Vieira-Lasier articulam Aliança Trabalhista-Liberal e buscam apoio do PSB

Os 5 Partidos que nesta terça-feira irão até a sede do PDT do RS para oferecer apoio às candidaturas Vieira da Cunha-Lasier Martins, querem que o pacto resulte na oferta do cargo de vice-governador ao PSB.,

. Se isto ocorrer, a chapa liderada por Vieira da Cunha poderá chamar-se Aliança Trabalhista-Liberal. No passado, Brizola fez algo semelhante em 1958, quando o então PTB escolheu para candidato ao Senado o liberalíssimo Guido Mondim, do PRP, Partido fundado por Plínio Salgado, que durante a ditadura Vargas foi líder dos chamados camisas verdes, os integralistas, adeptos do governo fascista de Benito Mussolini. Em 1937, os integralistas tentaram um golpe de mão contra Getúlio Vargas. Com o apoio do PRP, Brizola derrotou Peracchi Barcellos e se elegeu governador.

. Se buscar aliança com o PSB, o PDT do RS terá que apoiar Eduardo Campos para a presidência.

Vannazi, 51,08%; Jairo Jorge, 48,82%. PT rachou ao meio no RS.

Foi mínima a diferença obtida pelo ex-prefeito Ary Vannazi sobre o prefeito Jairo Jorge, na disputa de domingo pela presidência do PT do RS:

Ary Vannazi – 14.805 votos, 51,08%
Jairo Jorge – 14.181 votos, 48,82%

. A diferença de 600 votos em 29 mil votos, 2%, indica que o avanço dos moderados dentro do Partido foi avassaladora e obrigará o PT a respeitar a nova liderança.

. Ary Vannazi foi apoiado pelos cardeais petistas gaúchos, como Olivio Dutra, Raul Pont, Tarso Genro, Paulo Pimenta e Stela Farias, estes dois últimos derrotados no primeiro turno..


. Além dos 48,82%, Jairo Jorge venceu nos principais colégios eleitorais. Em Porto Alegre, ele obteve 300 votos a mais. O prefeito de Canoas também venceu em Caxias, Pelotas e Canoas. Isto significa que ele foi vitorioso nos quatro principais municípios do RS.

Pizzolato, o fugitivo mensaleiro do PT, tirou segundo passaporte italiano em Madrid, há três anos

Há três anos o mensaleiro do PT,  Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, tirou passaporte em Madrid sem que ninguém soubesse, prevenindo-se da inevitável cassação dos seus passaportes italiano e brasileiro por ordem do STF.

. Ele já pensava em fugir.

. A notícia foi divulgada na noite desta segunda-feira pelo Jornal da Band.


.  A revelação foi passada para a imprensa pela deputada ítalo-brasileira Renata Bueno. Ela falou para o Jornal da Band e disse que ele fez o pedido na embaixada italiana, concedendo endereço diferente daquele revelado no Brasil.

Pauta desta semana para Zé Genoíno: prisão domiciliar, cassação, aposentadoria de R$ 26,7 mil por mês

Pela segunda semana consecutiva o bandido mais chorão do Mensalão, o ex-presidente do PT, José Genoíno, galvaniza as atenções do STF e do Congresso, sempre com pauta negativa. Além de condenado a 6 anos e 11 meses pelo STF e por cuja sentença já cumpre semi-aberto, o mensaleiro da organização criminosa precisa recorrer da sentença da 4ª. Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte, que o condenou a 4 anos e 11 meses por falsidade ideológica em caso idêntico, ainda no âmbito do Mensalão (Genoíno tomo empréstimos falsos com o BMG, quitados com dinheiro que o próprio BMG passou ao PT). 

Preso desde 15 de novembro por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), José Genoíno terá uma semana decisiva, é o que comenta hoje o site www.congressoemfoco.com.br Leia tudo:

. Nos próximos dias, a Mesa Diretora da Câmara deve se reunir para tratar do processo de cassação do mandato e também sobre o pedido de aposentadoria por invalidez apresentado pelo petista. Enquanto isso, na mais alta corte do país, a expectativa é pela decisão sobre a prisão domiciliar requerida pela defesa do ex-presidente nacional do PT.

