Ibope, votos válidos: Arthur Virgilio, ex-líder de FHC no Senado, 68%; Vanessa, PCdoB, apoiada pelo PT, 32%

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira sobre a disputa, em segundo turno, pela Prefeitura de Manaus mostra uma vantagem de 32 pontos percentuais do candidato do PSDB,Arthur Virgílio, sobre Vanessa Grazziotin (PC do B).

De acordo com o levantamento, o tucano tem hoje 61% da intenções de voto contra 29% de Vanessa. Conforme a pesquisa, informaram que votariam em nulo ou branco 6% dos entrevistados e outros 4% ainda estão indecisos.
Se levados em conta somente os votos válidos –quando não são contabilizados os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos-- Arthur Virgílio tem hoje 68% das intenções de voto e Vanessa, 32

Ibope constata que ACM bate PT em Salvador


- Dilma foi nesta sexta a comício em Salvador e levou a mensagem de Lula: "Aqui, não dá para perder". 

ACM Neto, DEM – 47%
Nelson Pelegrino, PT – 39%

. O primeiro turno das eleições terminou com ACM Neto com 40,17% dos votos (518.976) contra 39,73% (513.350) de Pelegrino.
Debate
Na quinta-feira (18), o primeiro debate na TV entre os candidatos foi marcado pela troca de ataques por conta  do mensalão do PT e do DEM e as críticas a gestões de ambos os partidos como temas centrais do encontro.
“Quem entende de corrupção é o PT, que está sendo condenado pelo STF [Supremo Tribunal Federal]. O senhor vai continuar homenageando José Dirceu?”, disse Neto, logo na segunda rodada de perguntas entre os candidatos, após uma troca de acusações sobre um suposto desvio de verba na secretaria municipal de Saúde, que já teve no comando gestores indicados pelo DEM e pelo PT.

Volta boataria sobre morte de Fidel Castro


Os rumores sobre a saúde de Fidel Castro voltaram a circular nesta sexta-feira, apesar de uma carta do ex-ditador cubano publicada pelos meios de comunicação estatal, e ao fato de a família negar que o líder se encontre em estado crítico.
. Redes sociais e jornais estrangeiros difundiram declarações de um médico venezuelano de que Fidel, de 86 anos, sofreu um derrame e se encontraria em coma. Esse médico, no entanto, José Rafael Marquina, já fez afirmações anteriores que não se confirmaram.
. Ao jornal espanhol ABC, Marquina afirmou que Fidel sofreu uma embolia na arteria cerebral direita e que está conectado a aparelhos em sua residência em Havana. Ele acrescentou que o presidente venezuelano Hugo Chávez viajou inesperadamente a Cuba para visitar seu amigo.
. Contactado pela agência Associated Press, Marquina disse que suas fontes estão na Venezuela, mas se negou a identificá-las.
- Na sexta-feira passada, o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda já havia divulgado a informação de que Fidel estaria em coma.
* Clipping www.zerohora.com.br

m.grupo muda nome da Bertol para Star Air e anuncia frota de dez aviões

O m.grupo, que tem sede em Porto Alegre, mudou o nome da Bertol para Star Air, acumulando neste momento uma frota de dez aviões para atender o mercado corporativo brasileiro.

. A frota inclui cinco jatos.

. O m.grupo também atua na área de shopping centers. É dono do shopping de Gravataí, em construção, e dos shopping centers de Lajeado e Xangri-Lá.

Fora do eixo: Lula faz propaganda de prefeito preso na Operação Mãos Limpas


 Chamou a atenção na noite de hoje (18.out.2012) a propaganda política do candidato à reeleição como prefeito de Macapá Roberto Góes (PDT). Surgiu na tela o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizendo o seguinte:

Aqui em Macapá, apoio o Roberto para prefeito. Porque é preciso que toda cidade seja um pequeno pedaço do novo Brasil que estamos construindo. Um Brasil forte e cheio de vida, onde as pessoas caminham com uma confiança cada vez maior para realização dos seus sonhos. E para que este Brasil continue melhorando, é necessário garantir o avanço de cada dia.

