Andres, Santo Ângelo, é o novo presidente da Famurs

O atual prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, foi eleito nesta quinta-feira (23/5) o novo presidente da Famurs. Foram 187 votos de prefeitos que confirmaram a escolha de Andres para o biênio 2013/2014. Ele substituirá o ex-prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, no comando da Federação. A posse da nova diretoria acontece no dia 26 de junho, durante o 33º Congresso dos Municípios, que será realizado no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio.A principal bandeira da sua gestão à frente da entidade será o debate pelo novo Pacto Federativo, dando continuidade à gestão de Vanazzi. De acordo com Andres, as prefeituras devem ser compensadas pelas sucessivas perdas de receitas. "A cada ano que passa os municípios recebem mais atribuições sem que tenham a devida contrapartida. Hoje, o município é o primo pobre da Federação. Temos que mudar esse quadro", afirmou Andres.

. Valdir Andres foi o escolhido do Partido Progressista (PP) para concorrer à presidência da Famurs. Em votação interna do PP no mês de abril, ele obteve 51% da preferência dos 132 prefeitos gaúchos do partido. Também disputaram a indicação os prefeitos Alan Martins, de Casca; Marcelo Schreinert, de São Jerônimo; e Salmo de Oliveira, de Rio dos Índios.

Se Requião fosse senador no RS, onde ele acha que Tarso enfiaria os R$ 4,2 bi dos depósitos judiciais?

A foto é de Tarso Genro. Numa entrevista para a TVCom, ele confirma que garfeou R$ 4,2 bi dos depósitos judiciais para enfiar no Caixa Único. O dinheiro não é seu e nem do governo, mas dos litigantes que sustentam ações em juízo. Ele tirou quanto quis, aplicará no que quiser e não devolverá um só centavo, porque algum governador seguinte, em futuro incerto, talvez devolva alguma coisa. 



Na nota a seguir, o site www.brasil247.com.br mostra o espanto do senador Roberto Requião com a decisão do governo tucano do Paraná, que quer criar o caixa único no Estado e meter a mão nos depósitos judiciais. Desbocado, o ex-governador avisa: "Richa (o governador) quer meter o dinheiro dos depósitos judiciais no CU (Caixa Único)". No RS, o Caixa Único já existe há 20 anos, criado pelo governo do petista Olívio Dutra para meter a mão em dinheiro que não é seu, gastar como bem entender e não devolver nunca. O grão mestre do CU no RS é o governador Tarso Genro. Ninguém, antes, como ele, atreveu-se a meter a mão em tanto dinheiro, em tão pouco tempo, sem plano algum de aplicação e disposto a jamais devolver um só centavo. Leia a nota:

Senador Roberto Requião (PMDB-PR) é contra a intenção do governo do Paraná em criar um caixa único para gerenciar as contas do Estado.  "O Estado está parado e o governo desesperadamente agora quer criar o caixa único para reunir todo o dinheiro num caixa só e ainda meter a mão no fundo de depósitos judiciais. Isto é muito perigoso. Eles chamam isso de caixa único, que tem uma sigla: CU. Eles querem por o dinheiro do Estado do Paraná dentro deste 'CU'", alerta o senador.

Empreendedores imobiliários estão de olho no Salgado Filho

Nos últimos 30 dias, estiveram em Porto Alegre a presidente Dilma Rousseff e o seu ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.

. Ambos trataram do aeroporto Salgado Filho.

. Trata-se de área nobríssima na zona mais central de Porto Alegre.

. Muitos empreendedores imobiliários acham que ali o aeroporto não tem presente e não tem futuro.

ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Entenda por que os empresários preferem Aécio. Adesão não tem nada a ver com ideologia.

70% dos empresários brasileiros já demonstram preferência pela candidatura do governador Aécio Neves.

. É resultado de pesquisa feita.

. Os empresários não acham que Dilma Rousseff faça um bom governo.

. A economia claudica e o governo vacila.

. O Brasil já nem é mais o queridinho dos investidores estrangeiros na América Latina, porque passou do primeiro para o quinto lugar, atrás de México, Chile, Colômbia e Peru.

. O capital é oportunista, covarde e se acomoda como água na superfície pedregosa.

