João Luiz Vargas diz que Operação cartola é vazia e denunciará Geraldo Da Camino na Assembleia: "Ele não tem prova de nada"

O ex-Presidente do Tribunal de Contas e ex-Presidente do Tribunal de Contas do Estado resolveu procurar nesta gterça-feira o Presidente da Assembleia e também o Presidente da Comissão de Assuntos Municipais, Deputados Adão Villaverde, PT, e Cassiá Carpes, PTB, para fazer uma denúncia formal contra o Procurador do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino.

Qual é a denúncia? Prevaricação e violação dos direitos e garantias constitucionais contra oito Prefeitos que ele mandou investigar no âmbito da Operação Cartola.

Ele não podia fazer isto? Ele terá que mostrar as provas que o conduziram  até a Polícia Civil, para mobilizar o aparato intimidador de 500 homens, e depois para excluir três dos Prefeitos. Ele não tem prova alguma. Da Camino acha que é o xerife dos gaúchos.

O senhor é advogado dos prefeitos? De nenhum. Não é este o caso. Sou um cidadão gaúcho.

Qual é sua proposta? Para começar, entregarei minuta de um projeto-de-lei para que a Assembleia suprima o caráter imperial do mandato do Procurador Da Camino, o único titular de cargo do gênero que poderá perpetuar-se ali.

Quem nomeou Da Camino para esse mandato perpétuo? Eu, usando uma lei que precisa ser regulamentada.

Queda nos juros tem tudo a ver com crise global

Muita gente ficou surpresa com a queda da taxa básica de juros para 12% e a fixação de viés de maior queda ainda na próxima reunião do Copom, porque existe o temor de que a mensagem passada ao mercado possa ser interpretada como maior leniência em relação ao controle da inflação.

. O editor conversou com muitos economistas e empresários durante o final de semana, aproveitando a realização da Expointer no Estado, mas também leu muito no sábado e no domingo.

. Ao final e ao cabo, o que a unanimidade das opiniões indica é o seguinte, para justificar a posição do Copom:
- Só a aposta num grave colapso da economia internacional até dezembro é que poderia justificar esta queda inesperada de juros.

. Desde meados do primeiro semestre, os sinais de dificuldades são mais do que evidentes em Países com Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda, com notícias muito ruins em relação aos Estados Unidos e Itália. Isto tudo, para começar.

. Nesta segunda-feira, do mesmo modo que ocorreu com os EUA, as agências de risco pioraram a nota da Itália.

. As Bolsas despencaram em todo o mundo, inclusive em São Paulo. Frankfurt caiu 5,28%, enquanto que em Paris a queda foi de 4,7%.

. São notícias e previsões cada vez mais inquietantes.

- O Brasil sofrerá com a nova crise global que já chegou, mas ninguém sabe seus reflexos verdadeiros. A natureza desta crise global é diferente, porque não é mais a banca, porém os governos perdulários, os atingidos. Não parece ser - ainda - o caso brasileiro.


Merchandising
Cervejas pretas com chucrute e salsicha é no Bier Markt

Esta noite pode estar lotado o pub alemão de cervejas e chopes artesanais (52 marcas globais), mas faça sua reserva para segunda-feira. Atende grupos.
CLIQUE AQUI para ver a dica do Hagah para saber mais. Ali também você encontra opções de outros bares da cidade de Porto Alegre.

Comércio busca ajuste dos estoques, diante das vendas aceleradas

As vendas do comércio lojista em Porto Alegre começaram a desacelerar também em Porto Alegre, conforme números provisórios que o editor recolheu junto a CDL (as vendas de agosto teriam ficado no marco zero de crescimento), embora seja cedo para apostar em tendência.

. Em São Paulo isto aconteceu antes, em julho, conforme disse ao editor o Presidente Vilson Noer. Os estoques das indústrias e das lojas estão muito altos.

