Veja, aqui, o video da visita.Deputados verificam que cela de Zé Dirceu conta com chuveiro quente, TV, microondas e amplo espaço.

CLIQUE AQUI para ver 
o video da visita dos deputados a Zé Dirceu.

Dois deputados de oposição,  Arnaldo Jordy (PPS) e Mara Gabrilli (PSDB), da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que visitaram a cela do ex-ministro José Dirceu na Papuda nesta terça, enxergaram regalias no local:

- A cela é maior do que a dos demais presos, tem chuveiro quente, TV e microondas.

. Os deputados  Jean Wyllys (PSOL) e Luiza Erundina (PSB) não acharam mordomia alguma nas regalias concedidas ao ex-ministro e candidamente declararam:

- Outras celas têm TV de plasma, microondas e fogareiro.

. Erundina acha que a cela de Zé Dirceu tem até alguns problemas:

- A cela dele tem até infiltrações.

. A visita dos deputados respondeu a um pedido dos filhos do chefe mais reconhecido da organização criminosa do Mensalão, que acharam o pai deprimido e à beira de um ataque de nervos.

- Os privilégios do líder petista são um acinte e um deboche em relação aos milhares de presos do Brasil. Em Porto Alegre, no Presídio Central, administrado pelo companheiro de Zé Dirceu, o governador Tarso Genro, os presos são tratados como animais, obrigados a conviver com ratos, baratas, sujeira, água fria e todo tipo de desumanidade. 

Renan decide instalar CPI Mista e CPI só do Senado sobre a Petrobrás

O senador Renan Calheiros, presidente do Congresso (Câmara e Senado) e também do Senado, anunciou ontem a noite que instalará duas CPIs exclusivas sobre a Petrobrás:

A CPMI, Comissão parlamentar Mista de Inquérito, reunindo deputados e senadores
A CPI só da Câmara, portanto apenas de deputados

. Foi uma virada, mas ao mesmo tempo outra tentativa de embaralhar o jogo, porque duas CPIs não fazem sentido. A oposição já disse que esvaziará a CPI, preferindo a CPMI, mais representativa. 

Mortes no campo gaúcho são crônica de assassinatos anunciados.

Os assassínios dos irmãos Anderson e Alcemar por índios kaigangs em Faxinalzinho são a crônica de mortes anunciadas. Há bastante tempo alguns deputados do RS, entre eles Jerônimo Goergen, Luiz Carlos Heinze e Alceu Moreira, advertem para a necessidade de regulamentar o parágrafo 6º do artigo 231 da Constituição Federal, estabelecendo regras claras na definição dos bens de relevante interesse público da União para efeitos de demarcação.

. Dilma não faz nada.

. O governador Tarso Genro, no RS, não pressiona politicamente o governo para que entre em ação.

. O caso acaba virando uma guerra de bugios.

. E ocorrem assassinatos.

. A tragédia gaúcha poderia virar assunto internacional, caso os assassinados fossem índios e não homens brancos, caucasianos, pequenos proprietários rurais.

Clique no comentário a seguir do editor, intitulado: Mortes no campo gaúcho são crônica de assassinatos anunciados.

Gartner inclui gaúcha Elipse como única não nortemaericana na lista das mais promissoras em tecnologia para utilities

A empresa gaúcha Elipse Software comemora dois acontecimentos que deixaram seu pessoal animado para cumprir a meta de fazer o faturamento crescer mais 15% este ano:

- A inclusão na lista selecionadíssima de apenas 5 empresas destacadas para o “Cool Vendors” da Gartner. A seleção leva em conta o posicionamento no mercado e o grau de inovação dos produtos e serviços.

- A inclusão na CIO Review, como uma das 20 empresas mais promissoras no ramo de soluções de tecnologia para utilities, a única não americana e canadense listada pela edição de dezembro.

. O editor almoçou nesta terça-feira com  Ricardo Heltinger, presidente da Elipse, 85 funcionários (80% graduados), com sede em Porto Alegre e filiais em SP, PR, Minas, Rio, Taiwan e Estados Unidos. Os sócios de Ricardo são Alexandre Balestrin Corrêa, Flávio Englert e Marcelo Barbosa Salvador.

. A empresa projetou-se internacionalmente a partir do momento em que migrou da sua condição de software house para produtora de softwares como produtos, focados sobretudo nas áreas de automação industrial e energia elétrica. Seus softwares funcionam com equipamentos multimarcas ou em qualquer PLC (computadores industriais). 

