Alvo da PF em escritório da Presidência em SP é faz-tudo de Lula e pessoa de confiança de José Dirceu, a quem serviu por 12 anos

Entre os locais visitados pela Polícia Federal na operação Porto Seguro está o escritório da Presidência da República em São Paulo, que fica no 17.ª andar do prédio do Banco do Brasil, na  avenida Paulista.  O alvo da apuração é Rosemary Nóvoa de Noronha, chefe de gabinete do escritório. A PF a acusa de corrupção ativa.

E quem é Rosemary? Eis o busílis. Trata-se de pessoa da mais absoluta e estrita confiança de… Luiz Inácio Lula da Silva. Poucos se lembram, mas a mulher integrou as comitivas do Apedeuta mundo afora e tinha, em seu governo, um razoável controle sobre nomeações para o segundo e terceiro escalões — incluindo as agências reguladoras. Uma delas, a de Águas, está sendo investigada agora.
E como é que Rose chegou a Lula? Tchan,tchan, tchan… Por intermédio de José Dirceu, de quem foi assessora por longos 12 anos. Rose conseguiu emplacar o próprio marido, José Cláudio de Noronha, na assessoria especial da Infraero, em São Paulo.

Quando estourou o escândalo dos cartões corporativos, descobriu-se que Rosemary era uma das funcionárias com direito a “gastos secretos”, como se, sei lá, operasse com questões que dissessem respeito à segurança nacional…

Chegou ao topo pelas mãos de Dirceu e lá foi mantida na cota pessoal de Lula.

Clipping WWW.veja.com.br , por Reinaldo Azevedo.

Polícia Federal entra até no gabinete de Dilma em SP para desbaratar nova quadrilha de bandidos do colarinho branco. Até chefe de gabinete de Dilma em SP é envolvida.

- As prisões, buscas e apreensões e investigações também atingiram em cheio elementos das cúpulas da Anac, Antaq e TCU. A grande surpresa, no entanto, foi a presença de policiais federais no gabinete da própria presidente Dilma Rousseff em São Paulo e no gabinete do adjunto do AGU, Luiz Adams, cotado para a função de novo ministro do STF. O escândalo de hoje atinge gente graúda do PT, inclusive da mulher, Rosemary, que é ligadíssima a Lula. 

A chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, e o advogado geral da União adjunto, José Weber Holanda Alves, braço direito do advogado geral da União, Luís Inácio Adams, são os dois principais alvos da Operação Porto Seguro da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta sexta-feira, 23, em Brasília e São Paulo.

A PF apreendeu documentos do gabinete do número dois da AGU, que fica localizado no mesmo andar da sala de Adams, em Brasília, e no escritório da Presidência em São Paulo, localizado no 17.ª andar do prédio do Banco do Brasil, na avenida Paulista. Holanda já prestou depoimento. A PF imputa a ele e a Rosemary crime de corrupção ativa.

Desde o início da manhã, Adams está reunido com sua equipe para avaliar o impacto da operação na pasta. A AGU ainda não se manifestou sobre o caso e deve soltar uma nota em breve. A Presidência da República ainda não se pronunciou.

* Clipping O Estadão.

Advogados discutirão MP 579 com investidores, em Nova Iorque

- A MP 579 altera a dinâmica da geração, produção e distribuição de energia. Propõe a antecipação da renovação das concessões do setor elétrico (privadas e públicas – grande parte delas de ativos públicos estaduais), que vencem de 2015 a 2017, por mais 30 anos. O governo pretende ainda reduzir a tarifa da energia em 16% para os consumidores e 28% para as empresas. Em troca da renovação antecipada, as empresas retirariam do preço da tarifa o valor referente a ativos já amortizados ou depreciados, ou seja, investimentos que já se pagaram e reduziriam a tarifa desde já.

. Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, que tem sede em SP, mas escritórios também em Porto Alegre, realizará um seminário da Brazilian American Chamber of Commerce, Inc. sobre a MP 579. O evento será realizado durante um café da manhã, na próxima quarta-feira, dia 28, no Harvard Club - em Nova Iorque.

. Entre as questões que serão discutidas na ocasião, está a medida de renovação das concessões para as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica que venceriam entre 2015 e 2017, anunciada recentemente pelo Governo Federal. O texto prevê, para o início de 2013, uma redução de até 16,2% nas contas de luz para as residências e até 28% para as indústrias, dependendo do nível de tensão.

