José Vicente Brizola contou na CPI do Bingo como o governo Olívio, PT, fechou negócio mal cheiroso com Carlinhos Cachoeiras

- A reportagem a seguir foi resgatda dos jornais do dia 20 de julho de 2005. A matéria conta como o filho de Brizola, José Vicente, que o governador Olívio Dutra e o PT levaram do Rio para o RS para fazer um agravo ao caudilho do PDT, já que pai e filho estavam rompidos. Ele narrou na CPI do Bingo que foi usado pelo governo do PT no jogo de interesses que uniu o PT no Estado com Carlinhos Cachoeira. "Por denúncia minha sobre a safadeza, o governo anulou o edital, mas Cachoeira venceu demanda na Justiça, em primeiro grau, e o governo do PT não quis recorrer, levando-me a assinar o contrato no apagar das luzes", confessou José Vicente Brizola. Depois disto, o filho de Brizola foi demitido.

CPI DOS BINGOS
José Vicente Brizola confirma existência de caixa 2 no PT
20/07/2005 | 08:23 | TUDOPARANÁ

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos na tarde desta terça-feira, José Vicente Brizola afirmou que, quando dirigiu a Loteria do Estado Rio Grande do Sul (Lotergs), foi pressionado pela ex-senadora Emília Fernandes (PT) e por seu filho Carlos Fernandes, para angariar recursos junto a concessionários públicos de loterias para a campanha eleitoral da chapa majoritária do PT em 2002.
José Vicente admitiu que chegou a apresentar empresários de jogos à ex-senadora. Quando perguntado pelo senador Leonel Pavan (PSDB-SC) se teria como provar essa denúncia, José Vicente sugeriu que a CPI solicite a quebra de sigilos telefônico, fiscal e bancário da ex-senadora.

Respondendo ao relator da comissão, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), sobre por que denunciou apenas em 2004 o suposto esquema de caixa 2 para financiamento de campanha do partido, José Vicente justificou que esperava uma oportunidade para fazê-lo, que teria surgido apenas no episódio Waldomiro Diniz.

José Vicente disse que não tinha poder para tomar nenhuma decisão em sua diretoria e que todos os atos eram impostos pela Secretaria de Fazenda do Estado. Ele comparou sua atuação à frente da Lotergs com a de Waldomiro Diniz na subchefia de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, afirmando que ambos foram meros artífices de interesses maiores do PT. José Vicente disse ter convicção de que o deputado José Dirceu é o principal mandante das operações de caixa 2 do PT.

"Quando fiz a denúncia do caixa 2 do PT, os políticos locais do partido tentaram me desqualificar. A verdade é que denunciei algo que hoje está sendo comprovado. Eu fui o primeiro a ter coragem de denunciar", disse.
Sobre as relações do empresário de jogos de azar Carlos Cachoeira com o governo do estado do Rio Grande do Sul, José Vicente disse que foi contrário a um edital de licitação, vencido pela empresa de Cachoeira, para terceirização da loteria de números do estado, cujo valor era "muito aquém do esperado". Ele disse ainda que levou o caso ao secretário de Fazenda, que o autorizou a revogar o edital.
"No entanto, acabei tendo de assiná-lo ao apagar das luzes do governo Olívio Dutra, uma vez que Cachoeira recorreu e venceu na Justiça, e o governo não quis recorrer", relatou. A CPI dos Bingos foi criada para apurar denúncias de utilização de casas de bingo em lavagem de dinheiro e supostas ligações do jogo com o crime organizado.

10 comentários:

Anônimo disse...

Da Camino não existia na época ou só apareceu no governo Yeda?

Anônimo disse...

Bem feito vicente, teu pai te aconselhou, entrou num ouvido e saiu pelo outro, te queimou como politico. edus

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Quando os gaúchos vão cair na real,papai noel, coelhinho da pascoa não existem,assim como esquerdista honesto também não.
Acordem gaúchos
UM MUNDO MELHOR É POSSÍVEL
FORA PT

Saudações

Mordaz disse...

Grande resgate destes fatos, Políbio. Parece que a grande mídia faz fumaça para não resgatar estas informações. Cachoeira e PT já foram unha e carne. Infelizmente uma CPI comandada pelo PMDB e pelo PT vai abafar a verdade.

Aquiles disse...

Olívio Dutra e Cachoeira ???

Putz, mas aquele período de trevas do RS botocudo pastador de capim e feno não para de me surpreender negativamente.

Olívio Dutra foi o pior "governo" da História do RS, seus efeitos foram mais devastadores para o Estado do que o terremoto no Japão e o tsunami na Asia.

Anônimo disse...

NOS CAÇANÍQUEIS UMA EMPRESA FANTASMA COM O NOME DE CIZAL PERTENCIA AS FARC, POR ISTO A VINDA DE UM DOS LÍDERES DELES VEIO A POSSE DE ORRÍVIO DUTRA, COM TODAS AS DESPESAS PAGAS COM O DINHEIRO DO POVO GAÚCHO.

ictor Teixeira disse...

ODiogenes operador financeiro do governo do PT(Olivio)foi responsável por grandes acordos com donos de máquinas caça níqueis.Como na história com uma lanterna a CMI(senado e CF)se quizer tera grandes informações aqui do Rio Gaúcho do Sul

Anônimo disse...

Se este rapaz BEBESSE e "FUMASSE" menos poderia viver mais sobrio, mentir menos e, assim, honrar o sobrenome do PAI... Quem tiver dúvidas pergunte aos netos do Grande Caudilho: INFELIZMENTE filhos do josé vicente, porém, AFORTUNADAMENTE, netos de LEONEL DE MOURA BRIZOLA.

Anônimo disse...

Enquanto não lincarem o PT do RS com o Carlinhos Cachoeira não vão sossegar. Essa gente.........

Dumke disse...

Agora estamos vendo o que é o PT ( partido das taxas) com o governador caudilho velho que tentou colocar a cachaça na cesta basica. Acho que queria colocar tambem um bilhete da loteria.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/