No meio da polvadeira, reeleição de Graça Foster nem foi percebida no Brasil

O que levaria a Petrobrás a não anunciar através da imprensa, como sempre faz, a reeleição de sua presidente? É a pergunta que faz hoje o blog Petronotícias. O assunto não mereceu nem notinha de pé de página dos jornalões, apesar da sua importância. Leia mais:

Para quem não sabe, o Conselho de Administração da Companhia reelegeu Graça Foster por mais três anos no dia 21 de março, apesar de estar à frente da empresa há pouco mais de dois anos. Com ela, todos os diretores, que receberam votos unânimes para que dessem continuidade ao trabalho que estão desenvolvendo. Apenas um deles, José Figueiredo, da engenharia, mereceu um voto contrário, que foi dado pelo representante dos funcionários, José Maria Ferreira Rangel. Mesmo assim, o diretor foi mantido na função. O Petronotícias ouviu alguns executivos do mercado, que também se surpreenderam com a informação, mas ninguém quis se manifestar. As denúncias sucessivas contra a Petrobrás faz com que as pessoas se recolham e não queiram se comprometer.

O fato é que a comunicação da empresa ao mercado só se deu através da publicação de uma ata da reunião do seu conselho, o que é legal, mas incomum. Foster foi reeleita quando já sabia que iria depor no Senado Federal sobre o caso Pasadena. Os escândalos que se sucederam manchando o nome da companhia no  mercado brasileiro e internacional, provocam um certo no imobilismo em alguns setores nas operações da companhia.

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Estadão avisa que a indústria está sem perspectiva

Em editorial, o jornal O Estado de S. Paulo informa que a presidente Dilma Rousseff completará quatro anos de mandato com a produção industrial estagnada, com o setor em má situação financeira e com escassa perspectiva de crescimento a curto prazo, segundo as últimas pesquisas e projeções da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 Leia tudo:

 A confiança dos empresários continua muito baixa e a retomada do investimento está cada vez mais distante, de acordo com a sondagem divulgada pela entidade nessa quinta-feira.

Em outro informe, divulgado na primeira quinzena, a CNI havia atualizado suas projeções para este ano. O crescimento previsto para o Produto Interno Bruto (PIB) foi reduzido de 2,1% para 1,8%. A expansão estimada para o produto industrial caiu de 2% para 1,7%. No caso da indústria de transformação o cenário é pior, com expectativa de avanço de apenas 1,5%. As projeções anteriores haviam sido publicadas em dezembro. Em 2013 o crescimento geral da indústria ficou em 1,3%. O do segmento de transformação, em 1,9%. Este ano, tudo indica, fechará um quatriênio desastroso para a atividade industrial, um dos piores desde o fim da 2.ª Guerra.

Na sondagem recém-publicada, a consulta a dirigentes de 1.858 empresas pequenas, médias e grandes revelou enorme insatisfação com a margem de lucro operacional e com a posição financeira das companhias no primeiro trimestre. A avaliação, nos dois casos, foi a pior desde o segundo trimestre de 2009.

CLIQUE AQUI para examinar toda a análise. 

Base aliada de Tarso paralisa Comissão de Constituição e Justiça com medo da CPI da CEEE

A base aliada do governo Tarso Genro na Assembléia,  PT, PCdoB, contando com o apoio velado do deputado Heitor Schuch, PSB, prosseguiu hoje na obstrução aos trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça, já que não quer que o deputado Giovani Feltes, PMDB, vote seu parecer no caso da reclamação feita pelo deputado Ciro Simoni, PDT, que protesta contra a eleição do deputado Catarina Paladini, PSB, para a posição de relator da CPI da CEEE.

. Esta é a segunda semana de paralisação das votações na CCJ, o que significa que também outros projetos não são votados, inclusive o que desmembra o Corpo de Bombeiros.

. O governo tenta com as manobras alguma forma de estrangular os trabalhos da CPI da CEEE, que claudica na impossibilidade de convocar novos depoimentos e realizar novas ações externas, limitando-se a cumprir o que foi acordado na primeira reunião, quando teve quórum para votações.

. A obstrução é comandada pelos deputados Raul Pont, Marlon Santos, Edgar Preto. Heitor Schu8ch, Raul Carrion e Ronaldo Santini.


. Nesta terça-feira, irritados, os deputados Giovani Feltes, Frederico Antunes, Lucas Redecker, Giovani Feltes e Edson Brum, assinaram requerimento para convocar sessão extraordinária da CCJ para o dia 5, segunda-feira. 