Na semana passada, a Mesa Diretora da Câmara se reuniu para iniciar o processo de cassação de mandato de Genoíno. No entanto, um pedido de vista do vice-presidente da Casa, André Vargas (PT-PR), deixou a decisão para os próximos dias.

CLIQUE AQUI para ler.

Renato Ribeiro apresenta o seu motor movido pela gravidade


CLIQUE AQUI para examinar abundantes dados técnicos e científicos sobre o invento de Renato Ribeiro, inclusive filme da montagem. Veja mais fotos da montagem do motor no site www.rarenergia.com.br No site não existem dados técnicos e nem testemunhos de qualquer espécie.



Anúncios de página inteira que a gaúcha RAR Energia Ltda publica nos jornais diários de Porto Alegre neste sábado, anunciam que foi finalmente montado o motor totalmente mecânico movido exclusivamente pela energia contida na gravidade. O site WWW.rarenergia.com.br reproduz fotografias com cenas das diversas etapas de montagem da engenhoca, que segundo o empresário Renato Ribeiro, que aparece em várias das fotos ao lado do motor, informa que outro modelo está sendo montado na propriedade da Incobrasa no Illinois, Estados Unidos.

. Há vários anos o empresário Renato Ribeiro insiste com o anúncio de que seu motor funciona de verdade, mas no anúncio deste sábado ele não concede provas científicas do que afirma e nem chama testemunhas para a sua invenção, embora afirme que o motor está em demonstração. Os elementos técnicos da invençãode Renato Ribeireo estão todos alinhados no registro que você poderá consultar CLICANDO AQUI.

. O empresário gaúcho é conhecido como empreendedor arrojado, mas este caso poderá transformá-lo num visionário de sucesso mundial ou num típico modelo de inventor maluco.

Consulado dos EUA emite alerta sobre violência no Rio. Aviso vale também para os brasileiros.

Comunicado foi divulgado após arrastões nas praias. O alerta é para cidadãos americanos que residem no Rio e para turistas que visitam o país, mas vale também para os brasileiros.

CLIQUE AQUI para examinar video do Terra, semana passada.

OAB do RS avisa que não teme atritos com o governo se tiver que defender o estado democrático de direito

A foto ao lado é de Jonathan Ecklert, Jornal do Comércio



Vamos ao STF bradar pela questão dos depósitos’, afirma Bertoluci
O repórter Fernanda Nascimento, Jornal do Comércio de Porto Alegre, publica na sua edição desta segunda-feira extensão entrevista com o presidente da OAB-RS, Marcelo Bertolucci, que ataca duramente os saques a descoberto sobre os depósitos judiciais e o novo projeto sobre pagamentos de precatórios. "A Ordem não se furtará na defesa do Estado democrático de direito". É um alívio no caso do RS. Sobre os precatórios, diz ele: “O projeto de lei (sobre RPVs) é um desrespeito à ordem cronológica e à cidadania”.

Saiba mais, lendo toda a entrevista:
“O projeto de lei (sobre RPVs) é um desrespeito à ordem cronológica e à cidadania”, diz Bertoluci
Em seu primeiro ano como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS), o advogado Marcelo Bertoluci já protagonizou diversos episódios de atrito com o governador do Estado, Tarso Genro (PT). Crítico do uso do recurso dos saques dos depósitos judiciais, encabeçou o movimento para que a OAB nacional ingresse com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a legitimidade da legislação estadual que prevê a retirada dos recursos. O governo do Estado, na gestão petista, já sacou R$ 4,5 bilhões.

. Acusado pelos petistas de ter intenções políticas com a ação – na medida em que outros governadores já fizeram uso do mesmo artifício e não foram questionados pela Ordem – Bertoluci diz que as criticas são infundadas, que a entidade não tem “cor partidária” e que a ação foi referendada por conselheiros da OAB das “mais diversas matizes ideológicas”. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o presidente nega a existência de um conflito com o Executivo e afirma que a Ordem não se furtará na defesa do Estado democrático de direito.

CLIQUE AQUI para examinar a íntegra da entrevista.