Góes foi preso em dezembro de 2010 pela Polícia Federal no âmbito Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, que investigava um suposto esquema de desvio de verbas federais no Amapá por políticos, funcionários públicos e empresários do Estado.
Roberto Góes recentemente também tentou impedir, na Justiça, que a mídia noticiasse o episódio de sua prisão.
Em resumo, Lula está apoiando em Macapá um prefeito que foi preso em 2010 e que tenta impedir na Justiça notícias a esse respeito.
O outro candidato a prefeito no segundo turno em Macapá é Clécio Luis (PSOL).
* Clipping do blog de Fernando Rodrigues, www.uol.com.br

Pompéia abrirá dia 23 de novembro sua mega-loja âncora no shopping TOTAL

A mais nova âncora do shopping TOTAL, Porto Alegre, será das Lojas Pompéia, que ocupará um edifício de 1.300 m2. A loja será entregue ao público no dia 23 de novembro.

. Carmem Ferrão, diretora da rede (68 lojas no RS), foi procurada pelo editor e avisou que seus planos de expansão são ambiciosos:

- Mas só sairemos para outros Estados depois de 2015, obedecendo nosso plano estratégico.
. O próximo passo será a abertura das operações de e-commerce, programada para o ano que vem. Carmem Ferrão já contratou a consultoria Gouveia de Souza, de São Paulo, que trabalha na implementação do comércio eletrônico próprio.

Garrote da legislação trabalhista mantém trabalhadores da área na informalidade

O Sinduscon do RS possui estudos de que só os garrotes da legislação trabalhista impedem que 30 mil trabalhadores da construção civil gaúcha saiam do trabalho informal para o regime de carteira assinada nas empresas.

. Um simples canetaço resolveria a falta de mão-de-obra no setor.

Sinduscon quer regras padronizadas para ações da Justiça do Trabalho e da Delegacia do Trabalho

Ao contrário do que possa parecer, a indústria gaúcha da construção civil, como também a dos demais Estados, não gostariam de ver pelas costas a Justiça do Trabalho e a DRT, hoje SRT (Superintendência Regional do Trabalho).

. Só do que gostariam é de regras padrões de procedimentos.
. Foi o que disse ao editor o presidente do Sinduscon, Paulo Garcia, que foi procurado no seu escritório pelo editor.

Tarso levará missão a Havana, sim, mas depois irá sozinho para Paris

A principal atividade da missão de 40 membros que o governador Tarso Genro levará a Havana, Cuba, a partir de 1º de novembro, será a participação na Finav 2012, a Feira Internacional de Havana, que é realizada há 30anos.

. Esta é a segunda vez que Tarso Genro viaja para Cuba este ano.
. Depois de Havana, ele viajará a Paris.
. Tarso até vai para a aterradora e mísera ilha, mas não dispensa a reluzente e luxuosa Paris.
. Este ano, computados dez meses, o governador fez cinco viagens ao exterior, uma a cada dois meses:
2 de janeiro – Cuba
26 de janeiro – Argentina
8 de março – Alemanha
29 de abril – Portugal, Espanha e Inglaterra
1º de novembro – Havana e Paris
. No acumulado de 300 dias deste ano, o governador gaúcho passou ¼ dos dias viajando mundo afora.
- Cuba ocupa a 30ª. posição na lista dos que mais compram produtos do RS. São US$ 180 milhões por ano, algo como um dia da mesada que a Venezuela paga a Fidel por ano. 

Votação dos royalties do pré-sal sairá depois do segundo turno

Aviso que mandou ao editor o deputado Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar do Pré-Sal, esclarecendo o que há por trás do adiamento da votação do projeto de Ibsen Pinheiro que redistribui os royalties do petróleo:

- O presidente Marco Maia jurou que colocaria tudo em votação depois do segundo turno.