92% dos leitores não votariam de jeito nenhum em Dilma

92% dos leitores desta página não votariam de jeito nenhum em Dilma Roussef. Este é o resultado mais expressivo da enquete disponibilizada aí ao lado, acima, lado direito.

. Os demais números dos candidatos que não teriam os votos dos leitores:
Aécio, 4%
Campos, 2%

. A nova enquete já disponível trata do Mensalão. A pergunta é a seguinte:

- Lula tem razão: o Mensalão não existiu ?


. Vá lá e vote. 

Ação judicial alerta para riscos estruturais da P55 construída em Rio Grande

A plataforma P55 saiu do estaleiro de Rio Grande no dia 22 de dezembro. A Petrobrás tinha pressa e o cronograma estava atrasado. 



São muito sérias as denúncias feitas por três técnicos de radiologia industrial em relação ao modo apressado e heterodoxo com que foi produzida a plataforma P-55 pela Quip, lançada ao mar no ano passado em Rio Grande.

. A Quip é um consórcio resultante da associação da Queiroz Galvão, UTC, Iesa e Petrobrás.

. Na ação trabalhista protocolada pelo advogado Newton Ferreira dos Santos no dia 21 de setembro de 2012 e que tramita na 2ª. Vara do Trabalho de Rio Grande, cujas cópias capa a capa estão com o editor, uma das denúncias mais benignas é a que acusa a Quip por serviços entregues a terceiros, cujas operações são até quarteirizadas. O editor leu tudo durante o final da semana e conferiu informações esta semana. A Quip manifestou-se nos autos de maneira ligeira e não foi convicente. O material que instruí as denúncias é muito mais consistente e revelador. 

. O advogado Newton Ferreira dos Santos disse nos autos que por dinheiro algum embarcaria na P55, advertindo além disto para problemas semelhantes em outras plataformas. 

. “Há uma rapinagem sem precedentes contra a classe trabalhadora”, denunciaram os técnicos que reclamam em juízo o pagamento de indenizações devidas, portanto com direitos trabalhistas fraudados,  e cujo valor da causa é de R$ 25 milhões.

. Na ação 000.1250-40.2012.5.04.122, existem denúncias pormenorizadas sobre relatórios técnicos fraudados, nos quais são atestados serviços de radiologia industrial sobre soldagens nos casos da plataforma, o que pode ter resultado em falhas estruturais.

. O advogado Newton Ferreira dos Santos chegou a chamar a atenção do juiz do caso para a possibilidade de que desastre em alto mar poderá ocorrer com a P-55, repetindo tragédias como a que tornou a Chevron famosa em todo o mundo.

. O editor voltará ao assunto. 

Veja e ouça o que disse Lula em Portugal: "O mensalão não existe. O STF foi político. Zé Dirceu e os outros presos não são gente da minha confiança".

Vídeos da entrevista à Rádio e Televisão Portuguesa, RTP:


A duríssima, inédita, precisa e corajosa nota assinada pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, criticando Lula, recolocou em realce a entrevista que o líder petista concedeu para a TV portuguesa. Ele disse que o Mensalão não existiu e que o que houve foi um julgamento político no STF. Leia como o G1 tratou o assunto. 

Em uma de suas poucas manifestações públicas após o fim do julgamento do mensalão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as decisões do Supremo Tribunal Federal no processo foram, em sua maior parte, políticas e não jurídicas. A afirmação foi feita numa entrevista realizada na última sexta (25) à TV portuguesa RTP e publicada neste domingo (27) no site da emissora.  Lula falou sobre o caso quando indagado sobre o impacto do escândalo sobre a campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff e sua própria popularidade. Ele negou a existência do esquema, que segundo o STF, consistiu na compra de apoio político no Congresso no início de seu governo, entre 2003 e 2005.

. Disse Lula: 

- O tempo vai se encarregar de provar, que o mensalão, você teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica [...] É apenas uma questão de tempo, e essa história vai ser recontada.

- O que eu acho é que não houve mensalão. Eu também não vou ficar discutindo a decisão da Suprema Corte. Eu só acho que essa história vai ser recontada. É apenas uma questão de tempo, e essa história vai ser recontada para saber o que aconteceu na verdade.

- Embora haja "companheiros do PT presos, não se trata de gente da minha confiança.
Entre os petistas presos, estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, todos quadros históricos do partido fundado por Lula.


