O Pisa, maior canteiro de obras do RS, será entregue em agosto de 2012

O maior canteiro de obras do RS neste momento é o complexo do Pisa, o Projeto Integrado Socioambiental da Prefeitura de Porto Alegre, que custará R$ 600 milhões aos cofres do Dmae, o Departamento Municipal de Águas e Esgoto e beneficiará 800 mil pessoas.

. Todas as obras serão entregues em agosto do ano que vem.

. O editor visitou todas elas durante três horas na manhã desta quinta-feira. Parte da visita foi ciceroneada pelo Diretor Geral do Dmae, Flávio Presser.

. No final do ano que vem, quando o Pisa estiver concluído, o tratamento de esgoto de Porto Alegre ampliará sua cobertura atual de 27% para 80%.

. Nenhuma capital brasileira chegou a tanto.

. O Pisa foi pensado inicialmente pelo Prefeito João Verle, do PT, há dez anos, mas ele não tocou a obra porque quebrou a prefeitura em função de uma gestão incompetente e irresponsável.  O Prefeito que sucedeu Verle, derrotado nas urnas, José Fogaça,  conseguiu retomar os projetos, que foram refeitos e receberam financiamentos da Caixa e do Bid, isto depois que as finanças municipais foram recuperadas.

. O Prefeito José Fortunati pegou o peão na unha e toca tudo com velocidade.

. As duas obras mais imponentes são o emissário de 17 kms, 11 dos quais subaquáticos (seis mergulhadores trabalham full time no local) que levará 50% do esgoto não tratado da cidade, da Ponta da Cadeia até a Serraria. Ali, neste momento, 474 trabalhadores tocam uma obra gigantesca de 56.000 m2, a Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria, que tratará 4.100 litros por segundo.  É uma obra de R$ 128 milhões.

CLIQUE acima para ampliar e examinar o extraordinário emissário subaquático, visitado nesta quinta pelo editor.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ai está a prova que o PT no poder, somente governa para o funcionalismo público, aumentando salários de maneira absurda e criando cargos de maneira escandalosa. Não sobrava nada para a população que não da casta do funcionalismo.

Anônimo disse...

Não é 80% é 77% http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pisa/default.php?p_secao=3 pelo menos é o que está no site!

Unknown disse...

Cada povo temo governo que merece...

Anônimo disse...

Me criei nadando em ipanema e espero remar de caiaque neste guaiba antes de morrer. edus

Anônimo disse...

O PT no governo só sabe pintar o meio da calçada e dar aumento prô funcionalismo...assim é em Bagé.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/