Divisões de iguais deixam DCE da Ufrgs refém de grupos radicais

No sábado, houve as inscrições das chapas que concorrem ao Diretório Central de Estudantes – DCE e aos Conselhos de Representação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

. Neste ano, a novidade fica por conta da divisão entre os diferentes grupos de oposição. O setor governista, formado por PT e PCdoB, que mesmo unido não consegue há anos votos suficientes sequer para eleger pelo menos um representante discente, agora saiu dividido entre duas chapas: A Chapa 3 “A UFRGS não pode parar” e a Chapa 5: “Para além dos muros”. Até mesmo a centro-direita, formada por integrantes do Movimento Estudantil Liberdade – MEL, dividida apenas por desentendimentos pessoais, conseguiu a façanha de inscrever duas chapas, ambas com as mesmas propostas e, pasmem, com o mesmo nome: DCE LIVRE (Chapa 2 e Chapa 4).

. O engraçado disso tudo é que, enquanto a esquerda sai dividida entre apoiadores e opositores do governo Dilma, a direita briga entre si para ver quem tem direito à herança do MEL – que transformou a forma de fazer movimento estudantil na UFRGS e vem ganhando seguidores em outras universidades do país, como USP e UnB.

- O mais incrível é a total falta de maturidade política das lideranças estudantis - a única responsável por uma divisão sem sentido - pois brigam mesmo pensando de forma semelhante, apenas porque um não aceita participar se outro estiver junto, igual a crianças birrentas. A vontade que dá é de encher ambos de laço com vara de marmelo e depois mandar um beijar a bunda do outro para aprenderem a conviver e se relacionar como gente adulta.

CLIQUE AQUI para ler a análise completa de Anderson Gonçalves.

13 comentários:

Anônimo disse...

Não há "esquerda" e nem "direita", o que se vê é alguns metidos a espertos vendendo lebre por coelho. Ou seja, são burqueses se dizendo socialistas.

Ora ! Vão engatar trouxas cubanos!

Anônimo disse...

um povo que vota em lula e em dilma, só pode viver com birras e amostras de loucura, principalmente nas universidades.

Anônimo disse...

Certos elementos nao sao mais aceitos no MEL justamente por irem contra a elementos básicos do MEL, nao por birra.

Anônimo disse...

A CHAPA 2 (DCE LIVRE) JÁ HAVIA CONCORRIDO NO ANO PASSADO COM ESTE NOME. NO ENTANTO, NADA MELHOR DO QUE APROVEITADORES DA CHAPA 4 PARA UTILIZAREM O MESMO NOME DA CONCORRÊNCIA, ALVO DE CIUMEIRAS.

Anônimo disse...

É ridículo falar que os membros da Chapa 4 (DCE Livre) vão contra os elementos básicos do MEL, quando foram eles quem criaram os elementos básicos do MEL. Na chapa 4 há 2 FUNDADORES do MEL, 1 membro que foi DIRETOR na PRIMEIRA chapa do MEL em 2006 e membros da chapa do MEL de 2007. E também estão na chapa o Advogado da última gestão e o Programador, que fez os sites usados pela última gestão.

Falta vergonha na cara dessa gurizada que "chegou agora no ônibus e já quer sentar na janela".

Anônimo disse...

Por que essa gentalha pseudo-direitista e do pt-psol não largam dessa palhaçada e vão estudar e cuidar de suas vidas? A maioria dos alunos está pouco se lixando pra DCE e faz muito bem. Não existem duas chapas do MEL, existe a chapa 2, que é o grupo que esteve no DCE em 2010, e a chapa 4, composta por meia duzia de palhaços querendo fazer o papel de tiririca da eleição. Para ter uma idéia, o sujeito que encabeça a chapa 4 tem 43 anos de idade e ainda brinca de movimento estudantil, um lunático.

Quem é estudante não vota nessa porcaria de eleição.

Anônimo disse...

É mentira que a chapa 2 foi aquela que esteve no DCE em 2010. Apenas 1 integrante da chapa 2 fez parte da gestão de 2010.

A chapa do MEL, com os fundadores do grupo e membros mais antigos, é a chapa 4. A grande maioria da chapa 4 esteve presente nos anos inicias do MEL e construiu a ideia do DCE LIVRE.

A chapa 2 tem até gente do MDU (Movimento Diálogo Universitário), que era um grupo que fazia ferrenha oposição ao MEL! E que agora tem a cara-de-pau de querer usurpar o trabalho dos outros.

Anônimo disse...

A Chapa do MEL e da Direita da UFRGS é a Chapa 4. O presidente da Chapa 4 não apenas é fundador do MEL, como também é fundador do Movimento Direita Volver, primeiro grupo de direita que existiu na UFRGS. E os caras da chapa 2 são o que? Fundaram algum movimento? Criaram algum grupo? É fácil querer roubar o trabalho pronto que outra pessoa criou.

Agora, concordo com o texto, esse pessoal da chapa 2 é bem imaturo mesmo: não esteve presente na fundação do MEL, não ajudou a construir o movimento e, por terem APENAS UM membro que foi da gestão passada, se acham donos do movimento.

São muito doidos, aliás, o presidente da chapa 2 não é aquele maluco, de trinta e poucos anos, que saiu correndo da FACED com as atas da urna e deu de cara na porta de vidro? Esse cara é muito “normal” mesmo.. pqp

Anônimo disse...

Com certeza nao cheguei agora no onibus e conheço toda a historia. Sim, a chapa 4 tem fundadores do tal MEL, só que a chapa 2 DCE Livre é muito mais do que o MEL e foram eles que foram gestão em 2010, o trabalho de manter a votação sempre acima de 1000 votos é deles. O tal advogado da gestão foi dispensado por estar justamente extorquindo a gestao.
Os elementos que nao fazem mais parte do que o DCE Livre se transformou, um grupo muito mais maduro do que já foi, tem todo o direito de formar outro grupo e formar uma chapa, mas é muito baixo usar do trabalho dos outros pra se promover.

Anônimo disse...

Quando surgiu o Movimento Estudantil Liberdade pareceu uma saída para o DCE esquerdista que sempre tomou conta do DCE-UFRGS.
Porém quando ganharam as eleições mostraram que não merecem estar no DCE, todo o papinho da propaganda eleitoral se resumiu em um ano de total incompetência, nada foi feito.
Não sei porque querem usar este nome de novo.

Anônimo disse...

O PRESIDENTE DA CHAPA 2 NUNCA FOI DO MEL. NUNCA FEZ PARTE DA CHAPA DCE LIVRE EM TODOS ESSES ANOS, NEM MESMO COMO APOIADOR. COMO ALGUÉM ASSIM PODE SE DIZER MEL?

A CHAPA DO MEL É A CHAPA 4, QUE TEM OS FUNDADORES DO GRUPO E OS MEMBROS MAIS ANTIGOS.

Anônimo disse...

Por que não param de picuinha e vão ler um livro? Tem que fechar esse dce pra pararem com esse circo.

Anônimo disse...

Para vocês verem... o cara que fez o escarcéu e o MEL apoiou e usou como trama política agora é chamado de doido varrido pelos mesmos amiguinhos????

Ahuauhahuauhau amo isso!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/