Afinal, como ficam os casos de Gravataí e de Novo Hamburgo ?

Gravataí –  O deputado Marco Alba teve todas as razões para fazer seu discurso de vitorioso na noite deste domingo, porque ele venceu mesmo as eleições. Ao montar a equação da vitória, veja como ele calculou acertadamente sua vitória:
Marco Alba – 51.283 votos
Daniel Bordignon – 49.065 votos
Anabel Lorenzi, PSB – 40.045 votos

. O TRE não divulgou os votos de Bordignon, apresentando-os como nulos, porque a candidatura do petista está impugnada. Seu recurso final depende de julgamento no TSE. Ainda que o TSE julgue tudo a seu favor, ele teria perdido a eleição, como se percebe pelos números acima. O TRE não separou nulos de verdade, algo que costuma girar em torno de 5%, e os votos válidos de Bordignon – o que não chega a importar no caso.

Novo Hamburgo – No caso de Novo Hamburgo, o TRE igualmente não divulgou os números de Tarcisio Zimmerman, PT, mas considerou nulos os votos do petista. Nulos, no caso, foram 78.000. Mesmo extraindo os nulos de verdade, em torno de 5%, ele saiu na frente de Paulo Kopschina, PMDB, que obteve 57 mil votos.

. O editor conversou com o advogado Décio Itiberê, especialista em Direito Eleitoral, sobre este caso de Novo Hamburgo:
Caso Zimmerman vença no recurso que fez ao TSE, o que ocorrerá?
Terá que ocorrer nova eleição.
Ele poderá concorrer?
Pela lei, não, porque a legislação pune com inelegibilidade quem dá causa à anulação do pleito. 

Entenda por que Fortunati venceu a eleição no primeiro turno.

As pesquisas de intenções de votos desmoralizaram-se novamente em Porto Algre, inclusive as de boca de urna do Ibope, porque a surra eleitoral aplicada pelo prefeito José Fortunati sobre sua adversária comunista Manuela D’Ávila e no candidato do PT, Villa, foi humilhante para os dois – e para os institutos de pesquisa.

. José Fortunati venceu pelos méritos de uma administração comprovadamente tocadora de obras -  reconhecidas pela população -  por uma aliança eleitoral muito ampla e por um competente trabalho de marketing político.

. Manuela D’Ávila foi apresentada durante toda a campanha como uma oponente perigosíssima, sempre mordendo o calcanhar de Fortunati, mas ao final e ao cabo ela se revelou apenas um tigre de papel. A comunista perdeu seu grande trunfo – a juventude e a beleza – à medida que o eleitorado não conseguiu encontrar correspondência entre sua aparência e seu discurso alienado politicamente.

. Villa, do PT, sem forças para reagir ao truculento e inábil presidente do PT, Raul Pont, que não soube costurar uma aliança com seus tradicionais aliados, PCdoB e PSB, atropelado além disto pelo Mensalão e pouco conhecido do eleitorado,  foi para um inédito terceiro lugar, sem nunca ter conseguido alcançar sequer os dois dígitos de votos.

. Foi uma eleição onde o trabalhista acertou tudo e seus dois principais adversários erraram tudo. O eleitorado quis abreviar o sofrimento de Manuela e de Villa, mandando-os para casa ao final do primeiro turno.

. Sem piedade.

. Eis como ficou a eleição:
Fortunati, PDT – 65,22%
Manuela, PCdoB – 17,76%
Villa, PT – 9,64%

O socialista Vicente Pires reelege-se com 71,7% dos votos

Apesar da enorme pressão exercida até mesmo pelo governador Tarso Genro, o candidato do PT, Valmor Borba, obteve 18,38% dos votos.

. Reelegeu-se o prefeito Vicente Pires, do PSB, aliado do ex-prefeito e atual deputado Federal José Stédile, que teve 71,7% dos votos.

Tucano destrona PT em Viamão

Em Viamão, o PSDB e seus aliados, sobretudo do PMDB, quebraram oito anos de hegemonia do PT, elegendo o empresário Valdir Bonato, com 38,2% dos votos.

