Veja diz que seca é problema antigo, mas a solução também é velha conhecida

A reportagem a seguir é do site www.veja.com.br desta quinta-feira. Algumas informações não batem com os dados levantados pelo editor desta página, como o valor total dos prejuízos, estimados em R$ 2,2 bilhões pelo governo estadual. Basta multiplicar por tres (o efeito da safra sobre o complexo agribusines)  as 3 milhões de toneladas de milho, 2 milhões de toneladas de soja e 1 milhão de toneladas de arroz, já perdidos, pelo valor de mercado de cada grão, e o governo chegaria facilmente a mais de R$ 17 bilhões. As soluções são as que você lerá no mercado. Não é nada que os governos federal, estadual e municipais, mais os empreendedores privados, não possam fazer - mas não fazem.

Seca no RS é problema antigo. A solução também é velha conhecida


O Rio Grande do Sul convive, há anos, com secas prolongadas; o uso da irrigação, contudo, avança lentamente no estado
Ana Clara Costa
Acostumados a assistir com pesar ao castigo da seca no Nordeste, muitos brasileiros espantaram-se nas últimas semanas com as imagens fortes de terra rachada e plantações perdidas no Sul do país. De clima temperado, com quatro estações bem definidas, a região sempre se gabou de seu potencial agrícola, explorado por pequenos proprietários reunidos em cooperativas. Contudo, as mudanças climáticas das últimas décadas têm provocado efeitos extremos na produção de uma extensa área. As tempestades de inverno aumentaram sua força, a estiagem de verão está cada vez mais prolongada e não há o menor indício de que o tempo será piedoso com os agricultores nos anos que virão. O governo estadual do Rio Grande do Sul estima que a seca atual tenha provocado um prejuízo de 2,2 bilhões de reais para o estado, que é o mais afetado pelo problema. As perdas da safra podem ser ainda maiores se não chover em janeiro.

As adversidades do clima não são exatamente uma novidade para os gaúchos. Plantações castigadas pelo excesso de chuva ou pela estiagem existem desde que a região começou a ser colonizada, nos idos do século XVIII. “Aqui a quebra de safra é iminente. Sempre teve. Meu avô, quando era produtor, há mais de 40 anos, sempre se queixava da quebra de safra e continuamos com isso até hoje”, afirma Arlindo de Azevedo Moura, presidente da SLC Agrícola, o maior conglomerado de agronegócio da América Latina, com sede em Porto Alegre. Segundo o executivo, que administra mais de 250 mil hectares de terra no país (nenhum deles no Rio Grande do Sul), soluções antigas, como a irrigação e a diversificação do cultivo, continuam eficientes quando se busca reduzir o impacto das mudanças climáticas nos estados afetados pela seca.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Brossard é internado e vai para cirurgia nas coronárias

Paulo Brossard de Souza Pinto, ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, passou por uma intervenção cirúrgica na quarta-feira, no Complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sob o comando do médico Fernando Luchese, no Hospital São Francisco.

. Ocorreu tudo normalmente, e Brossard já é novo portador de dois stents que devem melhorar substancialmente suas condições. Brossard tinha duas grandes obstruções nas coronárias

* Clipping blog Vitor Vieira.

Este Ministro, campeão do favorecimento e do nepotismo, virá nesta sexta ao RS

Este senhor que enfeita a moldura ao lado, bem ao centro, é o Ministro da Integração, Fernando Bezerra, PSB de Pernambuco. Ele poderia estar muito mais presente no socorro aos desabrigados pelas enchetes e aos prejudicados pela seca, mas passa o dia dando explicações para a imprensa e para sua colega Gleisi Hoffmann, que parece ter virado sua ama-seca dentro do governo.

. A agenda do Ministro da Integração prevê viagem dele para o RS nesta sexta-feira.

. O editor falou nesta quinta a tarde com a Senadora Ana Amélia, que ouviu o Ministro no Senado, mas ela não tinha confirmação sobre a visita.

. A seguir, leia reportagem desta quinta do site WWW.veja.com.br sobre o Sr. Fernando Bezerra. Depois de lê-la, você poderá se perguhntar: o que é que este sujeito ainda faz no governo Dilma Rousseff? É a Presidente quem o mantém no cargo e o prestigia. Este é o homem que poderá vir nesta sexta ao RS.