Lídio Carraro, vinícola da Copa inicia tour pela Europa

Escolhida pela Fifa para exibir o selo exclusivo de vinho oficial da Copa 2014, a vinícola gaúcha Lidio Carraro decidiu fazer um tour europeu para divulgar o conceito do Faces, a nova categoria de vinhos que lançará em junho, antes da estréia da Copa das Confederações.

. A pequena e premiada vinícola gaúcha incluiu no roteiro a London International Wine Fair, Londres.

. Os vinhos da Lidio Carraro são exportados para 18 Países, 16 deles para a Europa.

Presidente da Embratur estará no Sheraton, Porto Alegre, ao meio dia

O presidente da Embratur, Flávio Dino, estará nesta sexta-feira, em Porto Alegre a convite da Revista VOTO. Ele virá especialmente para o evento Brasil de Ideias, que acontece no Hotel Sheraton Porto Alegre, entre às 12h e 14h.

O caso da Glovisión e a rendição da mídia no Brasil

Desde esta segunda-feira, a Globovisión, rede que já foi a principal aberta e ultimamente liderava os canais a cabo, rendeu-se e passou a servir aos interesses do governo bolivariano da Venezuela.

. Foi vendida.

. Vendeu-se.

. Os petralhas que controlam os governos federal e estadual adorariam fazer o mesmo com RBS, Globo, Band ou Record, muito embora todas estas redes já estejam alinhadas com Dilma e Tarso.
 
- O maior problema dos petralhas é a mídia impressa, sobretudo Estadão, Folha, Veja e O Globo.

PSC também assedia José Cairolli

O PSC avisou ao presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, José Paulo Dornelles Cairolli, que está interessado no seu passe.

Dilma nomeia defensor de Cesare Batistas para vaga de Ayres Brito no STF

A presidente Dilma Rousseff indicou, nesta quinta-feira, Luís Roberto Barroso para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi pra a vaga de Ayres Brito.  Roberto Barroso é professor de Direito Constitucional e procurador do Estado do Rio de Janeiro. Um dos mais conceituados advogados constitucionalistas do Brasil, Barroso era cotado há bastante tempo para assumir a função no STF. Ele atuou em julgamentos importantes na história recente do Supremo, como a não extradição de Cesare Battisti e a permissão de pesquisas com células-tronco.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir a defesa feita por Roberto Barroso. Vale a pena. 

Dilma viaja para a Etiópia, e Renan assumirá a Presidência da República

Quem diria: Dilma manda msn para Renan, desejando-lhe sucesso na presidência. Na foto, também Sarney, que voltou ao Planalto numa das licenças de Lula. E eles dão risada. 


- Terceiro na linha sucessória, presidente do Senado assume nesta sexta.
- Vice-presidente, Michel Temer, vai ao Equador e Alves está nos EUA.

* Clipping Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assumirá a partir desta sexta-feira (25) a presidência do país interinamente. Terceiro na linha sucessória, Renan assumirá o posto devido a viagens internacionais da presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente, Michel Temer, e do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A presidente Dilma Rousseff viajará na noite desta quinta-feira (23) para a Etiópia, onde participará da comemoração do Jubileu de Ouro da União Africana, de acordo com o Itamaraty. Em seguida, também sairá do país Michel Temer, que irá ao Equador para a posse do presidente reeleito Rafael Correa, segundo informou sua assessoria.

. Com Dilma e Temer no exterior, quem deveria assumir o posto mais importante da República seria o presidente da Câmara, mas Alves está desde o início da semana nos Estados Unidos, onde faz visita oficial ao parlamento norte-americano, entre outros compromissos.

. Quando Temer deixar o Brasil, na madrugada desta quinta-feira, Renan Calheiros assumirá a presidência. Ele deverá despachar no Palácio do Planalto nesta sexta-feira, de acordo com sua assessoria, e ficará no cargo até a volta do vice-presidente, prevista para o início da manhã deste sábado (25). Não deverá haver cerimônia simbólica de transferência de cargo entre Temer e Calheiros.

. Dilma deverá retornar a Brasília no domingo (26), de acordo com assessoria do Planalto.

ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Eduardo Campos recebe 16 deputados gaúchos no Recife

Eduardo Campos recebe deputados gaúchos de vários Partidos.