- A Brazilian American Chamber of Commerce é uma organização empresarial independente, sem fins lucrativos. 
 
Mais informes e inscrições para o seminário CLIQUE AQUI

PIB do RS é o que menos cresce no Brasil

O PIB do Rio Grande do Sul cresceu 24,3% de 2002 a 2010. É a menor expansão registrada na pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE.

. O avanço médio anual fica em 2,8%.

. O Estado segue com a quarta maior participação no PIB nacional. Em 2010, foi de 6,7%. Fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas teve recuo, já que era de 7,1% há oito anos.

Divisão do PIB do Rio Grande do Sul entre os setores:
Agropecuária 8,7%
Indústria 29,2%
Serviços 62,1%

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Aécio faz acordo com São Paulo e será presidente do PSDB

A dobradinha café (SP) com leite (MG) unirá o PSDB em torno do senador Aécio Neves, que será o novo presidente do Partido.

. É que ele já alinhavou a indicação do deputado Carlos Sampaio, São Paulo, para a liderança dos tucanos na Câmara.

Saiba por que Jerônimo Gorgen boicota votação do novo Código de Processo Civil

Um dos relatores do novo Código de Processo Civil, o deputado gaúcho Jerônimo Gorgen disse ao editor que continuará boicotando o exame do projeto, pelo menos até que os governistas não suprimam o artigo que retira dos juízes a prerrogativa de conceder liminares em casos de invasões de propriedades.

. Eis o aviso que passou Gorgen:
- Isto significa liberar o esbulho da moradia ou da propriedade rural de qualquer pessoa, sem que ele possa retomar o que é seu.

Estado de saúde de Luis Fernando Veríssimo continua grave

Até as 16h desta sexta-feira, o escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo continuava em estado grave no Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, respirando com ajuda de aparelhos e submetido a sessões de hemodiálise. Os boletins médicos disseram que o estado do saúde do escritor é grave, mas que ele responde bem ao tratamento.

. O caso de LFV é acompanhado pelo site WWW.polibiobraga.com.br

Entrevista, Jerônimo Gorgen - Novo CPC não tirará garantias sobre a retomada de propriedades esbulhadas

Jerônimo Goergen, deputado Federal do PP do RS

O senhor é sub-relator do novo Código de Processo Civil e boicotou a aprovação do relatório por discordar de uma proposta do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Que proposta é esta?
Pedi vista do PL 8046/10 para chamar a atenção dos colegas da comissão especial que analisa a matéria. A pedido do Ministério da Justiça, foi incluído no relatório final do CPC o artigo 580, que acaba com a reintegração de imediata de posse em caso de invasões.

Como ficará o caso?
Diante dos nossos argumentos, o relator geral da proposta, deputado Sérgio Barradas (PT-BA), aceitou retirar o artigo do texto.

Qual foi seu argumento?
Mostramos a ele que a aprovação desse item significaria a quebra do princípio fundamental do direito à propriedade previsto na Constituição.  Pelo artigo, por ora abortado, o juiz deveria realizar uma audiência de conciliação prévia antes de conceder a liminar de reintegração de posse.

Não faz sentido.
Sim, não faz sentido um legítimo proprietário de terra ser obrigado a primeiro negociar com o invasor para só depois ver o seu direito atendido.

Quando será votado o relatório final?
Ele só deverá ser levado ao Plenário na primeira quinzena de dezembro.

Que nota você dá ao governo Tarso Genro, passados dois anos do seu governo ?

ENQUETE

Que nota você dá ao governo Tarso Genro?
Vá na enquete aí ao lado, à direita, ao alto, e vote agora mesmo.

A enquete anterior foi sobre os atos de banditismo em SP e SC:
Como você classifica os últimos atos de confronto dos bandidos?
Terrorismo urbano.  131 (60%)
Guerra civil.  27 (12%)
Guerrilha urbana.  60 (27%)

CEO da Harley contará o que sabe sobre suas motos, quarta-feira, na Federasul

O Tá na Mesa da próxima quarta-feira, 28 de novembro, ficará por conta do diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil, Longino Morawski. O tema será a “A Experiência Harley-Davidson no Brasil”.

Tecnosinos aguarda outra gigante multinacional de TI

A qualquer momento o Tecnosinos, São Leopoldo, RS, poderá anunciar o desembarque de outro gigante global da área de TI (Tecnologia da Informação).

