Procurador Geral da República emociona ao acusar ministros que "vêm buscar nossos bens" e pede prisão imediata para todos os réus

- Alguns réus do Mensalão tentarão incluir Lula no processo, já que ele foi o verdadeiro chefe da organização criminosa. CLIQUE AQUI para acompanhar este material da TV Pampa, Porto Alegre.

Foi corajosa e emocionante – e até um desabafo – a conclusão da acusação feita ao longo de cinco horas pelo Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, contra os 38 membros da organização criminosa montada pelo PT e pelo governo Lula para corromper eleitores e deputados, visando garantir-lhes perpetuidade no Poder.

. O Procurador invocou duas citações para ajudar na conclusão da sua peça acusatória, ambos de enorme relevância dentro do contexto:

Padre Antonio Vieira:
Perde-se o Brasil, senhor (digâmo-lo em uma palavra) porque alguns ministros de sua Majestade não vêm cá buscar nosso bem, vêm buscar nossos bens.

Chico Buarque:
Das nossas novas gerações
Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações

. Durante as cinco horas usadas para seu libelo acusatório, Roberto Gurgel foi implacável com todos os 36 réus para os quais pediu “cadeia imediata, tão logo sejam condenados por esta Corte”. Ele não apenas costurou uma história já conhecida, com começo, meio e fim, mas além disto conseguiu tecer um conjunto enorme de provas materiais, inclusive periciais, e testemunhais, algo jamais visto antes no STF. São provas recolhidas pela Polícia Federal, pelo Banco Central, Instituto Nacional de Perícias e sobretudo pela CPMI dos Correios.

. Réus de extração política, como José Dirceu, Marcos Valério, Delúbio Soares e José Genoíno, ou réus de outro gênero, como os diretores do Banco Rural e o publicitário Duda Mendonça, foram apresentados com suas folhas corridas plenamente recheadas de provas abundantes sobre malfeitorias que vão de corrupção ativa e corrupção passiva até lavagem de dinheiro ao peculato, da formação de quadrilhas aos crimes contra o sistema financeiro nacional, sem contar crimes menores como os de falsidade ideológica e violações da fé pública.

. Na semana que vem, os advogados de defesa terão muito trabalho para desfazer o que fez a Procuradoria Geral da República.

-  O PT e o governo Dilma Rousseff terão motivos de sobra para maldizer o dia em que o STF começou o julgamento do Mensalão. Ambos jamais conseguirão livrar-se da mancha que tinge de vergonha e opróbio estes dois entes da vergonha nacional. 

Bordignon, líder do PT, vai para a Lei da Ficha Limpa, é impugnado e abre caminho para Marco Alba, PMDB, em Gravataí, RS

A candidatura do deputado Daniel Bordignon pelo PT de Gravataí, RS, sede da GM, foi impugnada esta tarde pela juiza eleitoral da 71a. Zona Eleitoral, Eda Salete Zanatta Miranda.

. Daniel Bordignon é líder da bancada do PT na Assembléia do RS.

. Ele foi incluído na Lei da Ficha Limpa.

. A impugnação do candidato, que era favorito nas eleições, foi pedida pelo Ministério Público Eleitoral, PMDB e PV. Com o afastamento, o PT terá que escolher outro nome, mas qualquer que seja ele,não terá a embocadura política e eleitoral do deputado. Diante disto, o favorito para as eleições de outubro passa a ser o deputado Marco Alba, do PMDB.

PMDB usará Mensalão na disputa eleitoral

O PMDB não terá qualquer constrangimento para usar o Mensalão nas disputas eleitorais municipais no RS.

. Inclusive em Porto Alegre, onde é vice na chapa do prefeito José Fortunati, PDT.

ENTREVISTA - Alguém terá que falar sobre as contas do Natal Luz

Giovani Colorio, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, RS

A CPI do Natal Luz já tem o resultado da perícia das contas da última edição do Natal Luz, cuja receita total foi a R$ 18 milhões?
Não temos. Só recebemos o grosso dos contratos há duas semanas. Além disto, só retomamos os trabalhos esta semana.

