Juros baixos forçarão a venda do Banrisul

 Foi muito curiosa a explicação da diretoria do Banrisul para justificar os raquíticos  R$ 214 milhões, que foi o total do lucro líquido apurado no primeiro trimestre deste ano.Um crescimento de apenas 1,5% sobre o trimestre anterior.

. “É a portabilidade, estúpido”, pareceu dizer o banco.

. Todos os bancos tiveram perdas e ganhos com a portabilidade.

. Quem viu os números do Banrisul (o balancete trimestral não foi publicado) sabe que não é por aí que será explicada a conta.

. Afinal de contas, a carteira de crédito revelou movimentação de R$ 21,3 bilhões, portanto um avanço de 18,7% sobre o trimestre anterior.

. Além do pequeno lucro líquido verificado, que nem cobre a inflação do período, o índice de inadimplência do banco deu um salto muito grande, passando de 2,76% para 3,02%.

. A verdade sobre a queda do lucro tem a ver com um problema que a diretoria do Banrisul não teve coragem de revelar, que é a queda das taxas de juros.

. Este será um problema cada vez mais grave.

. O editor está convencido de que num ambiente de juros muito reduzidos,  bancos regionais, sobretudo estatais, mamutes sem agilidade e autonomia para contratar quadros dirigentes competentes, sujeitos a nomeações político-partidárias, como o Banrisul,  não terão escala para enfrentar a concorrência muito mais poderosa.

. Antes que o banco quebre, o governo do PT poderá ser obrigado a abrir mão de outro dogma que sempre cultivou: a venda do Banrisul. Se insistir em não privatizá-lo, terá que aceitar a proposta de compra feita repetidas vezes pelo Banco do Brasil.

26 comentários:

Anônimo disse...

Aí eles vão se enforcar, gostaria de ver a bancada petista defendendo a venda do banrisul...Seria "Sue generis", nunca jamais visto na historia deste país

Mordaz disse...

Quem sabe eles não resolvam encampar o resto dos bancos privados? Esta turma gosta de uma estatal para chupar dinheiro.

Anônimo disse...

VENDAM esta porcaria, pelo amor de Deus... De quebra a dívida coma união reduz em 3 pontos percentuais pelo estado querer bancar este cabidaço de empregos.

Aproveitem e vendam a parcela do RS do BRDE pro mato grosso do sul. Só ai pouparemos 1000 pelegos com altos salários. E aproveitem vendam CEEE, Corsan e outros.. acabando assim com o problema financeiro do Estado.

Daniel disse...

A minha parte (O Banrisul e nosso...) os gestores podem DAR, DOAR, CEDER, TOCAR FOGO, ETC... Pois comosabemos todos, este é mais um daqueles "nagocios" patrocindos pelo OTARIO CIDADAO. E nao é de agora, nao.

Ricardo R. disse...

Ué ???? O Daniel sendo coerente ???? Será que é o mesmo Daniel ??? Sei não !

Anônimo disse...

Que vendam esse monstrengo!
Estado não é banqueiro!

Anônimo disse...

a melhor coisa que o meu estado fez foi vender o BESC...

aquilo era um atraso em forma de banco...

Anônimo disse...

Sem paixões, me respondam:
O estado precisa de um banco estatal?
Que serviços ele oferece de que o Estado não pode abrir mão?
Se teve sua função social no passado, hoje é tão importante ter um banco do governo do RS?

Anônimo disse...

Anonimo da postagem as 15,59 e Daniel não escrevam bobagens, cabidaço do que, se é tudo concursado?tbém não gosto do PT, tenho nojo desse partido, mas escrevam com co nhecimento de causa e não por ouvir falar, dizer , etc...

Anônimo disse...

Com juros baixos bancos como o Banrisul não se sustentarão por falta de escala de negócios. Não faz difernça para o RS o banco ser ou não gaúcho.

Anônimo disse...

O sonho da direita asqueirosa é que não só Banrisul quebre, como de resto o RS e BR ou tudo que o PT governa. Esquecem que o BR ou o RS não é uma um oásis. Se a economia mundial vai mal é natural que o BR sofra algum sobressalto.

Se o Brasil for afetado os brasileiros também serão, incluindo a elite.