O álbum de família de Fernando Bezerra
Ministro da Integração lembrou dos parentes ao assumir a pasta: filho, tio, irmão, sogro do filho e tio da mulher do filho. O filho, deputado federal, teve liberados 9,1 milhões em emendas em 2011. Agora é hora de se explicar
Luciana Marques

"Quem ama cuida" diz o ditado popular, que poderia ter sido inspirado no 'amoroso' ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Ao assumir a pasta, ele não se esqueceu dos mais próximos. Pensou no filho, no tio, no irmão, no sogro do filho e até no tio da mulher do filho. Juntos, os personagens quase completam um álbum de família. Entre as acusações que pesam contra Bezerra estão o nepotismo, já que diversos parentes do ministro ocupam cargos públicos. O titular da Integração também é acusado de favorecer o filho, que é deputado federal, na liberação de recursos alocados por meio de emendas parlamentares.

O artigo 37 da Constituição Federal de 1988 elenca os princípios que devem nortear a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Uma súmula aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2008 proíbe a contratação de parentes de autoridades para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada no serviço público.

Comissão de Ética - As regras de conduta estabelecidas pela Comissão de Ética Pública da Presidência também desautorizam o nepotismo: "Em nenhuma hipótese pode o agente público nomear, indicar ou influenciar, direta ou indiretamente, em entidade pública ou em entidade privada com a qual mantenha relação institucional, direta ou indiretamente, na contratação de parente consanguíneo ou por afinidade, até o quarto grau, ou de pessoa com a qual mantenha laços de compadrio, para emprego ou função, pública ou privada”.

Embora negue que sua atuação vá de encontro às normas citadas, Bezerra cedo ou tarde terá de se explicar. A Comissão de Ética Pública da Presidência tem o poder de avaliar cada caso. Espera-se que na próxima reunião do grupo, marcada para o dia 13 de fevereiro, o assunto não seja ignorado. A conferir.



Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Especialista em educação para o mercado financeiro, a Leandro&Stormer oferece diversos cursos, presenciais e via internet, para que você se prepare e comece a ter rendimentos superiores aos da renda fixa. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira!

Governo gaúcho passou a borracha no que era feito na área de irrigação

Ao exterminar com a Secretaria de Irrigação, reduzir o ritmo das obras em Jaguari e congelar a construção da barragem de Taquarembó, o governo Tarso Genro comprou enorme desgaste político com a emergência da estiagem nas proporções em que ela apareceu.

. Só obras de infraestrutura poderosas (barragens, açudes, cisternas, irrigação e manejo moderno agropecuário) resolverão a longo prazo os problemas da seca no RS.

. O governo atual passou uma borracha sobre o que deixou o governo anterior.

- As tentativas de explicações feitas pelo Secretário de Obras, Luiz Carlos Busatto, tentando justificar a incompetência e ócio do atual governo na área, não passam de conversa fiada. 

Mendes Filho cada vez mais forte no PMDB

O PMDB do RS aposta cada vez mais em Mendes Filho para 2014.

Conheça projeções do PIB, inflação, câmbio e juros para 2012 e 2013

Examine estes números a seguir que o editor recolheu do último boletim reservado do banco BTG Pactual, enviado apenas para clientes especiais. São projeções para 2012 e 2013, pela ordem:
PIB -0 3,3/4
Inflação – 5,2/4,5 (IPCA)
Câmbio – 1,72/1,76
Taxa básica de juros – 10/10

CLIQUE ao lado para examinar a Tabela Macro de Indicadores Econômicos, que cobrem 2005 a 2013.

Agas tenta evitar pânico e avisa que não faltarão produtos nos supermercados

Na conversa que o editor teve nesta quinta a tarde com o Presidente da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados), Antonio Longo, foi possível perceber que ele quer ajudar a impedir qualquer pânico de consumidores diante da estiagem.

. Só que o Presidente da Agas parece ter ido muito longe, ao garantir:
1) Não haverá desabastecimento de mercadoria alguma.
2) Os preços só subirão topicamente (um ou outro produto).

. É pagar para ver.
 
. Estratificada a situação como se encontra nesta quinta-feira, perdas portentosas já são irreversíveis nas safras de milho, soja e arroz que serão colhidas em seguida, mas por conta disto e também da seca em si, carne, leite e hortifrutigranjeiros já provocam desabastecimento. Tudo isto resultou e resultará em aumentos de preços. Frango, leite e ovos são os primeiros da lista. A água mineral, que substitui a falta de água nas casas, já subiu de preço.
 
