Delator diz no Jornal Nacional que Zé Dirceu está envolvido no Caso Rosemery

* Clipping Veja

O delator do esquema de corrupção desarticulado pela Operação Porto Seguro afirmou nesta terça-feira ter recebido oferta de suborno de 300 000 reais para beneficiar o ex-ministro José Dirceu. Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Cyonil da Cunha Borges afirmou que o pedido de Dirceu foi feito por intermédio de Paulo Vieira, diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA). Vieira, que está preso, é apontado pela Polícia Federal como chefe da quadrilha que se infiltrou em órgãos públicos federais para obter pareceres técnicos fraudulentos, em nome de interesses privados.

 Cyonil disse ter conhecido Vieira em 2002 e se tornado próximo dele em 2008, quando foi convidado a fazer uma palestra na Advocacia-Geral da União (AGU) sobre portos, sua área de especialização. Em 2010, Vieira convidou Cyonil a participar da festa de aniversário de José Dirceu. O auditor declinou o convite. Segundo Cyonil, o ex-ministro tinha interesse em um processo no TCU sobre a empresa Tecondi, no Porto de Santos (SP).

O auditor diz ter recebido, durante um almoço, uma oferta de propina de Vieira, em uma folha de papel. “Ele escreveu que o processo era de interesse de José Dirceu, escreveu 300 000 reais e passou para mim”, disse Cyonil.

- Nesta terça-feira, o governo barrou a convocação de Rosemery pelo Congresso e a presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria ao Peru. O Planalto não sabe o que virá pela frente. 

Artigo, Carlos Brickmann - O PT de Rosemary

* Clipping www.carlosbrickmann.com.br

 Certos candidatos a certas nomeações, ao que parece, precisam apresentar entre seus documentos um atestado de antecedentes incompleto. Só o completarão, como folha corrida, como capivara, no exercício do cargo.

Mas esta não é uma novidade. Novidade seria explicar o motivo que levou a Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça, a investigar assuntos do Governo e gente influente do Governo anterior. Há alguns palpites, que podem até ser verdadeiros, mas que neste momento não passam de palpites:

a) há pouco tempo o Governo negou o aumento reivindicado pela Polícia Federal (só que essa investigação não começou há pouco tempo);

b) a Polícia Federal é dividida em várias alas (mas seria estranho que alguma delas agisse num nível tão alto sem que o ministro da Justiça fosse informado);

c) o advogado geral da União, Luís Inácio Adams, era apontado como um dos preferidos de Dilma para o Supremo (e sua indicação ficou difícil pelo envolvimento no caso de seu adjunto e homem de confiança, cuja escolha para o cargo defendeu com todo o empenho). Outra possibilidade de escolha da presidente Dilma seria o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo - que vem a ser, por coincidência, o chefe da Polícia Federal. O afastamento do nome de Adams reforça, sem dúvida, o nome de Cardozo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Beto amplia crise no governo Tarso. Agora acusa Thormann por usar empresa laranja para seus negócios com os governos.

O ex-secretário de Infraestrutura e Logística, o deputado Beto Albuquerque, disparou nesta terça-feira a sua mais devastadora denúncia contra o diretor-Geral do Daer, o petista Francisco Thormann, nomeado para o cargo pelo próprio governador Tarso Genro, contra a vontade do socialista:
  Bastou um dia para ver que a empresa é dele! Feita por laranjas. Confiram!

. A acusação de que a empresa da qual Thormann possui procuração é na verdade dele mesmo, e que portanto ele usa laranjas para mascarar sua atuação, põe em xeque todo o governo estadual.

. A acusação é grave e somou-se a outra, vazada para a imprensa no dia anterior, acusando Thormann de ter viajado para a Suiça com despesas pagas para uma subempreiteira do próprio Daer, a Geobrugg AG.

. O jornal Zero Hora foi atrás da nova denúncia de Beto Albuquerque e constatou que a empresa da qual o diretor-Geral do Daer possui procuração com plenos poderes, a Globalmeta, não existe no endereço que consta do seu registro na Receita Federal, e que o endereço de um dos sócios fica numa oficina do bairro Camaquã, onde ele não mora e nem trabalha.