A Rota das Estrelas perdeu metade das estrelas

A chamada Rota das Estrelas, que sai de Sapiranga e passa por Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio e Sapucaia, até chegar a Canoas, cidade vizinha de Porto Alegre, todas governadas pelo PT, perdeu o charme e o nome. A Rota das Estrelas só mantém o rabo, ou seja, Esteio, Sapucaia e Canoas. Veja quem se elegeu:

Sapiranga - Coprinha Molling, PP
Novo Hamburgo - Paulo Kopschina, PMDB
São Leopoldo - Dr. Moacir, PSDB
Esteio - Gilmar Rinaldi, PT
Sapucaia - vilmar Balin, PT
Canoas - Jairo Jorge, PT

Porto Alegre é governada por José Fortunati, PDT.

PDT quase dobra de tamanho na Câmara de Porto Alegre. Veja o tamanho de cada bancada.

A bancada do PDT foi a que mais cresceu nas eleições deste domingo em Porto Alegre, elegendo sete vereadores, bem mais do que os quatro que tinha. O PT perdeu dois vereadores, já que sua bancada caiu de seis para quatro parlamentares. Bancadas como PPL e PV sumiram. PPS e PCdoB voltaram a ter vereadores.  Na lista a seguir, saiba quantos vereadores terão cada bancada e quantos possuem no momento:

PDT, 7 (4)
PT, 4 (6)
PMDB, 4 (3)
PP, 3 (4)
PSD, 2 (3)
PSOL, 2 (2)
PCdoB,2 (zero)
PSB, 1 (1)
PSDB,1 (2)
PV, zero (1)
PPL, zero (1)
PRB, 2 (1)
DEM, 1 (1)
PTB, 4 (4)
PPS, 1 (zero)

SAIBA quem se elegeu, conforme link do ClicRBS deste domingo.

Eduardo Leite, com 39,9% dos votos, derrota Marroni em Pelotas. Cidade terá segundo turno.

Pelota é o único dos quatro municípios gaúchos com direito a segundo turno que não conseguiu desatar o nó neste domingo. A disputa ocorrerá entre Eduardo Leite e Fernando Marroni. Saiba como ambos se saíram no primeiro turno:

Eduardo Leite, PSDB - 39,9%
Fernando Marroni, PT - 28,6%

. Eduardo Leite é um jovem de 27 anos. Com 39,9%, obteve a maior vitória de primeiro turno da história de Pelotas. Ele é apoiado por ampla coligação. O petista Marroni já foi prefeito e é deputado Federal.

Saiba quem foram os dez vereadores mais votados de Porto Alegre

Computados 99,2% dos votos, estes são os dez candidatos a vereador mais votados de Porto Alegre, o que não significa que estejam eleitos, já que o quociente eleitoral de 25 mil votos para cada vaga terá que ser alcançado pelo candidato, pela sigla ou pela coligação:

Pedro Ruas/ João Derly/ Guilherme Villela/ Márcio Bins Ely/ Dr. Tiago/ Kevin Krieger/ Mauro Zaccher/ Claudio Janta/ Cássio Trogildo/ João Bosco Vaz/ Valter Nagelstein/ Dr. Goulart/ Waldir Canal.

- O mais votado é do PSOL, Pedro Ruas, que fez 14,6 mil votos, que fez pouco mais do que Bins Ely e Villela, ambos com 13,5 mil votos. Os outros nove são do PCdoB, PP, PDT, PTB, PSD e PMDB.Nenhum dos dez é do PT. A Câmara possui 33 vagas. 

Sanchotene elege seu vice tucano em Uruguaiana

Completados 50% dos votos apurados em Uruguaiana, maior município da Fronteira Oeste do RS, o prefeito Sanchotene Felice mostrou sua força ao eleger seu próprio vice:

Schneider, PSDB – 50,35%
Mauro Brum, PP – 23,18%
Koko Barbará, PMDB – 14,49%
Maria de Lourdes, PT – 6,43%
Dr. Lourival, PDT – 5,56%

Pasin, PP, derrota prefeito Lunelli, PT, em Bento

Guilherme Pasin, PP, 29 anos, derrotou o líder do PT de Bento Gonçalves e também seu prefeito, que tentou a reeleição.

 A vitória foi surpreendente e apertada:
Guilherme Pasin, PP – 44,8%
Roberto Lunelli, PT, tentando a reeleição – 44,3%

. O apoio do ex-prefeito Drcy Pozza foi decisivo para a eleição de Pasin. Ele teve o apoio do PMDB, que deu o vice, Mário Gabardo.

