Endividado, RS empobrece e perde importância no PIB naciona

O repórter Felipe Bachtold escreve neste domingo que com dificuldade para acompanhar o ritmo do crescimento do país, o Rio Grande do Sul perde status na economia nacional. Leia toda a reportagem ao final do link. A seguir, os trechos mais consistentes editado para esta página:

Fatores climáticos, dependência do campo e crise nas contas públicas são algumas das causas citadas por economistas para explicar o mau momento do Estado. O Estado vem freando a participação da região Sul no PIB (Produto Interno Bruto) e foi o único, juntamente com São Paulo e Distrito Federal, a perder importância em relação a 1995. Os dados estão em estudo do IBGE divulgado em novembro. Entre os anos 1990 e o início dos 2000, os gaúchos respondiam por 7,1% das riquezas produzidas no país. Em 2011, último ano analisado na pesquisa, o índice passou para 6,4%. Já o Centro-Oeste, região de novas fronteiras agrícolas, ganhou espaço. Enquanto o país experimentava crescimento acelerado de destaque mundial no meio da década passada, o interior gaúcho enfrentou na época uma das maiores secas de sua história.
(...)
Com indústria vinculada ao meio rural por força da produção de máquinas e implementos agrícolas, a crise do campo gaúcho se espalhou por diversos setores. 
(...) 
O Estado é proporcionalmente o mais endividado do país, com dívida superior ao limite legal de 200% da receita corrente líquida. Sem caixa, pouco consegue investir em infraestrutura e é prejudicado na guerra fiscal.
(...)
As dificuldades financeiras marcaram as gestões dos últimos governadores. Desde 2003, os três principais partidos do país se revezaram no governo estadual: PMDB, PSDB e PT. O problema, no entanto, persiste.

O governador Tarso Genro (PT) disse em dezembro que só concorrerá a um novo mandato se o Congresso aprovar um novo indexador das dívidas dos Estados.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa. 

13 comentários:

Anônimo disse...

Ué, mas a ZH e o Grupo RBS não "vendem" nos seus veículos a imagem de um éden esquerdista ?

Vira e mexe se vê, se ouve e se lê que o RS aquilo, o RS aquele outro, porque o RS é assim, o RS é assado ...

E a gauchada abestada bombachuda ainda acredita na mídia chinelona que faz o RS só andar pra trás, feito caranguejo !

Joao Coragem disse...

Isto e' reflexo do que somos: uma sociedade atrasada, preguiçosa, brigona e desprovida de inteligência. Além de sermos incapazes de nos organizarmos em torno de políticas de ESTADO de longo prazo, no curto prazo damos mandato pra gente ruim, bola cansada. Um estado que na sua história recente teve como governadores: Simon, Collares, Olívio, Rigotto e Tarso, me surpreende ainda representar 6% do PIB nacional.

Anônimo disse...

A mídia está ganhando muito dinheiro com esse governo que aí está.

Anônimo disse...

Políbio,

Se perde status na economia, também perde na política!!

É o Tarsinho+PT empurrando o RS ladeira abaixo!!

JulioK

Anônimo disse...

Bahh so ir a SC que se vê a diferença, SC é Show, e aqui uma fiasqueira geral.
Governo Tarso Genro é o maior espantador de investimentos da historia do RS.

Anônimo disse...

Polibio, comentei a alguns dias atrás que o RS, virou a periferia do Sul do Brasil, ai está a grande verdade.

Anônimo disse...

EStve agora semana passada em REcife e fiquei envergonhado de Porto Alegre. Fiquei maravilhado com a cidade. Organização, limpeza, beleza das obras. O porto de Suape bombando assim como o de Recife que prometem igual, ou melhor, do que o Madero de Buenos Aires. Porto Alegre perto disso representa um poço de atrasos.

Anônimo disse...

Veja nos gráficos,as informações começam da esquerda para a direita e quanto mais para a direita maiores são os números positivos,vc vai para a esquerda os números caem vertiginosamente.Isso é fato.

Anônimo disse...

o povo tem os governantes que merece.

Anônimo disse...

Até quando os eleitores gauchos vão cair na conversa atrasada e burra dessa esquerda mesosóica? Só o que eles fazem é se arrumar e viver como ...capitalistas.

Anônimo disse...

Grande parte do "DNA" do gaúcho trabalhador e empreendedor está sendo forçado a migrar para outros estados em busca de melhores horizontes...e, ainda mais, depois de quatro anos desse governo fracassado dos PeTralhas PilanTras e corruPTos é que não se terá perspectiva nenhuma! Oremos para passar logo!

Gaucha em SC disse...

O RS não tem por exemplo a estrutura portuária de SC. Os portos de Navegantes e Itapoá são privados e novos.O de Itapoá chegou no limite e será Triplicado. São 5 portos em SC. Os pedágios caros no RS inviabilizaram a integração de agroindustrias.

Unknown disse...

Mas pra pagar AUXILIO MORADIA pr Promotor, Magistrado e Procurador, ai o gestor, seja este ou aqle, CONSEGUE O DINHEIRINHO ne?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/