- O escândalo no governo Tarso Genro inflou muito nas últimas horas e azedou as relações entre o PT e o PSB. O ex-secretário saiu magoado do governo, depois de ter sido humilhado e desautorizado pelos principais colaboradores de Tarso, como foram os casos do próprio Thormann e dos secretários João Vitor, João Mota e Carlos Pestana, que chegaram a chamar coletivas de imprensa para anunciar medidas das quais Beto Albuquerque discordava publicamente, entre as quais os casos dos pedágios e da Rodovia do Progresso. O deputado Jorge Pozzobom começou a recolher assinaturas para ouvir Thormann na Assembleia do RS.

Lula deu até passaporte diplomático para Rose. Saiba como ela extraía boquinhas para a família durante as viagens.

- Rosemary Nóvoa Noronha tinha o seu passaporte vermelho, como informam Matheus Leitão e Rubens Valente na Folhade hoje. Não por acaso. A apenas chefe do escritório da Presidência em São Paulo acompanhou Lula a 30 compromissos no exterior, totalizando 23 países

* Clipping www.veja.com.br
Por Carolina Freitas, na VEJA.com:

Em novembro de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Moçambique e Coreia do Sul. Entre os dias 8 e 10, cumpriu agenda oficial em Maputo, capital do país africano. Deu aula magna em uma universidade, encontrou empresários brasileiros e foi recebido pelo colega Armando Guebuza. No dia 11, desembarcou em Seul, para, ao lado da sucessora recém-eleita Dilma Rousseff, participar da reunião do G-20. Durante o giro internacional, Lula teve em sua comitiva uma ajudante próxima, Rosemary Nóvoa de Noronha, a Rose, que até este fim de semana ocupou o cargo de chefe de Gabinete da Presidência em São Paulo. Embora seja um requisito legal que funcionários em viagem internacional tenham seu nome registrado no Diário Oficial, Rose embarcou sem que essa formalidade fosse cumprida. Ela também aproveitou para tratar de um assunto de interesse próprio com o chefe: a nomeação de uma de suas filhas, Mirelle, para um cargo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Tanto a viagem não oficializada quanto a negociação do cargo para a filha estão registrados em e-mails interceptados pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, deflagrada na sexta-feira. A operação derrubou Rosemary e Mirelle de seus cargos na administração pública. A filha pediu exoneração nesta segunda-feira. Rosemary foi demitida no sábado, depois de ser indiciada pelo seu envolvimento com os irmãos Paulo e Rubens Vieira, presos provisoriamente e indiciados por utilizar seus cargos de hierarquia elevada em agências reguladoras para fraudar procedimentos e promover negócios escusos.  

Foi em troca de mensagens com Paulo Vieira que Rosemary tratou da nomeação da filha. “A Mirelle já te enviou os documentos? Peço a gentileza de só nomeá-la depois de eu confirmar com o PR. Estou em Maputo. Embarco para Seul na 4ª-feira com ele, aí após conversar te aviso.” Nesse e em outros e-mails da dupla, Lula é tratado como PR, abreviação para presidente da República.

Paulo respondeu ao e-mail dizendo que Mirelle tinha esquecido de assinar o currículo, sem..

CLIQUE AQUI para ler tudo 

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Pedro Simon ataca em entrevista: "Tarso Genro, Beto Richa e Raimundo Colombo são um zero à esquerda"

Os atuais governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT); do Paraná, Beto Richa (PSDB), e de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), são “um zero à esquerda”. O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, é outro “zero à esquerda, uma pataca”. Quem dispara é o senador Pedro Simon (PMDB-RS), uma das vozes mais experientes da política brasileira. E dono, também, de uma das línguas mais afiadas.

. Em entrevista publicada na recém-lançada quarta edição da Revista Congresso em Foco, Simon não poupa praticamente ninguém. É implacável com a ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT): “O único título que conheço dela é o de ex-esposa do Suplicy”. Também não perdoa o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele não tinha direito de fazer o que fez. No Brasil, grande nação em grande momento, comprar a reeleição como ele comprou? Foi vexatório.”

CLIQUE AQUI para ler a entrevista completa.

