Médici, como Lula, também teve 82% de aprovação

A extraordinária popularidade de Lula ao término de seu governo ( 82% de aprovação, segundo algumas sondagens) levou a um certo endeusamento da sua figura política. Ao que parece, olvida-se que as popularidades de governantes são, o mais das vezes, muito efêmeras. Compare-se, por exemplo,a popularidade atual de Lula com a popularidade que chegou a gozar o general Garrastazu Medici, que chefiou o governo ditatorial entre 1969 e 1973. Medici é hoje uma figura política colocada nos escaninhos da memória popular, apesar dos 82% de aprovação com que deixou o governo...No livro  "A ditadura derrotada", Élio Gaspari afirma o seguinte sobre o governo Medici:A ditadura estava no seu oitavo ano, no terceiro general. Médici cavalgava popularidade, progresso e desempenho.Uma pesquisa do IBOPE realizada em julho de 1971 atribuíra-lhe 82% de aprovação.Em 1972 a economia cresceria 11,9%, a maior taxa de todos os tempos.Era o quinto ano consecutivo de crescimento superior a 9%.

Leia o comentário completo:
A extraordinária popularidade de Lula ao término de seu governo ( 82% de aprovação, segundo algumas sondagens) levou a um certo endeusamento da sua figura política. Ao que parece, olvida-se que as popularidades de governantes são, o mais das vezes, muito efêmeras. Compare-se, por exemplo,a popularidade atual de Lula com a popularidade que chegou a gozar o general Garrastazu Medici, que chefiou o governo ditatorial entre 1969 e 1973. Medici é hoje uma figura política colocada nos escaninhos da memória popular, apesar dos 82% de aprovação com que deixou o governo...No livro  "A ditadura derrotada", Élio Gaspari afirma o seguinte sobre o governo Medici:A ditadura estava no seu oitavo ano, no terceiro general. Médici cavalgava popularidade, progresso e desempenho.Uma pesquisa do IBOPE realizada em julho de 1971 atribuíra-lhe 82% de aprovação.Em 1972 a economia cresceria 11,9%, a maior taxa de todos os tempos.Era o quinto ano consecutivo de crescimento superior a 9%.A renda per capita dos brasileiros aumentara 50%. Pela primeira vez na história as exportações de produtos industrializados ultrapassaram 1 bilhão de dólares. Duplicara a produção de aço e o consumo de energia, triplicara a de veículos, quadruplicara a de navios.A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro tivera em agosto uma rentabilidade de 9,4%.Vivia-se um regime de pleno emprego.No eixo Rio-São Paulo executivos ganhavam mais que seus similares mamericanos ou europeus.Kombis das empresas de construção civil recrutavam mão de obra no ABC paulista com altos falantes oferecendo bons salários e conforto nos alojamentos.
Um metalúrgico parcimonioso ganhava o bastante para comprar um fusca novo.Em apenas dois anos os brasileiros com automóvel passaram de 9% para 12% da população e as casas com televisão de 24% para 34%.O Secretário do Tesouro americano, John Connally, dissera que "os EUA bem poderiam olhar para o exemplo brasileiro, de modo a pôr em ordem a sua economia".

16 comentários:

Anônimo disse...

Em 1971 eu tinha 8 anos de idade e no meu quarto tinha um poster do presidente Médici. Meu pai, ex preso político nos fins dos anos 60, não se importava, pois apesar de ser de esquerda, ele tinha bom senso e acreditava na democracia. Sem falar que eu era uma criança e não sabia o que estava fazendo! Hoje não tenho vergonha disto por ter feito esta bobagem com apenas 8 anos de idade. Vejo crianças "ovacionando" Lula e acho engraço, pois a mídia massacra muito mais agora que nos anos 70. Sem falar que jornalista naquela época iria preso se não jogasse este jogo. Hoje ele é jogado na Siberia do jornalismo se for contra Lula, até porque os principais meios de comunicação foram comrpados com o dinheiro de propaganda super faturada de estatais. O próprio dono do jornal demite o jornalista não petista. Ridículo hoje é ver adultos idolatrando o jumento do Lula com cara de lobotomizados.