- Antonio Longo aposta muito na inteligência do consumidor (substituição de produtos) e no tino comercial dos supermercadistas (novas fontes de suprimento).  

ENTREVISTA - Governo do PT tirou dinheiro que nós acrescentamos para a Cultura gaúcha

Mônica Leal, ex-Secretária da Cultura do RS

O atual governo do RS resolveu tirar dinheiro dos incentivos fiscais que iam para a Cultura, de acordo com o projeto 410/2011, aprovado no apagar das luzes de 2011 pela Assembleia. Como é isto?
O Governo atual baixou o percentual dedutível dos projetos. O Pró-cultura, cuja  lei foi aprovada em minha gestão, permitia 100% de isenção, desde que 5% fosse repassado ao FAC, se patrimônio Cultural ou 10% para projetos em geral.

A Senhora está falando das mudanças introduzidas na LIC, a Lei de Incentivo a Cultura?
Isto mesmo. O que fizemos: possibilitamos a dedução integral dos patrocínios dos projetos do ICMS devido, mediante a doação comprovada de 10% (dez por cento) do valor patrocinado ao FAC, o Fundo de Apoio à Cultura.

Foi um bom dinheiro conseguido a partir daí?

Encerramos 2010 com R$ 21 milhões, possibilitando novos aportes de recursos para a cultura gaúcha. 10% deste valor, equivalem a R$ 2,1 milhõe para o FAC.

CLIQUE AQUI para examinar a lei que modificou o percentual.
CLIQUE AQUI para examinar a justificativa do Piratini.
CLIQUE AQUI para curtir a reunião dos produtores culturais no Piratini.

E-mail de Mônica Leal: monicaleal11@terra.com.br

Saques de R$ 184 milhões no caixa único estão dentro de valores aceitáveis

Os saques no caixa único do Tesouro do Estado foram de apenas R$ 184 milhões em 2011. O valor não suporta crítica.

. É o que qualquer governo que sabe gerir em conjunto os seus recursos deixaria.

CDL lidera lojistas ao maior evento mundial varejista, o NCR de Nova Iorque

O novo Presidente da CDL de Porto Alegre, Gustavo Schiffino, dono da Trópico, está desde terça-feira em Nova Iorque.

. Ele lidera missão de lojistas que participam do maior evento mundial varejista, a NCR., National Retail Federation (NRF). O grupo, que estará nos Estados Unidos entre 12 e 18 de janeiro. No dia 26, a CDL contará as novidades em evento aberto ao público.

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Especialista em educação para o mercado financeiro, a Leandro&Stormer oferece diversos cursos, presenciais e via internet, para que você se prepare e comece a ter rendimentos superiores aos da renda fixa. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira!

Advancet IT contrata Boechat para suas Contas Corporativas

A empresa gaúcha de TI, Advanced IT,  resolveu contratar Raphael Boechat, novo gerente de Contas Corporativas da empresa. A contratação faz parte do plano de expansão da Advanced IT na região sudeste do Brasil, com ênfase no Rio de Janeiro e São Paulo.

Ano terminou com déficit de R$ 571 milhões no RS, mas podia ter sido pior

O editor chegou a pensar que o cenário das finanças públicas estaduais seria bem mais desastroso do que acabou surgindo nas telas dos computadores desta página.

. O Secretário da Fazenda, Odir Tonollier, que desde quarta-feira a noite vem sendo criticado por seu colega da Casa Civil por ousar dizer a verdade sobre a inviabilidade de pagar o novo piso salarial nacional do magistério (no fim da noite de quarta, o Secretário mandou nota dizendo-que-não-disse-o-que-disse- mas-disse), veio finalmente a público para confirmar a projeção feita aqui de que o ano fecharia com portentoso déficit.

. O governo anunciou déficit de R$ 490 milhões.

. Não é verdade.

. O déficit passou da casa do meio bilhão.

. É o fim do décifit zero conquistado pelo governo Yeda Crusius.

. O governo ingressou de novo no quadrante da desordem das suas finanças públicas, início de outra fase de dor e ranger de dentes.

. O editor tentou fechar o número com o economista Darcy Francisco Carvalho de Souza, que tinha acabado de fechar as contas no seu Excel:
- Foram R$ 571 milhões.

