Santa Maria - É hora de chorar os mortos, mas também de buscar os culpados pela tragédia

Ainda é muito cedo para buscar culpados neste caso da tragédia que matou 245 jovens em Santa Maria, RS, mas pelo menos três linhas de investigação podem resultar na responsabilização de quatro gêneros diferentes de atores:
27 de Janeiro de 2013
Nunca imaginei que uma brincadeira daria nisso! 
Acompanhei o início do fogo que veio das faíscas do sparkles e se propagou pelo teto nas esponjas do isolamento acústico.
Não me apavorei porque não achei que poderia lidar com a situação, mas vi muita gente entrar em pânico, cair e desmaiar umas por cima das outros, era um mar de gente atirada. Vi que muita gente em crise acessou a porta mais próxima, que era a do banheiro e se alojaram lá dentro. Vi pessoal que trabalhava se escondendo até dentro de freezers! Quando vi que não tinha mais jeito de sair pela saída principal dei a volta na areá vip e sai pela lateral empurrando e pisando por cima de muita gente, acredito que não sairia se não fosse pela força que utilizei para passar pelas pessoas, ao sair olhava para baixo e via que pisava e cruzava por cima de mulheres e homens desmaiados. Foi uma merda sair por uma porta de no máximo 2 metros e ainda com uma mesa atravessada e todos aqueles corrimões atravessados no meio do caminho. Não vi alarme soando, só gritos, não vi luz de saída, só fumaça. Quando sai me passou na cabeça as pessoas que  passei por cima e voltei para retirá-las pois não agüentava escutar berros, ver policias e bombeiros sem dar conta, porque tinha muita gente empilhada. Quando entrei tinha que escolher quem salvar, mas até aí não tinha passado na cabeça a MORTE.
Muita gente apavorada e nenhuma organização, tivemos que levar muitas pessoas desmaiadas no colo até o topo daquela subida para largar dentro de ambulâncias, uma estratégia deveria ser montada faltou para aproximar atendimento das vítimas, mas não culpo porque mal cabia duas pessoas dentro de cada ambulância 
Sem ter saída para a  fumaça e não podendo ver mais ninguém para poder ajudar começamos a abrir um buraco na parede, arrancar madeiras, grades, janelas destruíramos o isolamento acústico. Ao abrir o buraco na parede para entrar no caixa e um bombeiro me convidou para entrar porque sozinho não conseguiria tirar as pessoas. Entrei e pela primeira vez vi a morte pessoalmente. Vibrava a cada pessoa que saia, mas eu via que nenhum estava com vida. Vizinhos me molhavam e molhavam panos para que eu pudesse entrar mais para o meio da boate, logo um enfermeiro do SAMU me pediu para sair lá de dentro, pois tinha risco de desabar. Não acreditei e ele me mostrou que todos que saiam daí para frente estavam mortos, mesmo assim voltei, peguei uma lanterna com um policial e voltei para ver se alguém se mexia ou pedia socorro. No primeiro momento que liguei e foquei a luz na área vip vi muitos corpos, não sabia mais o que fazer, perdi forças porque vi gente pendurada em grades, vi pessoas empilhadas uma por cima das outras e não era uma ou duas dezenas, era muita gente. 
Imagem que nunca apagarei da minha cabeça, não tive força física para ficar ali e tive que sair derrotado de dentro daquele buraco, não entendi a noção e o tamanho da tragédia. Vim abatido para casa, pois não agüentava a dor nas pernas e na cabeça. Acordei agora ao meio dia com amigos atrás de mim, liguei a tv e vi a relação de pessoas mortas.
 Queria ter feito mais! Mas sei que tanto eu quanto meus amigos e voluntários deram o máximo. 
Agradeço a todos, pois são irmãos que abraçaram a causa e davam sangue pelas vítimas. @[100003778119615:2048:Eduardo Flores da Silva] @[100002006604601:2048:Eduardo Buriol de Oliveira] @[100003192448604:2048:Matheus Fettermann] @[100001107595834:2048:André Luis Kettermann Coutinho] @[100000308737353:2048:Kassio Lutz] @[100003471891359:2048:Marcos Vinicius Soquetta] @[100000131470750:2048:Jeferson Ribeiro Lima] Caixa Anderson mtos outros desconhecidos bombeiros policiais e todos os voluntarios profissionais da saúde













Os seguranças - Basta ler o que escreveu no Facebook do editor uma das pessoas que estiveram na boate: ‎"Eu estava com as primeiras pessoas que sairam do local! Tivemos que forçar a barra com os seguranças para os mesmos abrirem a porta".
(Paulo @Paulomagrojr - Via Twitter)". Esta não é declaração isolada. Os seguranças impediram a passagem para cobrar a conta da noitada.