VOTO diz que Fortunati é novo líder emergente do Sul

A chamada de capa da revista VOTO que começou a circular, trata justamente da emergência do prefeito José Fortunati como novo líder que surge no Sul.

Sanchotene Felice entregará teatro de 1.300 lugares em Uruguaiana

Será dia 5 de dezembro, quarta-feira, a inauguração do Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, pianista que marcou história em Uruguaiana, e não apenas por ser sogra de Miguel Proença. 

. O prefeito Sanchotene Felice, que acaba de eleger seu sucessor, Luiz Augusto Schneider, seu próprio vice-prefeito, ergueu uma obra definitiva. O teatro tem 1.300 lugares. 

Empresa submete-se a pressões do PT e demite trabalhador da oposição em São Lourenço do Sul

Foi acirradíssima a disputa pela prefeitura de São Lourenço do Sul, RS, cujo prefeito do PT reelegeu o seu sucessor a duras penas, obtendo 14.910 votos (52,56%) contra 13.460 votos (47,44%) do adversário. Os petistas contavam com uma eleição fácil. O resultado para a Câmara de Vereadores foi um revés para o Partido, porque sua coligação fez 5 dos 11 vereadores e agora a base governista será minoritária.

. São Lourenço do Sul é a terra do vice-governador Beto Grill, do PSB, que apoiou a oposição contra o PT.
. O editor acompanhou a campanha eleitoral durante todo o tempo e constatou a exaltação dos ânimos dos dois lados, mas não imaginou que gente do PT fosse capaz de retaliar eleitores e militantes adversários, como foi o caso do trabalhador Samuel Presa Rodrigues, empregado da Afubra (Associação dos Fumicultores do RS), que acaba de ser demitido de maneira cruel.  No seu Facebook, Samuel Rodrigues contou que seu gerente chamou-o para contar que recebeu queixas de dirigentes locais do PT, incomodados com a atuação dele durante a campanha. É que o trabalhador usou sua página na Web para promover debates acalorados entre os dois lados no âmbito de uma seção que chamou de “Candidatos SLS em Debate”. Samuel Rodrigues só navegava no Face depois do horário de expediente.
. Ele foi demitido nesta quinta-feira e postou a seguinte mensagem na sua página:
- Fui demitido hoje da Agro Comercial Afubra pelo gerente regional. O motivo: e-mails de pessoas do PT local, acusando-me de fazer campanha no local de serviço e caluniar o prefeito do Partido. A emprega alegou que precisava preservar seus ganhos comerciais na cidade. Eu não vou sair da cidade, não me intimidarei, mesmo passando necessidades, como não me calarei e nem deixarei de lutar pela liberdade de pensamento. 

CLIQUE AQUI para navegar no Face de Samuel Rodrigues.

Decisão de Sobradinho é mau sinal para Tarcísio Zimmermann

A decisão desta quinta-feira do TSE, que manteve a impugnação da candidatura de Joge Luiz Pohlmann, PP, em Sobradinho, RS, no Vale do Rio pardo, é um novo mau sinal para os interesses do prefeito de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimmermann.

. Ambos foram impugnados pelo juiz eleitoral e pelo TRE, recorrendo ambos ao TSE.
. Como Jorge Luiz Pohlman obteve maioria dos votos (54%), não assumirá o segundo mais votado, devendo ocorrer nova eleição, da qual ele não poderá disputar.

. Na terça-feira, o TSE julgará recurso de Tarcisio Zimmermann, que não será monocrática, como foi o caso de Pohlman.


- Em Sobradinho, o candidato do PP desistiu de recorrer a novas instâncias.

Villela prefere ficar na Câmara


Não é correta a informação de que o ex-prefeito Guilherme Villela, PP, integraria o próximo secretariado do prefeito José Fortunati, PDT. Villela foi o vereador mais votado do Partido, com 14 mil votos (o segundo mais votado da cidade). 