Artigo, Marco Villa - Para o PT a história sempre se repete

* Clipping O Globo

Uma nova operação da Polícia Federal atingiu o Partido dos Trabalhadores. Não é a primeira vez. Mesmo com todo o estardalhaço causado pelo julgamento do mensalão, parece que nada detém a ânsia de saquear o Erário. Agora, uma das acusadas é a chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, que teria negociado pareceres técnicos fraudulentos. Os agentes da PF foram ao escritório chefiado por Rosemary para a devida busca e apreensão de documentos. Indignada, a funcionária não fez o que seria considerado plausível: entrar em contato com seu advogado. Não. Buscou algo superior: o sentenciado José Dirceu. Isto mesmo, leitor. E veja como o Brasil continua de ponta-cabeça. A funcionária petista ligou para Dirceu, com quem tinha trabalhado durante 12 anos, em busca de proteção. O amigo, que, como é sabido, está condenado a dez anos e dez meses de prisão, nada pode fazer. Em seguida, ela tentou falar com o ex-presidente Lula, de quem é amiga. Mas o antigo mandatário está fora do país. Restou Gilberto Carvalho, o onipresente para assuntos deste jaez, mas que também não pode ajudá-la. A sequência dos contatos e a naturalidade são indicativas de como os petistas pouco estão se importando com o clamor popular em defesa da moralização. Continuam se considerando acima do bem e do mal. E, principalmente, acima da lei.

Para piorar — e reafirmar o desprezo pela ética na política e na administração pública — o segundo homem na hierarquia da Advocacia Geral da União, José Weber Holanda, está sendo acusado de fazer parte deste grupo (a expressão correta, claro, deveria ser outra). Fica a impressão de que na administração petista tudo pode, que o governo está à venda.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Desta vez, viagens da AGDI são viagens do bem

Tem tudo a ver as três missões internacionais que começará na semana que vem a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, AGDI , todas em busca de novas oportunidades de negócio para o Rio Grande do Sul. No roteiro, Dubai, Cingapura e Reino Unido.

. O governador, que programou e acompanhou uma viagem inútil a Cuba, desta vez preferiu viajar pelo interior gaúcho (leia nota a seguir).

Nardes assumirá dia 12 a presidência do TCU

O ex-deputado gaúcho Augusto Nardes, PP, assumirá dia 12 a presidência do Tribunal de Contas da União.

Este ano, mata-se três vezes mais na Grande Porto Alegre do que em São Paulo. Confira os números.

* Clipping Diário Gaúcho

A sequência de assassinatos e atentados em São Paulo ganhou destaque nacional. A ação do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção que controla os presídios paulistas, escancarou a criminalidade que coloca policiais e bandidos em constante duelo. E a Grande Porto Alegre, incluindo Vale do Sinos? Mesmo sem PCC, a violência, proporcionalmente, é 2,5 vezes maior do que na capital paulista. A diferença nunca esteve tão grande na comparação com a maior metrópole brasileira. Ou seja, a guerra aqui não tem atentados, mas uma constância alarmante: média de um homicídio a cada oito horas em 2012. A comparação vem do índice de mortes por grupos de 100 mil habitantes. Em São Paulo, a média é de 11, contra 27 da Região Metropolitana de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

Entrevista - Assembleia do RS precisa rejeitar a proposta orçamentária estadual

Darcisio Perondi, deputado Federal, PMDB do RS

O senhor fez um apelo para que os deputados estaduais gaúchos rejeitem a proposta orçamentária para 2014, que deve ser votada a qualquer momento.
Sim, porque os valores previstos para a saúde afrontam a Constituição e a Lei Complementar 141.

O que dizem as leis?
Que o governo precisa aplicar 12% da sua receita própria na área da saúde, expurgados valores como aplicações em saneamento da Corsan, contribuição para o IPE ou despesas do Hospital da Brigada, por exemplo.

A lei é clara?
A Lei Complementar 141, assinada por Dilma, é claríssima. Por ela, o governo federal fica autorizado a não repassar  dos seus Fundos, as diferenças que constatarem na aplicação, retendo o dinheiro.

E?
A Assembleia tem que rejeitar essa proposta orçamentária. 