Qual será o próximo passo?
O perito está trabalhando. Queremos chamar para depor o administrador judicial, Rubens Oliveira, mas precisamos da perícia para confrontá-lo, porque os números da contabilidade não fecham e a primeira impressão é de grosso prejuízo. 

O administrador judicial está desaparecido.
É outro problema que teremos. De qualquer modo, as contas foram protocoladas em juízo. Alguém terá que falar sobre isto. 

Mesmo sem dinheiro, a Porto Cais Mauá garante ao governo gaúcho que fará o que prometeu em Porto Alegre

Prensada pelo governo estadual gaúcho, conforme informou em primeira mão o editor, a empresa Porto Cais Mauá do Brasil confirmou que entregará até a Copa os armazéns revitalizados do chamado cais Mauá, zona mais central do porto de Porto Alegre.

. A companhia pretende investir R$ 500 milhões ali.

. Sem dinheiro, a Porto Cais Mauá do Brasil não disse como é que vai cumprir a promessa.

Randon pensa em joint venture com China Sinormac para fabricar escavadeiras no Brasil

A Randon, Caxias do Sul, confirmou protocolo de intenções com a chinesa China Sinormac, visando a fabricação de escavadeiras para o mercado brasileiro.

. A ideia é fazer uma joint venture.

. A tecnologia é chinesa.

NESTA SEXTA-FEIRA SAIBA ONDE BEBER BEM
Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

São insistentes as informações que circulam em Caxias do Sul, a locomotiva industrial do RS, sobre a iminente venda da Martiplast.

A venda seguiria uma tendência de  que ocorre na área industrial de inox da região.
. Recentemente, a Brinox, também de Caxias, foi vendida para um fundo argentino, que também comprou a Coza e produziu uma fusão entre ambas.

. O grupo estrangeiro que estaria comprando a Martiplast, também estaria de olho em outra empresa da mesma área.

. A Brinox, uma das maiores fabricantes de utilidades domésticas no Brasil, adquiriu este ano a Coza Utilidades Plásticas, As duas empresas possuem sedes na cidade de Caxias do Sul.Em maio de 2011, o fundador da Brinox, Valdomiro Remussi, havia vendido o controle acionário para o fundo de investimentos Southern Cross. A empresa está instalada em uma área de 80 mil metros quadrados e trabalha com mais de 2 mil itens de utilidades domésticas. Já a Coza completa 30 anos em 2012 e possui um portfólio de cerca de 300 produtos de diferentes materiais como polipropileno, poliestireno, biopolímeros e policarbonato. A marca distribui para aproximadamente 3 mil pontos de venda no Brasil e exporta para 18 países. Além disso, é reconhecida por ganhar diversos prêmios pelo design dos seus produtos. As duas empresas possuem um portfólio de 2.300 produtos.

. A Southern Cross é uma gestora de fundos de private equity com foco na América Latina, que tem como estratégia criar valor para as empresas nas quais investe por meio de melhorias operacionais e de posicionamento estratégico. Desde sua fundação em 1998, a Sounthern Cross tem presença forte na América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Chile e México. Entre as empresas no portfólio estão a rede de Supermercados del Sur, a quarta maior cadeia de supermercados no Chile, a Javer, a quinta maior incorporadora residencial no México, a Compañía General de Combustibles, uma produtora de gás e petróleo na Argentina, e a SIN (Sistema de Implante), a segunda maior fabricante de implantes dentários no Brasil.

2/3 dos eleitores do PT avisam que não votarão no Partido se seus líderes forem condenados no Mensalão

- A pesquisa também mostrou que Lula ou Dilma derrotariam facilmente Serra ou Aécio, caso as eleições fossem hoje. O resultado (primeiro número é votaria com certeza e segundo indica que talvez votasse): Lula: 55/25; Dilma, 56/26; Serra: 14/31; Aécio: 8/23.

