Artigo, Carlos Alberto Di Franco, Estadão - Legalização da maconha

Ao lado, presidente Mujica, Uruguai - o perfeito idiota latinoamericano.



O Uruguai, que já permitia o consumo de maconha, legalizou a produção e a venda da droga. A nova lei foi aprovada no Senado por 16 votos a 13 e deverá entrar em vigor no primeiro semestre de 2014. Pela nova legislação, os uruguaios e estrangeiros que residem no país e têm mais de 18 anos poderão comprar até 40 gramas da erva por mês em farmácias credenciadas pelo governo. Os defensores da liberação, armados de uma ingenuidade cortante, acreditam que a legalização reduzirá a ação dos traficantes. Mas ocultam uma premissa essencial no terrível silogismo da dependência química: a compulsividade. O usuário, por óbvio, não ficará no limite legal. O tráfico, infelizmente, não vai desaparecer.


A psiquiatra mexicana Nora Volkow é uma referência na pesquisa da dependência química no mundo. Foi quem primeiro usou a tomografia para comprovar as consequências do uso de drogas no cérebro.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

16 comentários:

Anônimo disse...

Não é bem isso que o mundo pensa, editor. A revista Economist, a preferida entre os "jornalistas" reaça, considerou o Uruguai o país do ano; tudo devido a legalização da maconha, o casamento entre homossexuais e o seu presidente: "Melhor ainda, o homem do topo, o presidente José Mujica, é admiradoramente modesto. Com uma franqueza atípica aos políticos, ele se referiu a nova lei (da maconha) como um experimento. Ele mora numa chácara humilde, vai ao trabalho dirigindo um fusca e viaja de classe econômica. Modesto mas ousado, liberal e fã de diversão, o Uruguai é o nosso país do ano", conclui a revista. Viu, editor? Até a tua bíblia internacional (a nacional é a Veja) se rendeu pro Uruguai. Sei que é quase impossível, mas acho que o editor precisa fazer uma força pra deixar o preconceito de lado quando for analisar fatos. Esse ranço que tu tens contra o PT e o Uruguai beiram as raias da ridículo.

Anônimo disse...

Bebida é a droga que mais mata no mundo e ninguém faz nada.
Sugiro que o blogueiro também inicie uma cruzada contra a bebida.

hidalgo disse...

Caro Políbio, este Mujica é ou não a cara do progresso?

Sds,
h.

Anônimo disse...

O uruguai e um mercado muito pequeno. Tem algo maior escondido nesta historia. Mas nao sei o que e. Suponho que tenha a ver com brasil, argentina ou venezuela, mas realmente nao tenho clareza. O tempo vai mostrar.

Henrique Ilha disse...

O Polibio é uma piada, esquece o fundamental do jornalismo a imparcialidade...

Tudo bem, vc trabalha para alguns setores da politica e da economia...

Mas tu é muito reacionário, ataca a politica inovadora do Uruguai, ao mesmo tempo q divulga bares e revendedores de alcool...

Será q a proibição é o caminho, o que aconteceu durante a lei seca dos EUA?

Porque não comenta sobre a farsa da licença médica para uso medicinal da maconha nos EUA?

Um pouco de coerencia seria bom...

Só falta dizer que a maconha é mais maléfica que a Yeda, francamente.

Duvido postar, mas seria bacana, um contraponto às tuas idéias/opiniões...

Henrique Ilha

FAÇANHA disse...

Se a liberação das drogas, todas além da maconha, significar o fim do crime organizado, dessa marginalidade que envolve inclusive autoridades públicas, então que seja, pois as drogas são vendidas e consumidas por toda a parte, apesar da inútil criminalização do seu tráfico; somente medidas educacionais fortes poderão resolver o problema.

Anônimo disse...

Políbio,

O que se comenta (com uruguaios e paraguaios) é que aumentará vertiginosamente a produção de maconha no Paraguai e agora no Uruguai.

Cada uruguaio terá o DIREITO de produzir 480g/mes. O que ele fará se produzir 1000g?? Jogará fora?? Dará para o vizinho??

Para onde escoará o excedente??? Brasil e Argentina!!

JulioK

Anônimo disse...

