Uruguai descriminaliza o aborto


Foi aprovada nesta segunda-feira pelo Senado do Uruguai a descriminalização do aborto. Há poucos meses, os senadores e deputados locais já tinham aprovado o livre consumo da maconha, cuja produção e comercialização será estatizada. 

Onyx quer que Câmara exija explicações do governo sobre apagão de combustíveis no RS


O deputado gaúcho Onyx Lorenzoni, DEM,  apresentou requerimento nesta quarta-feira  ao presidente da Câmara,  para que oficie ao ministro das Minas e Energia,  exigindo explicações sobre o apagão dos combustíveis no Rio Grande do Sul.

. Segundo Onyx, as explicações de Edison Silva (PC do B), coordenador da ANAC no Estado, ao invés de tranquilizarem, criaram ainda mais perplexidade na população. Silva relacionou o caso com problemas climáticos na área de atracação de petroleiros ao largo de Tramandaí.

. O deputado acha queo apagão do combustível não vai se repetir em outros Estados e regiões.

CLIQUE AQUI para ouvir entrevista do deputado.

Brasil já tem mais de um celular por habitante

O Brasil fechou setembro de 2012 com 258,86 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, segundo dados da Anatel.

. A teledensidade (Índice de distribuição de linhas telefônicas em uma região) alcançou 131,56 acessos por 100 habitantes.

Sai a qualquer momento o julgamento do recurso do prefeito Tarcisio Zimmermann, PT

Ele pretende reverter a impugnação da sua candidatura à reeleição em Novo Hamburgo, RS. O caso está no TSE. O julgamento estava 3 x 3, quando a decisão ficou para mais tarde.

. Desta vez, ao contrário do que ocorreu em caso semelhante do município de Fênix, SC, o ministro Teori Zavascki não estará na Corte para decidir a favor de Zimmermann. Voltou a titular da cadeira, Nanci Andrighi, que já firmou posição contrária a candidatos em situação idêntica a do petista.

. Negado o recurso, sairá nova eleição em Novo Hamburgo e Tarcísio Zimmermann não poderá sair candidato.

- Na eleição do dia 7 foram considerados nulos 78.000 votos. Mesmo extraindo os nulos de verdade, em torno de 5%,  Zimmermann saiu na frente de Paulo Kopschina, PMDB, que obteve 57 mil votos.

Valter Nagelstein poderá ser novo presidente da Câmara de Porto Alegre

No ano que vem, vez do PMDB, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre será Valter Nagelstein, o mais votado do Partido.

Tarso faz governo e oposição ao mesmo tempo

O entrevero armado pelo governo Tarso Genro com o governo Dilma Rousseff, apenas mostra que os petistas querem ocupar todos os espectros do jogo político.

. Eles desempenham os papéis de situação e oposição ao mesmo tempo.

Secretário dá aviso prévio para Tarso Genro no RS

É inédito o caso do secretário de Obras do governo Tarso Genro, Luiz Carlos Busatto, que marcou data para sair insatisfeito do cargo.

. São freqüentes as manifestações de desrespeito à autoridade do governador, sem que ele reaja como deve.

. O ex-governador Alceu Collares, um dos maiores flagelos políticos que passou pelo Piratini, acertou pelo menos um mantra que repetia sempre que cometia uma injustiça:
- Quem não exerce a sua autoridade, perde a autoridade que o povo concedeu-lhe nas urnas. 

Zavascki é aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado

Por 18 votos a favor e uma abstenção, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o nome de Teori Zavascki para ministro do STF. Seu nome será ratificado pelo plenário.

. Existem restrições políticas ao nome do novo ministro, que no caso do julgamento do Mensalão poderia alinhar-se aos votos dos ministros Lewandowski e Dias Toffoli, ordinariamente favoráveis aos réus do PT.

- Teori Zavascki teve seu nome defendido pelos gaúchos ligados ao governo Tarso e ao PT.

Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.

TSE dá sinais de que sairá a qualquer momento o julgamento de Tarcisio Zimmermann

Nesta quarta-feira, a pauta do julgamento de Tarcisio Zimmermann registrou alterações surpreendentes, inclusive o agendamento de uma audiência da ministra Nancy Aldrighi, que é o voto que falta, para o dia 30, com o deputado Giovani Cherini.