Nesta quinta-feira o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, recebeu no Recife a visita de 16 deputados estaduais do RS que participam da 17ª. Conferência da Unale. Quem pediu o encontro foi o presidente da Assembleia do RS, Pedro Westphalen, PP.


. O PP do RS, que terá candidata própria em 2014 ao Piratini, poderá abrir palanque para Eduardo Campos no ano que vem, caso feche aliança com o PSB e PCdoB no Estado.

Dilma e os 40 ministros

A juventude do PMDB gaúcho se reuniu em Gramado, sábado. Cerca de 600 jovens ouviram o apelo do senador Pedro Simon:

- Presidente Dilma, se a senhora nomear mais gente para o ministério, por favor, nomeie dois de uma só vez. Agora, são 39 ministros e, com dois a mais, a gente teria “Dilma e seus 41 ministros”.

Do alto de sua experiência de 83 anos de vida, o veterano Simon explicou sua matemática:

- Se a senhora nomear só um, teremos “Dilma e seus 40 ministros”.
A garotada caiu na gargalhada.

A tecnologia pode salvar a Fepam da corrupção e da inação

Ganharia o governo e ganhariam todos caso o governador Tarso Genro adote a proposta feita pela ACI de Novo Hamburgo no dia 21, porque a administração estadual adotaria um odelo processualístico administrativo inovador para maior segurança jurídica, transparência e dinâmica em relação aos processos administrativos enviados para a Fepam.

. A Fepam foi vitimada pela Operação Concutare, da Polícia Federal, que encontrou ali malfeitos na área de licenciamento ambiental.

. Boa parte dos problemas decorre de obstáculos que mais parecem dificuldades para criar facilidades.

. A ideia da ACI é implementar a normatização de um processo administrativo ambiental com prazos, digitalização e instâncias de julgamento, a exemplo do modelo atual do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

. Seria tudo digitalizado, como já ocorre nos processos eletrônicos na Justiça Federal e na Receita Federal.

. E tudo com regras claras, como prazos máximos para a prática dos atos vinculados ao andamento dos processos. 

Zambiasi confirma encontro com Jefferson, mas desmente acordo com Lula

O advogado gaúcho Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que até semana passada representou os interesses de Roberto Jefferson no julgamento do Mensalão, procurou o ex-senador Sérgio Zambiasi para saber se houve mesmo o encontro para que ele intermediasse possível indulto para o ex-deputado do PTB. Eis a resposta de Zambiasi:

Acabo de tomar conhecimento, por teu intermédio desse surpreendente comentário. Como é do teu conhecimento, sempre que o partido faz eventos em São Borja, o Roberto vem a Porto Alegre. Foi assim em meados de abril, quando esteve em minha casa, e jantou acompanhado de sua esposa Ana, que é amiga da Lauren. Chegou de táxi, como já fez outras vezes, por volta de 20h. Jantamos, conversamos sobre sua saúde, me falou de uma reunião que o Senador Gim teve com ele no Rio sobre um espaço, ou ministério do governo federal. Disse que em princípio era contra, com o que concordei, e fim de conversa. Com quem ele conversou ou se encontrou durante o dia, desconheço, pois não tocou no assunto. A nota publicada não tem nexo, inclusive em relação ao meio de transporte pois lembro bem que o casal elogiou muito o voo da Azul, comentando inclusive que mediante um pequeno valor acrescido à passagem é possível comprar um espaço mais confortável no avião. Assim como tantos outros, também tomei conhecimento por seu blog sobre a intenção de mudar sua defesa. Foi quando fizeste contato comigo. Liguei para ele que me confirmou uma conversa nesse sentido contigo. Meu único comentário foi "esse é assunto para gente grande" e que eu tinha certeza de tú saberia agir com a sensibilidade que o assunto exigia, pela relação estreita de amizade e respeito entre ambos. Desde então não mais nos falamos.

Manuela ignora seus credores e viaja para Paris

Na foto ao lado, Manu, nos bons tempos em que namorava o atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.


A jovem comunista Manuela D’Ávila saiu da polvadeira de Porto Alegre e foi para Paris. Os comunistas gaúchos e seus equivalentes adoram Paris. Tarso Genro, Raul Pont e Luiz Fernando Veríssimo estão no caso.