Todavia, temos nosso mercado interno, o tal aumento do dolar é tudo que os exportadores queriam e ainda temos juros a serem baixados.

Surfista Prateado disse...

Como toda estatal, já deveria ter sido vendido há muito tempo! Mas não se preocupem, veremos a tantã da Manoela "abraçando" o maldito banco.

Anônimo disse...

Ué! Daniel virou contra os socialistas! Será que veremos luz no final do tunel?

Daniel disse...

Ricardo meu filho. Nao penso como um imbecil tocedor de clube de futebol. Apenas acho que todos deveriam ser cobrados, punidos se necessarios, etc. Inclusive aqueles que compraram Deputados para aprovar a emenda da reeleicao. Mas como possuimos uma imprensa bem engajada, que acredita que o Policarpo é jornaleiro, e nao associado com o crime, nao podemos esperar muito, ne?

Anônimo disse...

Isso que dá passar um tempo em brasília e se acostumar vendo de tudo um pouco inclusive as sultuosas cifras que por lá circulam. Depois retornam para o Estado de origem e se deparam com um cingelo orçamentinho de alguns poucos Bilhões, bem menos do que viram girando facinho por lá. Ai dá nisso, o olho cresce, a a vontade de aumentar o bolo também. Por exemplo, se por lá se gasta 100 milhões com papel higiênico, porquê por aqui também não? Exageros a porte, isso deixa as pessoas mal acostumadas, e nessa utopia não há orçamento que dê conta para eles. Era só o que faltava, quererem vender o Banrisul para gastarem tudo num estralar de dedos. O povo pode até um milhão é muito dinheiro, que um bilhão então nem se fala, mas pra eles que estão mal acostumados a gastar desordenadamente o dinheiro do povo, torrar uma ou duaz duzias de bilhão é uma barbada, e na mão deles não dá nem pra saída, rapidinho pulverizam e acabam com tudo, e benfeitorias para o povo que é bom nada!! Não sei se é bom ou não privatizar o banrisul, a ceee ou a corsan. Só sei que é tudo que mais querem e em beneficio do povo que não é!! Lá em brasília o clima é muito seco, deve ser por isso, vieram de lá com muita sede, loucos para tomar da nossa água, e haja água!!!

Anônimo disse...

Enquanto vocês ficam filosofando se é bom ou não vender o banrisul, eles lá ficam pensando onde e como vão gastar caso venham a vender o banrisul. De certo já podem ir ou estar gastando por conta e endividando mais ainda o estado. Então se venderem, podem tapar um pouco do buraco, senão problema do próximo governador que irá erdar o buraco deixado, e que buraco! De certo nisso tudo é que o povo daqui não enxuga as orelhas enquanto ve lá do outro lado do oceano um pais pequenino chamado Grécia que está mais para um poço sem fundo, tudo porque lá não existe uma lei que diga para eles que não podem gastar mais do que arrecadam. Engraçado nos temos essa lei aqui, não é mesmo?! É verdade, aqui no Brasil, não se pode gastar mais do que foi orçado e/ou arrecadado, está na lei. Só que na prática não funciona. Rigoto entregou o estado quebrado para Ieda, Ieda entregou o Estado quebrado para Tarso, e Tarso entregará o estado mais quebrado ainda para o próximo governador. Então, ninguem cobra o cumprimento da lei e fica por isso mesmo. Então que falta para o RS ou o Brasil virar uma Grécia? Pouco ou nada!! Temos a Lei, mas infelizmente não funciona, então fazem o quem bem entendem. Depois para amortizar o rombro, só vendendo ou privatizando o patrimônio do povo pra tentar pelo menos recapar alguns buracos aqui e outros ali que ficaram pelo caminho. E outra mais incrivel é irem na televisão dizer em alto em bom tom que o estado não gasta os 15% constitucional na saúde, e fica por isso mesmo. Lei pra quê? Constituição pra quê? Se o que impera é a vontade do administrador sobre tudo e sobre todos. Tudo ato discricionário do administrador, e os que são vinculados, esses que sejam cobrados do jeito que bem entenderem pelo tempo que for e a perder de vista!!!

Anônimo disse...

