Prefeito de Floripa proíbe médicos estrangeiros sem Revalida

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, assinou decreto neste início de agosto, impedindo que médicos estrangeiros sejam contratados pela administração municipal, sem que tenham se submetido a exames de revalidação do diploma. Como se sabe, o governo federal liberou do Revalida os médicos que participarem do programa "Mais Médicos", mas isto não valerá para Florianópolis. Leia o decreto:

DECRETO N. 11. 945, de 02 de agosto de 2013. DISPÕE  SOBRE A CONTRATAÇÃO OU ATUAÇÃO DE PROFISSIONAL MÉDICO COM DIPLOMA DE GRADUAÇÃO EXPEDIDO POR UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS, NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL.

O PREFEITO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo inciso III do art. 74, da Lei Orgânica do Município e em conformidade com a Medida Provisória n. 621, de 8 de julho de 2013 e, ainda, com a Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) CONSIDERANDO que os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras deverão ser revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação, conforme preconiza o § 8º do art. 48, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Nacional. DECRETA: Art. 1º Fica a Secretaria Municipal de Saúde impedida de contratar ou permitir a atuação em função típica, na Administração Pública Municipal, de profissional médico com diploma de graduação emitido por Universidades estrangeiras, sem a posterior revalidação de seu diploma por Universidades Públicas brasileiras, conforme estabelece a Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Florianópolis, aos 02 de agosto de 2013.

CESAR SOUZA JUNIOR - PREFEITO MUNICIPAL
JULIO CESAR MARCELLINO JR. - PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO
ERON GIORDANI - SECRETÁRIO MUNICIPAL DA CASA CIVIL.

19 comentários:

Anônimo disse...

certíssimo, o prefeito!

se o resto do Brasil quer virar uma bagunça, que vire sozinho!

descentralização já!!!

mais autonomia para os estados poderem legislar sobre suas demandas...

temos que cuidar da nossa Bela e Santa Catarina, pois do contrario vamos entrar no mesmo processo irreversível de degradação que atingiu uma boa parte do pais...

Anônimo disse...

Mas os médicos que se inscreveram só foram para os muncipios que tem mar, sol, mlheres, sul terra e flor. Como fica?

Sendo assim, sobra mais para os demais municipios.

Anônimo disse...

Tá certo ele, se querem esculhambar de vez o país, pelo menos ele salva acidade dele.
Parabéns ao prefeito !

Anônimo disse...

Isso que o Prefeito fez foi defender a saúde do zé povinho que não pode ir ao Sírio Libanês.Mas pode ser atendido por bons médicos,com boas formações.Parabéns Santa Catarina.

Anônimo disse...

Parabéns, SANTA CATARINA!

Anônimo disse...

Nossa. Agora não dá para curtir as férias em Floripá, não vai ter médico para se tratar.

Haaaa. Esqueci....só vai não tem médico para pobre por os bundinhas, digo, os coxinhas podem pagar médico particular, porque até os convenios os médicos não aceitam trabalhar mais.

Anônimo disse...

Esse é GALO.

Anônimo disse...

É por atitudes assim que Santa Catarina está a nossa frente, lembro que na década de 70 eles vinham para trabalhar no estaleiro só, hoje somos nós que subimos com pires na mão.


Eduardo Menezes

Hermes Vargas dos Santos disse...

O prefeito está jogando para a torcida, pois ele sabe muito bem que o município não tem competência legal para legislar sobre o assunto, que é da alçada federal. Qualquer criança sabe disso ...

Anônimo disse...

Como se sabe, não faltam médicos em Floripa ... atitude demagógica.

Ricardo disse...

Alguém entendeu o comentário do petralha das 20:23 ?? Acho que ele abusou da marvada antes de escrever, tá sem pé nem cabeça...

Essa frase então: só vai não tem médico para pobre por os bundinhas

Pela madrugada...

Anônimo disse...

Duas coisas importantes de Floripa: Aqui os bons médicos de convÊNIO estão aceitando consultas somente para a partir de abril de 2014. A medida do prefeito, independente de ser legal ou não, é a primeira de sua administração. Desde que foi eleito, sumiu.

Anônimo disse...

Ricardo das 9:12 não se estresse,já estou acostumado com o nível.E o pior que ainda querem ter razão.

Carlos Eduardo Alvarez disse...

Sr. Prefeito
Acho a sua atitude coerente e sensata, afinal nossa presidente e o congresso nacional, não estão com a mínima vontade de resolver o problema da saúde. Estão é querendo colocar novamente para baixo do tapete os problemas. Súde se resolve com investimento em hospitais em ambulatórios em UTIs, resumindo, em condições mínimas de trabalho.

Anônimo disse...

SE A ATITUDE FOI CERTA OU ERRADA SÓ O TEMPO VAI DIZER POREM UMA COISA É INDUBITÁVEL, A REPERCUSSAO POSITIVA E OS DIVIDENDOS QUE ESSE PREFEITO VAI COLHER SAO ALTÍSSIMOS, AQUI EM SAO PAULO NAO SEW FALA EM OUTRA COISA 99,9% APROVANDO A ATITUDE

Prá frente Brasil! disse...

Ainda tem político com cérebro íntegro neste país.Graças a Deus!

Prá frente Brasil! disse...

Esse prefeito realmente defende seu povo contra os desmandos da Sra Dilma e seu bando.

maeli disse...

Segundo o site g1 são duas vagas para florianópolis. Estranho é que os médicos viriam para suprir carência de cidades no interior mas o que se vê são municípios contratando esses médicos em lugares onde há fila de espera de concursados ( florianópolis teve concurso no ano passado)

Unknown disse...

PARABENS PREFEITO PELA COERENCIA, PELA VERDADE, LIDERANÇA E EM DEFESA DO SEU POVO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/