Relator pede prisões do petista João Paulo Cunha e de Valério. Penas, mesmo mínimas, resultam em prisão. Hoje não terá julgamento.

- O julgamento do Mensalão será retomado segunda-feira, porque o STF resolveu fazer folga nesta sexta-feira. O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, continuará com a palavra. Na quinta-feira, ele pediu a condenação do deputado do PT, João Paulo Cunha, e também de Marcos Valério. Não ficou clara a pena, que será fixada ao final do julgamento, mas os crimes a eles imputados, mesmo que somem penas mínimas, acabarão em cadeia de fato, mas isto só acontecerá se a maioria dos ministros acompanharem o relator. Nesta quinta, os ministros envolveram-se em novas discussões, porque Joaquim Barbosa queria julgamento fatiado, réu por réu, mas a Corte decidiu por tomar o voto global de cada ministro, após a fala do relator e do revisor. Irritado com as interrupções e críticas ao seu trabalho, o relator ameaçou largar tudo, o que criaria um problemão para o STF.

. O relator da ação penal do Mensalão do PT no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, votou pela condenação de Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, sócios da agência de publicidade SMP&B, pelo crime de corrupção ativa. Ele também votou pela condenação do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) por corrupção passiva. Barbosa iniciou nesta quinta-feira a leitura do seu voto e o primeiro item que decidiu abordar foi o da relação da agência de publicidade com a presidência da Câmara dos Deputados, na época do suposto esquema presidida pelo petista João Paulo Cunha. Cunha é candidato a prefeito de Osasco pelo PT. O julgamento está produzindo efeitos devastadores sobre suas pretensões eleitorais.

.  "A utilização dos 50 mil reais (sacados por pessoas próximas do parlamentar à época) é mero exaurimento do crime de corrupção passiva", disse Barbosa. "O dolo fica evidenciado pela relação prévia dos réus João Paulo Cunha, Ramon Hollerbach, e Cristiano Paz", acrescentou.

. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, a SMP&B foi uma das agências usadas para desviar recursos públicos e repassá-los para a compra de apoio parlamentar. O Mensalão foi um esquema denunciado em 2005 por Roberto Jefferson de desvio de dinheiro público e compra de apoio parlamentar que se tornou a pior crise política do primeiro governo do ex-presidente Lula.

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem completa que o Jornal Nacional, Rede Globo, produziu na noite de ontem.

CLIQUE nas fotos para ver melhor. À esquerda Marcos Valério. A outra foto é do deputado do PT, João Paulo Cunha.

4 comentários:

Anônimo disse...

O ministro relator não pediu a condenação, ele condenou os réus. Quem pede a condenação é o ministério público. A imprensa por ignorância está informando errado a população.

Anônimo disse...

Se ainda houver um mínimo de justiça e decência no STF, então TODOS os mensaleiros deverão ser condenados. Começando por este indigitado João Paulo Cunha.

Anônimo disse...

Culpa do FHC!!!

Anônimo disse...

Não entendi a reclamação do Lewandowski pelo fato do relator querer votar por itens, já que o próprio Lewandowski disse que preparou 38 votos, um para cada reú.
Isto não seria também o tal do julgamento fatiado?
eu acredito que o melhor julgamento é analisando cada fato e decidindo se esse fato é criminoso, examinando-se a materialidade, quando for o caso, já que existem crimes formais, e definindo-se a autoria de cada envolvido no fato especifico, pois do contrário seria julgar cada réu por um bloco de acusações e não se poder avaliar sua participação individualizada no delito praticado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/