Construção civil para no RS, mas no Piratini o governador só recebe índios.

Embora alegue não ter agenda para receber os empresários que constroem e que rogam pela ajuda do governo para debelar a crise dos insumos, o governador encontra espaço para viajar para a Palestina, discutir o lançamento do seu próprio satélite artificial ou  posar de índio, tudo para  abiscoitar três segundos a mais de fama, como na foto ao lado. A cena é de ontem. 

Enfrentando problemas sistêmicos na Fepam, Sema e Consema, o governo estadual do PT do RS não consegue sair do imobilismo e prefere receber índios do que os empreendedores da área da construção civil, apavorados com a falta de areia para levar adiante as obras de construção públicas e privadas no Estado.

. Sinduscon e Sicepot tiraram duras notas de cobrança, mas o governo não respondeu e preferiu escalar funcionários de terceiro escalão para conceder explicações disparatadas para sua falta de atitude.

. Esta semana, obras públicas de grande porte nas avenidas Bento e Protásio, Porto Alegre, pararão completamente, porque falta areia para que as concreteiras entreguem o produto exigido pelas empreiteiras. Obras civis privadas trabalham em regime de stop and go, inclusive com licenciamentos frequentes de operários, tudo por falta de concreto e areia.

.  O problema não foi criado pelo governo estadual e nem pelos construtores, mas pelas três mineradoras que abastecem 95% do mercado da região metropolitana – Aro, Somar e Smarja – que por decisão judicial não podem extrair areia do rio Jacuí. A decisão do juiz federal foi confirmada pelo desembargador Fernando da Silva, do TRF, ao se pronunciar em agravo de instrumento protocolado pelas mineradoras.

- Como não há areia no mercado da região metropolitana (1/3 do Estado) o preço do insumo já subiu de r$ 30,00 para até R$ 100,00 o m3. A areia tem sido substituída por brita moída e por um revolucionário produto do grupo Fcc, a massa DunDun, que é uma argamassa polimérica pronta e que dispensa o uso da areia, cal e até água. Areia do interior suprem casos mais graves. Acontece que todos os insumos são muito mais caros. E-mail do DunDun: massadundun@fcc.com.br

34 comentários:

Anônimo disse...

Esta certo o governador RGSUL e TERRA de INDIO TAPUI-A DOR......KAI GANG.

Claudio disse...

Se a falta de areia decorre de uma decisão judicial então o que o governador pode fazer editor? Mandar descumprir a ordem?

Anônimo disse...

Tenho vergonha quando meus colegas de outros estados veem o tipo de político que temos como governador, e logo vem as piadas, sobre "onde está o povo mais politizado do Brasil etc...?"

Qual investidor produtivo que colocaria seu dinheiro num estado que vive de factóides, de pastelonagens como a cena inacreditável desta foto.

Enquanto isto, obras pararão, a cadeia produtiva toda da construção civil ficará a mercê da imobilidade e ranço ideológico deste governo. RIP, RS, nos suicidamos ao eleger este governo.

Confraria da Beleza e Bem Estar disse...

Mas que isso? Porque essa falta de respeito com a questão indígena? Por acaso essa é uma pauta que não merece atenção? O título desta matéria demonstra total preconceito e descaso com o povo indígena brasileiro, o senhor como jornalista devia se envergonhar de ter escrito tais palavras!

Anônimo disse...

Triste figura a do Tarso com o cocar dos indios!!!! Esses indios não querem mais apito, agora querem terras para arrendar para os brancos e Governador do Estado falido ainda os recebe no "Palácio"....ora...ora...seu Tarso....

Anônimo disse...

Nosso futuro é negro, Tarso é igual ao exterminador do futuro, só é mais metido a chique! Olívio desprezou a FORD e recebeu o extremamente "produtivo" MST, que só produz invasões, e agora Tarso despreza a Indústria Civil que precisa de areia como nós o sangue e recebe extremamente "civilizados" índios, que também só produzem invasões! Resultado, Tarso vai criar uma montadora de invasões indígenas! Só rindo para não chorar com o que fazem com o RS e com o Brasil. Alta Traição.

Anônimo disse...