Sociedade gaúcha não aceita diktakt do governo estadual contra a Rodovia do Progresso

Sem baixar a cabeça diante do diktakt do governo gaúcho, ganha corpo a luta pela construção da RS-010, a Rodovia do Progresso, que ligará Porto Alegre a Sapiranga, 70 kms, correndo paralelo à superlotada BR-116.

Comitê em Novo Hamburgo – A ACI decidiu criar um comitê e ir a Tarso para apoiar o projeto.

Frente Parlamentar – 20 deputados já assinaram o pedido de criação da Frente Parlamentar Pró RS-010, para acompanhar as discussões sobre a construção da estrada. A instalação será dia 4, 13h30min, na Assembléia.

.  Nesta terça-feira o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, PT, voltou a defender o projeto. Ele lidera a resistência aos setores do governo que não querem a estrada.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Deputados querem chamar Thormann (Daer) para depor na Assembléia do RS

Desde esta terça-feira a tarde, o deputado Jorge Pozzobom, líder do PSDB na Assembléia do RS, recolhe assinaturas para convocar o diretor Geral do Daer, Francisco Thormann.

. Ele falará na Comissão de Serviço Público.

. Os deputados  querem que Thormann conte tudo o que sabe sobre os escândalos do Daer e da secretaria de Infraestrutura e Logística.

Schiffino, presidente da CDL de Porto Alegre, é agora vice da ABF (franchising)

O empresário Gustavo Schifino, da Trópico, acaba de ser eleito diretor vice-presidente da ABF (Associação Brasileira do Franchising). É a primeira vez que um gaúcho ocupa esse cargo na ABF Nacional – que possui mais de 1 mil associados no Brasil, ocupando a segunda posição mundial em número de membros, atrás apenas de organizações dos Estados Unidos. Schifino é presidente da CDL Porto Alegre.

20 prefeituras fecharam as portas nesta terça para pressionar Dilma pelos royalties

Mobilização inédita paralisou nesta terça-feira  20 prefeituras na região Sul do RS. O objetivo foi chamar a atenção para a crise enfrentada em razão da diminuição de repasses dos governos federal e estadual neste ano.

. A data da mobilização foi escolhida para pressionar a presidente Dilma Rousseff a aprovar o projeto encaminhado para redistribuição de royalties do petróleo.  Vence quinta-feira o prazo para que ela emita um parecer, e a expectativa é pela aprovação. Estudo da Confederação Nacional dos Municípios mostra que, com a mudança da partilha, o volume destinado ao Estado com royalties pode subir de R$ 140 milhões para R$ 400 milhões ao ano.

. Mesmo que o Estado tenha admitido antecipar metade da parcela de janeiro do ICMS para 28 de dezembro, a medida não é suficiente. Entre as 20 cidades que aderiram a paralisação estão Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Chuí.

Conflito de interesses pode sombrear presença de Jorge Gerdau no governo Dilma

Nas últimas semanas o editor postou várias notas alertando para conflitos de interesse que podem contaminar a onipresença do empresário gaúcho Jorge Gerdau junto ao gabinete da presidente Dilma Rousseff.

. O caso mais emblemático é o entrevero armado entre o governo e as empresas do setor elétrico.

. Ao forçar a renovação de concessões em troca de benefícios, o governo derrubou as ações do setor elétrico na Bolsa e afugentou os investidores. Os acionistas já carregam prejuízo grande para casa – e carregarão muito mais no caso de sucesso da empreitada do governo.

. Os consumidores sairiam ganhando depois da nova configuração.

. Entre os principais favorecidos estarão as siderúrgicas do grupo Gerdau.

- As empresas do setor elétrico não possuem gabinete no Palácio do Planalto.

Conflito de interesses abre escândalo no governo Tarso Genro

Ao se defender das acusações verdadeiras de que aceitou passagens, hospedagens e alimentos pagos pela suíça Geobrugg, o diretor agora demitido do Daer, Francisco Thormann, acabou revelando que este não foi seu único pecadilho do gênero.

. Eis o que disse o líder petista:
- O secretário Beto Albuquerque, que agora me acusa, fez viagem do mesmo tipo, comigo, para os Estados Unidos. 

. O governador Tarso Genro não instaurou sindicância, o procurador Geraldo Da Camino nada falou e a Assembleia nem piou, aparentemente porque não querem saber se estas foram as únicas viagens pagas por fornecedores do governo do PT e que tipo de relação permissiva Thormann e Beto Albuquerque estabeleceram antes e depois delas.