O proprietário - O dono da boate Kiss precisa ser ouvido para que diga se sabia do show de pirotecnia que resultou no incêndio e se tinha conhecimento da ação dos seguranças.

Os organizadores do evento - O caso é igual ao do proprietário.

A banda - As declarações de vários sobreviventes deixaram claro que o vocalista da banda, portanto com o conhecimento da banda, iniciou um show pirotécnico, o que acabou causando a tragédia.

Órgãos fiscalizadores - É inviável apurar neste momento as responsabilidade da prefeitura e dos Bombeiros (governo estadual), no caso de alvarás e autorizações, mas isto terá que ser feito.

Isto tudo é o que vai sendo esclarecido. 

- O que mais surpreendeu positivamente o editor foram as providências imediatas e eficazes dos bombeiros, policiais civis, militares e brigadianos, como também de todo o aparato de saúde público e privado. A operadora Oi, por exemplo, deslocou uma call movel (antena) para ampliar a cobertura 2 e3G na cidade e ampliou a rede wifi para imprensa e demais usuarios e telefonia. O pronto atendimento de primeiro mundo deve ter surpreendido o restante do Brasil, que acompanha tudo pela TV. A própria reação da população local é altamente civilizada, embora transmita a enorme dor de todas as pessoas. 

CLIQUE AQUI para acompanhar postagens on line de leitores e pessoas de Santa Maria e de todo o Brasil sobre o acontecimento. Trata-se do Facebook do editor. Toda a imprensa mundial acompanha a tragédia (acompanhe www.bbc.com). Emissoras de TV como a Globonews, transmite ao vivo desde as 8h tudo o que consegue apurar.

- No final da manhã e início da tarde deste domingo,  a avenida Osvaldo Aranha (proximidades do parque da Redenção), Porto Alegre, foi bloqueada para pouso de helicópteros trazendo feridos da tragédia em Santa Maria para o HPS. Em Porto Alegre, o Hemocentro de Porto Alegre está recebendo doações de sangue para as vitimas de Santa Maria. Quem puder doar, deve comparecer ao local de segunda a sexta feira das 8h às 12h e 13h às 18h e sábado das 8h às 14h.

17 comentários:

Anônimo disse...

O que ocorreu me lembra o incendio da loja renner no centro de poa e o edificio joelma onde as pessas pulavam prá morte, mas nesse caso o prefeiro e o responsavel pela secretaria de obras de SM deveriam ser presos.
E pasmem senhores aqui um Poa tem inferninhos no centro que só tem entrada com dois segurança na portaria e em caso de incendio com certeza morrerá dezenas de pessoas, pergunto, a fiscalização da smow sabe e faz vistas grossas.
Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Uma lástima que o "governo" do estado não tenha tomado iniciativa alguma até o presente momento (domingo pela manhã).

Continua, como sempre, paralisado e distante.

Anônimo disse...

Às Famílias, Parentes e Amigos enlutados, que a Paz do Senhor esteja convosco e os conforte.

Depois das tragédias, naturalmente e é plenamente compreensível, os comentários listando as óbvias causas de sempre. Tantos e até eu, um velho aposentado, aqui, escrevendo trágicas obviedades:

- Essas tragédias em boates são os resultados da corrupção, da ganância de empresários inescrupulosos, verdadeiros bandidos exploradores do "lazer" noturno. Onde tem inescrupulosos e bandidos acontece a corrupção, seja pela não fiscalização ou policiamento preventivo, e até a liberação e indevido alvará de funcionamento, tudo à troco de propinas diárias, semanais ou mensais.

