Alstom investiu R$ 30 milhões na nova fábrica de Canoas. Renúncias fiscais milionárias garantiram o investimento.

A Alstom está envolvidíssima nas denúncias de corrupção ligadas à construção e manutenção dos metrôs de SP e Rio, junto com a Siemens.

A cadeia de energia eólica do Rio Grande do Sul ganhou nesta quarta-feira um importante reforço com a inauguração da fábrica da Alstom, que vai produzir torres metálicas para aerogeradores. A empresa passou pela Sala do Investidor e recebeu apoio do Governo do Estado para instalação."Hoje inauguramos nossa 11ª unidade no país e a segunda no segmento eólico,fonte que mais cresce no Brasil. A importância do RS neste mercado não se deve só ao potencial eólico, mas às condições que oferece para a instalação de indústrias", disse o presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa.

. O governo Tarso Genro promoveu renúncias fiscais milionárias para beneficiar a Alstom, porque através do protocolo de intenções, assinado em 1º de outubro de 2012, a empresa francesa recebeu benefícios que abrangem a desoneração de 100% nas compras locais e importação de bens de capital, quando feita pelo Rio Grande do Sul, e a desoneração parcial (cerca de 1/3, dependendo do valor agregado) nas compras de insumos gaúchos para produção. Os benefícios na importação são concedidos somente quando o produto não tem similar local. Nas vendas a outros estados, há isenção de impostos.

Potencial do RS - O Rio Grande do Sul conta atualmente com 15 parques eólicos correspondentes a 460MW instalados, ocupando o segundo lugar no ranking brasileiro desta matriz energética. O titular da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, destaca que o Estado reúne todas as condições para atrair novos parques e fabricantes de máquinas e equipamentos da cadeia produtiva, bem como prestadores de serviços especializados. "Até 2017, o Rio Grande do Sul deve assumir a liderança nacional. Serão 55 parques, com capacidade para gerar 1.419,8 MW, já contratados", afirma.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/