Juizes de Porto Alegre e Sapucaia dão sinal verde para campanha de Marcelo Machado em Sapucaia do Sul

O ex-prefeito de Sapucaia do Sul, RS, Marcelo Machado, livrou-se nesta terça-feira da última pendência que poderia atrapalhá-lo na campanha que conduz para voltar ao cargo.

. "A juiza Fabiane Mocelin acaba de mandar a Câmara de Vereadores anular o decreto legislativo que acolheu a impugnação das contas do prefeito Marcelo Machado, que comandou a administração local entre 2004 e 2008", disse ao editor o advogado Décio Itiberê. Na sexta-feira, o advogado já tinha conseguido anular a decisão do próprio Tribunal de Contas, que inspirou os vereadores a editar o decreto legislativo. A decisão, neste caso, foi da 5a. Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre.

- Marcelo Machado, PSDB, vai enfrentar Vilmar Balin, que concorre à reeleição. Ele é do PT, mas tem o apoio firme do PMDB. Na con venção da sexta-feira que homologou seu nome, o tucano reuniu 1.200 eleitores. 

Empresarios brasileños realizan duras críticas a Argentina por medidas comerciales.

- O material a seguir foi publicado por vários jornais da América Latina nesta terça-feira. O editor resolveu fazer clipping da notícia replicada pelo site do El Mercurio, de Santiago, Chile. Os dirigentes da Fiesp, São Paulo, dizem claramente que a Argentina mata o Mercosul. No Rio Grande do Sul, a Fiergs continua como a Grande Muda, condição que assumiu desde que o ex-presidente Paulo Tigre alinhou-se carnalmente ao governo federal do PT.

Empresarios brasileños realizan duras críticas a Argentina por medidas comerciales.
El representante del gremio, Rubens Barbosa, alertó que el país será "responsable del final" del Mercosur.

Foto: EFE

BUENOS AIRES.- El presidente del Consejo Superior de Comercio Exterior de la Federación de Empresarios de San Pablo, Rubens Barbosa, criticó las medidas comerciales que aplicó Argentina desde que asumió la presidencia del Mercosur y alertó que será "responsable del final" del bloque.

"En estos últimos seis meses de la presidencia argentina en el Mercosur se tomaron muchas medidas que prácticamente mataron al Mercosur", aseveró el dirigente brasileño en declaraciones a radio Mitre de Buenos Aires.

Por otra parte, opinó que "era previsible" que la reunión entre la secretaria de Comercio Exterior, Beatriz Paglieri, y su colega brasileña Tatiana Prazeres termine "a los gritos", tal como indicó la prensa local, algo que luego fue desmentido por la Cancillería argentina.

CLIQUE AQUI para ler o texto completo da reportagem e também outras duas matérias que tratam do mesmo assunto. 

Saiba o que muda na RBS com a chegada de Eduardo Melzer

A posse de Eduardo Melzer, não representa apenas a chegada da terceira geração da família ao comando da RBS, mas também registra o novo posicionamento corporativo do grupo de comunicação do RS.

. Foram criados três CNPJs para cuidar de três áreas totalmente distintas:
- Unidade de Mídia
- Unidade de Educação Empresarial
- Unidade de Internet

. Atualmente, a RBS abriga 18 emissora\s de TV, 8 jornais e 24 emissoras de rádio.

. Somente na área de mídia a RBS não avançará além das fronteiras de Santa Catarina.

Argentina afrouxa restrições às importações e Brasil levanta retaliações

Nesta quarta-feira o governo argentino liberou a entrada de carne suína brasileira, dando início, ao que se estima, a um afrouxamento nas regras de importações.

. O Brasil, por sua vez, também já liberou licenças pendentes de vinhos, polpa de maçã e de pera, pêssego em lata, queijos e outros alimentos.

. Nada se disse, ainda, sobre os interesses gaúchos em relação a calçados, móveis e máquinas agrícolas.

. O editor conversou com exportadores gaúchos da área de calçados que avisram:
- Até agora, só perdemos. Aquilo que se abriu, convém monitorar, porque os arentinos mudam de humor de acordo com seu estoque de dólar, que anda baixíssimo.

Veja, aqui, quanto ganha por mês aquele servidor municipal que o intriga todos os dias

O portal Transparência, editado pela prefeitura de Porto Alegre, abriu os nomes, cargos e salários dos seus servidores.

