Emissário delator do doleiro conta como levava propinas da OAS para corrupção no exterior

Rafa era o emissário do doleiro Youssef. Ele delata tudo para a PF e para o MPF. Ele levava dinheiro sujo da OAS para o exterior. 



Nos Países visitados para a entrega de dinheiro sujo da OAS, também funcionavam escritórios da Petrobrás. Em todos eles foi Lula quem abriu o mercado para a OAS. Investigações revelam conexões no exterior do esquema de corrupção da Petrobras. A OAS, uma das empreiteiras envolvidas, mantinha uma “conta-corrente” usada, entre outras coisas, para enviar dinheiro sujo a vários países

.  As revelações são de Veja desta semana. Leia mais:

. Há duas semanas, VEJA revelou em detalhes como funcionava a entrega de propina em domicílio, o já imortalizado “money delivery” do petrolão, um serviço inovador em matéria de corrupção criado pelo doleiro Alberto Youssef para agradar a “clientes especiais” da quadrilha que desviou bilhões da Petrobras. Rafael Ângulo Lopez, braço-direito do doleiro, era quem comandava esse setor.

. Isso era o que se sabia até agora. Detalhes inéditos do arquivo em poder da Polícia Federal mostram que, além de implantar a entrega de propina em domicílio em todo o território nacional, a quadrilha estendeu o serviço de remessas a outros países.

.  Destacado nos últimos anos para fazer a entrega de quantias que variavam de 50 000 a 900 000 reais a figuras importantes da República, como o ex-presidente e senador Fernando Collor, o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, governadores (Roseana Sarney), ministros do governo Dilma Rousseff (Mário Negromonte) e deputados federais (Nelson Meurer, Luiz Argôlo e André Vargas), o “homem das boas notícias”, como o carregador de dinheiro era conhecido, também cumpria missões para as grandes empreiteiras do cartel da Petrobras. Uma delas, a Construtora OAS, com 10 bilhões de reais em contratos com a estatal, usava os serviços de Rafael Ângulo para levar dinheiro sujo a pelo menos três destinos da América Latina, Panamá, Peru e Trinidad e Tobago, todos países onde a Petrobras e a OAS mantêm escritórios e negócios milionários com governos locais.

. Rafael retirava o dinheiro na sala do executivo José Ricardo Nogueira Breghirolli, preso e apontado como o elo financeiro entre a empreiteira e o esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Alojados em grandes sacolas pretas, os pacotes de cédulas, divididos — dependendo da ocasião — em euros, dólares e reais, eram levados do escritório da OAS para o escritório de Alberto Youssef, em São Paulo. Depois, com a passagem comprada e o dia da viagem definido, Rafael Ângulo viajava para o Rio de Janeiro, onde iniciava a parte mais arriscada do trabalho. Em Lima, a capital do Peru, Rafael entregava o dinheiro ao gerente de contratos da OAS Alexandre Mendonça. O ponto de encontro era em uma universidade.



12 comentários:

Anônimo disse...

ta mal explicado...

viaja como, de avião de carreira?

nunca pararam o individuo nas fiscalizações de rotina?

como um cidadão passa pela fiscalização do aeroporto com "sacolas pretas" contendo dinheiro vivo?

ou ele ia de jatinho particular portando algum documento "salva-guarda" de algum figurão brazuca para conseguir passar com essa grana toda?

capaz ate de ter o tal passaporte diplomático, não?

Anônimo disse...

O CARA ERA -PROFESSOR-ENTAO, UMA UNIVERSIADADE....

Anônimo disse...

ESSE COLOR ROUBAVA COMO PRESIDENTE MATOU O PC FARIAS PARA ACOBERTAR TUDO E CONTINUA A ROUBAR.
A JUSTIÇA NADA VIU E NADA VÊ, SEMPRE OS MESMOS, NÃO TEM UM DESVIO QUE LULA NÃO SEJA LEMBRADO.

Anônimo disse...

Políbio,

Peralá!! Aeroportos tem raio X!!

Passaporte diplomático?? Quem pediu e quem forneceu??

Tem mais gente envolvida neste tráfico!!

JulioK

jaco do morro belo disse...

e4 eu enrolado com a receita por causa de um recibo de dentista de r$ 200,00.

Anônimo disse...

O emissario do delator é homem
viajado. Daqui a pouco tempo terá todo o tempo do mundo para viajar na maionese na cadeia.
Aínda vai aparecer o emissário
do capeta, que tem por nome fantasia petralha.

Unknown disse...

Gostaria de saber onde anda a caixa preta do avião do EDUARDO CAMPOS?? ESQUECERAM ?? Não conseguiram ligar com o fato de que ele estava envolvido na Abreu e Lima ?? Que com este dinheiro e com estas informações ele era MUUITO PERIGOSO ?? E eles ainda veem com esta conversinha de Aécio x AEROPORTO kkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!

fred oliveira disse...

Como esse cara conseguia viajar com tanto dinheiro vivo e não era parado? Quem o protegia? É preciso investigar com mais profundidade. Isto está mal contado. Eu fico pensando como está funcionando a receita federal. Muita gente enriquecendo, ampliando patrimônio não compatível com sua renda...e nada. A receita não desconfia de lulinha, de deputados, de ex presidente, nada. Impressionante.

Anônimo disse...

LULA REUNE QUADRILHA NA UNIVERSIDADE

OUTROS ESTUDAM NA UIVERSIDADE

TEM DIFERENCA

Anônimo disse...

Polibio,
tem outra fonte fora a veja???

Anônimo disse...

Lula envolvido , hora dele prestar contas com a justiça .cana para ele

Anônimo disse...

Taí porque Lulla é dotô honoris causa, os bandidos tem tudo a ver com universidades!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/