PT desbanca PTB em Parobé. Saiba como ficaram os outros casos no Vale do Panharana

No Vale do Panharana, que fica muito próximo de Porto Alegre, localizado entre o Vale do Sinos e a Serra, o PT deslocou o PTB do comando da principal cidade, Parobé.

Parobé - PT - (13)Claudio Silva
Taquara - PTB - (14) Titinho
Igrejinha - PP - (11 Joel Wilhelm
Tres Coroas - PMDB (15) - Chéio
Rolante - PDT - (12) Dirão
Riozinho - PSB (40) - Alemão

Fortunati esta sendo eleito com a maior aprovação entre todas capitais brasileiras

Com 82% das urnas apuradas, José Fortunati já é matematicamente o novo prefeito de Porto Alegre. Esta sendo um massacre. Fortunati é o prefeito com a maior porcentagem de aprovação em todas capitais.

Fortunati - 65,25%
Manuela - 17,75%
Adão - 9,70%

Marco Alba derrota Bordignon, PT, em Gravataí. Novo Hamburgo, PMDB e PT decidem no Photochart.

Nos dois municípios mais importantes do RS onde dois candidatos muito competitivos do PT foram impugnados, mas aguardam pelo julgamento dos seus recursos no TSE, as apurações oferecem resultados que deixam confusos os eleitores e os próprios jornalistas.

. São os casos de Novo Hamburgo e Gravataí.

. Os votos do prefeito Tarcisio Zimmerman, Novo Hamburgo, e do deputado Daniel Bordignon, Gravataí, não aparecem nas planilhas do TRE. O advogado Décio Itiberê disse ao editor que ambos estão impugnados, mas seus votos são computados e se vencerem, terão que aguardar o resultado do julgamento do TSE para assumir. Neste meio tempo, estão fora.

. Os resultados oferecidos ao distinto público dão como candidatos amplamente vitoriosos até agora: Novo Hamburgo, Paulo Kopschina, PMDB; Gravataí, Marco Alba, PMDB.

. Uma simples regra de três, contudo, permitirá saber quem venceu a eleição nas duas cidades. Em Novo Hamburgo, a contagem paralela do PT e do PMDB indicam que Paulo Kopschina estaria com 49% e Zimmerman com 48%. O mesmo cálculo – uma simples regra de três – permite concluir que o deputado Marco Alba é o novo prefeito de Gravataí, a sede da GM.

Em SP, Serra abre 10 pontos sobre Russomano e vai para o 2º turno com Haddad

- Pesquisas eleitorais claramente manipuladas estão sendo desmoralizadas pela votação de José Serra em SP. Há menos de 24h, ele aparecia tecnicamente empatado com Haddad e Russomano, mas há 72h era apresentado por pesquisadores, mídia e políticos em geral como carta fora do baralho. 

O candidato José serra (PSDB) está liderando a corrida pela prefeitura de São Paulo. Ele já abriu 10 pintos para Celso Russomano e deverá ir para o segundo turno contra o petista Fernando Haddad. Veja os numeros:

Urnas apuradas: 65,28%
José Serra - 31,52%
Fernando Haddad - 28,37%
Celso Russomano - 21,38%

Boca de urna erra e 2º turno de Curitiba será entre Ratinho Jr. e Gustavo Fruet

A boca de urna não foi comprovada e o segundo turno na capital paranaense será sem o atual prefeito, Luciano Ducci.

O resultado é o seguinte:
Ratinho Jr. (PSC) - 37%
Gustavo Fruet (PDT) - 24,2%

Acabou o domínio do PT e de Vannazi em São Leopoldo. Dr. Moacir, PSDB, é eleito com 55,95% dos votos.

Dr. Moacir, do PSDB, líder de umaampla coligação de Partidos, inclusive o PMDB, que lhe concedeu o vice, o vereador Daniel daudt, apurados 99,77%, é o novo prefeito de São Leopoldo, RS, derrotando o truculento deputado Federal do PT, Ronaldo Zulke, que foi apoiado pelo prefeito Ary Vannazi.

. Acabou a hegemonia do PT na cidade onde começou a chamada Rota das Estrelas, há oito anos, ligando Sapiranga a Porto Alegre, através de sete prefeituras do Partido.