. O governo estadual não quer fazer o mesmo.

CLIQUE AQUI para examinar tudo. A lista não inclui alguns setores da prefeitura, como a Procuradoria Geral do Município.

Produção industrial cai de novo. Pacotes não ajudam a retomada. Política econômica é só oportunista.

 No mesmo dia em que o IBGE revelou nova retração da produção industrial brasileira, desta vez de 0,9% em maio, comparado com o mês anterior, o IPEA, outro órgão do governo federal, disponibilizou uma cáustica crítica à atual falta de política econômica do governo Dilma Rousseff.

. “É tudo coisa de curto prazismo”, disse o funcionário do Ipea responsável pela área de análise e previsões, Roberto Messenberg. 
. O tombo da indústria foi pior do que o esperado.
. No ano, os números também são ruins. 
. As medidas (pacotes) do governo não estão ajudando.
. O IPEA considera que o desempenho econômico deste ano é medíocre e ficará pior.
. O mercado, segundo Focus, Banco Central, reduziu a projeção de crescimento do PIB para menos de 2%, portanto bem aquém dos 2,7% do ano passado, que já foram medíocres.
. O editor tem analisado a conjuntura e também tem publicado análises e estudos de grupos diferentes de economistas, todos apontando para as mesmas receitas agora tornadas públicas por um membro do próprio governo federal, no caso o coordenador do Grupo de Análise e previsões do Instituto de pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, Roberto Messenberg:
- Não adianta tapar o sol com a peneira. O novo modelo deveria ser sustentado por ações que apóiem o fortalecimento da faixa dos investimentos no PIB. 
. No primeiro trimestre, a Formação Bruta de Capital Fixo foi de 18,7% do PIB, abaixo dos 20% desejados pelo governo.
. Roberto Messenberg lembrou que os investimentos públicos sempre “salvaram” a economia em momentos como os atuais.
. A respeito dos novos números da produção industrial, o Ipea alinhavou dados que demonstram forte queda da produtividade da indústria brasileira. 

Câmara dobra número de procuradores na prefeitura de Porto Alegre

Não dá para falar ainda em trenzinho da alegria, porque não houve derrama de dinheiro público, mas a transformação dos assessores jurídicos dos diversos órgãos da administração de Porto Alegre em verdadeiros procuradores jurídicos municipais, abrirá caminho para imediatos movimentos de elevação de vencimentos.

. A Câmara de Vereadores fez a mudança no âmbito da nova Lei Orgânica da procuradoria-Geral do Município.

. A matéria foi aprovada na quarta-feira da semana passada e não repercutiu na mídia.

. Foi uma demanda puramente corporativa.

. Os críticos do projeto 04036, que irá à sanção do prefeito José Fortunati, alertam para o efeito dominó da nova lei, já que ela incentivará transformações iguais no governo estadual e até mesmo no poder judiciário e no ministério público.

. A prefeitura de Porto Alegre, que possui 69 cargos de procurador, terá outros 72 cargos, caso o prefeito resolva sancionar a nova lei.

CLIQUE AQUI para ilustrar melhor a notícia acima.

Bier Markt Vom Fass
Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

Greve e operação-padrão de servidores federais já atinge 28 órgãos públicos. O governo parou e o País não parou.

Estão em greve os servidores de 13 órgãos públicos, entre eles Funasa, Incra e Funai, além de professores e técnicos de universidades federais.

. Outras 15 categorias de funcionários federais fazem “operação padrão. Entre eles estão auditores da Receita, delegados da Polícia Federal e gente da Advocacia-Geral da União.

. Muito pouca gente percebeu que tanta gente está em greve remunerada, porque o governo federal não desconta dia parado, não pune ninguém e não faz nada.

. Quem paga toda a conta somos os contribuintes.

- Todos querem ganhar mais. Caso atenda a pedida, a Folha de Pessoal aumentará 50%, passando de R$ 187 bilhões para R$ 276 bilhões por ano. O dinheiro é equivalente a 23 vezes a arrecadação total de um ano de todos os impostos pagos pelos gaúchos para o governo estadual. 

Padilha está em casa e passa bem

Já está em casa e passa bem o ex-ministro dos Transportes e deputado Eliseu Padilha. Ele fez uma intervenção cirúrgica na visícula, de onde retirou pedras invasivas.