NESTA SEGUNDA A NOITE
Bier Markt Vom Fass
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

Shopping Praia de Belas abre expansão com 40 novas lojas. Teatro, mega-livraria e mais lojas virão em 2014.

O empreendedor não abriu informações sobre os valores investidos na expansão.

Projetada há pelo menos cinco anos pela administração do shopping de Porto Alegre, o Praia de Belas inaugurou nesta segunda-feira  a expansão para o terceiro piso do prédio. A nova ala possuirá um total de 48 operações, sendo nove lojas âncoras e semi âncoras, entre elas a Livraria Cultura, além de 39 satélites, quiosques e temporárias. 40 abriram imediatamente, mas as demais abrirão até abril do ano que vem. Somando às 187 lojas em funcionamento, o complexo passará a contar com 235 unidades. A entrega das lojas do terceiro andar, que vão gerar 500 novos empregos, aumentará em até 30% o número de visitantes no espaço, hoje estimado em 1,8 milhão de pessoas por mês.

. Nem todas as operações foram abertas imediatamente. Os amantes da literatura poderão comemorar: Porto Alegre receberá uma nova Livraria Cultura, no shopping Praia de Belas, a partir de março de 2014, como parte do projeto de expansão do local. A loja, que deve ser a mais moderna do país, terá quase seis milhões de títulos disponíveis. A novidade fica por conta da área geek, para quem gosta de quadrinhos.

. Fórmula Academia, Le Lis Blanc Deux, John John Denim, Youcom, Nike, Paquetá Esportes, Marisa Black Bull, Café Vogue, Chungo, Clube Melissa, Daniel Cassin, Dudalina Double, Harley Davidson, Iaiá, Lou Loux, Prüne, Victor Hugo e Budha Khe Rhitambém fazem parte das 48 novas operações do centro de compras.

. A expansão também contará com um teatro com 600 lugares e vista para o Guaiba, com inauguração prevista para o final de 2014 ou início de 2015.

DEM e mais quatro Partidos oficializarão apoio à chapa Vieira-Lasier nesta terça-feira

O deputado Vieira da Cunha e o jornalista Vieira da Cunha estiveram esta tarde ao evento promovido pelo DEM do RS no restaurante Tirol, onde receberam o aval oficial do DEM para a disputa pelas vagas de governador e de senador.

. O presidente do Partido, deputado Onyx Lorenzoni, reuniu 200 lideranças de todo o Estado,.

. Nesta terça-feira, DEM e mais quatro Partidos irão até a sede do PDT para firmar carta de compromisso de apoio aos candidatos trabalhistas.

. Com o apoio esperado por Vieira e Lasier, o tempo de TV do candidato do PDT poderá chegar a 5 minutos, o que viabiliza qualquer candidatura no RS.

- O PDT marcou sua convenção estadual para o dia 7, mas a fração interna que defende aliança com o PT e portanto apoio à candidatura Tarso Genro acha que poderá garantir a vitória da sua tese. Se isto acontecer, o jornalista Lasier Martins não será candidato, conforme explicou hoje aos democratas. 

NESTA SEGUNDA A NOITE
Bier Markt Vom Fass
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

Ary Vannazi é o novo presidente do PT do RS

O ex-prefeito Ary Vannazi, um dos investigados no âmbito da Operação Cosa Nostra, que está sob investigação da polícia do seu companheiro Tarso Genro, é o novo presidente do PT. O PT gosta de viver perigosamente. 


O ex-prefeito de São Leopoldo, Ary Vannazi, é o novo presidente do PMDB do RS. Ele levou uma vantagem de 500 votos sobre seu adversário, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, nas eleições deste domingo.

. Jairo Jorge reconhecerá a derrota a qualquer momento. 

Conheça os impasses do PMDB do RS

O PMDB do RS não consegue superar seu impasse interno e por isto não define qualquer candidatura ao governo do Estado. É o que o editor constatou ao conversar em absoluto off com algumas das lideranças mais importantes do Partido. Há pelo menos 10 anos era esperado o advento de um momento como este no RS. 

. Apesar de tudo, é no PMDB que se aloja o maior número de políticos que poderiam disputar o governo com grande chance de vitória.