Anônimo disse...

Na verdade Lula não é mais nada além disso: popular e simpático. Alguém que praticamente nunca trabalhou na vida, não tem qualquer outra experiência administrativa e nem conhecimento de muitas coisas - haja visto quantas vezes disse bobagens quando falou de improviso - certamente não pode ser chamado de administrador. O que o Lula fez, durante estes oito anos, foi viajar e se auto-promover. E nisto ele é muito bom. Como a oposição foi muito fraca, não conseguiu expor a farsa que na verdade ele é. Estou falando sobre presidente e administrador, que fique bem claro. As pessoas menos favorecidas e menos informadas acabaram apaixonando-se pela "figura" Lula. Não precebem que o que melhorou no Brasil não foi obra do Lula. Aliás, a única coisa que o PT fez no governo foi manter o que já vinha acontecendo. Só teve a sorte de aproveitar o resultado da colheita. E isto contou pontos para muitos acreditarem que o Lula foi um grande presidente. Sabe-se que quando um ministro diz algo como "O presidente Lula ordenou que fosse feito isto ou aquilo" obviamente não foi ele pois ele entende, no máximo, de política. Mas, por ser o "chefe" leva a fama. E, é claro, para o partido isto é bom pois enquanto o "chefe" se eleger, os que estão por trás fazem a festa.

Anônimo disse...

Mas que comentário de mau gosto este dos 8 anos.

Anônimo disse...

Desculpe pelego das 17:10, vou colcoar um poster do Lula só para você me achar "Camarada" e simpático!!!

Anônimo disse...

Acho que o Anônimo das 17:10 se ofendeu com a última frase do "garoto" de 8 anos!

Anônimo disse...

O Anônimo das 17:10 deve ter um poster do Lula...

Anônimo disse...

PREZADO SENHOR POLÍBIO: O MÉDICI ERA UM HOMEM ÉTICO E PREOCUPADO COM A NAÇÃO BRASILEIRA.
VIVÍAMOS UMA GUERRA EM QUE A RÚSSIA FINANCIAVA OS ESQUERDOLAS QUE AGORA ESTÃO NO PODER. ELES QUERIAM ESTABELECER UM REGIME STALINISTA NA AMÉRICA LATINA, MAS PERDERAM A GUERRA.
NENHUM ESQUERDOLA FOI PARA A RÚSSIA, UNS VÃO PARA A DISNEILÂNDIA, OUTROS TRAÍRAM OS CAMARADAS E HOJE ANDAM COM CUECAS CHEIA DE DÓLARES AMERICANOS E OUTROS VIRARAM PRESIDENTE COM SONHOS DE DITADOR ETERNO.
O RESTO É CONVERSA MOLE OU CONVERSA DE ESQUERDOLA.

Anônimo disse...

"Mas que comentário" impertinente este das 17:10.

Anônimo disse...

Não!!! Isso não é verdade!!


O Brasil começou em 2002, com a eleição de Lulla.

Só querem denegrir a imagem de quem inventou o Brasil!!

Anônimo disse...

Como é mal intencionado esse "editor". O próprio texto é autoexplicativo. Vivíamos na época do "milagre econômico". Queria o quê? Que ele saisse igual a yeda? Com rabo entre as pernas, e sem nenhuma popularidade? E depois querer comparar governos democráticos com ditaduras é misturar alhos com bugalhos. A derrota dói...e muito!

Anônimo disse...

Na família da minha mulher taxavam os militares de milicos analfabetos. Vê se pode. Hoje em dia ellas (minhas cunhadas, todas professoras estaduais aposentadas) votam no analfabeto e corrupto na maior cara de pau e ainda defendem esse Mollusco51 analfabeto e corrupto.

Anônimo disse...