Descaso com o povo indígena brasileiro??? Por acaso a Sra. sabe que estes "indios brasileiros" são detentores de 13 % do território nacional?? A sra. sabe que a estratégia mudou, agora não é MST, mas sin "INDIOS"?? A sra deve realmente viver na BELEZA e BEM ESTAR, e não precisa se preocupar com o Direito à Propriedade que está sendo jogado no lixo. Basta um comunista idiota elaborar um "Laudo Antropológico" e a área vai para os "indios". Engraçado: como eles só querem áreas produtivas. Porque não reivindicam áreas montanhosas, íngremes, etc???

Anônimo disse...

O mesmo procedia o olívio dutra, com relação à Ford. O Exterminador do Futuro, assumiu o governo em janeiro de 1999 e levou dois meses, janeiro e fevereiro, enrolando os executivos da Ford, dizendo que não tinha tempo na pauta para recebe-los, mas recebia escolares e até índios(essa quadrilha do mensalão adora índio), o olívio dava chá de banco nos executivos da Ford, se manifestava na ZH atacando o gov.Brito pelo contrato com a montadora. Até que o ACM, macaco velho, foi em cima da Ford e ofereceu tudo o que eles queriam e deu no que deu, a Ford mudou de estado. Gente ridícula essa esquerda caviar.

Anônimo disse...

Os comentários que apoiam a "questão indígena" tem que visitar uma ladeia, que é completamente improdutiva e totalmente mal cuidada. O governo que tanto gosta de dar bolsas , que de um bolsa índio e deixe os brasileiros trabalhadores trabalharem a terra.

Não existe país sério e desenvolvido sem o radical direito de propriedade privada, e os "bonzinhos" que acham o contrário, que adotem um índio nas suas casas.

Isso não é questão indígena, é caso de polícia. Só neste país miserável e sem vergonha para criar uma comunidade de adoradores de invasores e outros segmentos que só querem agitar.

Anônimo disse...

Êta pessoal fuleco... até o cocar do
"guerreiro" nativo é fuleiro, quando vem à lembrança os cocares do sioux nos filmes de mocinho.

Paulo Aplace disse...

Ao anônimo que postou às 17:19, que não sei se foi o mesmo das respostas anteriores, mas você não pode confundir reforma agrária de sem-terras com a luta histórica de território dos índios no Brasil. O índio não está incluso em nossa sociedade. Apesar de serem brasileiros todos os que nascem em nosso país, os índios vivem sempre a mercê dos interesses do governo e extrativistas, muitas vezes sendo mortos para não "atrapalharem" quem trabalha destruindo a mata e os rios. O índio precisa da mata e dos rios para viver, e sem ela, não há condições para sua existência. 13%? Será muito para aqueles que já foram donos de todo o continente. Acredito que não, e diminuindo cada vez mais suas áreas, é como botar uma arma na cabeça deles e puxar o gatilho. A frase que marcou a briga entre índios e colonizadores dita por Sepé Tiaraju, Esta terra tem dono, hoje infelizmente é substituída por Esta terra é de ninguém.

Surfista Prateado disse...

Índios que se virem como todo mundo, vão trabalhar! Mas é o fim da picada! E este panaca de cocar, é um deboche com quem paga as contas, o contribuinte!

Anônimo disse...

Agora querem que o governo do Estado passe por cima da Determinação do Poder Judicíário Federal que proibiu a extração de areia do lago Guaíba?

Ou será que querem ver a casa pegar fogo?

Anônimo disse...


À BELEZA E BEM ESTAR:

PEÇA AOS LABORATÓRIOS DE PRODUZEM TEUS PRODUTOS, PRA Q ELES FABRIQUEM UM PRODUTO Q TIRE A SUJEIRA INSTALADA NESTE PAÍS, COM O RÓTULO - PETRALHA -
LIMPA TUDO INCLUSIVE TEU BOLSO.
VAI CONHECER MELHOR A HISTÓRIA DO BRASIL, AÍ TEREMOS Q DEVOLVER TODA TERRA BRASILEIRA AOS ÍNDIOS.

Anônimo disse...

O editor é um comediante. Defende o Estado de Direito mas quer que o Governo descumpra decisão judicial. Vai entender...

Anônimo disse...

"O índio precisa da mata e dos rios para viver, e sem ela, não há condições para sua existência"

ORA romano das 18:23! Por ondes morras existiam jacarés,lebres, cobras e outros bixos mais. Então tens que dar a tua casa para eles morar e voltar as origens europeias provavelmente.

Outra, a maioria dos brasileiros tem genetica do indio.

Indios reclamam direitos, temos de dar juntamente com obrigações e acabar com a tutela do estado.