PF gravou 122 conversas entre Lula e Rose. Oposição quer saber o teor das conversas e se as relações eram permissivas.

* Clipping Bruno Boghossian e Eugênia Lopes/Agência Estado

A ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo indiciada por corrupção na Operação Porto Seguro, Rosemary Nóvoa de Noronha, afirmou, em e-mail interceptado pela Polícia Federal em março deste ano, que conversava "todos os dias" com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.A mensagem foi enviada por Rose a Paulo Vieira, diretor afastado da Agência Nacional de Águas (ANA), apontado por investigadores como chefe de uma quadrilha que comprava pareceres técnicos de órgãos públicos para beneficiar empresas."Mandei uma notícia de ultima hora sobre a alta do PR (presidente da República) e vc nao falou nada... Tenho falado com ele todos os dias, agora ele já está voltando a política e logo vou resolver se fico no Gabinete", escreveu Rose a Paulo Vieira. A sigla PR é usada no Palácio do Planalto para identificar presidentes.O e-mail foi enviado em 29 de março, um dia depois que a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês confirmou a remissão total de um tumor na laringe do ex-presidente. Na ocasião, Lula divulgou um vídeo em que dizia "voltar à vida política".A operação da Polícia Federal também teria gravado 122 telefonemas entre o ex-presidente e Rose entre março de 2011 e outubro deste ano, segundo reportagem publicada pelo jornal Metro. A média seria de cinco ligações por dia.

A oposição cobrou explicações de Lula sobre a nomeação de Rose, e sobre os contatos entre ela e o ex-presidente. "Qual o motivo desses contatos, uma vez que ele não estava mais na Presidência?", indagou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).A assessoria do Instituto Lula, que representa o ex-presidente, não se manifestou sobre o caso.

- Os partidos também querem ouvir explicações dos diretores de agências nomeados por Rose. Os parlamentares ainda pedirão esclarecimentos ao advogado-geral da União, Luís Adams, sobre o envolvimento de seu subordinado José Weber Holanda, advogado-geral adjunto, no esquema. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Governo gaúcho caloteia prefeitos em medicamentos e transporte escolar

Os prefeitos que falaram nesta terça-feira com o editor sobre a recente sequência de calotes aplicados pelo governo estadual, listaram dois outros casos graves:

Medicamentos – Não desembarcam como devem os medicamentos fornecidos obrigatoriamente pelo governo estadual. Com isto, pacientes inconformados recorrem ao juiz local e estes obrigam a imediata compra do medicamento, sob ameaça de prisão do prefeito.

Transporte escolar – A secretaria da Educação repassa o dinheiro com perna de anão, o que obriga o município a bancar os gastos das diferenças com seus próprios recursos.

. O editor procurou um casos exemplares sobre o assunto e constatou pelo exame das contas públicas estaduais o seguinte, apenas para o caso de valores devidos em relação a um só município, São Gabriel:
Medicamentos – R$ 4,5 milhões
Transporte escolar – R$ 1,5 milhão

. Os prefeitos também reclamam da redução das transferências dos 25% do ICMS, já que a arrecadação estadual não para de crescer como o rabo do cavalo.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Apesar da crise, Tarso Genro programa nova viagem e deixa o governo à deriva

Não dá para entender como é que o governador Tarso Genro consegue manter o sangue frio e embarcar numa espécie de “caravana da cidadania” para 14 municípios, abandonando mais uma vez a gestão do governo estadual para viajar.

. O governador embarcará segunda-feira, depois de abrir em Porto Alegre o detestável Fórum Social Mundial Palestina Livre.

Crise política entre PT e PSB ameaça base aliada do Piratini

A guerra de bugio que coloca de um lado o PT e do outro o PSB, poderá custar caro ao governador Tarso Genro.

. Por trás do PT está não apenas o ex-diretor do Daer, Francisco Thorman, mas também líderes que o sustentaram no Piratini, João Vitor e João Motta, mas por trás do PSB está o próprio deputado Beto Albuquerque.