. Eis o que impede a definição por qualquer deles:

- José Ivo Sartori, ex-prefeito de Caxias do Sul
Só será candidato no caso de definição por Eduardo Campos, PSB, ou Aécio Neves, PSDB.
- Germano Rigotto e José Fogaça
Eles só topam disputar o Senado
- Ibsen Pinheiro
Sua posição é a mesma de Sartori
- Paulo Ziukolski
Existem restrições ao seu nome nas bancadas de deputados federais e estaduais
- Deputados Giovani Feltes e Márcio Biolchi
Estão em plena campanha para a Câmara dos Deputados e não querem ir para o sacrifício
- Pedro Simon
Quer a reeleição ou irá para a aposentadoria
Eliseu Padilha e Mendes Filho

Os dois aceitam ir para o "sacrifício", mas preferem uma aliança com o PT.

NESTA SEGUNDA A NOITE
Bier Markt Vom Fass
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

Corretoras gaúchas de seguro denunciam que estatal de seguros do Banrisul produzirá ilegal vendas casadas

A diretoria do Banrisul enviou para a Assembleia Legislativa dois projetos de lei que tramitam em regime de urgência. Um deles, o 276/2013 permite a criação de uma corretora de seguros estatal. Caso os deputados estaduais aprovem o pedido, o banco que tem 485 agências e 11.870 funcionários formará uma rede gigantesca de venda de apólices. E o Sincor-RS questiona: qual formação ou habilitação terá esta multidão? Não será esta uma forma de “aperfeiçoar” a venda casada, prática condenada pelo Código de Defesa do Consumidor?
            
- O presidente eleito do Sincor/RS, Ricardo Pansera, lembra que na década de 1990, o Banco Bradesco fechou a sua Bradesco Corretora de Seguros, e em uma ação inédita, porém inteligente, entregou a administração dos seguros de todas as suas agências aos corretores de seguros da atividade privada.
            
- O resultado financeiro tornou-se fantástico – diz Pansera -. Os consumidores de seguros, clientes correntistas do Banco Bradesco, tiveram o grande ganho diferencial de um serviço altamente qualificado, prestado por nós, corretores profissionais de seguros, escolhidos e indicados pelo Bradesco, para atuarem em suas agências. O Banco do Brasil e Itaú, embora tarde, já sinalizaram em adotar este caminho de sucesso.
          
CLIQUE AQUI para saber mais. 

Da Camino já teria pedido cópia do contrato entre Banrisul e Brasil Plural

O procurador junto ao Tribunal de Contas do Estado do RS, Geraldo Da Camino, teria protocolado pedido oficial para obtenção de cópia do contrato firmado entre a empresa Brasil Plural e o Banrisul, pelo qual o governo gaúcho passou-lhe a tarefa de ajudar na formatação das novas empresas estatais das áreas de seguro e administração de cartões.

. A grande mídia gaúcha não toca no assunto. 

. Projetos que autorizam a criação das estatais estão na Assembléia e poderão ser votados amanhã.

. Os deputados da oposição queixam-se do atropelo com que o governo encaminha a votação, já que os projetos foram apresentados com pedido de regime de urgência. As propostas possuem apenas dois artigos cada uma e não explicam quase nada.

. Os deputados não querem votar sem cópia do contrato feito com a Brasíl Plural. O assunto nunca foi abordado pelo Banrisul. O contrato foi trancado em caixa preta.

. O governo não tem maioria para aprovar o que quer (leia nota, abaixo, sobre a nova formatação de forças na Assembléia). 

Press faz festa do Oscar do Jornalismo do RS nesta terça. Lasier será o homenageado do ano.

Lasier Martins será o homenageado do ano. 



Será nesta terça-feira, dia 26, a 14ª edição do Prêmio Press, que já é o maior e mais disputado prêmio do jornalismo brasileiro.

