Ministérios usam exceções para reclassificar papéis que antes tinham livre acesso a consulta

 * Clipping Estadão

Domingo, 17 de Junho de 2012, 03h08 - Estadão

ALANA RIZZO, RAFAEL MORAES MOURA , FÁBIO FABRINI

Para driblar a obrigação de divulgar dados públicos, imposta pela Lei de Acesso à Informação, o governo está reclassificando documentos como sigilosos. Antes de livre consulta, os papéis estão ganhando carimbo de reservados após a entrada em vigor da norma, em 16 de maio, sem justificativa legal, com o propósito de adiar a divulgação por até 25 anos.

Os ministérios baseiam-se nas exceções previstas no texto legal, apesar de a Lei de Acesso ressaltar que a transparência é regra. Entre os argumentos mais usados está o risco à "segurança da sociedade ou do Estado", à qual os órgãos públicos se apegam até para negar dados de convênios prosaicos, firmados diariamente pela administração.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem nada faz, nada teme. Que medo que os petistas tem , hein? Em cada enxadada sai uma minhoca, é impressionante a fertilidade que eles tem para tramóias, cada petista é um trambiqueiro, pelo menos em potencial, tais quais o Mário e os outros que vivem com ele atrás do armário!

Anônimo disse...

O engraçado dessas decisões é que eles alegam " risco à segurança da sociedade ou do Estado".
Qualquer semelhança com o que alegavam os militares quando estavam no poder é mera coincidência?
O que faz o Poder.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/