Agência de classificação de risco Fitch Ratings avisa: "Abra o olho com o Banco Votorantim"

- A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou a nota de viabilidade do Banco Votorantim (BV) de "bb" para "bb-", devido à combinação de um fraco desempenho em 2011 com uma base de capital alavancada.

"A Fitch espera que o BV consiga reverter esta tendência através dos esforços da nova administração para melhorar os índices de inadimplência, especialmente no segmento de financiamento de veículos. Esta melhora não deverá ocorrer antes de 2013", diz a agência em comunicado.

Paralelamente, a agência afirmou os demais ratings do BV e da BV Leasing. O rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor (IDR, na sigla em inglês) de longo prazo em moeda estrangeira e local foi mantido em “BBB-”. O rating nacional de longo prazo continua em “AA+”. Ambas as notas têm perspectiva estável.

A Fitch explica que a manutenção dos IDRs e dos ratings nacionais do BV se baseiam no suporte que o banco poderia receber do Banco do Brasil (BB) em um cenário de estresse. O BB adquiriu 49,99% do capital votante do BV em setembro de 2009 e concedeu ao banco uma linha de crédito interbancário rotativo de R$ 8 bilhões. Além disso, em março de 2010, o BB injetou R$ 450 milhões no banco.

"A Fitch acredita que o grupo Votorantim também poderia prestar suporte financeiro ao BV, embora os ratings se baseiem unicamente no suporte do Banco do Brasil", diz a agência.

* Clipping jornal Valor desta terça-feira.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que é noticia alarmista. Pena não estarmos próximos às eleições, pois uma vista da familia Votorantin - tipo a do Silvio Santos - ao Palácio do Planalto poderia resultar na compra do banco pela CEF ou BB.

Anônimo disse...

Na verdade o Banco Votorantim ja foi vendido na pratica para o Banco do Brasil a02 anos atras. A tal participacao de 50% do BB no Votorantim e conversa para boi dormir pois ha certamente acordo de acionistas de gaveta para controle total! E a inadimplencia da farra de carros ate 72 vezes so esta comecando no Brasil!

Anônimo disse...

O Banco Votorantim esta sossegado, tem
os brasileiros como sócios.

Anônimo disse...

O BV já foi salvo pelo governo. A farra das compras de carros tem prazo para acabar, e o prazo começa a se esgotar. Não é torcida contra, é fato, nenhuma economia se sustenta a longo prazo dessa forma.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/