Ministério Público Federal em pé de guerra contra interferência de Dilma Roussef

O Ministério Público Federal está em pé de guerra contra a presidente Dilma Roussef, que mandou cortar sua proposta orçamentária cortada por dois anos seguidos, sem qualquer justificativa legal, ignorando completamente o que dispõe  aa Constituição Federal, que garante que os Poderes e o Ministério Público da União tenham seus orçamentos incluídos na sua totalidade na proposta orçamentária. Só quem pode fazer ajustes é o Congresso Nacional.

. Um dos reflexos da decisão de Dilma Roussef, segundo as dezenas de mensagens que o editor recebeu nesta quinta-feira a tarde,  são os baixos salários recebidos pelos servidores, cuja tabela vai abaixo. Muitas mensgens recebidas pelo editor  denunciam que o achamento orçamentário desmotiva o MPF e abre brechas para que as investigações e denúncias de corrupção sejam congeladas. Examine a tabela ao lado.

27 comentários:

Anônimo disse...

mais dinheiro?

pra que?

acabaram de arquivar o caso da pressão que 9dedos imprimiu ao ministro Gilmar Mendes...

não viram nada...

não viram prova alguma...

o ministro passou por mentiroso, pois seu relato foi tratado como nada...

e casos escabroso protagonizados pelo 9dedos não faltam para o MPF investigar...

Anônimo disse...

Tá bom Políbio.
Então os caras só vão investigar a corrupção que grassa o País se forem atendidos...
Isso fere os princípios da administração pública.
Cambada de chantagistas...
Corruptos é o que são!

Anônimo disse...

Enquanto isso, um trabalhador recebe na região metropolitana de São Paulo, e não no Piauí ou Acre, cerca de R$ 1.800,00! Se eu fosse procurador, procuraria outro emprego.

Rodrigo disse...

Vale ressaltar que os servidores do Ministério Público da União estão sem reajuste salarial há 6 anos. O MPU se encontra em processo de desprofissionalização,causando a consequencia grave para a população. O MPU é responsável por maioria das ações judiciais contra o desvio das verbas federais (corrupção).

Anônimo disse...

Quem acusa e quem julga mensalão, não tem reposição. Infelizmente, o revanchismo inpera.

Paulo Régis disse...

Parabéns Políbio!! É com grata satisfação que vejo finalmente na mídia alguém que lance luzes sobre a real situação dos servidores do MPU comparados com os colegas de mesmo nível nas carreiras de outros poderes. A verdade em relação aos servidores de "sangue azul" começa a aparecer!!

Lúcio disse...

Vale lembrar que o servidor do MPU, por força de lei, é de dedicação exclusiva. Não pode advogar ou exercer outra atividade de consultoria técnica.
Embora os salários possam parecer altos para o cidadão comum, mais de 300 nomeações foram tornadas sem efeito só neste semestre pois os aprovados rejeitam esses salários.

Klewer S. Cunha disse...

ParTido Mensaleiro não gosta do Ministério Público da União, o responsável por defender a sociedade dos políticos sujos deste país!

Sérgio disse...

Primeiro se deve, de fato, defender o respeito à Constituição e à autonomia do MPU, denunciando o corte orçamentário promovido pela Dilma. Depois, aí sim, discute-se, no Congresso, se é justa a reposição dos salários de servidores e Membros da Instituição. Como não faltam bons argumentos para defender justiça para os que trabalham dignamente e estão com mais de 7 anos sem reajuste e, ainda, atualmente, ganham os piores salários das carreiras públicas semelhantes,não há porque se esconder do debate. Que se faça justiça para os servidores do MPU!

Anônimo disse...

Sugiro, ao primeiro Anônimo, que alega que o Ministério Público nada faz contra o ex-Presidente Lula, a leitura do seguinte documento:
http://www.prdf.mpf.gov.br/imprensa/arquivos_noticias/aia-improbidade-lula-carta-emprestimos-inss.pdf

Lelia Regina Tucunduva disse...

Parabéns ao jornalista Polibio Braga por dar publicidade à verdade dos fatos! Deixo aqui uma pergunta para reflexão: Ministério Público da União atua em defesa da sociedade, do patrimônio histórico, dos índios e minorias e dentre tantas outras atuações, COMBATE A CORRUPÇÃO. A quem interessa enfraquecê-lo??? Será interessante aos governantes um MPU atuante?

Karina disse...

O Ministério Público é uma das poucas instituições em quem o povo ainda pode confiar. Afinal quem mais nos defende das barbáries financeiras/fiscais/legais de nossos governantes? Não sabia que a situação era esta, mas já era de se imaginar, não é? Com o julgamento do mensalão, é óbvio que o MP sofreria as consequencias por fazer o seu trabalho. Absurdo!

Anônimo disse...

eu nao disse que eles "nao fazem nada" contra o ex-presidente...

disse que eles arquivaram o processo que envolve o ministro Gilmar Mendes...

foi isso que eu disse...

e foi arquivado, eh fato...

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/09/26/mpf-pede-arquivamento-de-investigacao-contra-lula-por-suposta-tentativa-de-adiar-julgamento-do-mensalao.htm

BLOG DO JAL disse...

