Em defesa de Percival Puggina no caso da Comissão da Verdade

Ao rebater as críticas feitas pelo intelectual gaúcho Percival Puggina ao modelo aprovado para a criação da Comissão da Verdade, o professor Marino Boeira, de Porto Alegre, foi direto ao Ponto: queixou-se ao bispo.

. O professor universitário gaúcho nem quis rebater os argumentos esgrimidos por Percival Puggina, porque confessou que procurou o editor do jornal Zero Hora para se queixar e pedir censura, mas concordou em escrever depois que o jornalista indicou-lhe o verdadeiro caminho da liberdade de imprensa.

. O verdadeiro sofisma de Marino Boeira é a sua assertiva de que democratas lutaram de armas nas mãos e também dentro das regras do jogo parlamentar e político consentido, porque todos queriam restabelecer a democracia no Brasil. Até mesmo as pedras da rua sabe que combatentes como Marighella, Carlos Lamarca e Dilma Rousseff, todos de metralhadora em punho, nunca trabalharam para restabelecer a democracia, mas para substituir a ditadura militar pela ditadura comunista. Este registro histórico precisa ser reconhecido. Essa gente atrapalhou e adiou o retorno ao estado democrático de direito – e acabou tirando proveito da conquista, aboletando-se nos altos escalões da república e até enriquecendo.

- A Comissão da Verdade é bem vinda, sim, mas precisa revelar igualmente as verdadeiras razões dos que lutaram, os meios que cada um empregou e as delações e assassinatos cometidos pelos dois lados. 

CLIQUE em polibio.braga@uol.com.br para adquirir exemplares do livro “Ahú – Diários de uma Prisão Política”, escrito pelo editor. R$ 50,00. Entrega grátis. O livro narra as prisões, o exílio, a clandestinidade e a militância do editor na mídia da resistência, inclusive Veja, Opinião, Movimento, Peleia, Debate e outras publicações que trabalharam pelo restabelecimento da democracia. O editor foi formalmente reconhecido como perseguido político pelo governo Lula, à época em que o sr. Tarso Genro era ministro da Justiça.

6 comentários:

Unknown disse...

É cexatamente isso, Políbio. Na mosca. Eu, após ler ZH escrevi o que se segue:
A IGNORÂNCIA E MÁ-FÉ
FlávioMPinto
A resposta, ao texto de Percival Puggina publicado no domingo em ZH dia 4 de dezembro, de autoria do “professor universitário” Marino Boeira é de uma inconsistência de dar dó. Uma inocência que o Puggina, com absoluta certeza, irá se divertir muito.
Primeiro pela ignorância do dito professor ao revelar, como se não fosse do conhecimento mundial , as citações e formas de atuação daqueles meliantes-Che e Marighela. Meliantes, sim. O que fizeram permite cravar-lhes a alcunha.
Triste é ver ZH abrigar Puggina e depois uma porção de asneiras escritas por um professor universitário. Tenho pena dos seus alunos. Deve ser professor dessas faculdades-“pai pagou passou”. Com mais uma absoluta certeza já sei qual sua militância partidária e também que poderia ter saído de sua cabeça que os atentados de 11 Set 2001 nos EUA foi um case da CNN!
Quanto a comissão da verdade, agora uma mostra que o dito professor não sabe ler nem acompanha o que acontece no país: sua (da comissão) atuação será apenas voltada para um lado. Canhestra. Torta. Falsa. Mentirosa. Parcial. E isso está escrito no decreto de sua formação!
O que o dito professor não acredita que o menos que a comissão deseja é a reparação histórica: desejam um acerto de contas por não terem conseguido anular a Lei da Anistia e castigar os militares que impediram a formação do Império Celestial Comunista nas terras brasilis, a semelhança da progressista Cuba de hoje.
Um conselho ao professor: vá se instruir para arejar sua cabeça e melhor orientar seus alunos.

Mordaz disse...

Justamente é isto aí! A ditadura era as necessárias condições objetivas para a revolução como contou Che e Fidel em Cuba. Não tinha objetivo nenhum em redemocratizar o país, mas aproveitar para a minoria comunista pelo meio das armas, tomar o poder totalitário do país. A maioria fedelhos irresponsáveis e sanguinários. Felizmente foi impedida a formação no Brasil das FARCs brasileiras com que sonhavam. Felizmente perderam em toda a AL, pois senão veríamos um banho de sangue que deixariam os camaradas (companheiros) Stalin e Mao com inveja.

Anônimo disse...

FlávioMPinto, eu ia dar meu pitaco, mas vc disse tudo. A DilmaCarabinaAK-47, disse, defendendo o min.OrlandoSilvachefe de quadrilha, não podemos demonizar um partido(o PcdoB) que tanto lutou pela democracia brasileira...! chamar essa gente de cara de pau, é pouco né...? comunista lutar por democracia(talvez a cubana, que elles tanto se empenharam em estabelecer aki no país). Um Viva as Forças Armadas brasileiras que nos livraram desses comunistas...!!!!!! ESTAMOS DE OLHO..

Anônimo disse...

Realmente a luta era pelo comunismo percebendo a derrota levantaram a bandeira da democracia houve conflitos de todos os lados não ha inocente se tiver são poucos rarissimos casos ha sim a luta por seus ideais com o risco da própria vida. Agora falando como povo ai sim houve mudanças drásticas trocamos ordem demais por "liberdade" demais antes tinhamos que andar com documentos e carteira de trabalho para se identificar e claro declarar amor a pátria nos colégios e igual amor ao regime, hoje podemos tudo mas não mudamos nada a não ser que a midia e os poderosos tenham interesse na nossa causa trocamos uma ditadura por uma falsa democracia colocamos revoltosos desordeiros para governar por isso se explica tanta corrupção em todos os setores e do jeito que vai não duvido a volta da ditadura eles estão abusando do direito de nos roubar. Vinte anos de ditadura foi pouco para um povo que não passou séculos de reinado cruéis como alguns países europeus o Brasileiro tem que começar a enxergar seus deveres como cidadão, tem que amar sua terra e seu povo sua cultura , amar a liberdade para depois usufruir de uma democracia verdadeira e justa porque esta que ai esta é uma falacia pra enriquecer vagabundo. Tirem eles dai agora quero ver.

Anônimo disse...

Admiro o Sr. Percival Puggina, sabendo que está escrevendo num jornal parcial.

Sr. Marino Boeira ! Espero que o Sr. vá a Cuba, após a morte de Fidel, para obter todas as informações verdadeiras sobre as mortes patrocinada pelos Castro e Guevara, este último morto deves ter uma foto com charuto na boca em sua sala de aula.
Atualmente também deves ir a antiga Alemanha Oriental e abrir os arquivos do governo comunista.
Tens dinheiro para tudo isto, sua pensão é generosa as custas do povo trabalhador brasileiro.
Saudações de quem foi contra os militares, só no voto, e sempre serei contra socialistas.

Anônimo disse...

Volta e meia a gente se depara com um vigarista tentando aplicar o conto dos “heróis da ditadura”.
Até parece que essa história não está cheia de testemunhas dispostas a gritar a verdade.
Ainda ontem ouvi um radialista dizer que Dilma e companheiros estavam desfrutando da democracia pela qual tinham lutado.
Tá certo que o tal radialista é vermelho até o osso, mas tenha dó!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/