. Os jornais gaúchos publicaram fotos edulcoradas das ações políticas de Manuela no exterior.Um deles, o Correio do Povo, legendou uma das fotos com a informação: “Ela explica ao interlocutor francês quais são as diferenças da política brasileira e francesa”.

. Manuela D’Ávila não deve ter contado tudo que sabe. 

. O principal:
- Como fazer campanha eleitoral sem dinheiro e sem pagar as contas.

Só consumidor escapa da fúria investigativa que ataca empresários e servidores fraudadores do RS

CLIQUE AQUI para ler o artigo do jornalista Juremir Machado, publicado na edição de quarta-feira do Correio do Povo. Ele conta inúmeros episódios recentes sobre a desordem na área de segurança pública. Seu bairro, o Bom Fim, virou praça de guerra para todos os gêneros de bandidos. Comerciantes chegam a atender com as portas fechadas e cartazes com o aviso: "Fomos assaltados".

Depois das operações Concutare, CUB e Leite Fraudado, foi a vez, nesta quinta, da Operação Le Poulet, destinada a levantar fraudes na venda de frangos. Como nos casos anteriores, empresários, intermediários e fornecedores são algemados e presos. Só escapam os consumidores.

. Não sobrará pedra sobre pedra no RS, que começa a ser conhecido como o Estado mais corrupto do Brasil.

. Negócios passarão a ser feitos somente com testemunhas idôneas no RS.

- Assaltantes comuns, assassinos conhecidos, ladrões vulgares, continuam à solta,  intimidando a população ordeira, que não consegue mais sair de dentro das casas e escritórios, sequer dar uma volta em paz em torno do próprio quarteirão. 

Porto Alegre chega a uma situação de pleno emprego no Brasil

Ao emplacar apenas 4% de taxa de desocupação em abril, Porto Alegre chegou a um cenário de pleno emprego este mês. “Entre 3% a 4%, dá para falar em emprego emprego, porque o desemprego é apenas friccional”, disse ao editor o economista André Azevedo, que foi procurado para falar sobre o caso.

. Trata-se do menor índice de desempregados entre as regiões metropolitanas do País.

. A média nacional é de 5,8%.

. Os dados são do IBGE.

. As obras de infraestrutura e as relacionadas com a Copa, ajudam a explicar o caso. 

- O rendimento médio do trabalhador brasileiro foi de R$ 1.862,40 em abril, após ter marcado R$ 1.865,76 em março.

ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Saiba por que o TCE do RS ainda não abre a lista salarial dos seus servidores

Se dependesse apenas da vontade pessoal do presidente do TCE do RS, Cezar Miola, os nomes, cargos e salários dos servidores já estariam na Internet. Foi o que ele mandou dizer nesta quinta-feira ao editor.

. O editor examinou os termos da liminar e da decisão emanados do TJRS, interposto pela Associação dos servidores ativos e aposentados, impedindo a abertura das informações da Folha.

.  Cezar Milla já pediu ao PGE para que recorra contra a liminar e a decisão.

- No RS, o Tribunal de Justiça é o único que já divulga nomes e salários. MPE, Assembleia e governo do Estado prometeram seguir o passo do Judiciário, mas não querem disponibilizar nomes. 

PMDB racha cada vez mais no apoio à reeleição de Dilma

Sérgio Cabral avisa: "Meu filho tem o nome Neves no meio dos seus outros nomes".



Está cada vez mais complicado para o PT montar o palanque para Dilma Rousseff nos Estados, porque seu principal aliado, o PMDB, já deixou claro que em Estados como o Rio e até o Maranhão, o apoio só sairá em caso de reciprocidade.

. No RS, a questão ainda não se colocou porque a seção local decidiu apoiar o governo Dilma, mas ainda não discutiu a questão da reeleição.

. O caso mais cabuloso é o do Rio, porque o governador Sérgio Cabral já avisou que só ele terá Dilma Roussef no palanque, o que significa que o senador Lindenbergh, PT,  teria que retirar sua candidatura. Acontece que Lindenbergh está muito bem nas pesquisas.

. Além de usar o líder Eduardo Cunha para criar problemas para o governo, vide a MP dos Portos, Sérgio Cabral acaba de avisar que seu filho usa como um dos sobrenomes, o nome “Neves”. O rapaz chama-se Marco Antônio Neves Cabral. A referência nem chega a ser sútil. É recado direto.


