Governo mantém, redução de IPI para linha branca e zera imposto para móveis

O governo decidiu prorrogar por mais 3 meses a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a linha branca com objetivo de estimular a economia, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta segunda-feira. A medida encerraria no dia 31 deste mês.

"Estamos começando o aquecimento da economia neste primeiro semestre", afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista coletiva nesta segunda-feira. "A economia vai crescer a taxas próximas de 5% no segundo semestre para ter crescimento (em 2012) maior que 2011", emendou

Ele anunciou ainda a redução do IPI sobre móveis de 5% o para zero. O tributo que incide sobre luminárias e lustres também caiu, de 15% para 5%. Já para laminados houve redução de 15% para zero na alíquota do imposto. A renúncia fiscal, segundo Mantega, é de R$ 489 milhões para o governo federal.

"A contrapartida é a manutenção do emprego. Não pode haver demissões nesses setores. Em fevereiro, a indústria admitiu 50 mil (trabalhadores) e queremos que isso continue", afirmou o ministro da Fazenda em entrevista coletiva.

A decisão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi tomada na manhã desta segunda-feira, após ter conhecimento dos dados do ritmo da economia refletidos pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que apontou queda de 0,13% entre dezembro de 2011 e janeiro deste ano. O IBC-Br é visto no governo como o melhor indicador antecedente de atividade.

* Clipping www.ig.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

489 milhões é uma merreca perto dos 1,5 bilhões que foram "doados" para Cuba. Essse valor equivale a meio ano de diárias, passagens aéreas e mordomias para a cumpanherada fazer turismo com dinheiro dos contribuintes.

Anônimo disse...

"MELHOR INDICADOR DE ANTECEDENTE..."

Se o melhor indicador de antecedente fez com que adotassem medidas de isenção para estimular,é por que a coisa degringolou, quem é atento observou, para mim o varejo conta tudo, um dos melhores indicadores.

O "ânimo" dos fornecedores tentando vender é outro indicador.

A MAROLINHA DO LULA fazendo espuma...

falando claro:"SE BORRARAM"

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/