. Neste ano, nas duas primeiras fases de votação – Voto Popular e Voto Profissional – foram registradas mais de 483 mil indicações. Na festa que acontece, na noite desta terça-feira, no Teatro Dante Barone, serão conhecidos os vencedores nas 16 categorias, escolhidos na 3ª etapa de votação por um Júri de Lideranças, formado por 30 personalidades convidadas pela revista Press. Agrande homenageado desta edição será o jornalista Lasier Martins, que irá receber o Troféu Sistema Fiergs Homenagem Especial, pelos seus mais de 50 anos de jornalismo.

"Cenários" discute com Décio Itiberê a polêmica sobre as prisões dos bandidos do Mensalão

Nesta entrevista que você poderá examinar a seguir, o advogado Décio Itiberê conversa com o editor e também com os analistas financeiros Leandro Rushel e Stormer, abordando todos os aspectos legais e políticos relacionados com a prisão dos condenados no processo do Mensalão.

. O advogado é especialista em Direito Eleitoral.

. Em cinco blocos, perfazendo o total de uma hora, são examinadas pontos relevantes e esclarecedoras sobre as razões da transferência dos prisioneiros para Brasília, os vários formatos de prisões previstas pelas leis penais, as pré-condições que Zé Genoíno precisa cumprir para ter direito à prisão domiciliar e a questão do amplo contraditório e o duplo grau de jurisdição.

. Os participantes do programa também analisam o day after, portanto o que acontecerá a partir de agora na vida brasileira. O advogado Décio Itiberê não é muito otimista em relação ao caráter didático das prisões dos mensaleiros.

Mensalão: Três razões para você acreditar nos crimes dos líderes do PT

CLIQUE AQUI para saber como foi o Mensalinho do RS

No comentário a seguir, o leitor tomará conhecimento de três razões principais para acreditar nos crimes dos bandoleiros do PT. Não deixe de ver, ouvir e passar adiante.

. Agora que líderes do PT e seus aliados entre jornalistas chapas-brancas, intelectuais de araque e políticos aéticos amainaram seus ataques de histeria política, o ambiente para discussões racionais ficou  melhor posto, permitindo discussões mais claras sobre a pavorosa organização criminosa montada para corromper eleitores e parlamentares mediante o pagamento com dinheiro roubado do setor público e achacado de empresários privados.

. Saiba mais, ouvindo o comentário:


Três razões para você acreditar nos crimes dos líderes do PT.

Celulose Riograndense irá a Tarso esta tarde para confraternizar sucesso inicial da ampliação da fábrica de Guaíba

A chilena Celulose Riograndense já contratou R$ 1 bilhão em negócios com empresas gaúchas dentro do projeto de expansão da fábrica em Guaíba. 

. O marco será anunciado ao governo Estadual segunda-feira, às 14h30min, no Palácio Piratini, mas nesta segunda-feira a empresa e o governo já saudaram o sucesso em anúncios de página inteira nos jornais de Porto Alegre. 

Governo gaúcho não desativa, não resolve os problemas e volta a inchar de presos o Presídio Central

Esta reportagem a seguir de José Luís Costa no jornal Zero Hora desta segunda, demonstra o descalabro que é a política prisional do governo do PT do RS, já denunciado até na OEA pelas condições absurdamente desumanas existente no Presídio Central de Porto Alegre. Trata-se de um escândalo sem paralelo na história do RS. Além de não resolver os problemas e não desativar o Central, o governo insiste com os juízes e consegue enfiar 10 novos presos por dia no presídio. OAB, Ajuris e outras entidades que reclamaram na OEA, ainda não falaram sobre o caso. Leia tudo:

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) voltou a colocar presos condenados no Presídio Central. Nos últimos dois meses, por duas vezes, a Susepe pediu à Vara de Execuções Criminais (VEC) da Capital a revogação temporária da decisão judicial que proíbe a presença de detentos com condenação no Central. O motivo: falta de espaço nas outras cadeias no complexo de Charqueadas para onde são transferidos os detentos com objetivo de desafogar o presídio.