Segundo o Instituto Análise, SP, que acaba de produzir extensa pesquisa qualitativa sobre os efeitos do Mensalão sobre os eleitores do PT, ¼ deles ficaria fiel aos candidatos do Partido, mesmo depois da condenação de líderes como Zé Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno.

. A pesquisa também avalia a percepção dos eleitores em geral sobre a organização criminosa montada pelo PT e pelo governo Lula.

. Diante da pergunta “Qual o Partido mais corrupto ?”, 9%, o maior número, acha que a resposta correta é a seguinte:
- O Partido mais corrupto é o PT.

. O Instituto Análise ouviu 5 mil pessoas em 121 cidades.

CLIQUE AQUI para examinar o conteúdo completo da pesquisa feita pelo Instituto Análise.

No segundo dia do julgamento, o governador Tarso Genro continua ignorando o julgamento do Mensalão.

Sabe-se tudo sobre o que pensa o governador Tarso Genro, mas não se sabe o que ele pensa do Julgamento do Século, porque ele não quer falar sobre a organização criminosa criada pelo seu Partido, o PT, e pelo governo do qual fez parte, o governo Lula.

. Pior do que isto é a agenda raquítica montada às pressas pelo governador para fazer a travessia que o constrange, constrange todo o seu governo e constrange o PT.

. No primeiro dia do embate jurídico de Brasília, enquanto os brasileiros acompanhavam pela TV, rádio e internet o primeiro dia do julgamento, Tarso Genro preferiu reunir-se com sem-terra e BNDES para garantir dinheiro para uma fábrica de vidro para o MST.

. No segundo dia, portanto nesta sexta-feira, os assessores do governador foram um pouco mais criativos, já que encomendaram uma sessão baba-ovo com 30 blogueiros convidados a dedo, aos quais mostrou seu projeto de lei de criação do órgão fascio-comunista Conselho Estadual de Comunicação.

. O Piratini não informou o que os 30 blogueiros acharam do monstrengo prestes a parir. 

CLIQUE acima para ver e ler melhor. A frase é de Tarso e foi pronunciada quando ele tentou refundar o PT, abalado pelas primeiras denúncias sobre a existência do Mensalão. Naquela época, ele falava.

Último fim de semana anterior ao Dia dos Pais promete movimento forte nas lojas

O fim de semana que antecede o Dia dos Pais promete ser de movimento intenso no comércio.

. O que disse ao editor o presidente da CDL de Porto Alegre, Gustavo Schiffino: “Mais de 70% dos consumidores deve ir às lojas de rua e de shoppings para buscar presentes e, entre os prediletos, estão roupas, calçados e eletrônicos.

. A expectativa é de um crescimento acima de 7% nas vendas, visto que 95,5% das pessoas devem comprar dois presentes.

. A CDL de Porto Alegre e o Sin dilojas tocaram uma pesquisa completa sobre as intenções de compra para a data, realizada em conjunto pelas duas entidades, está disponível no site www.cdlpoa.com.br/pesquisas

Mensalão - Acompanhe o que disse Gurgel até agora, 15h23m. Ele atacou duramente o ex-ministro Zé Dirceu e o PT.

1- Leia do final para o início. Os resumos são da fala do Procurador Geral da República, Roberto Gurgel. Ele acusa de modo contundente os réus da organização criminosa montada pelo PT e pelo governo Lula para comprar votos dos eleitores e dos deputados. O resumo é do site www.veja.com.br  Você pode acompanhar o julgamento através do video aí ao lado, acima, à direita, mas também pode recuperar as informações no site www.veja.com.br. CLIQUE AQUI para ler.