. Até porque o prefeito nem trata do assunto.

VOTO diz que Fortunati é novo líder emergente do Sul


A chamada de capa da revista VOTO que começou a circular, trata justamente da emergência do prefeito José Fortunati como novo líder que surge no Sul. 

Advogados acalmam bandidos petistas condenados no julgamento do Mensalão. Eles temem prisão imediata.



Advogados que atuam no mensalão têm falado cada vez mais que as penas alternativas e aquelas em regimes abertos já são suficientemente devastadoras para um condenado.

Com medo do encarceramento de seus clientes, tentam convencer qualquer interlocutor que condenação não é sinônimo de prisão.
* Clipping www.veja.com.br, Lauro Jardim

Sessões de autógrafos sairão dia 27 em Santa Maria e Santa Cruz. Yeda estará presente nos dois eventos.


Lançamentos, palestras e sessões de autógrafos:

Dia 27, sábado
Santa Maria, Livraria Athenas, 10h
Santa Cruz do Sul, Livraria Iluminura, 15h

Em Santa Maria o livro já está a venda, o mesmo devendo ocorrer na segunda-feira em Santa Cruz do Sul.

. Além do editor, falará nos dois eventos a ex-governadora Yeda Crusius. Estes são os dois primeiros lançamentos no interior do RS. Os leitores também podem adquirir o livro, 499 páginas, 39 capítulos, 70 fotos, diretamente com o editor, bastando fazer a solicitação pelo e-mail polibio.braga@uol.com.br Já foram adquiridos 600 exemplares e todos foram entregues em várias cidades do RS e do país, sem custo suplementar.

- Os livros estarão à venda no local. Pagamentos poderão ser feitos com cartão, dinheiro e cheque. 

Gaúcha diz que Paim e Ana Amélia usaram dinheiro público para fazer campanha eleitoral no RS. Até almoço com Manuela foi o Senado quem pagou.

Dois dos três senadores do Rio Grande do Sul usaram dinheiro público em viagens para atividades relacionadas a campanhas eleitorais, aponta reportagem da Rádio Gaúcha. Segundo dados publicados no Portal Transparência, Paulo Paim (PT) e Ana Amélia Lemos (PP) usaram verba indenizatória enquanto promoviam candidaturas de aliados e correligionários.

1) Paim foi o político com o maior volume de despesas ressarcidas pela Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar em 2012. Entre janeiro e outubro, foram mais de R$ 266 mil destinados a viagens, incluindo hospedagem, e material publicitário. O site aponta um ressarcimento de R$ 272 em uma diária em um hotel em Picada Café um dia após ele ter participado de um comício do candidato petista à prefeitura do município.

2) Os gastos ressarcidos de Ana Amélia somam R$ 97 mil. Ela foi ressarcida em R$ 829 por refeições em um restaurante de Porto Alegre, onde almoçou com Manuela D’Ávila, que disputava a prefeitura pelo PC do B, e o presidente do partido, Aldo Rebelo. 

Fernando Pimentel desfaz do governo Tarso e diz que cinco novas montadoras de automóveis desembarcarão no Brasil

- A BMW de que fala o ministro, anunciará na semana que vem a implantação da sua fábrica de automóveis em Araquari, ao lado de Joinville, o maior centro industrial de SC, e de São Francisco do Sul, o mais importante porto marítimo do Estado. Em Joinville já começou a operar a mega-fábrica de motores da GM. Depois que o companheiro do governador, Olívio Dutra, mandou a Ford embora, nenhuma montadora sequer se atreve a pensar no Estado. 

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que nesta sexta-feira concedeu entrevista para o jornal Zero Hora, uma página inteira, desfazendo das reclamações do governo gaúcho, disse hoje que o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores ajudará o Brasil a ampliar as exportações, em especial para mercados que prezam por tecnologia de ponta. 