. E acabou também o governo autoritário do prefeito Ary Vannazi, que chega ao seu final em meio a uma portentosa investigação policial sobre malfeitos da sua administração, tudo no âmbito da chamada Operação Cosa Nostra.

. Apurados 99,77% dos votos, dr. Moacir livra 16 mil votos de vantagem:

Dr. Moacir, PSDB - 55,95%
Ronaldo Zulke, PT - 42,14%
Fernando Hennig, PPS - 1,91%

Em Porto Alegre, com 45% das urnas, Fortunati (65%) e Manuela (17%)

Em Porto Alegre, com 45% das urnas apuradas, os números são os seguintes:

José Fortunati (PDT) - 65,69% (237 mil votos)
Manuela D´Avila (PCdoB) - 17,39% (62 mil)
Adão Villaverde (PT) - 9,48% (34 mil)

Gramado está reelegendo Nestor Tissot

O atual prefeito de Gramado, Nestor Tissot, esta sendo reeleito. Veja os numeros:

Com 84% das urnas apuradas:
Nestor Tissot (PP) - 58,93%
Caio Tomazeli (PMDB) - 23,52%

Na cidade irmã de Gramado, Canela, outro progressista já foi eleito:
Cleo Port (PP) - 50,16%
Constantino (PMDB) - 43,11%

TSE diz que Ireneu Orth, PP, é o primeiro prefeito eleito do RS. Ele é de Tapera.

O TSE informou que Tapera foi o primeiro município do Rio Grande do Sul a concluir a apuração dos votos. Ireneu Orth (PP) foi reeleito com 52,40%.

Apuração já indica definições no primeiro turno em Porto Alegre, Canoas e Caxias

Em tres das quatro cidades com direito a segundo turno nestas eleições, dificilmente a decisão não acontecerá no primeiro turno.

. Porto Alegre - As pesquisas de boca de urna indicaram ampla vitória de Fortunati (leia nota abaixo) que são confirmadas pelos números já apurados até agora.

. Canoas - Jairo Jorge, do PT, lidera amplamente em Canoas, município da Grande Porto Alegre. Neste momento, o petista já registras 75,5!% dos votos, contra 13,15% da candidata Gisele Uequed, do PTN.

. Caxias - Segundo maior colégio eleitoral do RS, o deputado Barbosa Velho, PDT, apoiado pelo prefeito José Sartori, PMDB, lidera a apuração, neste momento, com 56,22%, contra 29,55% de Marcos Daneluz, do PT.

Ameaça surpreendente de tucano ameaça vitória do socialista Geraldo Júlio em Recife

Ibope boca de urna

Geraldo Júlio, PSB - 51%
Daniel Coelho, PSDB - 25%
Humberto Costa, PT - 20%

- A derrota do senador Humberto Costa é surpreendente, porque ele começou liderando a corrida eleitoral. O candiddato Geraldo Júlio saiu atrás, mas com o apoio do governador Eduardo Campos acabou afastando a ameaça petista. A surpresa é o tucano Coelho, que saiu com 2% e ameaça ir para o segundo turno com Geraldo Júlio, já que a margem de erro da pesquisa não permite uma conclusão sobre o resultado.

Fortunati humilha Manuela e Villa com 62% dos votos, reelegendo-se no primeiro turno

Ibope boca de urna

José Fortunati, PDT - 62%
Manuela D'Ávila, PCdoB - 23%
Adão Villaverde, PT - 10%

Em Minas, Aécio aplica surra eleitoral sem precedentes em Lula e Dilma

Boca de urna do Ibope, Belo Horizonte

O Ibope constatou que Márcio Lacerda, PSB, venceu as eleições no primeiro turno:

Márcio Lacerda, PSB - 52%
Patrus Ananias, PT - 42%

Ibope boca de urna: Serra, o patinho feio, vai para primeiro com 30%

Pesquisa boca de urna do Ibope

José Serra, PSDB - 30%
Haddad, PT - 29%
Celso Russomano, PRB - 23%
Gabriel Chalita, PMDB - 12%

. Caso se confirmem os números, todas as pesquisas feitas até agora não serviram para nada, a não ser para inflar o candidato do PT e derrubar José Serra, que teria avançado extraordinariamente em um único dia.