. Como Cherini é defensor do prefeito de Novo Hamburgo, imaginava-se que o julgamento só sairia depois da audiência.

. No final da tarde, o registro da audiência foi suprimido, o que indica que o julgamento poderá mesmo sair esta semana.

Entrevista, Frederico Antunes - Ruídos no governo Tarso são prenúncio de reforma do secretariado

Deputado Frederico Antunes, PP do RS

O senhor usou a tribuna da Assembleia para registrar as contradições do discurso do secretário Mauro Knijnik, que é do governo estadual do PT e criticou o governo federal do PT.
Chamei meus colegas deputados do PT para o debate, mas eles refugaram. O que percebo é que o eleitor se engana quando pensa que votar em candidato do PT garante alinhamento automático com o governo Dilma. Isto é um tiro no pé.

Mas o que disse o secretário é correto?
Todo mundo sabe que os governos Lula e Dilma discriminam o RS. Agora, o que pretende o secretário?

O que ele pretende?
Acho que está preparando a saída, porque o governo vem aí com mudanças do secretariado. Já se fala no Villa para secretaria Geral. Virão outras mudanças.

O que quer Tarso ao enfrentar o governo Dilma

Quem já foi ou é governo – ou faz política – sabe mais do que ninguém que auxiliar algum de peso faz declarações públicas como as que fez o secretário Mauro Knijnik, sem que seu superior, no caso o governador Tarso Genro, saiba com antecedência e aprove tudo.

. Se é que ele mesmo não mandou o auxiliar falar.

. Aqui nem se trata de situações vexatórias como as do secretário de Infraestrutura e Logística, que se revela um parlapatão incorrigível, ao atacar um diretor do Daer, seu subordinado, em vez de demiti-lo ou se demitir.

. O que quer Tarso Genro ao atacar obliquamente o valete da própria presidente Dilma Rousseff, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel ?

. Apenas utilizar Mauro Knijnik como laranja, visando conquistar a posição confortável do soldadinho bom?

. Isto não parece manobra política tão rasteira.

. É possível acusar Tarso Genro por qualquer maldade, menos a de não saber jogar o bom jogo político – o que significa desenhar, sustentar e completar manobras estrategicamente bem sucedidas.

. Neste caso, as teses mais recorrentes para explicar o mau humor repentino do Piratini em relação ao governo federal dos seus próprios companheiros, são as seguintes:
1) Tarso estaria movendo mais um factóide, desviando a atenção do seu desastroso governo, ao eleger um inimigo externo, que é a coisa que o gaúcho mais gosta.
2) O governador estaria pensando como petista,  afastando-se do núcleo duro do PT e do governo Dilma, visando garantir uma alternativa mais palatável para o Partido em 2014.

- A tese do alinhamento automático, que o ajudou a se eleger em 2010, está sendo de pouca utilidade. 

Apagão da gasolina começou nesta segunda no RS

Começou apagão de combustíveis no RS, porque as distribuidoras só entregam nos postos o equivalente a 1/3 das encomendas desde segunda-feira.

. A alegação é de que faltou petróleo para refinar na Refap.

. É tudo falso.

. O que existe é retenção de estoques – e não é nos postos - na véspera de mega-aumento de preços da gasolina.

Apagões de energia movem mega-condomínios a ajuizar ações contra a CEEE

Importunados pelos constantes apagões, dois mega e luxuosos condomínios corporativos de Porto Alegre resolveram tocar ações indenizatórias inéditas contra a CEEE.

. Os casos serão protocolados em juízo pelos Condomínios FK e Karpathos, ambos localizados exatamente diante do shopping Iguatemi.

Novo shopping, o Viva Open Mall, sai ao lado do Iguatemi e Bourbons Wallig e Country

Será apresentado ao mercado gaúcho no dia 23 o Viva Open Mall. Ele será o maior open mall de serviços e conveniência do Sul do País e será instalado na disputada avenida Nilo Peçanha, Porto Alegre. Serão 55 lojas e 500 vagas para carro, mas ao término das duas fases subseqüentes, ele terá mais 55 lojas, mil vagas de estacionamento e duas torres comerciais.