Olha ai o que está sendo ventilado, a venda, melhor, a PRIVATIZAÇÃO do banrisul. Quem diria, o PT querendo privatizar o patrimônio do povo. Olha ai o partido que era contra essas coisas, que era a favor do trabalhador, do sindicalismo, dos professores, olha ai colocando as manguinhas de fora. Legal isso, é bom para o povo ver que na política não existe partido ou ideólogia partidária, e sim e somente sim, interesses e mais interesses pessoais e mais nada!! No fim são sempre os mesmos a concorrer, e o que move os acontecimentos por trás também. Somos reféns da obrigação de votar em quem eles querem, e mesmo que tanhamos um rol de pessoas para votar, no fim é como se todos fozem uma só pessoa. E se algum cidadão honrado e de bem, cheio de boas vontades queizer se candidatar, coitado, não consegue! Então para alguem se candidatar é obrigátória a filiação partidária e a candidatura atráves de um partido, o qual se irá reprensentar. Então se o cidadão faz coisas boas, o partido vai nos meio de comunicação e diz, olha ai as obras do nosso partido. Mas se o mesmo cidadão representante desse partido, corrompe, rouba, ou desvia o dinheiro do povo, o partido não tem nada haver com isso, não recebe nenhuma punição, suspeição, multa ou coisa do gênero por seu afiliado e representante ter feito de errado. No fim, tudo muito errado!!

Anônimo disse...

o comentário das 19:35 eh o tipico caso onde se tenta puxar o saco do governo escrevendo coisas sobre as quais não tem a menor ideia...

Luiz Vargas disse...

No caso do BANRISUL a culpada não é a portabilidade e sim PeTralheridade.
Onde os PeTralha$ colocam as patas nem guanxuma se atreve a brotar.

Oswald disse...

Para o esquerdista asqueroso das 19;35: então o Brasil vai sofrer mais uma marolinha? um sobressalto? não somos a quinta economia mundial? mercado interno movido a emprestimos(salvação da Patria)?

Anônimo disse...

Quero mais que esse dito Banco de Todos os Gauchos e todos aqueles imbecis que foram contra a privatização deste mamute se explodam. Vejam a taxa de juros que eles oferecem (como de fossem gentis) ao emprestimo consignado. Bando de lacaios...
Joel |Robinson

Anônimo disse...

Lembrem-se sempre que o banrisul não é formado só de "diretoria". Tem aproximadamente 9.000 funcionários que trabalham muuuiiito para rentabilizar o banco.Atras desses funcionários tem muitas famílias.
Não seria melhor trocarmos os políticos desse pais??

Anônimo disse...

O Banco do Brasil anunciou ter encerrado o primeiro trimestre de 2012 com lucro líquido de R$ 2,5 bilhões, após ter registrado ganhos de R$ 2,932 bilhões no mesmo período de 2011, queda de 14,7%, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (3), em meio a maiores provisões para perdas diante da tendência de aumento da inadimplência. Em relação ao quarto trimestre do ano passado, quando o lucro havia atingido R$ 2,972 bilhões, o recuo foi de 15,8%.
Agora por que o BB teve menos lucro no primeiro trimestre 2012, comparado ao 1º trimestre 2011, vão querer privatizar. Sem noção pessoas que pensam desta forma.

Alex disse...

Quando privatizarem o Banrisul, compro um champagne e uma caixa de foguetes! Que vendam logo esta sucata!

Roger Stelmach disse...

Portabilidade?Sou servidor do Estado e fiz portabilidade para a CEF em janeiro de 2012.A portabilidade do Banrisul é falsa pois apenas faz o TED , não identificando como salário ou vale-alimentação impedindo-me de fazer financiamento imobiliário. Após seis meses de reclamação na ouvidoria deste banquinho tive que entrar na justiça.Obtive liminar e eles não cumpriram.Processo em andamento.Acham que são donos do salário do servidor e podem desrespeitá-lo e atendê-lo mal.

Roger Stelmach

Roger Stelmach disse...

O que vale é o Banricompras, o Banrisul não oferece nenhum diferencial no varejo.Com o novo mercado será engolido pela Caixa e Banco do Brasil.Porém, para vende-lo teremos que fazer um plebiscito se não estou enganado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/