Novo apagão assombra Dilma, desta vez em Porto Alegre


- Depois dos apagões sucessivos que infernizaram a vida de milhões de pessoas no Sul e no Sudeste, quarta-feira, intraquilizando o governo, agora chegou a vez de Porto Alegre, onde casualmente encontra-se a própria presidente Dilma Roussef. 

35 mil pontos estão sem luz em Porto Algre, inclusive regiões onde funcionam hospitais, como é o caso do Hospital Moinhos de Vento.

. Em alguns pontos, especialmente do bairro Petrópolis, falta energia desde as 19h.

Juiza eleitoral suspende pesquisa do PT de São Leopoldo. "É inidônea", disse a juiza. Sentença sairá neste domingo no ABC.

- Como o jornal VS não tem como publicar o reconhecimento de que houve fraude na pesquisa publicada pelo PT, a Justiça Eleitoral de São Leopoldo mandou autorizar o anúncio da sua sentença na capa do jornal ABC. Os dois jornais são do mesmo grupo, o Grupo Sinos de Novo Hamburgo. Este caso de fraude de pesquisa é o único conhecido na Grande Porto Alegre e parece encerrar uma campanha altamente difamatória que permeou toda a atual campanha eleitoral de São Leopoldo. 

A juiza eleitoral Daniela Azevedo Hampe mandou suspender como fraudulenta a pesquisa que o PT mandou publicar na capa das edições de quarta e sexta-feiras do jornal VS, na qual o deputado Ronaldo Zulke aparece como o líder nas intenções de votos de São Leopoldo. Zulke teria 43% dos votos contra 39%.

. No seu despacho, a juiza mandou suspender as publicações, alegando que o instituto contratado pelo PT não tem sede comprovada e não forneceu elementos para a aferição da pesquisa, o que caracteriza claros indícios de fraude.

. A pesquisa é inidônia - disse a juiza.

. A pesquisa dada como aceita e legal é a que foi feita pelo Instituto Methodus há uma semana, na qual o candidato da oposição. dr. Moacir, aparece com 50% das intenções de votos, contra 28,5% de Ronaldo Zulke.

. O PT responderá pela publicação da sentença da juíza e pagará multa.

Procurador Geral da República quer impedir fuga de réus petistas corruptos condenados no Mensalão

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse neste sábado (6) que estuda formas de impedir que possíveis condenados no processo do mensalão deixem o país após o término do julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal).

. Entre as alternativas que podem ser adotadas está a retenção dos passaportes.

Serra desmoraliza institutos de pesquisa, cientistas políticos e mídia amestrada, patrocinando virada espetacular em São Paulo

- Os institutos de pesquisa, cientistas políticos e a mídia brasileira, passaram a campanha inteira apresentando o ex-governador José Serra como candidato em fim de carreira, derrotado e humilhado. “É bom ele se aposentar”, disse Lula, debochando do candidato e esquecendo que ele, sim, já frequenta três polpudas aposentadorias, uma das quais desde os 37 anos. Leia WWW.uol.com.br, pesquisa Datafolha publicada na Folha de S. Paulo deste domingo:

José Serra, PSDB – 28%
Celso Russomano, PRB – 27%
Fernando Haddad, PT – 24%
Gabriel Chalita, PMDB – 13%
Soninha, PPS – 5%
Os demais candidatos pontuaram muito pouco.

Investigação apurará suborno de Daniel Dantas ao PT

* Clipping Folha de S. Paulo

Mensalão - o julgamento
Novo inquérito vai apurar relação entre Dantas e PT
PF diz ter indício de que Opportunity repassou suborno ou doação ilegal à sigla
Pedido para abertura de investigação em SP foi aceito por Joaquim Barbosa, relator do mensalão no Supremo

FLÁVIO FERREIRA
DE BRASÍLIA
Uma nova frente de apurações do mensalão em São Paulo investigará se o grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, usou o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para intermediar repasse de suborno ou de doações ilegais ao PT.

A investigação é resultado do desmembramento de um inquérito aberto no STF (Supremo Tribunal Federal) para apurar se o mensalão envolveu pessoas e empresas além dos 40 réus denunciados pela Procuradoria Geral da República em 2006, agora sob julgamento.

O relator do caso no STF, ministro Joaquim Barbosa, acolheu em agosto o pedido da Procuradoria para a abertura do novo inquérito na Justiça Federal de São Paulo.

Segundo a petição do Ministério Público Federal, a apuração anterior, que foi executada pela Polícia Federal, "encontrou elementos de prova que confirmam que as empresas Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular, que pertenciam ao grupo Opportunity, dirigido à época dos fatos por Daniel Dantas, aderiram ao esquema criminoso montado pelo empresário [Marcos Valério].

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Mendes Filho volta a tratar do câncer em SP. Ele não poderá votar neste domingo.


O ministro gaúcho Mendes Filho não poderá votar no seu filho, Pablo, que disputa uma cadeira de vereador, porque está internado desde quinta-feira em São Paulo. Mendes Filho começou um tratamento de quimioterapia para evitar o retorno de um turmo (câncer) no cêrebro.