- Outros crimes: além da precariedade das instalações elétricas, a prática de pirotecnia em recintos fechados e, absurdo!, com revestimentos de paredes e teto com material inflamável, além da inexistência de portas para saídas de emergência.

- Um pequeno foco de incêndio tem início, não há recursos e pessoal preparado para o eficaz combate, nem "plano de fuga" (o que os proprietários menos querem...)

- Os proprietários gananciosos e não querendo sofrer prejuízos com a saída do público sem pagar as consumações, não pensam duas vezes e dão ordens para seus capangas (indevidamente chamados de "Segurança") para impedir a saída!

Em ambientes calamitosos desses, o diabo pula, deita e rola comemorando o feito, enquanto os familiares e amigos choram, se desesperam e fazem preces por milagres, que a pessoa querida apareça porque conseguiu escapar da tragédia.

Quando uma tragédia dessa acontece, ela não tem pátria e não pode ser vista com indiferença e logo esquecida. Atinge a todos. A lição a ser apreendida é para todos os cidadãos do mundo.

Até quando não aprenderemos com as tragédias, mas sempre as esqueceremos passados alguns dias ou semanas???

Peço desculpas aos parentes e amigos das vítimas, e aos leitores desse respeitável Blog, por esse meu desabafo nada elegante, mas sincero.

Anônimo disse...

O polibio se concentrou nas questoes secundarias, mas nao nas causas. Chega de superficialidade. So tem duas coisas realmente importantes :

1) Os bombeiros já tinham aprovado o PPCI antes da mesma boate sem saida de emergencia. Obviamente o importante é MUDAR A FISCALIZACAO PARA QUE OS BOMBEIROS SEJAM OBRIGADOS A EXIGIR SAIDA DE EMERGENCIA!! Nao adianta colocar a culpa nos bombeiros sem dar mecanismos para eles trabalharem. Deem meios (legislacao) para eles
1.1. exigirem saida de emergencia
1.2. proibirem empresario de funcionar sem PCCI renovado. Esta historia que pode continuar aberto é jeitinho brasileiro que é ruim para a sociedade porque pode matar.

2) Em chicago aconteceu um evento semelhante no Teatro Iroquois em 1903(olha no wikipedia). Depois disto o governo obrigou o uso da barra de panico (que hoje ha no cinemark em POA, por exemplo).
A pergunta é: Santa Maria foi em vao? Em seis meses vai ficar tudo assim?Vao apenas criar + uma lei que nao sera cobrada?

Mas claro da mais ibope e voto apenas espernear e xingar seguranca, empresario e bombeiro. Basta ver os comentarios nos jornais e facebook hoje. É uma opcao confortavel. O comportamento padrao: Fico tranquilo porque mostro a minha indignacao. Joia. Uma opcao mais trabalhosa é resolver de vez o problema, mas exige arrumar o sistema(item 1 acima). E isto da trabalho... e é chato, muito chato. E nao da voto nem ibope.


Unknown disse...

Porque e inviavel a investigacao a respeito das responsabilidades dos gestores publicos? Se e viavel investigar segurancas, promotores, proprietarios, etc., e logico que aqueles que 'AUTORIZAM' estes empreendimentos, tambem devem ser investigados. E se algum orgao competente, seja do executivo, do MP ou do Judiciario, propor uma FISCALIZACAO correta, em todos os estabelecimento similares, em qualquer cidade do pais, com certeza encontrara irregularidades em todos. Aqui mesmo em P Alegre, pra surpresa de muitos, é recorrente a busca de subterfugios, juridicos, pra abrir e manter aberta casas similares. E o tal fiscal, o tal secretario, o tal prefeito, etc., esta fazendo o que? Alem de encher os bolsos e distribuir bondade para amigos e apaniguados.

Anônimo disse...

na minha opiniao nao é culpa nem dos empresarios nem dos bombeiros. é legislacao fraca. Mude-se

Anônimo disse...

Alvará ? Schirmmer ? Se o PT tivesse ganho, não teria ocorrido isso.

LAÇADOR disse...

"A CASA PEGA FOGO",GOVERNO OMISSO!

QUANDO O GOVERNO É OMISSO ,RELAPSO,"A CASA PEGA FOGO"

AÍ O GOVERNO TAMBÉM É CRIMINOSO!