. Do porte de uma SAP ou HT Micron.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Processamento aquecido faz UPF buscar apoio da IBM para novo site bakcup

A Universidade de Passo Fundo (UPF) informou nesta sexta-feira ao editor que decidiu investir em um projeto da IBM Brasil para aumentar a disponibilidade de seu ambiente de tecnologia. Implementado pela POWERSolutions, parceira de negócio da IBM para a região Sul, o projeto consiste na criação de um site backup para atender ao crescimento do volume de processamento que a instituição vem verificando nos últimos anos.

 . O principal desafio da UPF era melhorar o tempo de resposta do sistema em períodos de pico de requisições, como no processo de rematrícula via internet, realizado duas vezes por ano por mais de 21 mil alunos. Com o objetivo de oferecer uma infraestrutura de contingência, de forma a criar suporte ao site principal nos momentos de alta na demanda, a solução proposta pela POWERSolutions proporciona disponibilidade a partir dos dois data centers, que operam 24x7x365 interligados por fibra ótica, com replicação total dos sistemas de armazenamento e servidores.

- Parceira de negócio IBM desde 1995, a POWERSolutions é especializada em projetos de infraestrutura de TI, fornece serviços de suporte técnico e consultoria, executa pesquisas, diagnósticos e prognósticos de soluções e gerencia projetos de alta disponibilidade e performance para clientes de todos os portes, com sistemas nos mais variados graus de complexidade.

Cabo de Guerra foi lançado com sucesso em Novo Hamburgo e São Leopoldo


Nestas quarta e quinta-feiras, o editor lançou em Novo Hamburgo e São Leopoldo, RS, o seu livro Cabo de Guerra. Os eventos foram realizados na CDL e na Livraria Central. As duas sessões de autógrafos contaram com a presença da ex-governadora Yeda Crusius, porque a publicação conta o que foram seus quatro anos no Piratini, com ênfase para os enfrentamentos políticos com o Eixo do Mal.
. Em São Leopoldo, nesta quinta-feira a noite, pelo menos 70 pessoas passaram pelos corredores da Livraria Central, localizada na zona mais central. O evento abriu as 18h30m e só terminou as 21h. O prefeito eleito Aníbal Moacir, o Moa, e os sete secretários que ele já anunciou, todos do PSDB e do PMDB, permaneceram na livraria até o final.

. Cabo de Guerra já foi lançado também em Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Rio Grande e Pelotas. Dentro de duas semanas, o autor e Yeda Crusiuirão a Passo Fundo, mas antes disto o livro será colocado em Brasília.

- A primeira edição do livro de 499 páginas, 39 capítulos, R$ 75,00, foi de 2 mil exemplares, 1.500 dos quais já estão no mercado. Aquisições também podem ser feitas pelo e-mail polibio.braga@uol.com.br, sem custo de entrega.

CLIQUE nas fotos ao lado para ver melhor. São momentos das sessões de autógrafos em Novo Hamburgo e São Leopoldo. 

Oposição mais reluzente da Rota das Estrelas começa a formar o governo em meio ao caos nos serviços públicos de São Leopoldo

Já foram escolhidos os primeiros sete secretários do prefeito eleito de São Leopoldo, RS, Moacir Aníbal, o dr. Moa, do PSDB. São todos do PSDB e PMDB. DEM e PP, que também apoiaram o tucano, negociam sua participação. Estão em andamento negociações para atrair o apoio do PSB. É que a nova administração não terá maioria na Câmara sem o apoio do PSB (3 vereadores) já que elegeu apenas 4 do total de 13.

. Os novos prefeito e vice, Moacir e Daniel Daudt (PMDB) conversaram com o editor no lançamento do livro Cabo de Guerra em São Leopoldo, quarta-feira a noite. Daudt será o secretário da Educação.

- O prefeito atual, Ary Vanazi, PT, que cumpriu seu segundo mandato, entregará a prefeitura com dívidas estimadas em R$ 200 milhões. Nesta sexta-feira, o serviço de lixo foi suspenso na cidade, porque a empreiteira não recebe desde julho. Vanazi e sua cunhada, Ana Affonso, estão sob investigação da Operação Cosa Nostra.

