Turra reclama que agronegócio novamente é excluído das desonerações

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, que participou essa semana do anúncio de pacote de estímulo à produção do Governo Federal, reclamou das repetitivas exclusões do agronegócio das medidas de desoneração e estímulo à competitividade,. "A nossa inclusão nessa desoneração é uma questão de não punir aquele que é eficiente. É questão de justiça", cobrou ele.

. Segundo ele, poucos setores produtivos do Brasil geram tantos empregos quanto o agronegócio. Turra citou que  a avicultura possui 720 mil empregos diretos e exporta milhões de toneladas do produto . “O saldo da balança comercial brasileira se manteve positivo, nos últimos anos,  graças às exportações de produtos agrícolas e pecuários. Somente para a China, nossas vendas chegarão a 300 mil toneladas de frango”, completou.

. Turra afirmou que o setor enfrenta  grandes dificuldades para se expandir. Entre eles estão  a variação do câmbio, valor dos insumos e o aumento do preço do milho com a estiagem. Entretanto, quando chegam politicas que beneficiaram diversos setores para evitar a desindustrialização, a agroindústria está novamente fora.

. Conforme a Ubabef,  a avicultura brasileira é a maior do mundo, sendo o primeiro lugar  com  40% das exportações e lucro de  U$$ 8,2 bilhões em 2011. Os três estados do Sul respondem por 75% da produção nacional. Já o consumo de frango no Brasil impressiona e chega a 45 kg habitante/ano. Bem maior que o de bovinos (33 kg habitante/ano) .

.A desoneração de INSS da folha de pagamento de quinze setores da indústria, desde têxteis até empresas de Tecnologia da Informação foi uma das medidas anunciadas e representará renúncia fiscal de R$ 7,2 bi .

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/