QUEM CONSTRUIU E DECOROU O AMBIENTE COM MATERIAL INFLAMÁVEL TEM MERDA NA CABEÇA!

COMO FOI DADO ALVARÁ PARA A REFERIDA BOATE SEM PARECER E EXAME TÉCNICO DOS MATERIAIS, SISTEMA DE EVACUAÇÃO DAS PESSOAS COM SINALIZAÇÕES,EXTINTORES AUTOMÁTICOS?

SE NÃO FOR APURADO VAI TORNAR A ACONTECER.

LOCAIS PÚBLICOS EXIGEM RESPONSÁVEIS TÉCNICOS NO PROJETO E EXECUÇÃO, E COM CUIDADOS ESPECIAIS PARA EVACUAÇÃO,PLANOS DE EVACUAÇÃO, COMUNICAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS,TREINAMENTO PARA EVACUAÇÃO, EXTINTORES AUTOMÁTICOS,OS MATERIAIS JAMAIS,JAMAIS, JAMAIS,INFLAMÁVEIS.

COMO NUM ACIDENTE AÉREO, UM SOMATÓRIO DE CAUSAS COROADO PELA CONCESSÃO DO ALVARÁ PARA UMA ARAPUCA QUE NEM O ADOLFO IMAGINOU.

ABUSARAM E FICOU CARO PARA AS VÍTIMAS E QUEM CONFIOU NAS AUTORIDADES QUE LIBERARAM O AMBIENTE COMO SEGURO.

COM A PALAVRA OS DONOS E AS AUTORIDADES IGNORANTES , OMISSAS,QUE NUNCA,JAMAIS DEVERIAM LIBERAR UM AMBIENTE PARA TANTAS PESSOAS SEM RIGOROSO EXAME TÉCNICO DAS CONDIÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA E TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS PARA EMERGÊNCIA.

O GOVERNADOR, VIAJA,FESTEIA MUNDO AFORA AS CUSTAS DOS OTARIOS CONTRIBUINTES,DEIXA TUDO DO GOVERNO "AO DEUS DARÁ",PENSA QUE NÃO TEM NADA COM ISSO, E A "CASA PEGA FOGO" ,LITERALMENTE,LAMENTÁVEL,LAMENTAVEL...

EIS A OMISSÃO DO PODER PÚBLICO(IMAGINA SÓ SE FOSSE A TUCANA GOVERNADORA)...

MARIA DO ROSÁRIO, VAI DEIXAR POR ISSO MESMO, NÃO VAI DAR NEM UMA COBRADINHA NO PETRALHA "EM GOVERNO"?ESSAS VÍTIMAS NÃO ERAM HUMANAS,NÃO TINHAM DIREITO?SÓ QUEM INTERROGA TERRORISTA MERECE CASTIGO?

EIS O CRIME!

EIS O ABSURDO!

Anônimo disse...

O BRASIL TAMBÉM ESTÁ PEGANDO FOGO!

COMPARO A TRAGÉDIA AO QUE ACONTECE NO BRASIL:

O PODER PÚBLICO CONCEDER ALVARÁ SEM CONFERIR...
O BRASIL NAS MÃOS DE ELEMENTOS DESTA COMPETÊNCIA,OMISSOS E IGNORANTES,TANTO NA EDUCAÇÃO,SEGURANÇA,SAÚDE SE COMPARA A UMA "CASA PEGANDO FOGO" COM MAIS DE DUZENTOS MILHÕES DE BOBOS ALIENADOS,VENDENDO O VOTO POR ESMOLA DO GOVERNO...

JÁ É QUASE TARDE PARA ACORDAR.

A CONTA VIRÁ,A CONTA VIRÁ...

POLÍBIO, POR FAVOR PUBLIQUE OS DETALHES DO ALVARÁ CONCEDIDO, UM ABSURDO, DAR COMO SUGURO PARA O PÚBLICO, UMA ARAPUCA, UMA ARMADILHA MORTAL CRIMINOSA E IRRESPONSÁVEL...

