Com 32% de ótimo/bom, Dilma caminha para o desastre eleitoral

Ao lado, gráfico da Folha, ontem, registrando avaliações do governo Dilma desde 2011. Segundo o Instituto Análise, a avaliação de 103 eleições para governador (1994-2010) todos que tiveram menos de 34% de ótimo/bom perderam o pleito. Dilma está com 32%, portanto com futuro negríssimo.

A análise a seguir é de Alberto Carlos Almeida:

O Instituto Análise fez um levantamento de 104 eleições para governador ocorridas no Brasil entre 1994 e 2010. A partir de 1998 passou a haver reeleição. De lá para cá, 46 governadores eleitos quatro anos antes disputaram a sua reeleição. A primeira descoberta importante é que todos os governadores que disputaram a reeleição com a soma de ótimo e bom igual ou maior do que 46% foram reeleitos.

. Sérgio Cabral está nesse grupo. Ele foi reeleito em 2010, quando sua avaliação positiva estava em torno de 60% no fim de setembro. Aécio Neves, em 2006, estava com mais de 65% de ótimo e bom; Eduardo Campos tinha em 2010, às vésperas da eleição, mais do que 70% de ótimo e bom. Aqueles que ficaram mais próximos do limite de 46% foram Joaquim Roriz em 2002; Cássio Cunha Lima, que tinha 47% em 2006; Roseana Sarney, com 48% em 2010; e Jarbas Vasconcelos, com 50% de avaliação positiva em 2002.

. Igualmente importante é a conclusão desse mesmo estudo: todos que tiveram menos de 34% de ótimo e bom foram derrotados em seu objetivo de ser reeleitos – Miguel Arraes, em 1998; Yeda Crusius, no Rio Grande do Sul, em 2010; José Bianco, em Rondônia, em 2002; e Valdir Raupp, no mesmo Estado, quatro anos depois; Ana Júlia, no Pará, em 2006; Germano Rigotto, no Rio Grande do Sul, no mesmo ano; e Paulo Afonso, em Santa Catarina, em 1998. Esses sete governadores não conseguiram ser reeleitos porque sua avaliação estava abaixo de 34% de ótimo e bom. Trata-se de uma avaliação muito ruim – quando isso acontece, o desejo de mudança é mais disseminado do que o desejo de continuidade. O eleitorado foi claro nessas sete eleições: queremos trocar de governo.

(...)

. Atualmente, o governo Dilma tem 36% de ótimo e bom. Se ela estivesse disputando uma eleição para um governo estadual, não estaria na faixa cuja vitória é certa, acima de 46% de ótimo e bom, nem na faixa na qual a derrota é certa, abaixo de 34% de ótimo e bom. O atual patamar de avaliação do governo Dilma, entre 35 e 45% de ótimo e bom, a põe na faixa na qual 42% dos governadores que disputaram a reeleição foram vitoriosos, ao passo que 58% foram derrotados. Dilma é candidata à reeleição, mas não para um governo estadual. Ela é candidata a presidente. Assim, alguns poderiam argumentar que as eleições de governador são um parâmetro ruim para analisar uma eleição presidencial. Pode ser que sim, pode ser que não.

. Nas duas reeleições ocorridas no Brasil, Fernando Henrique em 1998 e Lula em 2006, os candidatos foram vitoriosos com uma avaliação muito próxima dos 46% de ótimo e bom dos governadores reeleitos: Fernando Henrique tinha 43% às vésperas da eleição e Lula, 47%. Considerando-se as margens de erro das pesquisas, é possível que Fernando Henrique tivesse uma avaliação um pouco melhor, talvez 44 ou 45% de ótimo e bom. O fato é que a diferença entre os 43% de FHC e os 46% acima do qual todos os governadores foram reeleitos é irrisória. Os dois candidatos a presidente que disputaram a reeleição se encaixam na regra dos governadores.

. O estudo de 104 eleições para governador e 2 para presidente serve de alerta para o governo Dilma. A avaliação do governo Dilma está no limbo. Considerando-se o estudo das eleições para governador, caso a avaliação caia de três a cinco pontos percentuais, a oposição tende a se tornar favorita para vencer. Caso a avaliação melhore de três a cinco pontos percentuais, vá para perto de 40% de ótimo e bom, e caso ocorra com Dilma o mesmo que ocorreu com Fernando Henrique e Lula – que melhoraram sua avaliação depois de agosto do ano eleitoral -, ela se torna favorita para vencer. Limbo vem do latim “limbus”, que significa beira. O governo Dilma está entre duas beiras, na beira do inferno e na beira do céu. Já Cesar Maia não tem eira nem beira.

Alberto Carlos Almeida, sociólogo, é diretor do Instituto Análise e autor de “A Cabeça do Brasileiro”. Contato: alberto.almeida@institutoanalise.com; www.twitter.com/albertocalmeida.

16 comentários:

Anônimo disse...

Isso não é tudo. Até as eleições esse índice deverá estar rondando os 20%. Aí, tchau e benção.

Anônimo disse...

Lendo a notícia: "Raul Castro recebe Nicolas Maduro na Granja do Torto", não posso evitar: CHEGA DE INTERMEDIÁRIOS: Raul Castro presidente do Brasil!!! @fitzca

Anônimo disse...

QUE ASSIM SEJA!

Anônimo disse...

Fora Dilma e leva o PT junto!!!

Anônimo disse...