Entrevista, Eliseu Padilha - Eu não irei para o governo

Eliseu Padilha, presidente da Fundação Ulysses Guimarães

E aí, deputado: o senhor vai ou não vai para o governo?
Não tem nada disto.

Mas é só o que se fala em Brasília e em Porto Alegre.
Não irei para o governo. Meu compromisso é ajudar o vice Michel Temer, sobretudo em relação às eleições do ano que vem.

Isto inclui sua nova posição como o interlocutor do governo junto às bancadas do PMDB no Congresso?
Esta é outra leitura equivocada, porque sempre fiz as interlocuções que o vice Michel Temer considera necessárias, mas isto não significa nenhuma tarefa que não seja executada pelo líder da bancada na Câmara, por exemplo.

Onde há fumaça, há fogo?
Em política, muitas vezes o jogo parece embaralhado, mas é preciso separar o joio do trigo para saber a natureza de cada movimento.

Joaquim Barbosa não tem mais pressa. Bandidos mensaleiros petistas poderão ser presos em plena campanha de 2014.

A cena ao lado será fatal para os interesses eleitorais do PT, caso ocorra durante a campanha eleitoral do ano que vem, como parece querer o presidente do STF, Joaquim Barbosa. São todos companheiros, amigos ou ex-auxiliares diretos de Lula, Dilma e Tarso.



É pertinente a indagação do site Brasil247, que quer saber se o presidente do STF, Joaquim Barbosa, ao mudar de opinião sobre o julgamento dos embargos oferecidos pelos réus do Mensalão, não deseja de fato conduzir o desfecho do caso para o período da campanha eleitoral do ano que vem:

-  Na fase inicial do chamado mensalão, então presidente Ayres Britto fez o julgamento junto das eleições municipais; será que o ápice, com direito ao espetáculo midiático das prisões, irá ocorrer novamente num ano eleitoral? Pelo correr da areia, é muito provável que isso aconteça. O presidente do STF anuncia, agora,  que julgamento dos recursos da Ação Penal 470 só deve ocorrer no segundo semestre; antes, Joaquim Barbosa dissera que tinha pressa em resolver o quanto antes pedidos de advogados dos condenados; por que será que ele mudou de opinião?

- O Tribunal Superior Eleitoral definiu, ontem, a data de 5 de outubro de 2014 para as eleições gerais no País.

Governo estadual prorroga renúncia fiscal para o setor calçadista do RS

Foi prorrogado por mais três meses – de 1º de junho a 31 de agosto – a redução do ICMS para os fabricantes de calçados. A alíquota, que baixa de 12% para 10%, resultará em maior competitividade para o setor. A medida do governo estadual ontem de manhã aos integrantes do Conselhão pelo secretário- executivo Marcelo Danéris.  Os primeiros meses do benefício foram avaliados pelo setor como período de experiência, pois não se conseguiu aproveitar a Couromoda, um dos principais eventos do setor, em janeiro.

. O setor acha que a medida veio em boa hora, devido a uma feira internacional em Gramado (SICC), no final deste mês, e à Francal, em São Paulo, em julho.

Tarso lança a Nota Diretriz 29 e avisa: "Agora, o governo vai!"

- A exemplo dos Comunicados Muito Importantes que emitiam diariamente os dignitários comunistas chineses ao tempo de Mao Tse Tung, o governador Tarso Genro acaba de lançar sua 29ª  Nota Diretriz, na qual avisa que vai passar a solicitar "pessoalmente, informações diretamente aos secretários", o que não vinha fazendo nos dois anos e meio do seu governo. É que ele acha que o governo entrou nos seu quadrante "decisivo". A nota permite entender um pouco melhor o caráter difuso com que é feita a gestão pública atual no RS, onde cada secretário parece fazer o que bem entende. A nota a seguir é de Taline Oppitz, do Correio do Povo de hoje.