. Como o método usado foi o da laparoscopia, o líder do PMDB poderá voltar à ativa neste final de semana.

Complicou a troca de apoios PSDB-PPS em Santa Maria e Passo Fundo

A ideia era o PSDB apoiar o deputado Luciano Azevedo em Passo Fundo, em troca do apoio  do PPS ao deputado Jorge Pozzobom em Santa Maria.

. Um apoiaria o outro.

. Acontece que nas suas convenções municipais, o PSDB resolveu fechar com o adversário de Luciano Azevedo e o PPS fez a mesma coisa.

. As seções locais não honraram o que acertaram os comandos estadual e nacional dos dois Partidos.
 
. O resultado é que a direção nacional tucana interveio no diretório municipal de Passo Fundo e desfez o que fez a convenção, fechando com Azevedo.

. O PPS não conseguiu fazer o mesmo até agora, porque os estatutos do Partido são diferentes, mas nesta quarta-feira a direção estadual procurava uma brecha legal para honrar o compromisso com Jorge Pozzobom.

Ouvidoria ouve denúncia contra conselheiro Algir Lorenzon

O ouvidor  do Tribunal de Contas do Estado, Adroaldo Loureiro, começou a tomar a termo a denúncia de que o conselheiro Algir Lorenzon mantém sob desvio de cargo oito dos 10 CCs que completam sua quota de livre nomeação.

. E também a denúncia de nepotismo cruzado.

Oposição divide-se em Gramado. Tissot é candidato à reeleição.

Gramado, principal município de extração turística do RS, 32 mil habitantes, 27 mil eleitores, terá os seguintes candidatos a prefeito:

Caio Tomazeli e Sérgio Broilo (PMDB)
Nestor Tissot (PP) e Luia Barbacovi (PSDB)
Gilnei Benetti (PT) e Sérgio Sparrenberger (PDT)

- Caio Tomazeli foi presidente da CRT e secretário de Assuntos Internacionais do governo do Estado, enquanto que Nestor é o atual prefeito e Gilnei Bentti é o único vereador do PT em Gramado. A oposição decidiu ir dividida para uma eleição de apenas um turno. 

CLIQUE na foto para ver melhor. Trata-se de Caio Tomazelli, um dos dois candidatos da oposição de Gramado.

Greve na Ufrgs: 100 estudantes decidem por 27 mil

Apenas 100 estudantes compareceram á assembleia geral que o DCE da Ufrgs realizou segunda-feira para decretar greve na Universidade.

. Os 27 mil alunos vão parar.

. A decisão é ilegal, porque a lei exige a presença de pelo menos 2% dos estudantes na assembleia geral.

Gazeta edita o melhor Anuário do Café

Já circula a edição 2012 do Anuário do Café, bilíngüe, da Editora Gazeta, Santa Cruz do Sul, RS. São 136 páginas. É a melhor publicação do gênero.

E-mail: comercial@editoragazeta.com.br
Site: WWW.editoragazeta.com.br

Bier Markt Vom Fass
Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

Metrópole fecha as portas em Porto Alegre, sem aviso e com pendências no mercado.

Fechou a Indústria Gráfica Metrópole, Porto Alegre, sem nenhum aviso ao mercado e com pendências a descoberto que não honrou.

. Era uma empresa gráfica de grande porte. Ela operava há 50 anos.

. O parque industrial da Rua Ludolfo Boehl está fechado. Os telefones não atendem. Consultado pelo editor, o Sindicato das Indústrias Gráficas do RS avisou que não sabe o que está acontecendo.

- Os donos da Metrópole eram Ana e Valter Gress. Ana desligou-se no final do ano do cargo que ocupava na diretoria do Sindigraf e Valter fez o mesmo na Câmara Riograndense do Livro. Pouco depois, fecharam a Metrópole. 

Metalúrgica Mor diversifica, amplia produção e investe R$ 40 milhões em nova fábrica no RS

Sairá nesta quarta-feira o anúncio de que a Metalúrgica Mor investirá R$ 40 milhões e gerarás 160 novos empregos na nova fábrica que instalará em Santa Cruz do Sul, RS.

. O investimento contemplará diversificação curiosa, porque a Mor passará a fabricar nova linha de garrafas térmicas e isotérmicos, além de novíssimas escadas profissionais.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/