. O empreendimento não parece ter levado em consideração a existência de três poderosos shopping centers nas imediações: Iguatemi, Bourbon Wallig e Bourbon Country.

PMDB vira o jogo em Florianópolis. Conheça os números do segundo turno em Blumenau, Joinville e Floripa

As pesquisas do Ibope publicadas nos veículos da RBS de Santa Catarina, nesta quarta-feira, mostram que para o segundo turno das eleições municipais,  o eleitorado das três grandes cidades do Estado, Florianópolis, Blumenau e Joinville, divide-se para todos os Partidos, menos para o PT. É que nestas cidades o Partido foi eliminado no primeiro turno.

Joinville – Kennedy Nunes, PSD, 56%/ Udo Dohler, PMDB, 32%
Florianópolis – Gean Loureiro, PMDB, 45%/ Cesar Júnior, PSD, 38%
Blumenau – Napoleão Bernardes, 63%/ Jean Kulman, PSC, 25%.

Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.

Mensalão Mineiro: Justiça Federal condena por gestão fraudulenta seis diretores do BMG

- Não dá para entender por que razão o MPF não denunciou o próprio Lula, porque foi ele quem assinou as leis que criaram o crédito consignado para beneficiar claramente o BMG, em troca do dinheiro sujo que o banco concedeu ao Partido para corromper eleitores e parlamentares, visando perpetuar o PT no Poder. O BMG entrou no jogo sujo da mesma forma que o Banco Rural. Até este momento, o Banco Central nada disse sobre os dois escabrosos casos. O material é do site do MPF de Minas.

Belo Horizonte. A Justiça Federal de Minas Gerais proferiu sentença na Ação Penal n. 2006.38.00.039573-6 condenando os diretores do BMG Ricardo Annes Guimarães, João Batista de Abreu, Márcio Alaôr de Araújo e Flávio Pentagna Guimarães por gestão fraudulenta de instituição financeira (artigo 4º, caput, da Lei 7.492/86).

. Os outros réus do processo, José Genoíno Neto, Delúbio Soares de Castro, Marcos Valério Fernandes de Souza, Ramon Hollerbach Cardoso, Cristiano de Mello Paz e Rogério Lanza Tolentino, foram condenados pelo crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).

. Na denúncia, apresentada em dezembro de 2006, o Ministério Público Federal (MPF) afirmou que a liberação de recursos milionários pelo BMG ao Partido dos Trabalhadores e às empresas ligadas a Marcos Valério se deu de maneira irregular, porque a situação econômico-financeira dos tomadores era incompatível com o valor emprestado e as garantias, insuficientes. Tampouco foram observadas, nos contratos de financiamentos, as normas impostas pelo Banco Central ou até mesmo as normas internas do próprio BMG.

. Em sentença de 129 páginas, o juízo da 4ª Vara Federal de Belo Horizonte, ao julgar procedentes os argumentos do MPF, afirma que “A partir de uma cuidadosa, longa e exaustiva análise dos 26 volumes e 13 apensos que compõem esta ação penal, composta por mais de 8.000 folhas, tenho que restou cabalmente evidenciada a materialidade delitiva do crime previsto no art. 4º da Lei 7.492/86”.

. “Pagou para emprestar” - Segundo a sentença, “os contratos celebrados pelo BMG com o Partido dos Trabalhadores e empresas do grupo MARCOS VALÉRIO não tinham como objetivo serem realmente adimplidos, constituindo-se como instrumentos formais fictícios, ideologicamente falsos, cuja real intenção era dissimular o repasse de recursos aos tomadores”.

CLIQUE AQUI para ler mais.

CLIQUE na foto ao lado. É Lula. Está faltando ele no banco dos réus. 

Dilma expurgou do cargo o presidente do INSS, o gaúcho Haushild.

Conforme o editor antecipou nesta terça-feira, caiu mesmo o presidente do INSS, o gaúcho Mauro Luciano Hauschild. Dilma Roussef teria ficado incomodado com as “férias” de Haushild, que resolveu fazer campanha para o irmão, candidato a vereador em Bom Retiro do Sul. Mauro, o irmão, não se elegeu. Haushild é do PT, o irmão é do PCdoB. Ele foi indicado para o cargo pelo senador Renan Calheiros, PMDB.