Em média, entram 10 condenados por dia no Central – foragidos pegos cometendo novos crimes ou não. Como eles não podem “subir as galerias”, ficam em celas chamadas de jumbo, em condições precárias de higiene, sem comida, visita e banho de sol, o que, em geral, geram brigas entre os apenados e desentendimentos com PMs que fazem a segurança do Central.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolivariano Zelaya perde as eleições em Honduras

Apesar do desgaste e da impopularidade do presidente Pepe Lobo, o candidato de seu ‘Partido Nacional’ –Juan Orlando Hernández- venceu a eleição presidencial desse domingo da esposa do ex-presidente Zelaya. As pesquisas no final da campanha apontavam sua vitória por pequena margem (28% x 27%). As urnas mostraram um voto útil a favor de Hernandéz por temor ao retorno de Zelaya, através de sua esposa. Uma derrota ao projeto bolivariano de Chávez.

Saiba por que metade dos R$ 20 bilhões faturados por Dilma no Galeão e em Confins não sairá dos bolsos da Odebrecht e CCR

Veja se você consegue entender. A conta não é complicada. O resumo a seguir foi feito em cima de reportagens do jornal O Globo:

l.  O dinheiro arrecadado pelo governo com o leilão de Galeão e Confins, R$ 20,8 bilhões, pelas regras do leilão, será pago em parcelas fixas anuais, ao longo do prazo de concessão de cada aeroporto (com valores corrigidos pelo IPCA). Isso quer dizer que, nos próximos 25 anos, entrará no caixa do Fundo R$ 19 bilhões oriundos do consórcio vencedor de Galeão. Por Confins, será R$ 1,820 bilhão, divididos em 30 anos.
            
2. Mas quando os recursos entrarem nos cofres públicos, o que só acontecerá a partir de março de 2015, nada impede que pelo menos parte do dinheiro seja contingenciado pelo Tesouro Nacional. Como a Infraero terá 49% do desenho final do consórcio - os 51% restantes serão do consórcio privado vencedor - ela arcará com esse percentual do valor total da outorga, ou seja, R$ 10,2 bilhões no caso do Galeão. Também bancará os investimentos a serem feitos nos aeroportos, na mesma proporção. Os recursos que serão desembolsados pela estatal virão por meio de repasses do Tesouro.
            
. A análise final das contas é do economista Cesar Maia:


- Ou seja: dos R$ 20 bilhões, metade será paga pelo próprio Tesouro Nacional ao..., Tesouro Nacional.

El País, Espanha, abre esta semana seu primeiro projeto de mídia no Brasil. Ele começará com um site.

O jornal espanhol El País, com circulação na Europa e América Latina, anunciou para 26 de novembro o lançamento de seu portal em português. Os espanhóis já possuem site no Brasil. Trata-se do Terra,que pertence à Telefônica. 
 A redação montada em São Paulo contará com 11 profissionais, além de um correspondente no Rio de Janeiro. Site estará sob a direção de Luis Prados, que foi correspondente do El País no México e responsável pela redação do EL PAÍS Américas.

Secretário de Alckmin ataca ministro da Justiça: "Ele é um sonso. O governo formou uma quadrilha para atacar o PSDB"

O tucano José Aníbal, secretário de Energia do governo de São Paulo, discutirá com seus advogados nesta segunda-feira a viabilidade de um processo judicial contra o ministro petista José Eduardo Cardozo (Justiça), segundo informou esta manhã o jornalista Josias Souza, www.uol.com.br. Sobre o ministro, eis o que ele disse:

- Esse ministro é um sonso. O pior é que eu me dava com esse cara.

. Deputado federal licenciado do PSDB, Aníbal declara-se “convencido” de que Cardozo, Simão e Vinicius se uniram para difundir um documento com “falsas acusações” contra tucanos. Fizeram isso, diz ele, para “jogar lama nos outros” com o objetivo de atenuar o fato de que “a direção do PT está na cadeia.”
Aníbal cogita processar também outros dois petistas: o deputado estadual Simão Pedro, atual secretário municipal de Serviços da gestão Fernando Haddad; e Vinicius Carvalho, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Chama-os de “vigaristas”.


