Ferraz avisa: "Eleições terão fortes agendas locais. Ciclo do PT dá sinais de erosão".

- A nota a seguir é do cientista político Francisco Ferraz. Ele amplia a interpretação que o editor fez da palestra feita ao meio dia no Clube do Comércio, conforme notícia abaixo. Vale a pena ler porque Francisco Ferraz toca em pontos vitais para a melhor compreensão do atual cenário político e eleitoral.

Na palestra de hoje,  procurei mostrar as razões que explicam a predominância do quadro político atual. Não considero que as próximas eleições indiquem uma vantagem clara dos partidos de esquerda. Ao contrário. 

. Eleições municipais possuem agendas locais, onde aspectos ideológicos das campanhas eleitorais ficam em segundo plano. 

. Além disso,  a principal eleição municipal do país - a de São Paulo – tende a ser bastante favorável para o PSDB. 

. Minha análise focou na tentativa de explicar as razões do quadro político atual de hegemonia do PT, expresso sobretudo na popularidade presidencial, resistência política do governo às evidências de corrupção e dificuldades para o exercício de uma oposição eficiente. São fatores que, em primeiro lugar indicam a percepção dos eleitores de que suas vidas vão bem, assim como as características  de uma democracia instável e de baixa institucionalização. 

- Talvez não tenha sido suficientemente claro,  sobretudo porque foi uma palestra longa. Acho que, ao contrário, o modelo político vigente – hegemonia do PT – que constitui o ciclo atual da política brasileira, já ultrapassou seu melhor momento, e dá claros sinais de exaustão.

7 comentários:

Luiz Vargas disse...

A erosão do PeTê é de honestidade, de ética e de moral. O futuro do estado, o compromisso com um projeto de governo e de melhorias para a população são meros detalhes que só existem em períodos eleitorais. Depois o que interessa é a cumpanherada forrar os bolsos.
Aqui no estados dos botocudos temos um embu$teiro estelionatário que tem uma ba$e aliada QUE CONTA COM OS MELHORES POLÍTICOS QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR.

Anônimo disse...

Professor Ferraz já foi um bom analista. Hoje, tá na mesma onda dos outros: enxerga o que quer enxergar.

Rudinei disse...

Não é exaustão... É que ninguém consegue enganar tantos por tanto tempo, a máscara do PT já caiu, só não se deram conta ainda !!!

Anônimo disse...

Então, o bicho não e tão feio assim! O PT não é nenhum Barcelona como pintam. O que é necessário é se ter um pouquinho de colhões, todo mundo, não só a chamada oposição e botar pra fora os podres, que são muitos, do partido da estrela vermelha - que é abortista, censurador, totalitário, corruptor, hegemônico, enfim, uma grande enganação nacional.

Mario Rangel disse...

Senhor Luiz Vargas. Sua fala é de "A erosão do PeTê é de honestidade, de ética e de moral", se esquece de falar da ética e da moral dos outor. Veja o Senador Demóstenes Torres, que sobe à tribuna para falar de corrupção e está envolvido até a medula com o crime organizado.

E por falar em botocudos, no qual o sr, deve estar incluído, veja o que fez por aqui a ex-governadora, não é?

Então sr. Vargas, acrise é de todos e não culpa de um só.

E por falar em comprar apoio de parlamentares, o que o sr. me diz do Fernado Henrique e a sua reeleição?

Daniel disse...

Este CABIO é parecido com aquele que previa a vitoria do Serra. Que intuiu que o Aecio Cunha seria o "grande" lider da oposicao apos as eleicoes de 2012. Possivelmente, como parece, seja socio da Mae Dinah, né?

Anônimo disse...

Ao Mario Rangel

Pare de comparar o PT aos outros. Só o PT tinha moral e ética antes de chegar ao puder. Quando caiu a máscara, quem não presta são os outros e o PT sai bonitinho na foto. Sem chance - a culpa, hoje, das defecadas de hoje é do PT, não dos outros.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/