Se me permite,caro "Anônimo",às 16:09,esclareço que,hoje,o jornalista e o formador de opinião,na verdade DEFORMADOR de opinião(radialistas;apresentadores de TV;animadores em geral),que não foram ainda comprados ou não se deixaram comprar,aceitam,COM PRAZER,fazer o papel de militantes da causa esquedista,ou seja,marxista/socialista/comunista,fazendo a lavagem cerebral nos incautos que lhes ouvem e/ou que lhes ouvem!

Os comunistas brasileiros,após o fiasco que foi o golpe iniciado por eles,felizmente combatido prontamente via o contragolpe dos patrióticos militares de antanho,usaram uma estratégia diferente para conquistar o poder:a guerra cultural!Com isso,até as pessoas de direita foram anestesiadas moral,intelectual e espiritualmente falando,não vendo nenhum perigo ou risco se,eventualmente,os esquerdopatas chegassem ao poder!Parvo e ignaros,os brasileiros,sem perceberem,colocaram a raposa a cuidar do galinheiro...

Sobre guerra cultural,gramscismo e "marxismo cultural",sugiro uma excelente palestra com o erudito e conservador padre PAULO RICARDO:


- "Marxismoo Cultural" (áudio de aproxim. 1h)

http://padrepauloricardo.org/audio/marxismo-cultural/


Almirante Kirk

Anônimo disse...

VERDADE,caro "Anônimo",às 18:31!


Subscrevo!



Almirante Kirk

Anônimo disse...

RESPOSTA AO louco "Anônimo",às 12:44:


Sem a CONTRA-REVOLUÇÃO ou CONTRAGOLPE desfechado pelos patrióticos militares brasileiros contra o GOLPE e a REVOLUÇÃO iniciada pelos comunistas bananeiros em 64,você,eu e demais cidadãos poderíamos NÃO estar aqui,hoje,se manifestando a favor ou contra este ou aquele;a favor ou contra isto ou aquilo etc.

As escolhas não são só de natureza moral e espiritual,mas de outras,tão importantes quanto estas!Só um parvo e ignaro,além de louco,condenaria a ação dos militares brasileiros em 64!Caso os militares não tivessem esmagado a cabeça da serpente comunista no Brasil de antanho,estaríamos padecendo a miséria;a fome;o assassinato em massa(democídio e genocídio);a escravidão;a imundície intelectual,moral e espiritual...

Pergunto aos simpatizantes e militantes das causas revolucionárias ateístas/comunistas(pleonasmo):se os regimes comunistas são o paraíso na terra,PORQUE VOCÊS NÃO VÃO,de mala e cuia,PARA OS PAÍSES ONDE VIGORA O REFERIDO REGIME???!!Mais:POR QUE os marxistas/socialistas/comunistas,quando fracassam em seus intentos revolucionários (como foi em 1964,no Brasil),fogem ou se escondem em países democráticos,ou seja,livres???!!!!Como podem defender um regime de MORTE e FIM DA LIBERDADE,como é o comunismo,se NEM ELES,os próprios comunistas,escolhem para viver e prosperar,ou mesmo para fugir e se abrigar???!!!POR QUE,pergunto,os esquerdopatas desejam um inferno para TODOS OS OUTROS,seus irmãos,menos para si mesmos???!!!


Almirante Kirk

Kreator disse...

@Almirante Kirk

Por favor, não misture ateísmo com a podridão que é o comunismo.

Comunistas podem ser ateístas, mas ateísmo nada tem a ver comunismo, tanto que é comum defensores do Liberalismo econômico (que é o oposto do comunismo) ou laissez-faire serem também ateus ou contra organizações religiosas.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO "Kreator",às 12:59:


ANTES de discordar dos meus argumentos,vá estudar sobre o assunto - em profundidade,é claro!!!


Sempre cito fontes para consulta!Por que não acessa as mesmas?!

Eu sei e comprreendo que o típico brasileiro não gosta e não quer saber de estudar,pesquisar etc!,mas por favor,se você vem a público me questionar,que PELO MENOS venha com argumentos baseados em FATOS,ou seja,na REALIDADE,não em mera "ACHOLOGIA"...


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/