. O ministro sentiu-se mal e foi inteternado no Sirio-Libanês.

Candidatos podem fazer campanha até as 22h

Os mais de 480 mil candidatos a prefeito e vereador em todo o País têm até às 22h deste sábado para fazer sua propaganda eleitoral, mas de forma limitada. São permitidos a distribuição de material gráfico, caminhada, carretada, passeata e carros de som, assim como alto-falantes.

. No dia do pleito, nenhum tipo de propaganda é permitido. Mas o eleitor pode se manifestar de maneira silenciosa, com broches, bandeiras e adesivos, por exemplo. A propaganda eleitoral em rádio e televisão foi exibida até quinta-feira passada, e ontem foi o último dia para divulgação da propaganda paga na imprensa escrita e sua respectiva divulgação na internet.

GM começa a produzir na fábrica de cabeçotes e motores de Joinville. Invstimento foi de R$ 350 milhões.

A General Motors do Brasil  começou, nesta semana a produção de cabeçotes em Joinville As peças serão destinadas às fábricas de Gravataí, na Grande Porto Alegre, e Rosário, na Argentina. Até o fim do mês, começa a produção de motores na fábrica de Joinville.

. Na construção da fábrica, que tem capacidade para produzir 200 mil cabeçotes e 120 mil motores por ano, foram investidos R$ 350 milhões. A inauguração oficial depende das obras de entorno.

Patrus Ananias, candidato da "mineira" Dilma, toma surra eleitoral em Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), aparece liderando as intenções de voto com uma vantagem de mais de 12 pontos percentuais. De acordo com a pesquisa do Instituto MDA e em parceria com o jornal Estado de Minas, divulgada neste sábado, Lacerda tem 46,6% das intenções de voto, seguindo por Patrus Ananias (PT), com 34%.

Bravateiro e mentiroso, ator petista José de Abreu se retrata por acusações ao ministro Gilmar Mendes

* Clipping Mônica Bérgamo, Folha

O ator José de Abreu, o Nilo da novela "Avenida Brasil", da TV Globo, se retratou "cabalmente" por ter chamado o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de "corrupto" em comentário no Twitter. Em resposta a interpelação do magistrado, diz que, "informado" por seus advogados da "conotação mais forte" do adjetivo, "se retrata cabalmente, lamentando tê-lo empregado".


EQUÍVOCO
Em outro trecho da resposta, Abreu diz que "se equivocou ao atribuir ao interpelante a pecha de corrupto" e que "não tinha, como não tem, provas para fazer tal afirmação". Teria escrito o comentário depois de ler reportagens que sugeriam "a referida prática delitiva do interpelante [Mendes]". Reconheceu que elas, "ainda que publicadas por veículos de seriedade incontestável, não constituem, por si só, base suficiente para permitir-lhe o equívoco de que agora cabalmente se retrata".

PARA FINALIZAR
Os advogados do ator, liderados por Nilo Batista, do Rio, aproveitaram o texto para fazer referência aos habeas corpus que, em 2008, Gilmar Mendes concedeu ao banqueiro Daniel Dantas na Operação Satiagraha. "Ao contrário da apreciação geral da imprensa, constituiu decisão não só adequada ao processo penal no Estado de Direito, como também corajosamente tutelar da autoridade da corte suprema."

Candidato do PSD derrota comunista por ampla margem em Florianópolis

* Clipping O Globo

O Ibope divulgou, nesta sexta-feira, a terceira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa para a prefeitura de Florianópolis. A pesquisa, encomendada pelo Grupo RBS, revela que o candidato Cesar Souza Júnior, do PSD, teve um leve crecimento e passou de 33% para 34%.

. Já Angela Albino, do PCdoB, caiu de 27% para 23%. O candidato do PMDB, Gean Loureiro foi de 18% para 20%, enquanto Elson Pereira foi de 1% para 5%. Janaina Deitos, do PPL, manteve-se com 1%, assim como Gilmar Salgado, do PSTU. Votos brancos ou nulos alcançaram 6% e 10% dos entrevistados não quiseram responder ou disseram não saber em quem votar.
                                                                                 

A "mineira" Dilma Roussef chega hoje para votar amanhã em Porto Alegre

A presidente Dilma Roussef programou desembarcar em Porto Alegre as 11h30m. Ela irá para seu apartamento na zona Sul. Sua agenda não inclui compromissos de campanha, sequer qualquer manifestação de apoio ao candidato do seu Partido, Adão Villaverde.

. Ela votará em Porto Alegre neste domingo.

- A vinda de Dilma ao RS responde a pergunta feita ontem em Minas pelo senador Aécio Neves, que em resposta a uma provocação da presidente, fez a seguinte pergunta aos jornalistas: "Ela meteu o bico nas eleições mineiras, dizendo-se mineira, mas onde votará a mineira Dilma ?". 

Esse blog foi censurado. E no entanto mantém tudo que escreveu.


