Entrevista - Entenda melhor o que ocorrerá a partir de agora no julgamento do Mensalão

Luiz Francisco Corrêa Barbosa, Advogado, Porto Alegre

Então, como é que cada ministro do STF decidirá a partir de segunda-feira?
Prevaleceu a posição do relator, ministro Joaquim Barbosa: cada ministro decidirá por itens. São oito itens. O primeiro deles, que foi o terceiro, já teve a condenação por parte do relator. Os demais ministros, segunda-feira, revelarão suas decisões sobre este item.

Por que o relator começou pelo terceiro e não pelo primeiro item?
Ele alegou que obedecerá a ordem cronológica dos fatos.

Num julgamento assim, o ministro Cesar Peluso, que se aposentará dia 3 de setembro, não votará em alguns itens?
E nem decidirá sobre as penas, porque estas só sairão no final.

Fiz uns cálculos sobre as penas mínimas para o caso do deputado João Paulo Cunha e percebi que os crimes de peculato e lavagem de dinheiro já o remetem para a cadeia.
Dois crimes de peculato e um de lavagem, dariam mesmo cinco anos, e isto significa regime semi-aberto. Ele dormiria na cadeia. Acontece que ele poderá freqüentar outros itens, como também o Marcos Valério. Teremos que esperar para entender se prevalecerá a tese dos crimes continuados, que é das defesas, ou do concurso material.

A partir da semana que vem, as sessões do STF não sairão todos os dias.
Só as segundas, quartas e quintas-feiras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Porque não deixam os Ministros Julgar para depois fazer os calculos.

Alias, o advogado barbosinha tem mais é que se peocupar com seu cliente, único réu confesso na Ação Penal em curso. Ou seja, cada advogado que se preocupe com seu cliente.

Anônimo disse...

Ora, o povo que tem consciência e se indigna de ser roubado de maneira descarada, mesmo que seja para as campanhas eleitorais onde o pt é campeão de propagandas enganosas (auto-suficiencia de petróleo, saúde à beira da perfeição, etc etc etc)quer mais é saber quantos anos vai se ver livres desses criminosos. E não venham me dizer que não são, porque o admitiram, ao alegarem nas defesas, que o dinheiro era de caixa 2, o que também é crime.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/