Memória - Dois videos nos quais Lula admite e pede perdão pelo Mensalão

No dia 12 de agosto de 2005, em reunião ministerial, o então presidente Lula pediu perdão aos brasileiros pela ocorrência do Mensalão, a organização criminosa que ele criou e chefiou, mas que nunca teve coragem de assumir como sua.

. O discurso do ex-presidente está no primeiro vídeo a seguir.

. O outro vídeo complementa o primeiro. É uma fala também de Lula, mas até mais incisiva, reconhecendo que “levou uma punhalada pelas costas”, como se alguém pudesse apunhalar-se pelas costas.

. Veja tudo:

Mantelli falará sobre Rocha e Rio Grande nesta quartas, 12h, em Rio Grande

O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, será o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, nesta quarta-feira, às 12h, em Rio Grande.

. Ele discutirá o polêmico financiamento do governo brasileiro ao projeto de implantação do superporto de águas profundas de Rocha, Uruguai, localizado a 280 kms de Rio Grande. 

Governo federal arrecada no RS o dobro do que consegue recolher o governo do RS com seu ICMS

A arrecadação das receitas federais administradas  pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB e de outras receitas recolhidas por Darf ou GPS, porém administradas por  outros órgãos), atingiu o valor de R$ 4.022 milhões no mês de março no RS,  com significativo aumento de 12,7% na comparação com março de 2013, e de 1,7% quando comparada a fevereiro de 2014. Corrigida pelo IPCA, a arrecadação de março supera em 6,1%  idêntico mês de 2013.


. O valor representa o dobro do que o governo estadual arrecada com o ICMS, embora tenha responsabilidades infinitamente maiores.

Grupo Suretank decide investir, em Caxias, R$ 20 milhões, em fábrica de contêineres para indústrias offshore

Saiu esta manhã em Porto Alegre o anúncio  do primeiro investimento produtivo na América Latina do Suretank Group – líder global em equipamentos de logística de produção para a indústria offshore.

. Conforme adiantou ontem o editor, por meio de uma parceria com sócios gaúchos, o grupo inicia no Rio Grande do Sul a operação Suretank América Latina, fabricando em Caxias do Sul contêineres para transferência de suprimentos para poços de petróleo

. O investimento de R$ 20 milhões na primeira fase do projeto, resultará em 120 empregos diretos e 600 indiretos na cadeia de suprimentos afins.

. A fábrica iniciará com capacidade de processamento de 100 toneladas por mês – sendo que a totalidade da produção do primeiro semestre de operação já está reservada. O objetivo é fornecer para todos os mercados da América Latina. 

Gap abrirá nesta quarta no BarraShoppingSul

A Gap abrirá nesta quarta-feirs ao público de Porto Alegre. A loja terá 800m², com uma oferta completa de produtos para os públicos feminino, masculino, infantil e bebê. Com duas lojas abertas em São Paulo, ,  companhia tem um plano de expansão gradual da marca no Brasil. Será no BarraShoppingSul. Gap Inc. é líder global varejista. Suas principais marcas próprias são Gap, Old Navy, Banana Republic, Piperlime, Athleta e Intermix. No ano fiscal de 2013, as vendas líquidas foram de US$16.1 bilhões. Os produtos Gap Inc. estão disponíveis para compra em mais de 90 países em todo o mundo através de aproximadamente 3.100 lojas operadas pela empresa, mais de 350 lojas franqueadas e sites de comércio eletrônico
. Em Porto Alegre, a loja baterá de frente com Lojas Renner e C&A. 

Criada em São Francisco, em 1969, a marca GAP desde então consolidou-se como ícone do american casual style, para todas as ocasiões. C

Site: www.gapinc.com

IGP-M que mede reajuste dos aluguéis subiu 0,78% em abril. No ano, alta é de 3,35%.

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta para 0,78% em abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (29). Em março, o índice tinha acelerado para 1,67% ao mês. Em abril do ano passado, o índice tinha subido 0,15%.

. Este índice é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis. O indicador é apurado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês atual.

No ano, o IGP-M acumula alta de 3,35% e, em 12 meses, avanço de 7,98%. 

Brasil247 diz que Polícia Federal vai para cima das empreiteiras antes do feriadão

O site www.brasil247.com.br, normalmente bem alinhado com o governo federal e com o PT, informou hoje que no quadro da operação Lava Jato, Polícia Federal pode fazer batidas antes do feriado em empreiteiras para esclarecer repasses feito à MO Consultoria, do doleiro Alberto Youssef.

