Fortunati paga a conta, mas Abong não quer que ele se adone do Fórum Social Mundial

* Clipping www.zerohora,com.br, by Juliana Bublitz

A nove dias da abertura, o Fórum Social Temático de Porto Alegre vive uma crise nos bastidores, marcada por uma divisão sindical e partidária.Descontentes com a perda de espaço na organização, entidades como CUT, Marcha Mundial das Mulheres e Associação Brasileira de ONGs (Abong) decidiram abandonar o evento, previsto ocorrer na última semana do mês. Os dissidentes não aceitam que grupos ligados à maçonaria e a setores empresariais participem das discussões. Além disso, questionam a influência da Força Sindical e a apropriação do Fórum pela administração municipal. Em novembro, o prefeito José Fortunati (PDT) sancionou uma lei transformando a iniciativa em data fixa no calendário da cidade.

— Quando sentamos para conversar, percebemos que o evento já estava completamente descaracterizado, então optamos por sair. Essa institucionalização não tem nada a ver. O Fórum não é uma articulação de governo — afirma Mauri Cruz, dirigente nacional da Abong.

Historicamente vinculada ao Fórum e ao PT, a CUT seguiu o mesmo caminho ao se dar conta de que perdia terreno para a Força Sindical. A Força, presidida no RS pelo vereador Cláudio Janta, do mesmo partido de Fortunati, era minoritária e agora é uma das líderes.

— Estranhamos a atitude da CUT. Eles fizeram parte de todas as reuniões e concordaram com tudo. Agora, aos 45 minutos do segundo tempo, resolvem tirar o time de campo. Não dá para entender — diz Janta.

No Paço, a ruptura é atribuída a diferenças partidárias.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sem o PT e a CUT esse Fórum não anda, aliás como tudo que envolve participação popular. Outros partidos e segmentos não fedem nem cheiram, são insípidos e inodoros...

Anônimo disse...

meu Deus, reparem na "cadeia alimentar" do peleguismo!!!!!

eles criam ONGs, que não produzem uma cabeça de prego sequer, e ai depois criam uma associação que produz menos ainda para cuidar das....ONGs que nada produzem!!!

eh demais!

eh o autentico moto-perpetuo da ociosidade...

uma inutilidade alimenta a outra e todas sobrevivem da grana arrecada de quem trabalha, gera emprego, produz e paga imposto!

eh muita gente ociosa nessepaiz fingindo que trabalha...

Clóvis disse...

Anônimo das 11:47. Acertaste em cheio a última parte: são insípidos (limpos) e inodoros (não cheira, mal, principalmente).

Anônimo disse...

Uai, o fórum não era para ser de 2 em 2 anos em POA? Foi aqui no ano passado, não? Por que não fazem agora em Caracas, ou Cuba pra ver se ressuscita o defunto de lá. Que pra mim, o chaveco já lacrou a urna.

Anônimo disse...

Estes Fóruns são em 'rasga dinheiro'. Não trazem soluções e muito menos mudanças;

Anônimo disse...

17 de janeiro de 2013 12:06 tem toda a razão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/