As perdas estonteantes do PT: os casos do Rio e de Porto Alegre

Foi de causar espanto a medíocre votação do candidato do PT à prefeitura de Porto Alegre, que não conseguiu alcançar a casa dos dois dígitos, algo jamais visto desde que o Partido disputou as primeiras eleições diretas em Porto Alegre, 2005. O resultado não foi resultado apenas da herança maldita deixada pelos 16 anos de governo do PT (leia o livro do editor, “Herança Maldita – os 16 anos do PT em Porto Alegre). É que também as fracassadas experiências de Olívio e Tarso no governo estadual, mas os escândalos do Mensalão, demonstraram para o eleitor que o Partido não é confiável. Antes mesmo dos portoalegrenses e gaúchos, os cariocas e fluminenses já tinham percebido isto. Nesta quarta-feira, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, lembrou que o PT -representava desde a democratização até a eleição de 1998- um vetor expressivo na cidade do Rio de Janeiro. Algo entre 15% e 20% dos votos, chegando em 1992 a alcançar 24% dos votos. Em 1996, na eleição para prefeito, obteve 20% dos votos. Mas em 1998, de olho nos acordos e espaços, entregou a cabeça da chapa ao PDT. Venceu com a vice e começou a minguar. O PT tentou reerguer-se em 2006 com um candidato orgânico, de forma a marcar seu território. Mas no segundo turno voltou a buscar espaços com o PMDB. Conseguiu e desmontou outra vez. Marcou posição em 2008, mas outra vez no segundo turno optou pelos espaços.Acomodou-se no PMDB com Cabral primeiro e Eduardo depois. Agora, em 2012, ocupou a vice-prefeitura. Mas de sua chapa de 4 vereadores eleitos (3 à esquerda) em 2008, em 2012 nenhum é efetivamente de esquerda. Talvez um também eleito em 2008, pelo trabalho de apoio a população de rua e camelôs que esse realiza. Ensina Cesar Maia: “Uma lição que a esquerda deve ter aprendido: ser filial de partido que sempre combateu, pode até levar os cargos, mas perde seus próprios votos. Para 2014 o PT afirma que terá candidato a governador? Será? Ou vai se acomodar no colchão de cargos que o PMDB oferecerá para tê-lo como parceiro de segunda classe?  E..., naufragar de vez no Rio.”

* A ilustração circula nas redes sociais. Ela foi feita em cima do cartaz realista neostalinista sobre os 10 anos do governo do PT e amplia o número de membros de apparatschiks da nomenklatura. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Ainda tá com esses "livrinhos" encalhados?

Anônimo disse...

Saiu na Folha:



Senado aprova pedido de Collor para que TCU investigue procurador


O Senado aprovou nesta quinta-feira (21) pedido do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) para que o TCU (Tribunal de Contas da União) investigue o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pela compra que a Procuradoria-Geral da República fez de 1.200 tablets.

Segundo o senador, a licitação teria sido “direcionada” para beneficiar uma empresa e ocorreu no “apagar das luzes” de 2012. O pedido faz parte de uma série de ações de Collor contra Gurgel. O valor da compra foi de R$ 3 milhões.

A votação foi simbólica, com o plenário esvaziado. Collor pediu para o senador Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, colocar o requerimento em votação. O petista acatou o pedido e, em menos de um minuto, o requerimento foi aprovado.


Anônimo disse...

Minha esperança é que após 16 anos o Brasiu também acorde e nunca mais eleja petralhas.

Anônimo disse...

A analise do editor é estranha, pois o tarso é governador. Ou estou enganado?

Luiz Vargas disse...

Faltou o elemento, pigmeu em caráter e honra, que pregava a "refundação do petê" na foto.

Anônimo disse...

Arte engajada: o cartaz com as caras de Lula e Dilma foi feito na Rússia dos tempos da guerra fria?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/