. Nos próximos dias, Aníbal irá ajuizar também ações que prometera na semana passada contra Everton Rheinhemer, um ex-diretor da multinacional alemã Siemens, empresa que denunciou ao Cade a existência de cartel para fraudar licitações de trens e do metrô em São Paulo. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Juiz gaúcho João Ricardo dos Santos Costa é o novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros

O juiz João Ricardo dos Santos Costa, do Tribunal de Justiça do Rio Grande Sul, assume no próximo dia 17, em Brasília, a presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). João Ricardo venceu a eleição, no sábado, com 5.628 votos (59,35%) contra 3.746 (39,5%) do candidato da situação, Roberto Bacellar, do TJ do Paraná.

Chinesa Foton faz reunião, 9h, com fornecedores gaúchos de bens de capital

A secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, em parceria a Fiergs e o Sebrae-RS, promove hoje, às 9h, no Centro de Eventos da federação, na Capital. reunião com a Foton Aumark do Brasil. Haverá encontro com potenciais fornecedores gaúchos dos segmentos automotivo. de bens de capital e prestadores de serviço para a fábrica de caminhões que a empresa implantará em Guaíba.

Senado avisa que votará projeto de repactuação das dívidas dos Estados

Apesar das restrições claras passadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega,  presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), afirmou ontem que o Congresso Nacional deve votar até o final deste ano o projeto de lei que reduz a dívida de estados e municípios com a União. Renan afirmou “não ter muita lógica” retirar o endividamento das unidades federativas do cálculo do superávit mantendo o pagamento da taxa de juros. A presidente Dilma Rousseff está preocupada com as críticas à política fiscal, por isso teria desistido de avalizar a mudança no indexador. Durante encontro com parlamentares, semana retrasada, foi assinado um “pacto de responsabilidade fiscal”, no qual os parlamentares se comprometeram a não colocar em votação projetos que possam provocar um grande aumento das despesas num momento em que o governo tem dificuldade em fechar as contas públicas.

. Renan Caclheiros disse que não recebeu pedido de Dilma para tirar o projeto de pauta, mas se isto acontecer, será fiel ao Planalto.

. O Rio Grande do Sul é um dos estados mais interessados na aprovação da matéria, que prevê a mudança do indexador da dívida – o débito do Estado com a União supera R$ 42 bilhões. O projeto prevê uma mudança no indexador: a troca do IGP-DI mais 6% a 9% (usado atualmente) por IPCA mais 4% ou Selic (o que for menor a cada ano). A medida traria mais fôlego para as finanças gaúchas e abriria espaço fiscal para a obtenção de novos empréstimos – um deles seria utilizado para bancar a parte do Estado na construção do metrô de Porto Alegre.

. A Câmara dos Deputados já aprovou a matéria no final de outubro. Mas antes de ela ser analisada pelo Senado, o governo federal sinalizou que ela não é prioridade e retirou o apoio à apreciação do texto.. 

Minúsculo PPL decide-se por apoio à reeleição de Tarso Genro

O minúsculo PPL (Partido Pátria e Liberdade), herdeiro das bandeiras do MR-8, partido da secretária adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, confirmou ontem, no 3o Congresso Estadual da legenda, o apoio à reeleição do governador Tarso Genro.

. É o primeiro apoio oficial público recebido pelo governador do RS. O PPL não tem vereadores em Porto Alegre e nem deputados. 

Em minoria na Assembléia do RS, governo convoca reuniões da base para afinar votações

O governo estadual do PT reconheceu oficialmente nesta segunda-feira que passou a trabalhar em minoria na Assembléia Legislativa, já que reduziu de 33 para 27, sobre 55,  o número de deputados convocados para as duas reuniões que fará amanhã para afinar a base aliada nas votações dos 74 projetos que tramitam em regime de urgência, mais os dez que desembarcarão ali antes do recesso do final de ano. Mesmo entre os 27 aliados, o governo não pode contar com a fidelidade de todos. 

. As maiores preocupações do governo correm por conta dos projetos que dão novo calote nos precatórios de pequeno valor (RPVs) e criam duas novas estatais no âmbito do Banrisul.

. Os deputados que gozam da confiança do governador Tarso Genro são os seguintes:
PT – 14
PTB – 5
PCdoB – 1
PDT – 7

CLIQUE AQUI para saber como se dividem as bancadas dos Partidos na Assembléia do RS.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/