Dilma não parece entender o que acontece na economia

O jornal O Estado de São Paulo tem insistido muito nas confusões que a presidente Dilma Rousseff vem produzindo, todas elas ligadas a sua pretensa competência na administração da economia.

. Dilma Rousseff é economista, sim, mas há muitos e muitos anos não exerce funções na área. Além disto, seu conhecimento limita-se a uma mera graduação, porque não conseguiu levar adiante os cursos de mestrado e doutorado que começou.

. Como gerentona do PAC, Dilma Rousseff não produziu resultados apreciáveis, a não ser o fato de ter concentrado 40% das obras nas mãos de uma única empreiteira, a Delta Construções.

. O PAC foi uma belíssima sacada política dos marqueteiros de Lula.

.  Nos pronunciamentos desta semana, a presidente misturou duas questões muito diferentes, segundo o jornal:
 - A incorporação de milhões de famílias pobres ao mercado de consumo e o desafio de remover obstáculos à expansão da economia nacional. Detalhe inquietante: a autora dessa confusão tem um diploma de economista.

. Ora, os números demonstram que a indústria brasileira vai de mal a pior e perte espaço nos mercados interno e externo, o que, claro, reduz gravemente o número de empregos. Assim, eis o que ensina o jornal:
- É um disparate, portanto, atribuir os problemas da indústria - mais precisamente, do segmento de transformação - a uma retração dos consumidores. A participação de bens importados no mercado brasileiro de consumo atingiu 22%, um recorde, nos quatro trimestres encerrados em março e essa tendência, ao que tudo indica, se mantém.

. Mais adiante, ensina O Estadão:
-  Não basta dispor de fábricas para produzi-los. A indústria tem de ser capaz de produzi-los com preços e qualidade compatíveis com os padrões internacionais. Recorrer ao protecionismo é apenas uma forma de empurrar o problema para a frente e - pior que isso - de abrir espaço para problemas adicionais, como a elevação de preços e a estagnação da capacidade produtiva. Muitos brasileiros devem ter aprendido essa lição. A presidente parece tê-la esquecido.

. O governo tem ignorado a questão mais séria de todas para os atuais problemas da economia, que são os casos dos investimentos escassos e da diminuição da capacidade produtiva, o que não depende apenas dos juros altos, mas relaciona-se gravemente com o chamado Custo Brasil.

CLIQUE AQUI para ler o editorial completo do Estadão.

10 comentários:

Anônimo disse...

Mas ela não tem doutorado na área de economia?

Surfista Prateado disse...

Bem, o editor só pode estar brincando... Não precisa ter nenhum curso sequer de graduação em Economia para perceber as imbecilidades que a Dilma diz sobre a economia do país. Palocci não é era economista, FHC também não. BASTA NÃO SER ESTÚPIDO. Este é o problema da Dilma. Burra, muito burra. Ela é constrangedora, além de mal informada. Daquelas que se formou em Economia na base da decoreba, analfabeta funcional que leu livros mas não entendeu, apenas decorou. Imagina quando o pessoal das cotas sair das Universidades quantas Dilmas teremos por aí, dizendo estultices em todos as áreas em que resolve dar sua "opinião"...

Anônimo disse...

Políbio,

Voce certamente já viu "Cavalo em dia de Desfile" neee! Dilma está igual: "CAG........e ANDANDO" pro Brasil e patuléia.
Abraços

Anônimo disse...

Nem de economia nem de nada ! Esta anta so sabe dizer bobagem! Nao esquecam tambem que a "Presidenta" incompetenta quebrou a sua lojinha de R$ 1,99 !!!!Pobre Brasil!!!!

Aquiles disse...

Dilma é uma vergonha para a categoria dos economistas.

Anônimo disse...

Se ela quebrou uma loja de c$1,99 e vira presidente, que Deus tenha misericórdia de nós. edus

Anônimo disse...

O PT ...so conhece:
Caixa 2
Recursos não contabilizados
Propina
Mensalao
Corrupcao
Etc etc
Competencia
Organizacao
Planejamento não è com eles.
O nome ja diz PT ( Partido do Trambique )
Um dia nos livraremos da Praga !!!

Anônimo disse...

Quem não sabe por si como na mão dos outros,esse jornalista está caindo no ditado. Em tempos absolutamente anormais,qual dos dois está certo,o que acha que tem de esperar o bonde da miséria passar,ou quem tenta detê-lo a qualquer custo? Eu fico com o segundo caso,esses tempos são tão anormais,que até o anormal que matou dezenas na Noruega sabe disso,como mostrou em sua resposta: Em tempos normais eu seria uma pessoa bem simpática e agradável. Não justifica o crime,já que mesmo em tempos anormais,as pessoas sãs,conseguem enxergar soluções melhores que a dele. Mas,dá uma mostra de que os tempos estão fora do normal. Logo,mesmo não enlouquecendo de vez,que tiver um mínimo de inteligência vai saber que as medidas tidas por certas,tem até mais chances de darem errado que as medidas de curto e curtíssimo prazo.

Anônimo disse...

Concordo com o Anônimo das 20:04. Com todas as facilidades que estão sendo 'desenvolvidas' para as minorias(?) e tão defendidas pelo Paim, pobre de nós quando cairmos nas mão desses médicos, advogados, dentistas....

Anônimo disse...

É uma pena que o governo esta perdendo a cavalo encilhado que esta passando devagar.
Em vez dessa palhaçada de Sutentabilidade, dos pobres, onde esta uma cupula entre os paises da AL, Mercosul e etc. para quebrar as runhas e remover as barreiras comerciais entre nos da America Latina. A Europa que se dane. Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela (mesmo com o Chavez) estão perdendo tempo em promover um comercio entre si. |O cavalo só passa uma vez...
Joel Segalla Robinson

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/