- Caso desembarque da base aliada, o PSB levará seus três deputados para a oposição, que pularia de 23 para 26 deputados, ameaçando a maioria do governo na Assembléia de 55 deputados.

Câmara de Carazinho saúda "Cabo de Guerra"

CABO DE GUERRA

O livro Cabo de Guerra, R$ 75,00, pode ser adquirido via e-mail polibio.braga@uol.com.br A entrega é imediata e grátis.

A manifestação a seguir é da Câmara de Vereadores de Carazinho, 56 mil habitantes, RS.

Atendendo a proposição de autoria do Vereador Elbio Esteve, aprovado por unanimidade, pelo Plenário, reunião ordinária realizada em 12/11/12. O reconhecimento e o incentivo do Poder Legislativo Municipal de Carazinho/RS, parabenizando ao Jornalista Polibio Braga pelo lançamento do livro" Cabo de Guerra". 

Podemos afirmar que Políbio Braga, escreveu muito mais que um livro, escreveu aquilo que a justiça não foi capaz de escrever, e que a grande imprensa não foi capaz de divulgar.Justiça que Yeda merecia, mas nunca teve. De uma mulher que teve a ousadia de remar contra a maré da corrupção e dos desmandos, e que foi aniquilada por uma oposição raivosa, uma imprensa tendenciosa, e até mesmo por aqueles que estavam ao seu lado. 

Uma mulher que foi fulminada pelas mentiras daqueles que durante mais de 40 anos, viam no estado uma torneira de dinheiro fácil, e que fora fechado e lacrada pela então governadora Yeda Crusius, causando revolta em quem vivia de corrupção e falcatruas. A ex governadora Yeda, a quem se faz justiça.

Vereador Erlei Vieira/Presidente.

Artigo, Miriam Leitão - Saiba por que o setor de petróleo está travado

* Clipping O Sul, Miriam Leitão

O setor de petróleo está travado desde o anúncio do pré-sal. Há quatro anos não há rodada de licitação para novos campos, a última foi em dezembro de 2008. A área de exploração, onde petróleo novo pode ser descoberto, caiu de 341 mil km² para 115 mil, no período. O governo deixou de arrecadar cerca de US$ 4 bi em bônus de assinatura, e as ações das petrolíferas caíram muito.

A indústria do petróleo tem três preocupações básicas, que se complementam: fazer descobertas, comprovar reservas, extrair o óleo. Esse ciclo é contínuo, porque à medida em que a exploração começa as reservas caem. É preciso sempre procurar novas áreas para explorar. A falta de leilões significa que o setor está paralisado, desde 2008, no início da cadeia de produção.

Tudo começa com os leilões. A ANP faz licitações de áreas em terra e mar, dando permissão às petrolíferas para procurar petróleo. Elas começam a perfurar poços; muitos não têm nada, outros, sim. Mesmo depois da descoberta, é preciso saber se a retirada é economicamente viável, e é preciso também fazer medições para saber o volume de cada campo. Todo esse processo leva anos.

- Se as grandes petrolíferas não têm novos campos para explorar no Brasil, elas vão redirecionar equipes e investimentos para outros países. A interrupção dos leilões quer dizer que quatro anos de futuro foram comprometidos - explicou Adriano Pires, do CBIE.

Isso ajuda a compreender a performance na bolsa de algumas petrolíferas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Banco paraguaio compra o desconhecido banco gaúcho NBC

O Banco Continental, do Paraguai, anunciou nesta terça-feira de manhã que comprou o NBC Bank Brasil - Banco Múltiplo, do Rio Grande do Sul.

. Os funcionários do NBC receberam este comunicado:
"Temos o prazer de informá-los de que hoje o BANCO CONTINENTAL S.A.E.C.A do PARAGUAI fechou a compra de 100% das ações do NBC BANK BRASIL S/A - Banco Múltiplo. Esta operação significa a concretização da primeira venda direta da nossa Instituição no Brasil."

. O Banco Continental informou em Assunção que projeta expansão dos negócios no Sul do Brasil. A operação precisa ser aprovada pelo Banco Central do Brasil. O NBC tem sede em Porto Alegre, mas unidades em Caxias do Sul, Joinville (SC) e Londrina (PR). Atua no mercado financeiro desde 1997.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/