. Fernando Pimentel, num aparente recado a Estados como o RS, que não fazem o dever de casa, disse ainda que a competitividade no setor será ampliada com a chegada de cinco novas montadoras ao País nos próximos três anos. 

. O problema do RS é o problema do seu governo incapaz, ocioso, gastador e desorientado, situação que é do conhecimento de qualquer novo investidor que pense em vir para o Estado.

"A [montadora alemã] BMW vai anunciar a construção, no Brasil, de sua primeira fábrica fora do continente europeu. Semana que vem, o presidente mundial da empresa virá ao País para fazer o anúncio", informou o ministro.

Curitiba é o melhor exemplo para modernizar os serviços públicos de Porto Alegre

OPINIÃO DO LEITOR

O prefeito José Fortunati foi nesta quarta-feira a Curitiba, a fonte e matriz de todas as mais bem sucedidas experiências urbanas do Brasil (e em alguns até da América do Sul) para ver de perto como se projeta, se desenvolve e se governa uma cidade. Claro que ele não disse assim, mas é o que ele foi fazer. Para se ter uma idéia do nosso atraso e do avanço curitibano, este Bus Rapit Transit, o tal BRT do qual se fez estardalhaço, só agora, em Porto Alegre, já existe em Curitiba desde a década de 70.

. O prefeito poderia aproveitar e dar uma chegadinha também na Estação Rodoviária,
ver onde ela está instalada. Ganharia Porto Alegre,que a prefeitura não precisaria fazer viadutos caríssimos apenas para agradar aos atuais concessionários da rodoviária e empresas de ônibus. Não deixe de ver também a proibição de circulação dos ônibus no centro.

Roberto Rosen, Porto Alegre. 

Artigo, Paulo Muzell, RS Urgente - O PT e a eleição municipal em Porto Alegre

- O artigo foi publicado na edição mais recente do blog RS Urgente, normalmente alinhado com o PT e as forças de extrema esquerda que militam no Estado.
 O PT sofreu nesta última eleição em Porto Alegre a sua maior derrota desde sua criação. Um analista pintou o episódio com tintas fortes, classificando-o como “derrota inclemente”. Os números não deixam qualquer dúvida: a candidatura majoritária fez menos de 10% dos votos válidos e foram eleitos apenas cinco vereadores. Em 1996 no “auge” de sua trajetória o PT de Porto Alegre obteve quase o triplo, conquistando 14 cadeiras na Câmara. O voto na legenda despencou: foram 110,9 mil em 1996 e apenas 14,7 mil em 2012, uma queda de 87%!
O paradoxo é que apesar do péssimo desempenho na capital, o PT cresceu no Estado e no Brasil: elegeu mais prefeitos e vereadores. É verdade que a veracidade desta afirmativa inicial só poderá ser melhor avaliada depois de apurado o resultado do segundo turno, pois nas maiores cidades o desempenho, à uma primeira vista, não indica avanços. Em nove das 26 capitais brasileiras as eleições foram definidas no primeiro turno. Em apenas uma, Goiânia o PT foi vencedor. Nas restantes dezessete capitais o partido disputa o segundo turno em seis: São Paulo, Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Cuiabá e Rio Branco. Aqui no Estado o PT perdeu em quase todas grandes cidades, as exceções foram Canoas, Rio Grande, Alvorada e, talvez, Novo Hamburgo (resultado ainda dependendo de decisão judicial); em Pelotas disputa o segundo turno.