. Embora a proximidade do Natal seja sempre período de aquecimento econômico, ninguém considera que as vendas deste final de ano serão tão espetaculares como as do mesmo período do ano passado. Um crescimento de 5% já é considerado bastante otimista.

Denúncia do leitor - Na Fepagro, nós somos a Emater de Erechim. Aqui também nos perseguem.

DENÚNCIA DO LEITOR
Lendo sobre as demissões em massa na Emater em Erechim e o tipo de tratamento recebido pelos funcionários: ameaças de transferência para locais distantes, pressão moral, pressão por aposentadoria, vigilância, controle autoritário de computadores, me senti na Emater de Erechim também. Aqui na Fepagro, órgão do governo estadual, hoje controlado pelo PT, estamos sendo submetidos aos mesmos "destratamentos", com a "sutileza" que somos execrados em público, estejamos presentes ou não.

. Nossos colegas são ameaçados de serem enviados para o outro lado do Estado "para desestabilizar a família"; colegas são avisados em público que sua pesquisa não terá mais lugar na instituição (sem que eles estejam presentes); dizem nos procurar e não nos encontrar no local de trabalho; humilham servidores, independente do status, em reuniões e em plenária no auditório; nos fazem assinar o ponto na antessala do gabinete da presidência; nossos computadores são rastreados para saber sites visitados (quais podem? quem decide? porque não nos avisam?). A primeira versão do Programa de Gestão Estratégia, veiculada dentro da instituição, nominava servidores como exemplo do bom e do mal.

- Quando vi a mensagem postada no blog pensei, finalmente alguém mais está se indignando.

* Emilio Zolafranco

Fortunatti passará o dia em Brasília. Ele busca recursos para obras da Copa

O Prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, baterá ponto em Brasília nesta terça-feira. Ele quer agilizar a liberação dos recursos do programa "Minha Casa, Minha Vida" para programas habitacionais nas Vilas Tronco, Nazaré e Fátima.

. A Vila Tronco tem a ver com a nova avenida que liberará o tráfego para a zona Sul, enquanto que as duas outras integram o projeto de ampliação da pista do Salgado Filho.

- O objetivo de todos os projetos e completar as obras viárias relacionadas com a Copa 2014. 

Entenda melhor o sentido desta censura à RBS

No ano passado, a RBS TV produziu reportagem de denúncia que foi acolhida também pelo programa Fantástico, denunciando o que chamou de "Farra das Diárias", mas este ano voltou ao tema para mostrar o desdobramento do caso.

. Alguns dos personagens da edição do ano passado consideram que a reportagem da RBS TV move-se por espírito de vingança neste caso.

. Um deles é a ex-servidora da Câmara de Vereadores de Estância Velha, Inajara Costa, que denunciou o próprio repórter da RBS TV e seu auxiliar, o informante Marcos Caduri.

. Também não gostou da reedição o Vereador Adenir Webber (DEM), da cidade de Dom Pedro de Alcântara, que quis impedir a nova execração pública, não conseguiu êxito e por fim foi atendido pelo Desembargador Leonel Pires Ohlweiler, da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que mandou a RBS parar com a inclusão do nome do Vereador na "Farra das Reportagens Reeditadas".

. Inajara e o Vereador Adenir jamais foram sequer processados, passado um ano das primeiras reportagens investigativas da RBS.

- Marcos Caduri, o auxiliar das reportagens investigativas da RBS, todas elas produzidas com câmeras e microfones ocultos, curiosamente é delator em várias operações, entre as quais a Legislatur (Farra das Diárias), Solidária e Cartola, nas quais a RBS TV também sempre foi a primeira a ser chamada. No caso da Operação Cartola,  ele produziu o depoimento inicial e único. Marcos Caduri sempre faz a primeira abordagem nas reportagens investigativas, surpreendendo os entrevistados quando os entrega ao repórter da TV. A RBS TV nunca quis explicar se Cadori está na sua Folha, qual o papel que cumpre e que relação tem com as autoridades. O funcionário trabalhou até há pouco tempo na prefeitura de Alvorada, de onde foi demitido depois de denúncias protocoladas contra ele.