Saiba por que foi inoportuna e preconceituosa a fala de Joaquim Barbosa para a jornalista Mônica Bérgamo

- A entrevista a seguir é de Mônica Bérgamo, da Folha de S. Paulo. Ela repercute enormemente em todo o País. A Folha abriu manchete para revelar que o ministro que flagela os petistas do Mensalão votou tres vezes no Lula e uma vez em Dilma. A entrevista não poderia ter saído em melhor hora para o PT, porque depois de semanas de crucifixação, o Partido vê seu verdugo dizer que votou nos candidatos dele. 

- O ministro Joaquim Barboa faz pelo menos quatro revelações equivocadas, duas delas altamente preconceituosas e reveladoras de uma visão reducionista inaceitável da formação social e da atividade política:

Equívocos:

Votei tres vezes em Lula e uma em Dilma
* Ao votar pela terceira vez em Lula e uma em Dilma, Joaquim Barbosa já sabia que Lula era o chefe da organização criminosa do Mensalão, uma iniciativa do PT. O viés esquerdizante dos votos do ministro são resultado dos complexos que não conseguiu vencer no seu enfrentamento pelo êxito pessoal e profissional.
O Mensalão Mineiro tem espaço diminuto
* Não houve julgamento, ainda. Além disto, o esquema é estadual e nem de longe a organização criminosa foi montada pelo PSDB. Quando ocorrer o julgamento, a repercussão será proporcional ao tamanho do caso.

Preconceitos sociais e políticos
Toda a engrenagem no Brasil está nas mãos de pessoas brancas e conservadoras.
* São as pessoas brancas e conservadoras que transformam Joaquim Barbosa em herói nacional, porque ele defende os valores morais, éticos e legais da sociedade republicana e democrática do Brasil. Foi a que lhe deu a oportunidade de chegar onde chegou - sem quotas.
A imprensa é toda branca e conservadora
* É a que lhe apóia e garante-lhe espaço para emitir o julgamento que emite contra os bandidos do Mensalão, projetando-o internacionalmente. 

Leia:

(...)
O ministro votou em Leonel Brizola (PDT) para presidente no primeiro turno da eleição de 1989. E depois em Lula, contra Collor. Votou em Lula de novo em 2002.

(...)
O escândalo do mensalão não influenciou seu voto: em 2006, já como relator do processo, escolheu novamente o candidato Lula, que concorria à reeleição.
"Eu não me arrependo dos votos, não. As mudanças e avanços no Brasil nos últimos dez anos são inegáveis. Em 2010, votei na Dilma."
 (...)
Barbosa já disse que a imprensa "nunca deu bola para o mensalão mineiro", ao contrário do que faz com o do PT. "São dois pesos e duas medidas", afirma.
(...)
A exposição na mídia não o impede de fazer críticas até mais ácidas.
"A imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, idem", diz. "Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras."
O racismo se manifesta em "piadas, agressões mesmo". "O Brasil ainda não é politicamente correto. Uma pessoa com o mínimo de sensibilidade liga a TV e vê o racismo estampado aí nas novelas."
Já discutiu com vários colegas do STF. Mas diz que polêmicas "são muito menos reportadas, e meio que abafadas, quando se trata de brigas entre ministros brancos".
(...)
Diante de centenas de grandes escândalos de corrupção no Brasil, e de só o mensalão do PT ter chegado ao final, é possível desconfiar que a máquina de investigação e punição só funcionou para este caso e agora será novamente desligada?
"Não acredito", diz Barbosa. "Haverá uma vigilância e uma cobrança maior do Supremo. Este julgamento tem potencial para proporcionar mudanças de cultura, política, jurídica. alguma mudança certamente virá."

CLIQUE AQUI para ler tudo.

* A foto ao lado, acima, é do fotógrafo da Folha de S. Paulo e ilustra a entrevista de Mônica Bérgamo. 

Dilma já votou em Porto Alegre, não disse em quem e voltou para Brasília


A presidente Dilma Rousseff votou esta manhã na Escola Estadual Santos Dumont, na zona sul de Porto Alegre. Ela foi acompanhada do governador Tarso Genro, além de lideranças petistas como o ex-governador Olívio Dutra e o ex-prefeito Raul Pont. Dilma já voltou a Brasília. Ela acompanhará o resultado das eleições no seu bunker do Alvorada.

. Dilma não disse em quem votou. O candidato do seu Partido, Villa, não acompanhou a presidente. 