* Clipping blog do Noblat, www.noblat.com.br

Em cumprimento à decisão liminar proferida pela juíza Naira Neila Batista de Oliveira Norte, Juíza Coordenadora da Propaganda Eleitoral de Manaus/AM, nos autos do Processo 76-95.2012.6.04.0062, retirei do Blog e de todos os meios a ele veiculados fotos da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), candidata a prefeita de Manaus, e protagonista de um rumoroso episódio onde ela se disse alvejada por um ovo.
Depois de receber a solidariedade dos seus pares no Senado e da própria presidente da República, Vanessa corrigiu a informação que a fez crescer nas pesquisas de intenção de votos. Trocou a agressão a ovo por outra a cuspe.
 A ovo, a cuspe, a água, qualquer tipo de agressão é nojenta e deve ser repudiada. Assim como se deve repudiar a mentira que muitas vezes alimenta a farsa.
Quase 14 horas antes de Vanessa começar seu discurso no Senado falando do ovo que a atingira, sua assessoria havia registrado em delegacia de polícia de Manaus que ela fora vítima na verdade de uma cusparada. 
Ninguém se lembrou de avisar à senadora que voara a Brasília justamente para falar a respeito?
De Brasília ela não procurou se atualizar antes de assomar à tribuna do Senado?
Seus advogados sustentam por escrito que Vanessa não estava obrigada a saber distinguir entre uma ovada e uma cusparada.
Espero que a juíza Naira Neila reconsidere sua decisão que atenta contra a liberdade de informação.

Ditadura dos Castro libertou a blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez


A blogueira cubana Yoani Sánchez anunciou na noite desta sexta, em sua conta no Twitter, que foi libertada.

. Yoani Sánchez e outros dissidentes foram detidos ao viajarem para a cidade onde está sendo julgado um político espanhol envolvido no acidente rodoviário que causou a morte do proeminente oposicionista Oswaldo Payá.

. Sánchez foi presa na tarde de quinta-feira em Bayamo, no sudeste da ilha, junto com seu marido, Reinaldo Escobar, e outro acompanhante.

. "Yoani planejava cobrir nesta manhã a abertura do julgamento do político espanhol Angel Francisco Carromero Barrios para o jornal espanhol 'El País'", disse a Anistia em nota. A ativista se tornou conhecida no exterior por causa das críticas ao regime comunista que faz no seu blog, o Geração Y.
Carromero, de 26 anos, é acusado de homicídio por causa do acidente de 22 de julho que matou Payá, de 60 anos, e outro ativista, Harold Cepero, de 31. Carromero pode ser condenado a pena de 1 a 10 anos de prisão, num caso que despertou grande atenção internacional.

Justiça Eleitoral adverte que voto em ficha suja será "provavelmente" voto perdido


- No RS, os candidatos ficha suja mais notáveis e que arriscarão os votos dos seus eleitores neste domingo são Tarcisio Zimmerman, Novo Hamburgo, Daniel Bordignon, PT. Está no mesmo caso Luciana Genro, Porto Alegre, impedida por outras razões. Leia o material a seguir do portal G1:

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, espera que os eleitores levem em consideração as "consequências" de optar por candidatos "ficha suja", segundo afirmou em entrevista nesta sexta (5) ao
 G1.
A dois dias da votação, 2.152 dos 465.414 candidatos a prefeito e a vereador em todo o país têm o registro de candidatura questionado no TSE com base na Lei da Ficha Limpa. Eles aguardam decisão do tribunal sobre se poderão assumir os cargos caso sejam eleitos.
De acordo com Cármen Lúcia,  os que impetraram recurso no TSE são candidatos que já tiveram o registro indeferido pelo juiz de primeiro grau e pelo tribunal regional eleitoral do estado. Portanto, segundo ela, são grandes as chances de que o registro de candidatura também seja rejeitado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral.
“Se ele [candidato] já teve decisão em uma ou duas instâncias – o juiz eleitoral indeferiu, ele foi ao TRE, e o TRE indeferiu – ele vem ao TSE. Estando contrário a uma diretriz, provavelmente ele vai perder. Isso é importante que os eleitores tenham em mente”, disse.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Manuela atinge níveis espetaculares de rejeição em Porto Alegre. Villa despenca para 7,3%. Fortunati vence no primeiro turno com 61,1%.

A pesquisa de intenções de votos para as eleições de Porto Alegre que o Correio do Povo publica neste sábado mostra uma Manuela D'Ávila em queda livre espetacular, tendo caído para 24,1%e um índice de rejeição inédito, que alcança inimagináveis 30,4%, o dobro do líder, o prefeito Fortunati, que tem a melhor pontuação entre os candidatos que ponteiam as indicações. É também surpreendente o desempenho de Villa, PT, que despencou na última pesquisa para apenas 7,3%. Fortunati, segundo o Instituto Methodus, venceria o pleito com 61,1% dos votos válidos.

Pesquisa estimulada

Fortunati, PDT - 55,7%
Manuela, PCdoB - 24,1%
Villa, PT - 7,3%
Robaiana, PSOL - 2,1%
Wambert, PSDB - 1,4%
Os demais candidatos pontuaram menos de 1%.

Brancos e nulos - 7,1%
Nãos abe - 1,8%
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/