15 15:02 - Gurgel diz que a prova contra José Dirceu nos autos é contundente, mesmo que baseada em depoimentos de testemunhas, sobretudo o publicitário Marcos Valério. “O autor intelectual deste tipo de crime quase sempre não fala ao telefone, não envia mensagens eletrônicas, não movimenta dinheiro.”
2.   14:52 - Em entrevista a VEJA, o ex-procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, que acaba de ser citado no STF por seu sucessor, Roberto Gurgel, afirmou:
14  14:48 - O procurador-geral da República Roberto Gurgel começou a sua peça de acusação aos mensaleiros com menções ao jurista brasileiro Raymundo Faoro, autor do clássico de ciência políticaOs Donos do Poder, e ao filósofo italiano Norberto Bobbio, dono de uma extensa e influente obra sobre as áreas do Direito e da Política. O objetivo foi argumentar que política e moral não podem ser vistos como reinos separados. Ou, como resumiu Gurgel, que os fins não justificam os meios, quando esses se apartam do que é “moral, social e portanto juridicamente aceitável”.
3.   14:45 - Gilmar Mendes levanta-se, vai até a cadeira de Luis Fux, diz algo a ele e à ministra Cármen Lúcia e retorna, sorrindo, ao seu lugar.
4.   14:40 - O STF vetou o acesso de jornalistas a uma ala próxima ao corredor usado pelos ministros para entrar e sair do plenário – o que tornou praticamente impossível o acesso aos magistrados. A preocupação com o vazamento de alguma declaração é grande.
5.   14:38 - Gurgel fala em "substanciosas provas" do mensalão. "Os fins não justificam os meios", diz
6.      - Gurgel 2.0: o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, inova no Supremo Tribunal Federal. Está lendo a acusação contra os 38 réus do mensalão em um tablet.
7.   14:32 - Começa o segundo dia de julgamento.
8.    O STF se prende a tradições. Uma delas: o atraso médio de meia hora antes de cada sessão. #vejapolitica
9.   14:04 - O STF já se prepara para a sessão desta sexta-feira, mas ainda há ecos do tenso debate do dia anterior. O ministro Marco Aurélio Mello diz reprovar a conduta do colega Joaquim Barbosa: "São adjetivações impróprias em se tratando de um colegiado desse nível", afirmou.

Análise - A crise das teles foi exemplar para as teles e para os governos

O sufoco imposto pelo setor público através dos Procons estaduais e municipais, mais Anatal, parece ter chegado ao fim para teles que operam com celular e banda larga no Brasil.

. É o que se depreende do acordo fechado na quinta-feira por Claro, Oi e TIM (a Vivo já tinha se acertado) com a Anatel, o que lhes permitiu voltar a vender serviços para as operações de celulares e internet, que estavam suspensas desde o dia 23 de julho.

. A prefeitura de Porto Alegre foi quem deu início à escalada de repreensões.

. O acerto fechado com a Anatel também livra as teles da tutela dos Procons, o que torna sem efeito, por exemplo, o inaceitável acordo de ajustamento proposto pelo Procon do governo do RS, que pretendia tomar R$ 500 mil de cada operadora, sob o pretexto de usar o dinheiro nos municípios, objetivando programas de educação na sua área. As teles não aceitaram o acordo.

. Os desacertos das últimas semanas permitiram expor as vulnerabilidades das teles, mas também expôs com clareza meridiana as confusões causadas pelo setor público, sobretudo em dois pontos nodais:
1)Legislações federais, estaduais e municipais não falam entre si, entram em conflito e garroteiam investimentos das teles, como é o caso do município de Porto Alegre, onde condições restritivas inusuais impedem a disseminação de estações rádio-base, as ERBs. Urge uma legislação federal uniforme para todo o País.
2) Órgãos como Anatel e Procons carecem de corpo técnico em qualidade e quantidade, como também não possuem recursos financeiros e equipamentos para exercer o seu papel.

. Segundo o portal Exame,  a Claro informou que irá ampliar em 34% os investimentos até 2013. A Oi apresentou à Anatel o projeto de melhoria em sua qualidade de serviços, incluindo o aumento da cobertura 2G e 3G e o lançamento da rede 4G, além da reformulação no processo de atendimento e atualização da rede. Já a TIM comunicou que até o final deste ano pretende expandir em 33% a capacidade de sua rede, além de investir mais de 9 bilhões incluindo licenças para 3G e 4G.