. Pelo jeito que anda a carreta, este ano o governo estadual dobrará o tamanho do déficit.

. 2011 foi ano de muito empreguismo, reajustes salariais erráticos e volumosos, garrote nos investimentos e saques a descoberto no caixa único.

. O ano foi de R$ 695 milhões pagos dentro do ítem “investimentos”.

. A receita do ICMS, segundo Odir Tonollier, foi de R$ 19,5 bilhões, como já tinha adiantado o editor. Foi um valor considerável. Considerando-se a inflação do período, o avanço real chegou a 2,60% (9,50% nominais).

- O governo continuou aplicando menos do que o mínimo constitucional em saúde e educação. 

Governador Beto Richa reúne-se com agricultores, enquanto Tarso curte férias no Caribe

O influente jornalista Fábio Campana, do jornal “O Estado do Paraná”, postou esta nota na edição desta quinta-feira:

Beto com os agricultores da seca, Tarso com a família em Cuba
A observação foi feita por um dirigente de Sindicato Rural. Enquanro o Governador do Paraná, Beto Richa, se reúne amanhã com os agricultores do sudoeste para discutir medidas emergenciais contra os danos da estiagem, o alegre Governador gaúcho, Tarso Genro, do PT, está em férias na praia de Varadero, em Cuba, com toda a família. Assim caminha a humanidade.

Secretários de Tarso batem cabeça enquanto chefe veraneia no Caribe

Sem chefe e sem comando, o Secretariado do governo estadual gaúcho começou a bater cabeça.

. Os desavisos entre os Secretários da Fazenda e da Casa Civil sobre o piso nacional do magistério não são exceção.

- Aboletado no mar do Caribe desde o dia 2 de janeiro com a família, o Governador Tarso Genro prometeu estar de volta nesta sexta-feira. 

Luciana, insiste com candidatura à Câmara de Porto Alegre

Os adversários da ex-Deputada Luciana Genro colecionam os posts sobre sua viagem a Cuba para demonstrar que depende dos favores do pai para sobreviver. 

. Ela quer ser candidata a Vereadora, o que é vedado pela lei, mas argumenta em seu favor que não depende de Tarso Genro para nada.

. A líder gaúcha do PSOL passou duas semanas em Havana, numa viagem com a família do pai.

Mônica Leal será o grande nome novo do PP para a Câmara de Porto Alegre

Depois de breves duas semanas de férias nos Estados Unidos, a ex-Secretária da Cultura, Mônica Leal, voltou decidida a disputar uma cadeira de Vereadora na Câmara de Porto Alegre.

. Leal foi candidata a Senadora pelo PP em 2006, surpreendendo com votação consistente.

Bier Markt lança cupons de presente para antecipar recebíveis

Com o objetivo de fazer marketing e sobretudo garantir recursos para investir na nova casa que resolveu abrir na rua Barão de Santo Ângelo, bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre, Bier Markt resolveu lançar cupons de presente que são oferecidos no mercado corporativo.

. As primeiras séries foram adquiridas pela Get Max e pelo escritório de advocacia do dr. Pio Cervo.

. São cupons de R$ 50,00 destinado a presentear clientes, fornecedores e funcionários.

- Bier Markt, criado há dois anos na Castro Alves 452, Porto Alegre, é considerada a melhor casa de chope e de cervejas artesanais do RS, segundo Veja. Cupons podem ser adquiridos através do fone 51. 3013.2300 .

Site: WWW.biermarkt.com.br

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Especialista em educação para o mercado financeiro, a Leandro&Stormer oferece diversos cursos, presenciais e via internet, para que você se prepare e comece a ter rendimentos superiores aos da renda fixa. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira!

Bovespa opera em alta de 0,50%; dólar é vendido a R$ 1,788

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) subia nesta quinta-feira. Por volta de 11h05, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) tinha alta de 0,50%, aos 60.261,41 pontos.

. Já a cotação do dólar comercial tinha baixa de 0,74% na venda, a R$ 1,788. O euro tinha queda de 0,61%, a R$ 2,278.

Pedágios vão aumentar em cinco praças do Pólo Metropolitano

As tarifas ficarão mais caras em cinco praças de pedágio do Pólo Metropolitano, administrado pelo Consórcio Metrovias, a partir de sexta-feira. O aumento foi autorizado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

. Serão reajustadas as tarifas das praças de Viamão (ERS 040), Santo Antônio da Patrulha (ERS 474), Guaíba (BR 116), Eldorado do Sul e Pantano Grande (BR 290).