Em documento intitulado “Nota Diretriz 29”, o governador Tarso Genro deu a integrantes do primeiro escalão e a ocupantes de cargos estratégicos, esta semana, uma série de orientações políticas e de gestão para ser seguida neste período considerado “decisivo”. No texto, Tarso orienta os secretários que instalem “uma réplica interna da Sala de Gestão” para controlar diariamente o andamento dos projetos prioritários. O documento cobra ainda que eles tenham conhecimento de todas as informações relativas aos projetos, “pois tem sido constatado que secretários nem sempre controlam a totalidade dos dados”, o que cria uma “lacuna” que “precisa ser rapidamente superada” para que o programa de governo seja cumprido e o conceito do governo seja firmado perante a sociedade. A partir de junho, Tarso irá solicitar, pessoalmente, informações diretamente aos secretários. Os dados serão usados não apenas para identificar e corrigir fragilidades, mas também para municiar partidos aliados na Assembleia e seus interlocutores em municípios do Interior para atuarem na defesa do governo e para que prestem informações com o máximo de clareza, “evitando situações de constrangimento que já aconteceram esporadicamente”.

. Atenção especial à área ambiental.

. O documento de Tarso aos secretários traz uma “diretriz específica” para a Secretaria do Meio Ambiente e para a Fepam.

Governo Tarso empurra com a barriga o início das obras do Cais Mauá

A notícia a seguir foi levantada pelo leitor Roberto Rosen, cujo texto de abertura também é dele: "Os argumentos do governo estadual são a típica peça de retórica petista para ganhar tempo e enganar o distinto público.Aliás, em Porto Alegre e RS, os governos do PT não fazem outra coisa há 30 anos: projetos não saem do papel, sonhos grandiosos são simplesmente deixados de lado, governos não cumprem contratos, e movimentos delinquentes da idade da pedra destroem ônibus, fazem plebiscitos com 2.000 pessoas dizendo representar toda cidade contra ocupação da orla, e acampam em avenidas. Em Buenos Aires, Sidney, Barcelona, Amsterdã, Montreal, Santiago, apenas para listar os melhores exemplos, nunca houve problemas deste tipo Em Curitiba, que está bem perto, cidade mais moderna do Brasil, também não O que está faltando para Porto Alegre dar certo, se já foi a "cidade sorriso do Brasil" entre o final dos anos 50 e 60? O governo Tarso Genro recebeu tudo pronto do governo anterior, de Yeda Crusius, que inclusive passou o caso para o prefeito Fortunati, enrola tudo há dois anos e meio - e parece disposto a levar tudo no banho maria até o final do mandato". Leia:

Estado fará análise das licenças da obra no Cais 
Prefeitura entregou os estudos referentes ao restauro dos armazéns
Uma comissão a ser criada pelo governo estadual nos próximos dias verificará se os projetos licenciados pela prefeitura de Porto Alegre cumprem o que está no contrato para exploração do Cais Mauá pelo consórcio Porto Cais Mauá do Brasil. O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, informou que o município entregou parte dos estudos (referentes ao restauro dos armazéns) e que os demais projetos devem ser encaminhados em breve, garantia dada ao secretário pelo prefeito da Capital, José Fortunati. O arrendamento será por 25 anos, com R$ 3 milhões a serem pagos pelo consórcio ao Estado. Pestana espera que a liberação da área para início das obras, que cabe à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), ocorra na primeira quinzena de junho. As primeiras licenças foram entregues na semana passada à SPH. “A comissão analisará se os projetos são compatíveis com o que foi licitado. Não esperamos problemas”, antecipou. Pestana se reuniu ontem com o presidente da gestora de investimentos, NSG Capital, com 39% do capital do consórcio, Luiz Eduardo Franco de Abreu. “Não vamos reavaliar o projeto, isto é com a prefeitura”, disse o chefe da Casa Civil.  Abreu teria pedido agilidade na liberação das obras da primeira fase de revitalização. A meta é entregar as instalações recuperadas para os operadores comerciais em março de 2014, reforçou o sócio-diretor da Finance Moinhos, José Antônio Bittencourt, que assessora a NSG. Os empreendedores já contrataram a construtora que executará os serviços de restauração e demais melhorias nas edificações, que será a Procom. O restauro é orçado em R$ 40 milhões, e as intervenções no entorno devem envolver R$ 30 milhões.

ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Queda da produção industrial da China já afeta mercados neste início de quinta-feira

A Bolsa de Valores de Tóquio, no Japão, fechou o pregão desta quinta-feira, em forte queda - a maior desde a baixa de 10,55% registrada em 15 de março de 2011, após um terremoto e um devastador tsunami atingirem o país

. O mau desempenho afetou a abertura dos principais mercados da Europa.