Coronel tiranete da Venezuela pode ser derrotado neste domingo pelo oposicionista Capriles

El Registro Electoral contabiliza a 18 millones 800 mil votantes inscritos, que están aptos para acudir a las urnas en la jornada de este domingo para escoger el próximo presidente de la República para el período 

EL UNIVERSAL
domingo 7 de octubre de 2012  05:59 AM

Caracas.- Desde las 6 de la mañana comenzaron a abrir las mesas electorales, pero los ciudadanos se apostaron en las puertas de los centros de votación a hacer colas desde horas de la madrugada de hoy.

El Consejo Nacional Electoral informó que la entrega del material electoral fluyó con normalidad durante los días previos al proceso de votación.

El Registro Electoral contabiliza a 18 millones 800 mil votantes inscritos, incluidos 100.495 venezolanos residentes en el exterior, están aptos para acudir a las urnas en la jornada de este domingo para escoger el próximo presidente de la República para el período 2012-2019.

Los centros de votación cerrarán a las 18. La votación se podría extender más allá de ese horario en las mesas en las que existan aún electores por sufragar.

El conteo de los votos se hará íntegramente de forma automática. El primer boletín con resultados será emitido cuando la tendencia sea irreversible. Las leyes nacionales prohiben la difusión de encuestas a boca de urna antes del primer boletín oficial.

CLIQUE AQUI para ler mais e ver as fotos da votação.

Nem Dilma está segura na insegura Porto Alegre. Bandidos saqueiam carro na frente da casa da presidente do Brasil.


 Se alguém acha que era necessário mais algum acontecimento escabroso para demonstrar o estado de calamidade a que chegou a área de segurança pública do governo do RS, vale esta notícia que circula na Web desde a madrugada:

- Na frente da casa da própria presidente Dilma Roussef, em Porto Alegre, um carrom C4 Pallas, estacionado na calçada oposta a do edifício onde mora Dilma,  a cerca de 20 metros do local foi arrombado e saqueado as 22h30m deste sábado.

O dono do carro é  o diretor de compras Jair Steller Garcia, 35 anos. Ele se deu conta do furto ao voltar de um aniversário em família. O ladrão quebrou um dos vidros da janela do veículo.
. O que disse Steller Garcia:
— Estacionei ali às 21h porque sabia que era perto da casa da presidente. Pensei que fosse o local mais seguro possível. 

Supermercados abertos

Os supermercados abriram normalmente neste domingo.

Acompanhe as eleições ao vivo, via TV ou Internet. Saiba como fazer isto.

Quem tem Sky, pode acompanhar pelo Canal 40, Globonews, tudo o que está acontecendo nas eleições de hoje no Brasil.

. Pela internet, também ao vivo, portanto em tempo real, alcance a cobertura on line pelo portal G1, da Globo. CLIQUE AQUI para acessar.

Saiba como comprar, agora mesmo, neste domingo de eleição, Cabo de Guerra


Nas duas semanas posteriores ao lançamento, mesmo sem estar nas livrarias (a exceção é a Livraria Londres, Bom Fim, Porto alegre) e00 exemplares foram vendidos exclusivamente pela Internet e no dia do lançamento, Sheraton. A próxima sessão de autógrafos será em Santa Maria.. Se você quiser adquirir exemplares, clique em polibio.braga@uol.com.br A resposta é imediata. Você fará o DOC e no outro dia o livro será despachado para sua casa ou escritório, em qualquer lugar do Brasil, sem custo de entrega.

PARA COMPRAR
Envie e-mail para polibio.braga@uol.com.br agora mesmo.

Tarso tem razão: o PT não é culpado por ter gestado a organização criminosa do Mensalão ?

A frase a seguir é do governador Tarso Genro e foi pronunciada quando analisou as condenações que se sucedem no julgamento do Mensalão:

- É como dizer que toda uma comunidade é culpada porque nela há um ladrão.

. O governador do RS não examinou  diferença entre “comunidade” e “organização criminosa”.

- Utilize o espaço a seguir, nesta mesma nota, para postar sua opinião. 

CLIQUE AQUI para ler a entrevista de Tarso. Ele admite que o julgamento teve reflexos negativos para o PT. Seu candidato em Porto Alegre, Adão Villaverde, terá menos de dois dígitos nas eleições de hoje, segundo o Ibope. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/