PT poderá lançar Lauermann contra Kopschina em Novo Hamburgo

Caso o TSE confirme a impugnação do prefeito Tarcísio Zimmermann, incluído na Lei da Ficha Suja  pelo juiz eleitoral e pelo TRE, o candidato do PT na nova disputa eleitoral será o deputado Luiz Lauermann.

. O PMDB já confirmou a candidatura de Paulo Kopschina, que partirá em vantagem política, com ganhos éticos indiscutíveis.

TSE pode julgar nesta quinta o recurso do prefeito impugnado de Novo Hamburgo

Poderá sair nesta quinta-feira o julgamento do recurso do prefeito Tarcisio Zimmermann, PT, que pretende reverter a impugnação da sua candidatura à reeleição em Novo Hamburgo, RS. O caso está no TSE. O julgamento estava 3 x 3, quando a decisão ficou para mais tarde.

. Desta vez, ao contrário do que ocorreu em caso semelhante do município de Fênix, SC, o ministro Teori Zavascki não estará na Corte para decidir a favor de Zimmermann. Voltou a titular da cadeira, Nanci Andrighi, que já firmou posição contrária a candidatos em situação idêntica a do petista.

. Negado o recurso, sairá nova eleição em Novo Hamburgo e Tarcísio Zimmermann não poderá sair candidato.

- Na eleição do dia 7 foram considerados nulos 78.000 votos. Mesmo extraindo os nulos de verdade, em torno de 5%,  Zimmermann saiu na frente de Paulo Kopschina, PMDB, que obteve 57 mil votos.

Entenda melhor os ataques do PT à imprensa. O caso do Mensalão.

1. As declarações do presidente atual do PT e dos dois ex-presidentes condenados pelo STF por corrupção ativa foram convergentes e harmônicas entre eles..., e são assustadoras. Acusam a imprensa de ter promovido as condenações dos principais líderes e ex-dirigentes do PT, já que teria criado o ambiente e induzido o voto dos Ministros do STF.
       
2. O silêncio de seus parceiros da "base aliada" acumplicia e coonesta essas declarações. Afinal, da mesma maneira foi recebida a cobertura da imprensa no caso Cachoeira, finalmente abafado numa CPI controlada pelo PT e pela sua fiel "base aliada".
       
3. Mas os Ministros do STF não são "base aliada", apesar de dois deles terem sugerido isso, por seus argumentos. E o STF não é CPI controlada pelo PT.
       
. E que não se iludam os otimistas e os de boa vontade: se o PT eleger a presidente em 2014 e formar a maior bancada, não vai esperar o carnaval e menos ainda a semana santa para aprovar uma legislação repressiva à liberdade de imprensa. No mínimo "a la Argentina" e no máximo "a la Venezuela". Ambas hipóteses predadoras da liberdade de imprensa, com pequena diferença de grau.
      
. Há sempre que lembrar o que repetia Thomas Jefferson: "Nossa liberdade depende da liberdade de imprensa e ela não pode ser li.

* Clipping ex-blog do dirigente democrata Cesar Maia.

STF retomará esta tarde o julgamento do Mensalão. O caso aproxima-se do final.

Será nesta tarde a retomada do julgamento do Mensalão. O caso está chegando ao final e se imagina que tudo estará concluído até o dia 29, porque o relator, Joaquim Barbosa, já marcou até viagem para Alemanha para esse dia.

. A fase crucial, daqui para a frente, será a fixação das penas de cada réu e quando começarão as prisões.

CLIQUE AQUI para examinar reportagem do Fala Brasil de hoje sobre o assunto.

Horário de verão começará dia 21, menos na Bahia, que segue decisão eleitoreira do governador Jacques Wagner

O Horário de verão 2012/2013, instituído pelo decreto nº 6558 de 08 de dezembro de 2008,Começará à zero hora do dia 21 de outubro de 2012, que corresponderá ao terceiro domingo do mês de outubro e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013, exatamente à zero hora do terceiro domingo de fevereiro.

. Deveremos  adiantar o relógio em uma hora.

. O Estado da Bahia não adotará este ano o Horário de Verão. Foi uma decisão eleitoreira do governador Jacques Wagner.

Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/