É de uma ingenuidade atroz, pensar que acabará com o tráfico de drogas, liberando a comercialização e plantio de maconha. Coisa dessa esquerdacomunista que quer mais que o jovem se exploda. É de se perguntar(para o FHC, tb) se elles aceitariam que seus filhos fumassem a erva...? claro que não, elles liberam a droga prôs filhos dos outros utilizarem. Já estão velhos mesmo. Esse presidente uruguaio, é de fato O PERFEITO IDIOTA LATINO-AMERICANO.

Anônimo disse...

Texto horroroso e raso. Se fosse tentar se aprofundar, iria desmoronar em si mesmo. Depois os proibicionistas, que são os idiotas úteis do crime organizado e corrupção, não sabem pq o mundo está mudando e ficam assustados, repetindo suas bravatas vazias.

Anônimo disse...

Os SOCIALISTAS não pensam no FUTURO, nas gerações seguintes.

Em 20 anos veremos o efeitos da maconha. Que população será os URUGUAIOS? Que netos destes serão?



Anônimo disse...

Como tem maconheiro de plantão.

Anônimo disse...

O semblante do Mujica é, a exemplo de todo esquerdopata, de estúpido, rs!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Verdade, caro "Anônimo", às 10:50! Os socialistas não pensam no futuro porque são zumbis! Todo esquerdista não é uma pessoa normal! Todo esquerdista é um aborto da natureza!

Almirante Kirk

manrel disse...

Acompanho o Políbio e gostaria de conhecer a sua posição sobre essa matéria do Estadão. Tentei opinar sobre este mesmo assunto na coluna do Reinaldo Azevedo, mas vetaram, espero que o mesmo não aconteça aqui:
Não sou usuário de nenhuma delas, mas, além da cannabis sativa, existem inúmeras plantas das quais se obtêm substâncias psicoativas, tais como, o ipadu, o peiote, o jagube, a papoula e o estramônio, entre outras. Ingenuidade é pretender proibir o acesso ao que a Natureza oferece, espontaneamente e sem chance de erradicação, à curiosidade dos seres humanos. Investimentos e ações firmes na prevenção e na recuperação dos que se tornam dependentes podem ser levados a efeito pelo Estado com o controle do seu uso e comercialização, ao invés do tradicional combate que só beneficia o traficante de armas e drogas e favorece a corrupção dos agentes de repressão, expondo permanentemente o usuário e a sociedade às mazelas de uma guerra perdida. O que diz a ilustre psiquiatra da ação do álcool sobre os esquizofrênicos? Há muita gente no fundo do mesmo poço pelo abuso de drogas já legalizadas e que sustentam governos e enriquecem fabricantes, sem que nenhum discurso ingênuo se levante contra elas. O modelo uruguaio é, no mínimo, válido como um corajoso experimento sociológico a ser vivenciado e discutido pela sua população. O resto é puro preconceito, desinformação e hipocrisia. Em tempo: não sou petista, esquerdista e nem direitista de qualquer matiz.

Anônimo disse...

Dizer que não haverá tráfico de drogas com a liberalização é de uma inocência ou mal caratismos a toda prova.No Brasil o Cigarro de tabaco e a Bebida alcóolica são liberados e há contrando de ambos,ou não?Será que é para justificar a plantação e exportação para demais países da América Latina.Esse cidadão pode ser honesto mas competente não é.Conheço um honesto que faliu uma loginha de 1,99.

Anônimo disse...

Caro anônimo (15:38) se informe primeiro antes de falar besteira... Pra começo de conversa, a maconha no Uruguai vai ser vendida pelo mesmo preço q o mercado negro, então quem continua comprando erva ilegal(suja, sem qualidade e de procedência duvidosa) é no minímo idiota!! E outra, a grande maioria dos q fumam cigarro de tabaco no brasil fuma o legal (q ñ é paraguaio)... Só fumam o contrabandeado quem ñ tem grana pra pagar um hollywood, free, etc. pois a qualidade ñ é a mesma. E objetivo da legalização é diminuir mt o trafico de drogas, acabar com ele é utopia, pois sempre haverá consumidores de outras drogas q eu ñ defendo a legalização ( cocaína por exemplo)...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/