Anônimo disse...

´\e o legítimo programa de Índio.

Anônimo disse...

Parece que só no Brasil é que tem/tinha índios.
Não vejo indio nenhum reivindicar terras na Argentina, Uruguai, Paraguai, etc.
Os nossos índios são mais inteligentes do que os do lado de lá da fronteira? Pelo que o Pretorium fala acho que não, pois se tem 13% do território brasileiro ainda se deixam enganar, então não é por serem inteligentes.
Eu acho mesmo que o problema é que eles se deixam tutelar pela Funai e um monte de ONGs governamentais(claro porque parece que todas dependem do governo) que os usam como massa de manobra.
Os índios precisam se aculturar e se enquadrar na modernidade, ou querem que esses índios sejam uma vitrine do passado, que poderemos apresentar aos turistas que pagarem ingresso?
Quanto as tradições indíginas eles que criem seus CTI (Centros de Tradições Indiginas) e cultivem suas tradições, assim como os gaúchos fazem com os CTGs e os nordestinos com os CTNs.
O resto é conversa de coitadinho.
Se bem que estamos no país dos coitadinhos.

Anônimo disse...

Peguem a área total do Brasil, dividam ela pelo nº total de habitantes incluindo nisto os índios, o resultado dará a área que cabe a cada brasileiro e portanto cada índio ganhará sua parte do bolo, os demais brasileiros continuam com as áreas que tem ou não, é tão simples resolver algo quando se tem vontade para tal. Há um problema contudo, os índios não terão mais 13% da área do Brasil, terão bem menos, mas muito mais terras do que quaisquer outro brasileiro médio normal que trabalha para construir um Brasil melhor e bem mais civilizado, ou é civilizado tratar como superior alguém que até mata crianças que nascem com defeitos físicos?

Bruno Saldanha disse...

Além da opinião preconceituosa do Políbio, em relação aos índios, é triste ter que ler de um anônimo que um "comunista idiota faz um laudo antropológico", e deu. Menosprezando os antropólogos (cientistas sociais), uma profissão/área (minha área, diga-se de passagem) tão importante, nesse país tão desigual. Essa terra, que hoje é tão privada, como adoram dizer, um dia foi toda dos índios. Nós roubamos deles, a custo de muitas vidas, e agora não queremos abrir mão de terras, que, por direitos constitucionais, são deles? Excluir os índios e mantê-los quietos é a maior vontade, mesmo que a custos de mortes, se for preciso. Lamentável que areia para obras seja mais importante que pessoas!!!

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o editor, usou de suas habituais criticas ao tarso, para fazer propaganda da "dundun". De quanto foi a "chimia" por esta nota??? Hehehe.

Anônimo disse...

Este homem vive fisicamente no Brasil, no RS, em Porto Alegre, no seu CASTELO, na Praça da Matriz. Porém, sua mente está na França, em Paris, no Palácio de Versalhes. Sua arrogância não permite perceber que é um "rei" medíocre e frustrado.

Anônimo disse...

Falou tudo Bruno Sandanha!

"um dia foi toda dos índios" e também dos jacarés, lebres, onças, macacos e outros mais.

Indios são também humanos e como tal devem ter direitos e obrigações.

DEvemos dar o que pedem mas também as responsabilidade de um cidadão igual a nós. Ou quererás no futuro um outro pais ou paises (dos indios) dentro do Brasil?



Luiz Vargas disse...

A foto do peremPTório embu$teiro de cocar é emblemática, pois confirma o que nós já sabemos: o embu$teiro PeTralha, simbólicamente, em função de sua campanha eleitoral extemporânea, colocou o cocar de cacique do governicho tabajara. Se corre o perigo da indiada botocuda querer rePeTir a dose e reelegê-lo.
Quanto a patricinha de ONG e ao antropólogo de boteco, já que se sentem tão "culpados" por seus antepassados terem dado com os costados nesta terra, sugiro que embarquem em uma caravela e rumem para onde seus antepassados se originaram.
O mesmo e velho discursinho calhorda do "noço Abraham Litro5" com aquele papo de nuncaantesnestepaísdesdemilequinhentos" e que desde o descobrimento do Brasil que os indios são explorados (nunca falou que os índios tupinambás e demais grupos indigenas viviam em constantes conflitos e os vencedores devoravam os perdedores, praticavam a antropofagia) O Abraham Litro51 ao fazer discursinhos para agradar a platéia sempre deu um tiro no próprio pé ao calhordamente querer nos fazer sentir culpados sem ter culpa alguma, Se Cabral não tivesse dado com os costados no Brasil possivelmente o Abraham Litro51 nunca teria sido parido nestas paragens e nem chegaria a presidente da república.