O tipo de trabalho executado pelos agentes públicos lotados no Ministério Público da União é de grande responsabilidade. O MPU investiga o desvio de recursos financeiros pelos órgãos públicos, a exploração do trabalho escravo, a xploração do trabalho infantil, defende o direito das minorias e combate a lavagem de dinheiro pelos corruptos que fazem mau uso dos impostos pagos por voê e por mim.
Jailton Ramos de Santana

Anônimo disse...

Matéria pertinente. Reivindicação justa.

Anônimo disse...

Estamos num momento em que o governo federal vem achatando os salários dos servidores públicos federais.
Isto é comprovado pela ocorrência de greves no serviço público federal, nas quais o governo federal tem rejeitado as pretensões dos servidores e obrigando-os a aceitar pequenas reposições sob pena de nada ganhar. Os exemplos disto são vários nos acordos recentemente feitos entre o executivo e diversas categorias de servidores amplamente noticiado na imprensa.
Igual achatamento já ocorreu em periodos anteriores, onde o atual partido no poder criticava tal procedimento, mas que agora no poder repete.
Tem algo que precisa ser bem esclarecido.
É a discussão dos valores que atingem quem recebe o teto dos servidores e que serve de limitador dos demais vencimentos dos servidores públicos.
Se o governo concordar que o teto tenha reajustes, como tem sido solicitado de cerca de 28% ou mais, como justificar que só concedeu 15% aos demais servidores?
É o caso do MPU. Os procuradores recebem o teto. Já os servidores administrativos do quadro de MPU recebem bem menos.
Será que o comando do MPU vai propor reajuste aos servidores em índice que reponha os seus vencimentos e aplique aos proprios subsidios dos Procuradores um reajuste que se limite aos 15% igual ao concedido a grande totalidade dos servidores?
Eu duvido.
Aí fica o problema.
Dirão: há mas o MPU tem autonomia.
Quem sabe use essa autonomia para ampliar os quadros, já que existe carência e com isto poderão melhor atender as necessidades do público em geral.
Além do mais. Todos são servidores públicos, independente do poder e nada justifica que alguns tenham privilégios imensos, outros privilégios menores e outros só recebem o que resta.
É preciso mais equilibrio no pagamento de vencimentos das mais diversas categorias do serviço público federal.

Anônimo disse...

Esses malandros têm é que comparar os cargos com os respectivos contra-cheques e nao comparar salários iniciais. O que importa são os penduricalhos e salário básico os quais somados darão um caminhão de dinheiro idêntico aos funcionários de outras carreiras.

Anônimo disse...

Também vale a pena ler o artigo relacionado:
Servidores do Judiciário ensinam como enquadrar Dilma em Crime de Responsabilidade por prejudicá-los na proposta orçamentária da União
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Criativos servidores públicos, com boas intenções políticas, reunidos no movimento MPUforte, disponibilizam na internet uma arma que pode ser um perigoso instrumento de cobrança institucional para Presidentes da República que descumprem as leis. Um modelo de representação denuncia que a Presidenta Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade ao ferir a autonomia financeira e administrativa do Ministério Público, uma vez que a Suprema Corte no julgamento da ADI 4.356 já firmou entendimento de sua equivalência por extensão ao conferido ao Poder Judiciário.

O modelo de petição protesta que a Presidenta da República Dilma Vana Rousseff deixou de incluir valores referentes aos gastos com pessoal definidos na proposta orçamentária do Ministério Público da União que daria cumprimento ao que determina o art. 37, inciso X, da Constituição da República. Dilma cometeu o erro (ou ilegalidade) ao consolidar as propostas orçamentárias para o exercício de 2013 e posteriormente encaminhá-las ao Congresso Nacional (Mensagem nº 387, de 30 de agosto de 2012; PLN nº 24-2012).

O crime de responsabilidade é previsto no art. 4º, inciso II, da Lei nº 1.079/50. Ferir a autonomia dos poderes republicanos é um dos delitos previstos. Se for denunciada e acabar condenada, Dilma pode sofrer as sanções previstas nos artigos 4º, inciso II, da Lei nº 1.079/50, e 85, II, da Constituição da República. Qualquer cidadão pode fazer a denúncia via petição, com fundamento no art. 218 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados com a redação da Resolução nº 22 de 1992, combinado com o art. 14 da Lei 1.079, de 10.04.1950.

O problema é que, por carência absoluta de oposição de verdade no Congresso, o caso tem tudo para dar em nada. No entanto, acidentes da história acontecem – como a imprevisível severidade de condenação no julgamento do Mensalão. Assim, caso a desestabilização de Dilma realmente interesse a um poder oculto muito maior e mais forte – tal qual acontece agora com o Mensalão que ficou impune por anos -, a representação contra uma vacilada legal-administrativa pode se transformar em investigação, denúncia do Ministério Público e julgamento com punição – que é o impeachment.

