Saiba como estão Dilma, Marina e Aécio em SP, MG, RJ, RS, PE, CE e Brasília

CLIQUE em cima para ver melhor. Os gráficos são da Folha. 

Entre os paulistas (22% do eleitorado), Marinas tem 42% das intenções de voto. Próximo da soma de seus rivais, 45%, esse total é quase o dobro dos 23% obtidos pela presidente Dilma Rousseff no Estado. O material a seguir é da Folha de S. Paulo desta manhã:

. Os dados são da última rodada da pesquisa Datafolha para governador em seis Estados e no Distrito Federal. O instituto aproveitou a "carona" dos levantamentos regionais para investigar as intenções de voto para presidente em cada local.

. Também há informações de Minas, Rio, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará. Juntas, essas localidades abrigam 58% do eleitorado. Marina também lidera o primeiro turno de forma isolada em Pernambuco e no Distrito Federal (confira nos gráficos do quadro abaixo). Como Dilma não vai mal por lá (bem avaliada em todo o Nordeste, a petista tem 37% entre os pernambucanos, dois pontos acima de sua média), o tucano Aécio Neves acabou esmagado: tem 2% das intenções de voto locais.
No caso do Distrito Federal, o enredo passa por outros caminhos. Com um eleitorado mais rico e escolarizado que a média, o que destoa é a alta taxa de rejeição a Dilma, 44%. Trata-se de um padrão mais parecido com o de São Paulo, onde 45% dizem que não votam na petista de jeito nenhum.

. Os celeiros de Dilma são, pela ordem de vantagem, Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a base de Aécio.

. No Ceará, Dilma tem 57%, o dobro da soma de seus adversários. É um Estado muitas vezes apresentado como rival regional de Pernambuco –menos influenciável pela comoção gerada pela morte de Campos, portanto.  Em Porto Alegre, com 38%, tem um desempenho melhor que o do próprio governador petista Tarso Genro, que está em segundo lugar na disputa pela reeleição, com 31%. Em Minas, Aécio esperava vencer por larga margem. Mas a entrada de Marina na disputa o jogou para a terceira colocação. Como Marina não abalou o desempenho local de Dilma, a petista restou isolada na liderança.

. Das sete pesquisas regionais, a que apresenta maior equilíbrio é a do Rio. Marina tem 37%, em situação de empate técnico com os 31% de Dilma (a margem de erro, nesse caso, é de três pontos).

. No cômputo nacional, Dilma e Marina também estão empatadas: 35% a 34%. Até nisso, portanto, o Rio confirma sua fama de síntese do Brasil.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Aecio consegue perder até em Minas Gerais, que segundo ele, foi o melhor governador!

Risos né.

Anônimo disse...

Uhu! Deu pra tí pete. Podem ir fazendo as trouxas que o despejo tem data e hora.

Anônimo disse...

Nem MG quer Aécio... quase livre desse câncer chamado PSDB.

Luiz Vargas disse...

Tem um câncer muito mais IMENSO PeTralha das 12h08min. Chama-se PeTê. Quadrilha homiziada em um ParTido PolíTico.
A tua raiva é por que o PSDB é o reflexo inverso do ParTido PeTralha.

Anônimo disse...

PAULO ROBERTO está dizendo a PF qual câncer é maligno, PTRALHA das 12:08.

Veremos amostragem maior do câncer nos próximos dias, mensalão (BB) é apenas uma feridinha.

O CÂNCER MAIOR é um tumor cheio de pus, UM MOLUSCO! Ainda chegaremos nele, caso antes não matar o hospedeiro.





Anônimo disse...

Não sei que idiota fez estes cálculos, que diante desta pesquisa Dilma estaria com 35% e Marina com 34%.
Se considerarmos a população de cada estado a Marina está com 36% e a Dilma
com 31%. É fácil calcular.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/