Alceu Moreira denuncia manobra protelatória no caso da Emenda Ibsen

O deputado Alceu Moreira, PMDB do RS, é presidente da Frente Parlamentar do
Pré-Sal. Ele acha que o Congresso já adiou demais a análise do veto de Lula
à Emenda Ibsen, aprovada por ampla maioria na Câmara e no Senado.


Sairá dia 15 a votação da Emenda Ibsen, que redistribui os royalties do
pré-sal ?

O presidente do Congresso, José Sarney, agendou a votação para o dia 15, mas estão querendo adiar mais uma vez para 5 de outubro. Uma injustiça desse tamanho não pode ser postergada mais uma vez.


Quem perde ?
Os Estados e municípios. O RS deixa de receber R$ 1,4 bilhão por ano, já que
recebe apenas R$ 93 milhões hoje em dia. Na proposta da Emenda Ibsen todos os municípios ganham, sem exceção.

Expointer vira feira de veículos automotores. Vendas despencaram este ano.

O medíocre desempenho das vendas na Expointer,  não pode e não deve ser debitado ao governo do Sr. Tarso Genro, do PT, que fez o que pode para levá-lo a bom resultado, mas o balanço final divulgado neste domingo, demonstrou que os resultados foram bem inferiores aos que foram registrados no ano passado.

. Este ano ficou mais claro que as vendas na Expointer migram da condição de feira agropecuária para a condição de feira automotiva.

. Eis os números sobre as vendas finais, em milhões:
Máquinas e veículos - 880,7
Animais - 11,8

. A diferença entre vendas de máquinas e animais é oceânica (80 vezes maiores).

- O editor sabe muito bem que a Expointer nem de longe é apenas local de boas vendas, porque por trás do evento estão trocas de conhecimentos científicos e de experiências inéditas de gestão moderna no campo, sem contar a exposição dos resultados genéticos obtidos pela pecuária do RS.  

Multas a clientes que desistem de pacotes aéreos são válidas

Vale para todas as agências de viagens gaúchas a decisão do Tribunal de Justiça,  que reconheceu a validade das multas contratuais nos casos de desistência do pacote de viagem pelo cliente. Cabem as multas.

. A decisão saiu no âmbito de ação movida contra a Socaltur, cliente do escritório gaúcho Baethgen & Santos Advogados.
 
. É que a entidade de defesa dos consumidores, Anadec, ajuizou ação coletiva alegando que as multas fixadas  pela agência,  por desistência da viagem contratada, eram abusivas.

- Ainda cabe recurso desta decisão aos tribunais superiores. 


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o curso “Como investir na bolsa de valores” no dia 26 de setembro, presencial em Porto Alegre e ao vivo pela internet. Clique aqui e informe-se.

Uniair, a empresa aérea que atende Marco Maia, já cresceu 64,6% este ano


O Deputado Marco Maia já pode programar melhor sua agenda de viagens para os próximos meses, porque a sua empresa aérea privada de táxi aéreo preferida, a Uniair, da Unimed do RS, quer atingir mais três Estados até o final do ano, pelo menos para atendimento aeromédico. 

. A Uniair já atende RS, Paraná e Mato Grosso. 

. As aeronaves com que poderá contar o Deputado Marcos Maia são um helicóptero Esquilo AS 350B2 e três aviões King Air, inclusive uma GTB300 para oito passageiros. 

- Aliás, desde 2007 a Uniair atende todo o Brasil e América do Sul. Este ano, graças a novos clientes como Marco Maia, que só este ano já pagou R$ 16 mil para a Uniair, o faturamento da empresa cresceu 64,6%. 