- Relações estáveis, seguras e sérias entre o poder permissionário e as permissionárias, são fundamentais para que ninguém se atreva novamente a criar dificuldades para vender facilidade. 

CPI do Natal Luz entra na fase final. Juiza da 26ª edição estatizada não quer mais administrador judicial no caso.

Só na semana que vem serão retomados os trabalhos da CPI do 26º Natal Luz, que faturou R$ 18 milhões, deveria apresentar lucro de R$ 4,5 milhões e pode ter fechado com prejuízos milionários. O depoimento mais esperado é do administrador judicial Ruben Oliveira, que depois de entregar as contas à juíza Aline Eckert, viajou para Bagé e lá foi internado na Santa Casa.

. A CPI contratou perito para avaliar as contas.

. O Natal Luz sofreu intervenção judicial, foi estatizado, e os empreendedores que o bancaram durante 25 edições, transformando uma procissão religiosa no maior evento do gênero no mundo, estão sendo processados por iniciativa dos promotores Max Guazelli e Antonio Képes.

. Os réus constituíram advogado, no caso o dr. Amadeu Weinmann, que de posse dos resultados preliminares do perito judicial Rogério Steigleder, denunciou a mais completa desordem na contabilidade do evento. 1/3 dos réus dos processos criminais já foram excluídos das ações por decisão do Tribunal de Justiça, uma vez que as denúncias foram consideradas imprestáveis.

- A juíza Aline Eckert não atendeu os pedidos para que contrate perito. Ela aceitou que fossem acostados novos documentos contábeis há dez dias e não quer que o administrador judicial Ruben Oliveira conclua o trabalho de prestação de contas. Ela tentou convencer alguém do Conselho Gestor para fazer o serviço, mas ninguém aceitou o encargo. 


Prazo para decisões sobre impugnação vai até domingo

Em todo o País, milhares de candidatos aguardam o prazo fatal de domingo para saber quem será impugnado.

NESTA SEXTA-FEIRA SAIBA ONDE BEBER BEM
Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Saiba o que o governo mudará na Previdência e na CLT

O governo prepara para depois das eleições municipais a negociação com o Congresso de duas reformas:

1) Previdência do INSS, em troca do fim do fator previdenciário.
2) Flexibilização da legislação trabalhista, cujo anteprojeto está na Casa Civil e que deverá dar primazia ao que for negociado entre as partes sobre o legislado, ampliando a autonomia de empresas e sindicatos.

MJDH discutirá "Anos de Chumbo em Porto Alegre", no dia 30, na Assembléia

Será dia 30 de agosto o seminário “Anos de Chumbo: a estrutura informal da repressão em Porto Alegre”. O evento é do Movimento de Justiça e Direitos Humanos. Será na Assembléia, 10h.

. O vetor do seminário é o “Caso das Mãos Amarradas”, no caso o assassinato do sargento Manuel Raimundo Soares. Na esteira das discussões, entrará debate sobre o chamado Dopinha, uma espécie de filial ilegal do Dops.

- As informações sobre o evento foram passadas ao editor por Jair Krishke, do MJDH.

Rohsig sai da diretoria da Escala

Fernando Rohsig não é mais diretor Administrativo e Financeiro da agência de publicidade Escala, uma das três maiores da área no RS.

. Ele será banqueiro.

- Rohsig é graduado e mestre em Economia, tocou curso no exterior e especializou-se m Governança Corporativa. Sua saída foi comunicada ao mercado por Miguel de Lucca. 

No debate de Porto Alegre, Mensalão ficou de fora, mas em SP o tema tirou Haddad do eixo

Até o momento,  o julgamento do Mensalão, já tratado como o Julgamento do Século, envolvendo a organização criminosa montada pelo PT e pelo governo Lula, passa à margem da campanha eleitoral de Porto Alegre.

. No debate desta quinta-feira à noite na Band TV, nada foi discutido sobre dinheiro sujo levantado no setor público para corromper eleitores e deputados.

