Mar de lama - Um novo dirigente do governo é acusado de desviar R$ 4,6 mi do BVA

* Clipping revista Época deste sábado

Indicado pelo PT, o diretor do novo fundo de pensão do governo é acusado pelo Banco Central de embolsar dinheiro desviado do banco que está sob intervenção

Diego Escosteguy e Murilo Ramos, com Marcelo Rocha

Em setembro do ano passado, o governo Dilma, atendendo a uma antiga reivindicação de uma ala do PT, criou um fundo de pensão para os servidores públicos federais. O fundo, batizado de Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal), cuidará da aposentadoria dos concursados que começam a trabalhar em 2013. Os atuais servidores também podem aderir: são ao menos 490 mil potenciais clientes, distribuídos entre funcionários do governo federal, do Congresso, do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União. Numa tentativa do governo de diminuir a hemorragia financeira da Previdência pública, cuja conta não fecha faz tempo e só piora com os anos, esses novos servidores, se quiserem uma aposentadoria à altura dos excelentes salários que recebem, deverão contribuir para o Funpresp, como acontece com os trabalhadores de empresas privadas. Espera-se que a adesão seja rápida e significativa, a tal ponto que, em 20 anos, o patrimônio do Funpresp alcance R$ 160 bilhões, tornando-o um dos mais ricos fundos de pensão do país – e, desde já, um dos mais cobiçados tesouros da República.
O governo Dilma parece ciente do rigor necessário ao nomear os dirigentes que decidirão como investir (tanto) dinheiro dos servidores públicos. Disse a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em outubro: “Para nós, o Funpresp é uma questão muito séria. As pessoas estão sendo escolhidas a dedo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Será que com esse novo "mar de lama" vão tirar os vermelhos de lá??? Esperem deitados, para não se cansarem...

Anônimo disse...

E um picareta deste quilate, no governo do PT e da gerentona, ainda continua na diretoria de outro fundo. É inacreditavel a tolerancia e a cumplicidade do governo com este tipo de procedimento. O minimo que deve ser feito é a demissão do crapula, já.

Campao disse...

Realmente, essa tolerância e cumplicidade é o que mais espanta.
Nesse círculo todos se conhecem. Como é possível que alguém no ou do Governo, sabendo quem é o sujeito, não tenha adevertido sobre essas "malandragens". A imprensa é que, na falta, funciona como verdadeira Agência de Informações. Tá mal, ou melhor,isso já é estado terminal.Que doença danada e terrível é a corrupção que tomou conta do País.

Anônimo disse...

O patrimônio de Lula

Por Esquemas Táticos:


Um blog do Financial Times publicou um artigo interessante sobre os dados de Lula vazados pelo hacker @nbdu1nder. A conclusão do artigo: pra quem esperava palacetes ou imóveis em condomínios de elite quebrou a cara. O que se revelou sobre o patrimônio de Lula mostra que o ex-presidente não é rico. Pelo contrário! Para o FT, os imóveis de Lula são classificados como “mal pintados” e “localizados em subúrbios perigosos”. O FT conclui que o hacker, a despeito de incriminar o ex-presidente — considerado “ladrão” pela direita brasileira —, acabou por revelar que ele não tem nada de mais para quem tem mais de 30 anos de vida pública. Interessante que ninguém se preocupou com os imóveis subvalorizados do senador Aécio Neves (PSDB). Mesmo com um apartamento no Leblon e outro em Ipanema (entre outros imóveis em BH e Nova Lima, além da Rádio Arco-Íris), Aécio tem um patrimônio de pouco mais de 600 mil reais declarados em sua última prestação de contas eleitoral. Isso é que é ser bom comprador!

Anônimo disse...

Não é o problema, padrinho escolhe afilhado, é regra mafiosa.


Anônimo disse...

Disse Dirma.. “Para nós, o Funpresp é uma questão muito séria. As pessoas estão sendo escolhidas a dedo.( Ai o LULA botou o dedo q faltava )

Anônimo disse...

Sou servidor publico e minha aposentadoria não sai dos cofres do governo, mas de um fundo hoje sólido o que me preocupa é que o governo indica o diretor(gestor) para o fundo durante os quatro anos e quem pode dormir em paz quando eles administram? fiquei de cabelos arripiado quando a bandida dos PTs quase faliu o fundo dos servidores de Alvorada e pasmem srs. ela está ocupando cargo publico quando deveria estar no presídio.

Anônimo disse...

Interessante essa posição da ministra do Planejamento, Miriam Belchior'(outubro/2012)de que: “Para nós, o Funpresp é uma questão muito séria. As pessoas estão sendo escolhidas a dedo. POR QUE a mesma coisa não é feita com o dinheiro do FGTS que o governo gasta adoidado e do dinheiro das contribuições previdenciários - urbano - do INSS? Seria o servidor mais 'delicado' em termo de qualidade de vida e direitos que o setor privado? Esse que produz riqueza pode ser levado à miséria sem dó nem piedade? Não seria o caso do respeito da ministra ser também levado a sério quando o assunto são 'dinheiros' dos contribuintes e trabalhadores da iniciativa privada? Que o governo NÃO é sério isso já deu para ver. Então vamos escolher também a dedo quem irá administra o dinheiro do setor privado!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/