. O valor sobe de R$ 6 para R$ 6,70 para os carros. As outras categorias também sofrem reajuste: R$ 8,40 (veículos de dois eixos). R$ 12,60 (três eixos), R$ 16,80 (quatro eixos), R$ 21 (cinco eixos) e R$ 25,20 (seis eixos).

Dilma poderá enfrentar greve geral de servidores

O funcionalismo público federal ameaça com uma greve geral o governo Dilma. Após oito anos de proximidade com o ex-Presidente Lula, responsável pela concessão dos melhores acordos salariais desde a redemocratização, as categorias que representam os cerca de 1 milhão de servidores públicos estão insatisfeitas com o tratamento dispensado a elas pela sua sucessora.

. Em 2011 reivindicaram aumento de salários equivalente a R$ 40 bilhões, mas o governo concedeu apenas R$ 1,6 bilhão. Neste ano, Dilma já avisou que as negociações que vierem a acontecer não contemplarão novos reajustes.

CGU prega rigor no envio de emendas para ONGs

O aumento de verbas destinadas pelo Congresso à ONGs por meio de emendas parlamentares não deverá ser acompanhado por um volume maior de liberações, reagiu Luiz Navarro, Ministro interino da Controladoria-Geral da União (CGU). Ele adiantou que os pagamentos a entidades sem fins lucrativos seguirão um “cuidado maior”, segundo as regras definidas depois da demissão de três Ministros envolvidos com o mau uso de dinheiro público no ano passado.

. A CGU confirmou o levantamento do Estado, que mostra o aumento em quase R$ 1 bilhão dos gastos autorizados com ONGs no Orçamento da União para 2012. Com isso, as verbas destinadas a entidades passou para R$ 3,4 bilhões, cerca de 20% a mais do que o valor pago no ano passado (R$ 2,8 bilhões).

Missão brasileira no Haiti já custou R$1 bi

O Brasil passou a ter presença marcante no Haiti desde que foi escolhido para comandar a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), a partir de sua criação, em abril de 2004, pelo Conselho de Segurança da ONU. O objetivo foi o de instaurar a ordem e a paz no país, após um período de convulsão política, provocado pela queda do presidente Jean-Bertrand Aristide.

. Entre 2004 e 2011, o governo gastou cerca de R$1 bilhão com essa missão. A presença da Minustah seguirá até outubro deste ano. O governo brasileiro enviou cerca de 15 mil militares das três Forças ao longo destes anos e o contingente presente hoje naquele país é de 2.200 homens.

Aécio: "Marca de Dilma é o favorecimento político"

O Senador Aécio Neves (MG) criticou ontem em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo o governo Dilma e anunciou a decisão do PSDB de criar uma central de acompanhamento dos gastos federais. “A marca do governo da “gerente” é o abuso dos critérios políticos em detrimento dos interesses da população”, disse Aécio.

. O ataque aconteceu no mesmo dia que a Folha mostrou que, em nome de Aécio, o PSDB evitaria ataques ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB). Na esperança de contar com o apoio do PSB em 2014, líderes tucanos procuraram o DEM para informar que não atuariam como protagonistas na oposição a Bezerra.

CLIQUE na imagem acima para ler a matéria completa na Folha.

Lei iguala e-mail profissional em casa a hora extra


Em tempos de popularização dos smartphones, uma lei que acaba com a distinção entre trabalho dentro da empresa e à distância, sancionada pela Presidente Dilma no final de 2011, já gera polêmica entre empregados e empregadores.

. A legislação, que alterou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), diz que o uso de celular ou e-mail para contato entre empresas e funcionários equivale, para fins jurídicos, às ordens dadas diretamente aos empregados.

. De acordo com advogados especializados, a mudança abre espaço para que funcionários que usam o celular para trabalhar após o horário de expediente, por exemplo, recebam horas extras por isso. Até agora, a legislação trabalhista colocava no mesmo patamar o trabalho no escritório e o feito de casa, mas não mencionava o uso de tecnologias que permitem que o funcionário possa produzir onde quer que esteja.


Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Especialista em educação para o mercado financeiro, a Leandro&Stormer oferece diversos cursos, presenciais e via internet, para que você se prepare e comece a ter rendimentos superiores aos da renda fixa. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira!
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/