Oposição quebrou a hegemonia do PT na Rota das Estrelas

A disputa eleitoral em São Leopoldo foi a mais renhida e emblemática de toda a chamada Rota das Estrelas, via que liga Sapiranga a Porto Alegre, onde todos os atuais prefeitos são do PT.

. A linha foi rompida com derrotas do PT em Sapiranga e São Leopoldo, estando Novo Hamburgo stand by.

Veja e ouça Luiz Fux cantando Tim Maia na festa de posse de Joaquim Barbosa no STGF

CLIQUE AQUI para acompanhar a cobertura completa do Jornal da Globo desta sexta-feira. Vale a pena. A edição foi de quinta-feira a noite. 

Vale a pena ver o ministro do STF, Luiz Fux, interpretando Um dia de Domingo, de Tim Maia, na festa de posse do ministro Joaquim Barbosa, quinta-feira, em Brasília.

. O ministro demonstra domínio da guitarra e perfeição técnica como intérprete.

. Só no Brasil ? É possível - e bem vindo.

. Na festa, vetados por Joaquim Barbosa, os jornalistas que cobrem as atividades no STF foram socorridos e ingressaram no evento graças a quem ? Ao auxílio do ministro Lewandowski, o ministro mais demonizado justamente pelos jornalistas.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir Luiz Fux interpretando Tim Maia.

Saiba em que áreas e desde quando o governo Tarso Genro dá calote nos prefeitos do RS

Ninguém consegue entender que mágica fará o governador Tarso Genro para pagar o 13º, mas com certeza o dinheiro não sairá de recursos da receita corrente líquida do ano.

. O governo estadual do PT elevou dramaticamente a lista de compromissos e de valores que passou a dar calote, porque não transfere desde julho para os prefeitos o que deve para estes serviços municipais:
- PIM, Programa Infância Melhor
- Transporte Escolar
- Samu

. A lista não fica por aí, porque a secretaria da Fazenda também caloteia escolas que administram seus próprios orçamentos.

. Os prefeitos estão sem dinheiro, em fim de mandato, e queixam-se dos encargos adicionais decorrentes do calote.

- O caso do PIM, Tansporte Escolar e Samu não são isolados. Professores chamados em maio, secretários de escola chamados em junho e julho, todos de contratos emergenciais, não receberam só centavo até esta sexta-feiras. 

Governo gaúcho já pediu R$ 4,8 bilhões em novos empréstimos

Embora engordando o déficit paras R$ 1,3 bilhão até o final do ano e sacando valores milionários (R$ 850 milhões até outubro) do caixa único, o governo estadual gaúcho já pediu autorização para contrair R$ 4,8 bilhões de empréstimos.

. Dois novos pedidos foram protocolados na Assembléia, dias 14 e 16, no Pacotão III, que os deputados votarão até o Natal.

- A bancada do PMDB está desconfiada de que o governo já violou a Lei de Responsabilidade Fiscal.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Disputa pelo comando do PMDB do RS vai para o interior

O deputado Edson Brum cumpriu roteiro pela região de São José do Ouro, RS, nesta sexta-feira, buscando apoio para a chamada chapa 2, que foi a chapa dos prefeitos, líderes municipais e deputados que abiscoitaram 40% do diretório estadual nas últimas eleições internas do PMDB.

. Desta vez a chapa 2 não terá apenas o apoio dos deputados Marco Alba e Gilberto Capoani, mas praticamente de toda a bancada.

. As eleições no PMDB sairão dia 15 de dezembro.

- Além da chapa 2, também o deputado Alceu Moreira movimenta-se para a disputa. O atual presidente, Ibsen Pinheiro, como também outros líderes do PMDB, como Germano Rigotto e José Fogaça, só aceitariam presidir o Partido em caso de consenso. 

Gol fecha Webjet e anuncia demissão de 850 empregados no País.

A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta sexta-feira (23) o fim das atividades da Webjet, comprada pela empresa em julho de 2011. A Gol também disse que vai cortar mais 850 empregados entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves.

Segundo a empresa, os clientes da Webjet com passagens compradas serão atendidos pela Gol, sem qualquer custo adicional.

A Gol concluiu a compra da WebJet em outubro de 2011, por R$ 70 milhões, além de ter assumido dívidas de cerca de R$ 200 milhões. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a fusão das duas empresas em outubro.