Para os conhecedores a apreciadores de História Mundial, Lula, o "ex-comandante", fez uma declaração "histórica", na semana passada, na posse de diretores do Sebrae:

"Temos que reconhecer que a situação é delicada, e que essa crise é, possivelmente, maior que a crise de 1929. E temos que reconhecer que o Roosevelt só conseguiu resolver a crise de 29 por causa da II Guerra Mundial.
Como não queremos guerra, queremos paz, nós vamos ter que ter mais ousadia, mais sinceridade, mais inteligência, porque... eu não admito que, uma guerra, para resolver um problema econômico, tenha 6 milhões de mortos".

COMENTÁRIOS PERTINENTES S/REGISTROS HISTÓRICOS:
1. A Segunda Guerra Mundial não teve absolutamente nada a ver com a crise americana de 1929;
2. A Segunda Guerra Mundial foi motivada pelas condições impostas à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918;
3. A Segunda Guerra Mundial começou em 1939 e terminou em 1945 e os Estados Unidos entraram na guerra contra a Alemanha - em 1941;
4. A Segunda Guerra Mundial encerrou com 52 milhões de mortos, quase dez vezes mais que o número citado pelo boçal;

5. Seis milhões foram as vítimas do Holocausto, patrocinado pelos nazistas. O dito cujo confundiu tudo o que a assessoria dele informou (tenham paciência, não queiram que a limitada massa cinzenta dele decore tudo que lhe passam);
6. Em 1929, o mundo não tinha e nem imaginava o que seria uma economia globalizada;
7.O Presidente Franklin Delano Roosevelt resolveu a crise americana diminuindo custos e impostos e reduzindo drásticamente as despesas do governo.Exatamente o contrário do que a "antológica anta" e seus ministros fizeram e que o atual governo também está fazendo;

8. Pela declaração imbecil, Sua Excia. Metalurgí­ssima, Sr. Luís Inácio Lula da Silva, imagina que a crise só será extinta por meio de uma guerra mundial, mas ele, "o grande pacifista e magnânimo lí­der", não admitirá uma guerra mundial para que a crise seja solucionada, muito menos com 6 milhões de mortos. É mole?
E esse é o cara que atingiu 74% de popularidade...

Dá para acreditar?

Eu faço parte dos 26% que nem podem ouvir falar no nome dele e do PT & Cia, sem que fiquem com o estômago embrulhado e com ânsias insuportáveis...
DEUS SALVE A NOSSA PÁTRIA!

Anônimo disse...

Depois que o PT sair (pelo voto) tem que fazer uma varredura, como tantos ficaram RICOS no governo, inclusive o LULA e sua Família, e não se preocupar com a Justiça, porque no STF está tomada pelo PT. Usar a força e retomar tudo o que tomaram pra eles, com devolução ao ESTADO.

Anônimo disse...

Anônimo das 13,22, gostei da aula de história e economia que destes a esse energúmeno do larápio do 9dedos.
- Só nestepaiz de analfas prá elegerem outro analfabeto como presidente. Além de tudo cachaceiro e boca suja.

Anônimo disse...

muita atenção agora...

eles podem querer dar o golpe...

essa gente nao vai sair de la so no voto...

Anônimo disse...

Depois ainda criticam os defensores do governo e agem da mesma censurando opiniões e criticas
feitas de maneira respeitosa. Fico
com pena do brasil pois com este tipo de gente so ira para o buraco. Fora falsos democratas

Anônimo disse...

Depois ainda criticam os defensores do governo e agem da mesma censurando opiniões e criticas
feitas de maneira respeitosa. Fico
com pena do brasil pois com este tipo de gente so ira para o buraco. Fora falsos democratas

Anônimo disse...

FORA PT
FORA PT
FORA PT
FORA PT
FORA PT
FORA PT
(7) FORA PT
EM HOMENAGEM AOS ALEMÃES

Anônimo disse...

Deus seja louvado.

Anônimo disse...

Alguém avisa o editor que a campanha nem começou, Dima pode ganhar no 2o turno, tem mais que o dobro de tempo eleitoral de tv/rádio que aécio e tem lula, como Cabo eleitoral.

Anônimo disse...

Editor, estamos tranquilos, se
a Dilma não ganhar no 1º turno,
ganha no 2º, e se não ganhar nos
dois ficará, com certeza, em 3º
lugar, e em 2018 será imbativel!

Anônimo disse...

UÉ...
kd o desastre?
a urubologia anda falha.
políbio, jaborto... só o lasier acertou (desastre... até políbio deve ser capaz de reconhecê-lo).
anin das 13:22...
confundiu tudo o que a assessoria dele informou (tenham paciência, não queiram que
a limitada massa cinzenta do dito cujo te deu uma rasteira MAIS UMA VEZ.
e em 2018 dará de novo, pode escrever.
seremos pentacampeões de combate à miséria extrema - aplaudidos pelo mundo civilizado - nao vcs, gauchescos, bairristas, ufanistas, primitivistas, chovinistas, mas nós, humanistas, socialistas, democratas...

Anônimo disse...

uma grande quantidade de historiadores discordaria de que "A Segunda Guerra Mundial não teve absolutamente nada a ver com a crise americana de 1929".

mas o anon das 13:22 é um grande especialista em história, reconhecido internacionalmente, e sabe dos detalhes das divergências e controvérsias entre os demais especialistas, e sabe que a verdade é aquela de que ele sabiamente se adonou.

docteur the man de la silva de la sorbonne ganha 200.000 dólares por palestra mundo afora, mas é porque não sabe nada.

o anon das 13:22 sim é q sabe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/