. Em São Paulo, no debate da mesma Band TV, o Mensalão entrou na roda, deixando sem eixo o ex-ministro Fernando Haddad, candidato do PT.

- Os candidatos Wambert De Lorenzo, PSDB; Roberto Robaina, PSOL, e Érico Correia, PSTU, prometem incluir o debate nas suas propagandas de rádio e de TV.

Líderes do PT comportam-se como zumbis quando o assunto é Mensalão

Os líderes do PT de todo o País, RS junto, comportam-se como zumbis diante do julgamento do Mensalão. 

Acusação contra os mensaleiros começará às 14h no STF

- A partir das 14h, você poderá acompanhar as acusações do procurador Roberto Gurgel no video existente aqui ao lado, acima, à direita, da TV Senado.

Daqui a pouco, as 14h, o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, terá cinco horas para provar que os 38 réus do processo do Mensalão são culpados e devem ser condenados à prisão.

. Os advogados de defesa só falarão a patir de segunda-feira.

. Ontem, o STF garantiu por 9 x 2 a sua competência para julgar os 38 réus, rejeitando questão de ordem do advogado e ex-ministro Thomaz Bastos.

CLIQUE AQUI para examinar reportagem da Globo, desta manhã, no Bom Dia Rio Grande, que informa com detalhes e imagens os bate-bocas ocorridos na sessão de ontem do STF, inclusive o voto ideológico do ministro Lewandowski, amigo de Lula e velho simpatizante do PT. A reportagem também aborda detalhes da leitura do relatório sobre o Mensalão.

Debate da Band TV foi frouxo. Candidatos ignoraram o julgamento do Mensalão.

- Debates com a participação de sete candidatos, como o desta quinta a noite na Band TV de Porto Alegre, servem apenas aos interesses de candidatos nanicos e totalmente desconhecidos, porque não permitem que ocorram discussões de verdade. A análise a seguir é do Estadão, mas poderia ser de qualquer repórter. O verdadeiro debate só acontecerá no segundo turno. As discussões da Band TV foram alienadas do ponto de vista político, porque os candidatos sequer mencionaram a circunstância de que na quinta-feira começou o julgamento do século e que ele envolve corrupção com dinheiro público, compra de votos e financiamento criminoso de campanhas políticas. Leia:

A segurança pública e gestão foram os temas prioritários do primeiro bloco do debate dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre na Rádio e Televisão Bandeirantes nesta quinta-feira à noite.

Adão Villaverde (PT) acusou a prefeitura de não buscar recursos para a segurança e prometeu fazer do tema sua prioridade.
O prefeito José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, rebateu lembrando que o governo estadual, do partido de Villaverde, não faz sua parte, mantendo apenas 2,6 mil policiais militares na cidade, quando o recomendável seria 5 mil. E desafiou o petista a ir às vilas ver o que está sendo feito.
Manuela D''Ávila (PC do B) perguntou a Villaverde se é correto atribuir ao governo do Estado as estatísticas de criminalidade no município, mantendo o tema na pauta e abrindo espaço para ambos criticarem Fortunati.

. O prefeito aproveitou uma pergunta que fez a Roberto Robaina (PSOL) para criticar a direção do Grupo Hospitalar Conceição, composta por filiados ao PT de Villaverde e ao PC do B de Manuela, por supostas falhas da gestão.

Tanto Robaina quanto Érico Correa (PSTU) reclamaram dos gastos do município com a Copa do Mundo sugerindo que o dinheiro deveria ser destinado à saúde e programas sociais.
Wambert Di Lorenzo (PSDB) sustentou que é o único candidato de oposição, atribuindo a todos os outros alguma ligação com o governo estadual ou federal.
Jocelin Azambuja (PSL) defendeu a educação como prioridade de todos os governos.

- Temas que vêm dominando o debate político nacional, como o julgamento dos réus do Mensalão e o caso Cachoeira, não foram abordados pelos candidatos.


NESTA SEXTA-FEIRA SAIBA ONDE BEBER BEM
Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/