. Relatório do banco HSBC, divulgado ontem,  indicou encolhimento da produção manufatureira da China em maio.

PMDB emplaca assinaturas necessárias para instalar a CPI da Petrobrás

O PMDB acaba de  conseguir 199 assinaturas para protocolar investigação contra a Petrobrás, comandada por Graça Foster. Ella compareceu ontem à Câmara para prestar esclarecimentos sobre a aquisição da Refinaria de Pasadena, no Texas. O autor do requerimento, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), que tentou ser ministro e não conseguiu, ganhou o apoio de deputados do PP e do PR, além das bancadas de oposição.

. A posição do Partido acontece uma semana depois que o líder Eduardo Cunha ameaçou a CPI dos Portos e ameaçou o governo ao qual pertence com "crise em cima de crise". 

. Há ruptura à vista. 

Cassiá Carpes vai para o PP de Ana Amélia

Ex-vereador e atual deputado estadual do PTB, o ex-jogador Cassiá Carpes anunciará a qualquer momento sua adesão ao PP, da senadora Ana Amélia.

. Caso confirme a migração, Cassiá Carpes será o oitavo deputado da bancada estadual, o que a colocará como a segunda maior da Assembléia, junto com o PMDB.

- Como não se trata de transferência para novo Partido e nem se basear em desconforto incontroverso legalmente previsto, o PTB poderá pedir de volta o mandato do deputado.

Nota do editor
Cassiá, Robert6o Jefferson e o fracote Zambiasi
No dia 26 de maio de 2005, o blog www.paginaquente.blog-se.com.br publicou a nota a seguir, que demonstra claramente que o nível de insatisfação de Cassiá Carpes não é recente. O deputado é considerado um dos mais éticos parlamentares da Assembléia do RS.
  
PTB enxovalhado diz Cassiá

Em manifestação à Vera Spolidoro, colunista do Jornal O Sul, Cassiá Carpes, secretário de Obras de Porto Alegre e vereador licenciado do PTB, foi claro: “Ele (Jefferson) está prejudicando a imagem do partido nacionalmente. Somos (o Rio Grande) o berço do trabalhismo, e o PTB do Roberto Jefferson não é o PTB do Rio Grande. O partido está sendo enxovalhado e, por isso, ele deve sair da presidência”. Darci Filho da Rádio Pampa entrevistou o senador Sérgio Zambiasi (PTB) sexta, dia 17, quando este confirmou a saída de Jefferson, “para enfrentar as acusações que vem sofrendo”. Contou que o ex-presidente do PTB chegou a convidá-lo para assumir a presidência. Zambiasi preferiu ficar fora. O sonho do Zambiasi sempre foi assumir o comando nacional do partido e agora na crise ele desiste.
Denuncia: Zambiasi dava entrevistas pedindo a renuncia do Jefferson e parece que numa reunião entre Jefferson e uns dirigentes do PTB, entre eles o senador gaúcho Sérgio Zambiasi, Jefferson começou a falar os podres de cada um e pasmem, todos saíram com outra opinião, não defendendo mais a saída de Roberto Jefferson da presidência do PTB. Eu só posso chamar o senador gaúcho Zambiasi e os outros dirigentes do PTB de FRACOS.

Dilda, PMDB, substituirá Zácchia na Smam

Mesmo fora do País, já que viajou nesta terça-feira para os EUA, o prefeito José Fortunati mandou nomear o novo secretário do Meio Ambiente. O nome de Claudio Dilda foi oferecido pelo PMDB. Trata-se de um técnico do Partido. O PMDB ocupava o cargo até o mês passado, quando o secretário Luiz Fernando Zacchia foi atingido pela Operação Concutare, da Polícia Federal. O PMDB teve problemas para encontrar um substituto, porque procurava por um vereador, já que pretendia atender as pretensões do ex-ministro Mendes Filho, que queria ver seu filho Pablo na Câmara. Pablo é suplente e depende do afastamento de um vereador da bancada para ser empossado. Acontece que ninguém quis saber da Smam.

. A posse de Claudio Dilda será agendada ainda hoje.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/