* Clipping www.uol.com.br

Boletim Médico reafirma estado grave de Luis Fernando Veríssimo

Este Boletim Médico é das 10h30m e foi emitido pelo Hospital Moinhos de Vento:

O paciente Luis Fernando Veríssimo encontra-se em estado ainda grave, dependente de ventilação mecânica e hemodiálise. Continua sob efeito de sedação e vem apresentando uma resposta clínica satisfatória às medidas instituídas.

Dr. Alberto Augusto Rosa
Dr. Sandro Cadaval
Dr. Eubrando Silvestre Oliveira

Aécio cada vez mais perto da presidência do PSDB

* Clipping coluna Radar, www.veja.com.br

Cresce no PSDB um movimento no sentido de fechar o nome do paulista Carlos Sampaio para a liderança na Câmara no ano que vem. Os mineiros Domingos Sávio e Marcos Pestana já não descartam sair do páreo (Leia mais em: Café com leite). Não por acaso.

. O acordo, se confirmado, deve abrir caminho para Aécio Neves alcançar à presidência da legenda com mais facilidade. A avaliação é que o tabuleiro com um mineiro no comando e um paulista na liderança atenuará um possível melindre da bancada de São Paulo, ou pelo menos de boa parte dela.

Líder sindical diz que Polícia Federal vive crise sem precedentes

* Clipping www.terra.com.br

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcos Wink, afirmou que a Polícia Federal (PF) vive uma crise nunca vista antes, em razão da omissão da direção da instituição na solução dos problemas do órgão. As informações são da Agência Câmara.

. Wink afirmou que a PF tem, constitucionalmente, a função de reprimir e prevenir o crime, diferentemente das polícias Civil e Militar. No entanto, segundo ele, a PF tem deixado de lado a polícia preventiva e cuida apenas da repressão, por influência dos delegados. Ele citou as fronteiras como exemplo de áreas relegadas a segundo plano e que são essenciais na prevenção de crimes.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Só 10 públicas entre as 100 escolas melhor colocadas no Enem

* Agência Brasil

Entre as 100 escolas mais bem colocadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, dez são públicas: duas estaduais e oito federais. As notas por instituição foram divulgadas nesta quinta-feira.

. Com o oitavo lugar, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa obteve o melhor resultado entre as públicas. Depois veio o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na 29ª colocação, e o Instituto Federal do Espírito Santo, em Vitória, no 40º lugar.

. O Colégio Objetivo Integrado, escola particular localizada em São Paulo, ficou com a melhor nota do Enem do ano passado.

ACI de Novo Hamburgo chama deputados para ato pela retomada imediata do projeto da Rodovia do Progresso

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha promove, nesta segunda-feira, às 14h, no Auditório da entidade, debate com os deputados estaduais tendo como tema principal a RS 010, também conhecida como Rodovia do Progresso.

. O projeto da rodovia de 70 kms ligando Porto Alegre a Sapiranga foi concluído pela Odebrecht e as obras poderão começar imediatamente, dependendo apenas de acerto com o governo estadual, que sentou sobre o assunto há dois anos e não sai de cima por desídia, incompetência, ócio e prejuízos ideológicos, já que a estrada será tocada por empreendedores privados, uma vez que o setor público não tem dinheiro para isto.

. A Rodovia do Progresso desataria o nó da BR-116, por onde passa 30% do PIB do RS todos os dias e por onde circulam 130 mil carros diariamente. É o pior gargalo rodoviário do Estado.
. Sem pressão dura, o governo estadual não se moverá, preferindo bancar discussões políticas e ideológicas durante todo o mandato, mesmo que isto continue prejudicando o RS.

. O presidente da ACI, Marcelo Clark Alves. O convite foi encaminhado para todos os deputados estaduais

. "Este é um assunto que diz respeito a todo o Estado e especialmente à nossa região, que concentra a maior movimentação econômica do Rio Grande do Sul. Vamos buscar junto ao Poder Legislativo, junto aos nossos representantes, a melhor maneira para superar este impasse que já deveria estar há muito tempo resolvido.

CLIQUE na foto ao lado. Ela foi extraída no iPhone do editor nesta quinta a tarde, 17h. O trânsito na BR-116 é permanentemente atravancado. O editor precisou de 1h20min para ir de Porto Alegre a São Leopoldo, trecho de 34 kms que numa estrada normal leva menos de 30 minutos.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/