Líder do PMDB denuncia que "fogo amigo" pode ser apenas "fogo combinado"

"Não sei se é fogo amigo ou fogo combinado", foi o que disse nesta segunda-feira ao editor o Deputado Giovani Feltes, líder do PMDB na Assembleia do RS, depois de examinar as reportagens dos jornais Zero Hora e Correio do Povo sobre o caso "Barreiras de Fogo", o movimento de soldados e oficiais da Brigada Militar ligados ao PT e aos governos Olívio e Tarso, que ateiam fogo em rodovias gaúchas para pressionar por aumentos salariais. A insinuação é de que o PT e o governo combinaram-se para criminalizar as lideranças das associações e com isto legitimar a interrupção das negociações.

. O PMDB tirou nota exigindo que o governo retome imediatamente as negociações, porque ficou claro que os protestos criminosos não parte das associações.

- Os líderes do PMDB, Giovani Feltes, e do PSDB iniciaram conversações com os demais Partidos da oposição, porque desejam tirar uma posição comum de denúncia sobre as provocações e apoio ao reajuste imediato de 25% para os brigadianos. A ideia dos Partidos é convocar o sargento e o oficial já identificados para depor na Comissão de Segurança e Serviço Público.


LEIA mais notas sobre o assunto, abaixo.
CLIQUE no vídeo aí ao lado, a direita, acima, para ver e ouvir o comentário do editor sobre o assunto. 

Opinião do Leitor - Demissões em massa provocam tensão na Emater de Erechim

OPINIÃO DO LEITOR
Estou escrevendo para relatar algo revoltante que está acontecendo na Emater Regional de Erechim. Merece uma atenção especial de investigação da imprensa. Somente ela pode ajudar

- Técnicos e Agrônomos com mais de 30 anos de casa, estão sendo pressionados pela gerência Regional de Erechim a pedir demissão e sair sem justa causa, sem direito aos 40% de multa da CLT. Quando a pesssoa é ligada ao PT, eles fazem acerto e pagam a multa.
. Desde janeiro, 10 técnicos  pediram demissão e saíram. A perseguição política vai desde a transferência para municípios distantes, ou a pressões morais, controle autoritário  de computadores, locais de trabalho e vigilância. Já no Governo Olívio esta mesma gerência produziu  enormes excessos e agora retornou ameaçando todos os que não pactuam com as ideias do PT.

Márcio Caldeira, Erechim.

Consulta ao 4º lote do IR 2011 deve ser liberada esta semana

A consulta ao quarto lote de restituições do IR 2011 deve ser liberada nesta semana, provavelmente na quinta-feira, uma semana antes do pagamento, marcado para o dia 15 de setembro, como mostra o calendário abaixo. Para saber se foi incluído nos lotes, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou ligar para o telefone 146.

Dica de entrevista - Leia esta entrevista de Bisol, o homem que não conseguiu migrar do mundo infanto-juvenil das ideologias ultrapassadas. Saiba, também, quem é Bisol.

DICA DE LEITOR
Como tudo o que fez, esta entrevista de Bisol ao jornal eletrônico Sul21 também é espetaculosa. Bisol espetaculariza o que faz, como se vivesse a vida toda em um estado de ópera. Tem uma grande inteligência, e a projeta no que faz. Há passagens muito importantes no que diz, mas às vezes também mostra ingenuidade sobre o caminho político das sociedades. A entrevista tem momentos  lúcidos, e também, como ele mesmo se pretende, uma indagação  sobre generosidade humana e o  devir.
CLIQUE AQUI para ler.

