Ex-homem de confiança de Tarso, Francisco Narbal, toma cinco anos de cadeia por corrupção no ministério da Justiça

A Justiça Federal no Paraná condenou por peculato e corrupção dirigentes de Oscips e o ex-coordenador nacional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, ao tempo do ex-ministro Tarso Genro, Narbal Rodrigues (foto ao lado). Ele  foi nomeado por Tarso Genro quando este era ministro da Justiça e trabalhou com o governador também no ministério da Educação. Tarso levou-o pra a segunda posição no Escritório de Representação do RS em Brasília. Rodrigues é antigo militante do PT no Rio Grande do Sul e já fez parte da diretoria do CPERS. Segundo a assessoria de Tarso, ele soube das denúncias em 2009 e pediu à PF para investigar o assunto. Mas manteve Rodrigues no cargo por considerar não existir nada de concreto contra o assessor. Em 2011, Rodrigues foi nomeado como segundo homem da representação gaúcha em Brasília. A assessoria de Tarso informa que a nomeação de Rodrigues foi anulada.

Segundo a sentença da Justiça Federal foi comprovado crime de corrupção envolvendo Rodrigues, militante do PT no Rio Grande do Sul que ocupava na época dos fatos o cargo de Coordenador Nacional de Projetos do Pronasci no Ministério da Justiça. Ele pegou 5 anos e 11 meses de reclusão em regime inicial semiaberto.

. A notícia é do jornalista Fausto Macedo, O Estado de S. Paulo de hoje. Leia tudo:

Segundo a sentença, a pedido de Rodrigues “as Oscips empregaram seus parentes e realizaram depósitos sem causa lícita na conta corrente do agente público”.
A denúncia do Ministério Público Federal, amparada em investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), revela que os crimes foram praticados por dirigentes e associados do Instituto Brasileiro de Integração e Desenvolvimento Pró-Cidadão e da Agência de Desenvolvimento Educacional e Social Brasileira (Adesobrás), contratadas pelo Ministério da Justiça e por diversos municípios do Paraná para prestação de serviços públicos em termos de parceria.
Segundo o processo, foi comprovada a prática de desvio e de apropriação de recursos públicos no montante de R$ 9,5 milhões e de lavagem desse valor entre 2004 e 2011.
A investigação mostra que também houve crimes de fraude de documentos, fraudes em licitações e associação criminosa.
A condenação foi imposta pela 13.ª Vara Federal de Curitiba.
Oito acusados foram condenados e cinco foram absolvidos. Por intervenção judicial, as Oscips foram extintas.
Na sentença, foi decretada a prisão cautelar dos principais responsáveis pelos crimes, Robert Bedros Fernezlian, Lilian de Oliveira Lisboa e Laucir Rissatto e o confisco de patrimônio sequestrado no montante de R$ 3,1 mlhões.
O juiz federal Sérgio Moro indeferiu o pedido da defesa de Robert Bedros Fernezlian, que pretendia que fosse tomado o depoimento do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), ministro da Justiça no governo Lula.
“É evidente que o ministro da Justiça Tarso Genro acompanhava, ao tempo de sua gestão no Ministério, a execução do programa Pronasci, mas é certo que não tinha contato ou conhecimento da execução financeira e da prestação de contas específicas das Oscips”, assinalou o juiz “Evidente que nada poderia esclarecer sobre os fatos da imputação, ou seja, sobre os peculatos e corrupções identificadas.”
O juiz destacou trechos do relato da testemunha Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, na época dos fatos secretário executivo do Ministério da Justiça.
Teles Barreto esclareceu. “Tarso acompanhava o dia a dia do Pronasci, mais no aspecto político do projeto, não acompanhava o detalhe burocrático da execução, mas ele acompanhava onde ele era instalado, quais os resultados que estavam dando, quantos jovens estavam sendo resgatados pelo Estado da criminalidade, porque esse programa era muito caro ao Ministério e ao ministro Tarso Genro, mas a execução burocrática do programa não, não acompanhava.”
Indagado se o então ministro da Justiça acompanhava a prestação de contas das Oscips, Teles Barreto declarou. “Eu acredito que ele (Tardo Genro) recebia informações desse grupo, mas o acompanhamento processual não, mas o acompanhamento global, como é que estava o Pronasci, se estava sendo bem implementado, se estava dando resultado, certamente, ele tinha quando despachava com esse grupo. Detalhes (da execução), não. O ministro de Justiça não tinha como acompanhar detalhes.

15 comentários:

Anônimo disse...

É impressionante. Por que será que a maioria dos petistas tem cara de corrupto?

Anônimo disse...

Políbio Braga:

Não te entusiasme com a justiça brasileira-cubana.
Os mensaleiros estão soltos para roubar a vontade.
Os Black Block foram soltos no Rio de Janeiro. Eles já podem matar, roubar e incendia à vontade, pois tem apoio oficial.
Não sei de que lado está a justiça mas, do lado do povo honrado não está.

Anônimo disse...

Ha,ha,ha,ha,ha...mais um PeTralha na cadeia...e o Tarso sempre cercado do que tem de "melhor" dentro do partido da quadrilha!

Anônimo disse...

São gente boa. Só não podem ver dinheiro.




Anônimo disse...

Interessante. Quando da operação Rodin, a governadora Yeda foi acusada de conivente ou partícipe em irregularidades em orgão publico não ligado diretamente a ela. Agora, com Tarso Genro, a falcatrua ocorrida dentro do seu ministerio não lhe diz respeito pois não participava da parte burocratica do programa. Dois pesos e duas medidas.

Anônimo disse...

O juiz simplesmente saiu em defesa descarada do Tarso Genro!!!

É evidente que só pode ser esquerdalha da laia do Lewandovsky, do Barroso e cia...

Só faltou falar que o Tarso não prevaricou ao engavetar o pedido de investigação da conta do José Dirceu no exterior, que o Tuma solicitou.

Judiciário aparelhado e apelegado pela esquerdalha.

Anônimo disse...

NUNCA ANTES NESTE PAÍS

Mais um do PARTIDÃO condenado por corrupção. Nenhum surpresa. Se compararmos o número de condenados entre partidários de todos os partidos o PT é campeão disparado. Hoje já está 7x1. A partida ainda não acabou, está só no primeiro tempo.

Anônimo disse...

Mas ele tem q ficar solto para fazer campanha pra Dirma e o Ta$$o dalle campanha. os recursos vem da Pa$adilma..

Anônimo disse...

Com o PT esperar que ??? Mais do mesmo...

Anônimo disse...

Sempre que se mexe na M sai gente do PT. Incrível!

Luiz Vargas disse...

Alguma dúvida: peremPTório embu$teiro PREVARICADOR.

Anônimo disse...

NÃO SE PASSA UMA SEMANA SEM UMA FALCATRUA DESTES PETRALHAS, SÓ OS SGARBIS E MARIANOS NÃO PERCEBEM NEM PODEM TAMBÉM DEVEM ESTAR LEVANDO O DELES.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Bando de falcatruas, deviam era apanhar de relho, todos eles.

Anônimo disse...

O Sgarbi e o Mariano são da familia Vigaristaceae, logo não
tem culpa de nada, é a familia...

Anônimo disse...

Cada enxadada uma minhoca.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/