MAIS UMA MARCA DOS GOVERNOS PETRALHA, COMO AQUELE QUE MANDA UMA FORD EMBORA, ASSASSINANDO MILHARES DE EMPREGOS E IMPOSTOS PARA MELHORIA DA SAÚDE,SEGURANÇA EDUCAÇÃO DO ESTADO,DÃO IRRESPONSAVELMENTE CONCESSÃO PARA ACONTECER MAIS UMA TRAGÉDIA,SÓ QUE ESSA EXPLÍCITA,TRISTE E LAMENTÁVEL.

A CONTA VIRÁ,A CONTA VIRÁ...

PS.:OS DIREITOS HUMANOS DAS VÍTIMAS, VÃO SER REPARADOS, OU PORQUE O GOVERNO É DOS PETRALHAS VAI FICAR TUDO ESQUECIDO?

EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, QUEM DISSE AO POVO
-"PODEM IR TRANQUILOS,NÓS ,"EM GOVERNO"PAGOS PELOS CONTRIBUINTES, VISTORIAMOS, EXAMINAMOS E DECLARAMOS COMO SEGURO O AMBIENTE,A SUA CONSTRUÇÃO E DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA;NOS RESPONSABILIZAMOS PELA VISTORIA E COMO PROVA CONCEDEMOS O ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO"

MAIS UMA VEZ A MÁSCARA PETRALHA CAINDO...


Anônimo disse...

O New York Times disse hoje tudo que havia a ser dito sobre Santa Maria:


--
More broadly, the blaze may focus attention on issues of accountability in Brazil and point to the relaxed enforcement of measures aimed at protecting citizens in an economy that is on solid footing. Preventable disasters still commonly claim lives in Brazil, as illustrated by Rio de Janeiro’s building collapses, manhole explosions and trolley mishaps
--

Anônimo disse...

Parabéns aos comentaristas deste blog... conseguem transformar uma tragédia em uma disputa entre petralhas e anti-petralhas... UMA VERGONHA! Ademais, o editor, como advogado, incrivelmente "condena" o proprietário e seguranças. Ora, Polibio, tenha mais RESPONSABILIDADE, pois desconhece a realidade dos fatos!!!! Aconteceu um absurdo!!! Uma tragédia!!! E este blog demonstra todo despreparo do seu EDITOR e de de seus COMENTARISTAS costumazes. VERGONHA, REPULSA, NOJO... EXISTE LIBERDADE DE IMPRENSA PARA PERMITIR ESTE TIPO DE PUBLICAÇÃO SENIL???? Defendo a liberdade de imprensa, mas quando vejo este tipo de baboseira, acabo repensando. Edu de PF

Anônimo disse...

A culpa toda é de Cesar Schirmmer que não fiscalizou se tinha alvará. Se o povo tivesse eleito, o PT pra Prefeitura, nada disso ocorreria.

Anônimo disse...

Agora de tarde ouvi um Major dos Bombeiros de Porto Alegre, no canal Record, dizendo que foi um problema de "comportamento" das pessoas, que as pessoas mortas nao souberam "reagir" ao fato! Como assim, Major, vc quis dizer entao que a culpa foi dos mortos que "tinham que saber o que fazer"??? Infeliz, infeliz, absurdo o que esse "major" disse na record!

Anônimo disse...

Uma casa deste tamanho com apenas uma porta servindo como entrada e saída é inadmissível.
Pirotecnia em ambiente fechado é outro absurdo.

Anônimo disse...

Calma pessoal!!!!!!!!!!!!!

Agora e confortar os familiares e amigos, depois investigar e encontrar culpados, depois, só depois, condenar, mas esse é um papel da justiça.

Luiz disse...

Duas categorias de urubús estão contentes com a tragédia: a extrema direita raivosa que se delicia atribuindo a culpa ao PT e os evangélicos, que tentam atribuir a tragédia ao fato dos jovens estarem em ambiente pecaminoso. esquecendo que há alguns anos desabou o teto de uma igreja evangélica em São Paulo matando muitos fiéis

Oswald disse...

Se a prefeitura tiver culpa nisto tudo, que seja responsabilizada. O que me deixa indignado é o fato do bandido, bandido mesmo, do tarso genro já estar tirando proveito da situação. Mas com certeza o governo do estado também tem responsabilidade nesta tragédia lamentável.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/