Nota do editor, a bem da verdade - ao contrário do que informa a entrevista, Bisol não trocou o Direito pelo Jornalismo com o golpe de 64. Já que a matéria fala no golpe de 64, vale lembrar que Bisol era ligadíssimo a Sinval Guazzelli, que foi Governador biônico do Estado, escolhido pelos militares entre 1974 a 1978. Bisol esqueceu esta parte da sua biografia, quando frequentava a copa e cozinha do seu amigo. Nada contra, a amizade era genuína, mas é preciso assumir esta condição. Bisol foi rapidamente promovido ao Tribunal de Alçada. Por ser magistrado aposentado, Bisol está na folha de pagamento dos inativos do Poder Judiciário, e recebe todas as diferenças pagas aos juízes e desembargadores, inclusive o auxílio-moradia. Depois que se aposentou - muito cedo - do Judiciário, Bisol foi para a RBS. Escrevia editoriais, assessorava o dono da empresa, Maurício Sirotsky, até que a TV Gaúcha resolveu fazer a versão local de um programa nos moldes do que fazia a Marta Suplicy em SP, com Bisol e Balala Campos. Ia ao ar diariamente pela manhã.

. O programa fez sucesso e lhe deu visibilidade, Bisol se candidatou e se elegeu deputado pelo PMDB, já na década de oitenta. Foi estadual e depois federal; depois viu que não se elegeria e fixou residência em Brasilia  com sua primeira mulher. Sua mulher atual é  Vera Zanette, com quem vive há  15 anos.

. A frase  da reportagem "Com o golpe de 64, trocou o Direito pelo Jornalismo"  é mentirosa. A troca do Direito pelo jornalismo ocorreu após a sua  prematura aposentadoria na magistratura. Ele também elegeu-se  senador, chegando a candidato a vice de Lula, posição da qual renunciou em meio a denúncias contra ele.

Fogaça, o grande eleitor do PMDB, faz a corte para Manuela

A foto que mais percorreu mundo neste final de semana, foi a que registrou os sorrisos mútuos que trocaram o ex-Prefeito José Fogaça e a Deputada Manuela D'Ávila.
 
. Fogaça é o maior eleitor local do PMDB.

. O PMDB trabalha com três hipóteses diferentes para as eleições do ano que vem, mas joga todas as fichas na primeira:
1) prosseguimento da aliança com o atual prefeito José Fortunatti, do PDT.
2) apoio a Manuela D'Ávila, caso Fortunatti feche com o PT e fique sem opção própria.
3) lançamento de Ibsen Pinheiro em caso de impasse nas alianças com o PDT ou o PCdoB.

- Este mês, dia 29, o PMDB de Porto Alegre fará convenção e escolherá seu novo presidente. É candidatíssimo o Vereador Sebastião Melo, que cumpre mandato tampão.


CLIQUE AQUI para examinar o novo site de Manuela, lançado para comemorar seus 30 anos.

PMDB começa a esquentar a candidatura de Ibsen Pinheiro

Se depender da bancada federal do PMDB, Ibsen Pinheiro sairá candidato no ano que vem.

. Seria cabeça de chapa em qualquer aliança.


Merchandising
Cervejas pretas com chucrute e salsicha é no Bier Markt

Esta noite pode estar lotado o pub alemão de cervejas e chopes artesanais (52 marcas globais), mas faça sua reserva para segunda-feira. Atende grupos.
CLIQUE AQUI para ver a dica do Hagah para saber mais. Ali também você encontra opções de outros bares da cidade de Porto Alegre.

Os jovens Brizola enfrentam a velha guarda e perdem a parada

Ficou claro no 5° Congresso Nacional do PDT, que a velha guarda não cederá um só milímetro de espaço para os jovens Brizola.

. Eles resultaram isolados durante o encontro do final de semana em Porto Alegre, já que não conseguiram emplacar a proposta de eleições diretas para os diretórios do Partido.

- A chapa oficial para o diretório metropolitano do PDT,  já foi divulgada e seu líder é o Deputado Vieira da Cunha. Ele enfrentará a Deputada Juliana Brizola. Como a eleição será indireta, Juliana Brizola não terá a menor chance.

Pompeo só será candidato se Romildinho não quiser a reeleição

O ex-Deputado Pompeo de Matos só será candidato à presidência estadual do PDT se o Prefeito Romildo Bolzan não quiser continuar no cargo.