Anônimo disse...

Repito... Só leio este blog para saber aré onde vai a raiva do editor contra o pt... E acho que a raiva vai longe... Agora quer que descumpra ordens jusiciais. Estamos bem hein

Anônimo disse...

Os índios quer gostem ou não, são um problema que a civilização tem que administrar, porém eles não tem nenhum direito real a mais do que qualquer brasileiro, ou será são melhores pessoas que matam crianças porque nasceram com defeitos físicos? Só os acham melhores, pessoas que tem graves defeitos morais , psicopatas ideologizados.

Anônimo disse...

Enquanto o índio for tratado como um bebezão débil mental continuará a viver na miséria e comendo na mão de antropólogos, funcionários da Funai, políticos e outros picaretas de plantão. É esse oportunismo travestido de "bom mocismo" que os mantém segregados da sociedade e os faz ganhar migalhas tendo que se mostrar feito bichos em um zoológico, inclusive macaqueando o estereótipo do antigo primitivo, para aparecer nas fotografias politiqueiras(sabia que nenhuma tribo brasileira usava penas na cabeça? E isso é só um gostinho da patacoada toda). Então, que fiquem isolados em suas reservas, "de bunda de fora" ou se integrem à sociedade como os negros fizeram (provando que não devem nada para ninguém além de sua vontade de trabalhar e crescer). Triste é ver esses humanistas de meia tigela babando oportunismo e culpa cristã em cima dessa gente.
DDD

Justiniano disse...

Sessão pastelão do governo do nanico pinóquio, quando devem agir escondem-se na incompetência e no ranço ideológico.
Não é descumprir uma ação judicial e sim achar uma solução para este problema.

Quanto aos índios (este é outro nome impróprio, pois quando os portugueses aqui aportaram imaginam ter chegada a Índia na Ásia e chamaram os nativos de índios, que não são obviamente) ou nativos americanos, há algo estranho no ar, como essas etnias cresceram assustadoramente nos últimos anos, há 20 atrás havia um número pequeno e hoje em tudo que é lugar há um movimento. Essa população deve ter crescido uns 1.000% nos últimos 20 anos!!!

Há muita maracutaia, desde certidões falsas feitas na FUNAI, assim como corrupção com grandes produtores arrendando terras desta ditas "reservas"!!!

Anônimo disse...

"Opiniões" como a do elemento Bruno Saldanha apenas mostram claramente porquê os juntadores de cacos de pote de barro e de ossos e restos de bichos mortos há trocentas décadas são inimigos do progresso e do desenvolvimento.

Faça algo relevante pelo país e por vc mesmo.

Estude engenharia.

Anônimo disse...

Esse governador de cocar agora trocou de posição para palhaço dos indios?

Anônimo disse...

LUTO SELETIVO
Dillma ficou preocupada com a morte de um ‘índio” em uma reintegração de posse no Mato Grosso do Sul. Até convocou uma reunião no Planalto para tratar da questão. Dillma nunca marca reunião quando um universitário tem seus miolos estourados ou quando dentistas são queimados vivos. É que estudantes e dentistas, ainda mais de classe média, ao contrário dos “índios”, não tem pedigree ideológico. É o que se chama de luto seletivo. (Guilherme Malacossi)

Anônimo disse...

PT, FUNAI e MST promovem, via "índios", a maior Reforma Agrária jamais vista no país. Só que......, tiram terra de quem produz, para darem a parasitas! Essa história todos sabemos como termina....termina em até falta de papel higiênico.....@fitzca

Anônimo disse...

Não custa lembrar, o chão que qualquer um de nós está pisando já foi território índio. Portanto, vamos tirar a bunda da cadeira e entregar tudo para os índios. Aí eles arrendam as terras para o homem branco, e continuam vivendo à sobra do cinamomo, mateando, comendo bergamota e enchendo o c. de pinga. E com a verba do arrendamento compram camionete nova, smartphone, etc... Se liga mané da causa índigena!!!

Anônimo disse...

DESDE QUANDO ANTROPOLOGIA É UMA "ÁREA RELEVANTE" PARA QUALQUER PAÍS ???

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/