No Brasil da impunidade, um Presidente da República só cai quando ocorre a mistura explosiva de grave crise econômica interna com a vontade dos poderes transnacionais contrariados em seus interesses pelo marionete que ocupa o trono do Palácio do Planalto. Assim, pequenas bobagens ou delitos administrativos menores costumam causar mais prejuízos que aqueles grandes escândalos de corrupção que caem no esquecimento em menos de uma semana e que o lento sistema Judiciário só consegue punir – quando consegue – depois de muitos e muitos anos, favorecendo sempre o infrator.

Por isso, é bom Dilma ficar mais esperta do que já é... Surfar na avaliação positiva de 62% apontada pelas pesquisas de opinião, pode redundar em tombo da prancha... Mas só se a crise aumentar, e a Oligarquia Financeira Transnacional lhe tirar o fio de sustentação da marionete...

Mais informações sobre essa ação de cidadania e o modelo de petição que pode ser baixado podem ser acessadas pelo link: http://www.facebook.com/groups/MPUforte/

Surfista Prateado disse...

Esses salários aí são uma AFRONTA ao contribuinte. Conheço muita gente que é muito melhor que qualquer analista do MPU ou de qualquer outro lugar, não ganha tudo isso e não tem aposentadoria integral e estabilidade. UMA PIADA. SE CORTAR PELA METADE O SALÁRIO, NENHUM DELES VAI EMBORA, PORQUE IRIAM SE FERRAR NA INICIATIVA PRIVADA. DEVIAM CORTAR MESMO PELO MEIO, JÁ QUE NÃO FAZEM MESMO GRANDE COISA!

Rose M. T. Pereira disse...

Caro Polibio, obrigada por escrever a verdade! É impressionante ter q agradecer por isso, mas ...Enfim, o Governo atual tem se servido da mídia p denegrir os servidores públicos - principalmente do MPU e do judiciário- e, enquanto isso, promove inconstitucionalidades, usurpando autonomia dos poderes e passando p o povo a idéia de que isso é o correto . O MPU não é só salário, o MPU deve ser o fiscal da legalidade, deve atuar na defesa do povo, por isso sua independencia necessária. Não pode ser subjugado pelo Executivo... Essa é a luta. Esse é o esclarecimento q a população deve ter. Se não lutarmos contra essa arbitrariedade unilateral do Governo agora, estaremos compactuando com a Ditadurta velada q já esta instalada (justamente pelo partido q chegou ao poder pregando contra esses atos ditatoriais). Que ironia...

Rose M. T. Pereira disse...

Caro Polibio, obrigada por escrever a verdade! É impressionante ter q agradecer por isso, mas ...Enfim, o Governo atual tem se servido da mídia p denegrir os servidores públicos - principalmente do MPU e do judiciário- e, enquanto isso, promove inconstitucionalidades, usurpando autonomia dos poderes e passando p o povo a idéia de que isso é o correto . O MPU não é só salário, o MPU deve ser o fiscal da legalidade, deve atuar na defesa do povo, por isso sua independencia necessária. Não pode ser subjugado pelo Executivo... Essa é a luta. Esse é o esclarecimento q a população deve ter. Se não lutarmos contra essa arbitrariedade unilateral do Governo agora, estaremos compactuando com a Ditadurta velada q já esta instalada (justamente pelo partido q chegou ao poder pregando contra esses atos ditatoriais). Que ironia...

Unknown disse...

Com as informacoes veiculadas ate entao ficava dificil ao cidadao entender o que realmente aconteceu. Deveriamos ter mais jornalistas esclarecidos como o Sr. Polibio Braga! A U T O N O M I A para o MPU! A sociedade brasileira precisa disso!!!

Anônimo disse...

Olá Políbio

Eu sou professor universitário, com doutorado, dedicação exclusiva e ganho pouco mais de 7000 mil reais brutos, ou seja, um pouco mais do que um analista, com qualquer nível superior, do MP. Ou seja, tem mais coisa errada ai...
abraço

Anônimo disse...

Ninguém está chantageando o Governo. Além de inconstitucional e antidemocrático o corte orçamentário é o início do esvaziamento do Órgão. A quem isso interessa?

Anônimo disse...

Os Procuradores do MPE ganham o teto do funcionalismo federal, deveriam dar exemplo e não pedirem reajuste salarial.

Gleidson disse...

Caro Polibio, atitudes como a sua contribuem para o fortalecimento do Ministério Público da União.

O fortalecimento de instituições como MPU, CGU, TCU entre outros, é que fará com que a corrupção nesse país continue sendo combatida.

Cansado de ouvir comentários como do surfista prateado disse...

Ô, tal de surfista prateado, se teus amigos são tão melhores e ganham tão pouco (tadinhos...), manda eles fazerem concurso prá tentar ganhar mais, pô!

E pára de ficar reclamando, pois cada um escolhe a carreira que quiser e busca melhorar o seu próprio salário quando chega lá! Ou você é o único "santo" que nunca pediu aumento na vida e acha que tá bom do jeito que está?

Ah... talvez seus amigos (melhores que os servidores do MPU) é que são os 'grandes trabalhadores' que não são capazes de correr atrás de um aumento de salário, mesmo depois de sete anos sem reajustes... HAHAHAHA!

Se tu e seus amigos não escolheram trabalhar no serviço público o problema é de vocês!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/