Dilma sanciona lei que cria 17 varas no RS

A presidenta Dilma sancionou nesta segunda-feira a Lei número 12.475, que cria 17 varas no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – no Rio Grande do Sul. Ao todo, são 17 vagas para juiz do trabalho, 153 para técnico e analista judiciário e mais 17 postos em comissão.

. As varas serão instaladas nas cidades de Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Esteio, Estrela, Gravataí, Taquara, São Leopoldo, Santa Rosa, Rio Grande, Passo Fundo e Lajeado.

Bovespa opera em forte queda de 3%

A Bovespa operava no vermelho no pregão desta segunda-feira. Por volta das 12h50, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) tinha baixa de 2,53%, aos 55.099,33 pontos. Os mercados internacionais têm fortes quedas influenciados pelo temor de uma recessão econômica global. As Bolsas dos EUA não abrem hoje devido a um feriado local.

. Já a cotação do dólar comercial seguia com alta de 0,95%, a R$ 1,652 na venda. O euro seguia com desvalorização de 0,14%, vendido a R$ 2,33.

Marta Suplicy bate todo mundo em São Paulo

Pesquisa DataFolha deste domingo:

1. Prefeito 2012:                                                
2. Prefeito 2012, segunda opção:
Marta Suplicy 29%                                                Marta 31%
Serra 18%                                                           Russomano 15%
Russomano 13%                                                   Netinho 9%
Netinho 8%                                                         Soninha 8%
Soninha 6%                                                         Paulinho 7%
Paulinho Força Sindical 6%                                   Aloysio Nunes 7%
Chalita 3%
Eduardo Jorge 2%.
              
3. Incluindo Haddad do PT, este tem 2%. Incluindo Bruno Covas e José Aníbal do PSDB, estes têm, respectivamente, 6% e 4%.

              
4. Sem Serra nem Marta, Russomano vai a 20%.   

Clipping blog Cesar Maia.

Bolsas europeias caem com temor de recessão nos EUA

As bolsas europeias operavam em baixas expressivas nesta segunda-feira pelo temor de uma recessão nos Estados Unidos e afetadas pela crise da dívida, assim como por um forte retrocesso dos valores bancários. Na sexta-feira, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que não foram criados postos de trabalho no país em agosto.

. Na última quinta-feira, a Casa Branca reduziu sua previsão para a economia dos Estados Unidos, mostrando que o desemprego pode ficar em média em 9% em 2012 e prevendo um crescimento menor do que o esperado para os próximos anos. A administração do presidente Barack Obama, em sua revisão anual de meio de ano, disse que o crescimento econômico pode desacelerar para 1,7% em 2011. Em fevereiro, a administração federal havia previsto que a economia cresceria 2,7% este ano.

. Perto das 9h (horário de Brasília), a bolsa de Paris perdia mais de 3%, assim como Madri, Frankfurt e Milão. Em Londres, retrocedia perto de 2%.

PT pressionará governo Dilma a regular mídia

Diante da repercussão negativa e do desconforto da Presidente Dilma Rousseff com o assunto, o 4º Congresso Nacional do PT reforçou em sua resolução política um apelo à militância e à bancada federal por uma mobilização da sociedade para que o governo encaminhe, e o Congresso Nacional aprove, o marco regulatório de mídia.

. O congresso do PT convoca “o partido e a sociedade na luta pela democratização da comunicação no Brasil, enfatizando a importância de um novo marco regulatório para as comunicações, que, assegurando de modo intransigente a liberdade de expressão e de imprensa, enfrente questões como o controle de meios por monopólios, a propriedade cruzada, a inexistência de uma Lei de Imprensa, a dificuldade para o direito de resposta, a regulamentação dos artigos da Constituição que tratam do assunto, a importância de um setor público de comunicação e das rádios e televisões comunitárias”.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o curso “Como investir na bolsa de valores” no dia 26 de setembro, presencial em Porto Alegre e ao vivo pela internet. Clique aqui e informe-se.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/