http://twitcam.com/2o4zk Ou vá a qualquer hora do dia na capa do site http://www.polibiobraga.com.br/
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/