Como explicar o fato?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Recurso do prefeito Tarcisio Zimmermann ficou para o dia 23 no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral adiou o julgamento do recurso de candidatura do prefeito Tarcísio Zimmermann (PT), que busca a reeleção. Ainda não há data definida para que nova sessão ocorra, mas o tribunal volta a se reunir na próxima terça-feira. A votação estava marcada para esta quinta-feira.
. Se for aceito o recurso, Tarcísio terá registro que possibilitará sua diplomação como prefeito reeleito. Caso contrário, uma nova eleição deverá ser marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral, uma vez que o petista conquistou 53,21% dos votos válidos no dia 7 de outubro.
* Clipping Jornal NH de hoje

Datafolha mostra Fruet, PDT-PT, com 60% dos votos válidos em Curitiba

Gustavo Fruet, PDT, com apoio do PT - 60%
Ratinho Júnior, PRB, com apoio do PMDB - 40%

De acordo com o levantamento, Fruet tem 52% das intenções de voto, contra 36% de Ratinho Junior (PSC). Brancos e nulos somam 8%, e há 4% de eleitores que se dizem indecisos.

Justiça Federal de Minas condena empresários que depositavam dinheiro sujo do PT na conta de Duda Mendonça em Paraíso Fiscal

A Justiça Federal condenou, em Belo Horizonte, dois empresários utilizados por Marcos Valério, o operador do mensalão, para enviar recursos ilegalmente à conta de Duda Mendonça no exterior. Chamam-se Glauco Diniz e Alexandre Vianna de Aguillar. Foram enquadrados em dois crimes: evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Pegaram dez anos e seis meses de prisão cada um. Em regime fechado.
Assina a sentença à juíza Camila Franco e Silva, titular da 4ª Vara Federal de Minas Gerais. É a mesma magistrada que, noutro processo desmembrado do inquérito do mensalão,condenara José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e os sócios dele por falsidade ideólogica e os gestores do BMG por gestão fraudulenta de instituição financeira.
Glauco Diniz e Alexandre Vianna criaram uma casa bancária em Pompano Beach, no Estado americano da Flórida. Chamava-se GD International Corporation. Operou no período de 1999 a 2003. Em nome dessa empresa, a dupla abriu uma conta corrente no BAC Florida Bank. Operavam com recursos próprios e de terceiros. Tudo à sombra, sem comunicar ao Banco Central brasileiro.
Era uma “conta-ônibus”, na definição da Procuradoria da República, encampada pela juíza. Abrigava diversas subcontas. Coisa urdida para dissimular a natureza das operações, a origem do dinheiro e a titularidade dos recursos. A Polícia Federal constatou que Glauco Diniz e Alexandre Vianna mantiveram depositados no estrangeiro recursos em valores muito acima do permitido pela legislação brasileira. Sempre à margem da fiscalização do BC.
Comprovou-se que, por meio da conta aberta no banco da Flórida, os dois empresários efetuaram, por ordem de Marcos Valério, vários repasses à Dusseldorf, empresa que Duda Mendonça abriu no paraíso fiscal das Bahamas, para receber parte do dinheiro que o PT lhe devia por serviços prestados à campanha presidencial de Lula em 2002.
A sentença anota que “pelo menos 35 dos 40 depósitos de dólares na respectiva conta tiveram como origem recursos sacados na ‘boca do caixa’ do Banco Rural”,
CLIQUE AQUI para ler mais detalhes sórdidos da trapaça valerio-petista

* A peça acima integrou campanha publicitária realizada por Duda Mendonça para o PT..... em 2001.

* Clipping Josias Souza, www.uol.com.br de hoje.

Datafolha mostra Haddad com 60% e Serracom 40% dos votos válidos em SP

A dez dias do segundo turno das eleições municipais, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, abriu 17 pontos de vantagem em relação ao seu adversário, o tucano José Serra.

Pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra Haddad com 49% das intenções de voto totais contra 32% de Serra. Brancos e nulos somam 10%. Outros 9% dizem que não sabem em quem votar.

Na conta dos votos válidos (sem brancos e nulos), Haddad tem 60%; Serra, 40%.

O levantamento mostra também que a rejeição ao nome de Serra disparou. Na última pesquisa feita pelo Datafolha antes do primeiro turno, nos dias 5 e 6 deste mês, 42% dos eleitores diziam que não votariam em Serra de jeito nenhum. Agora são 52%.

* Clipping www.uol.com.br
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/