. Entre as empreiteiras, figura no topo da lista a Camargo Corrêa, que repassou R$ 26 milhões, por intermédio da Sanko Sider; a OAS também pagou R$ 1,6 milhão; e a Galvão Engenharia desembolsou R$ 1,5 milhão.;

. Os promotores que investigam o caso acreditam que o dinheiro recebido possa ter sido usado para pagar propina a agentes públicos e para lavagem de dinheiro

Dilma despenca para 37% e Aécio Sobe para 21,5%. Eduardo Campos consegue 11,2%.

A presidente Dilma Rousseff tem 37% da intenção dos votos do eleitorado, segundo pesquisa divulgada na manhã desta terça-feira pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), realizada pelo Instituto MDA. O número representa uma queda de seis pontos percentuais em comparação com o último levantamento, de fevereiro, quando a candidata do PT registrou 43,7%.

. Eis os números (entre parênteses, os números da pesquisa anterior)

Dilma Rousef, PT - 37% (43,7%)
Aécio Neves - 21,5% (17%)
Eduardo Campos - 11,20% (9,20%)

. Apesar da queda, a candidata do PT ainda tem pontuação maior que a soma de seus adversários, o que indica que venceria em primeiro turno se as eleições fossem hoje.


. A aprovação pessoal de Dilma é de 47,9%, ante 55% em fevereiro.

Entrevista, Jerônimo Goergen, deputado PP do RS - Tarso e Dilma devem ser responsabilizados pelas mortes dos irmãos Souza

ENTREVISTA
Jerônimo Goergen, deputado Federal, PP do RS

Índios assassinos produziram a morte dos agricultores familiares Anderson Souza e Alcemar Souza. Os irmãos foram assassinados a tiros por índios da etnia kaigang que reivindicam a demarcação de terras indígenas na região. O crime ocorreu no município gaúcho de Fazinalzinho, localizado no norte do Estado. O que o senhor pensa disto ?
A responsabilidade é dos governos gaúcho e federal pelo desfecho trágico.

Por que razão ?
Há pelo menos dois anos estamos alertando os governantes para a escalada da violência no campo. E eles permanecem de braços cruzados, muitas vezes fomentando a disputa.

Eles não agiram ?
O governador Tarso Genro, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não podem fugir de suas responsabilidades. Se hoje choramos as mortes do Anderson e do Alcemar é pela completa falência dessa política indigenista

O mal está feito. E o futuro ?
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) apresentou diversas propostas para solucionar o impasse na demarcação de terras indígenas e nenhuma delas foi aceita pelo Palácio do Planalto. Sugerimos a regulamentação do § 6º do artigo 231 da Constituição Federal, propondo regras claras ao definir os bens de relevante interesse público da União para fins de demarcação. O governo não nos deu ouvidos. Agora, se o governo quer criar reservas, que compre as terras dos agricultores. Do contrário, as lavouras continuarão sendo manchadas de sangue.


Ex-assessor de Padilha era ponte, diz sócio do Labogen

O site www.veja.com.br desta manhã informa que o sócio do Labogen, Leonardo Meirelles afirmou na noite de segunda-feira que o ex-assessor do Ministério da Saúde Marcus César Ferreira de Moura foi contratado pelo laboratório justamente para atuar como lobista em órgãos do governo federal, em especial na pasta em que trabalhou. Leia tudo:

.  "O Marcus Moura mantinha os contatos institucionais com o Ministério da Saúde", disse Meirelles. O Labogen é apontado pela Polícia Federal como o carro-chefe do esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato. O laboratório, controlado pelo doleiro, tentou fechar contrato com o Ministério da Saúde durante a gestão do ex-ministro Alexandre Padilha para o fornecimento de remédios de hipertensão pulmonar no valor de 6,2 milhões de reais por ano - pelo prazo de cinco anos. A parceria foi desfeita logo depois da Polícia Federal deflagrar a Operação Lava-Jato, que desmontou em 17 de março deste ano o esquema de Youssef e apontou suspeitas sobre os negócios do Labogen, entre outras transações do doleiro.


. Escutas da Polícia Federal flagraram mensagens de texto do deputado licenciado André Vargas (PT-PR) a Youssef. Uma delas mostra que Padilha havia indicado o nome de Moura para um cargo de comando no laboratório. A mensagem interceptada foi enviada ao doleiro em novembro de 2013.

CLIQUE AQUI para saber tudo. 

Multicoisas leva prêmio principal no Troféu Franqueador do Ano. Gaúcha Trópico ficou em segundo lugar.

A Multicoisas, franquia que nasceu no RS, Santa Cruz do Sul, mas que atualmente tem sede no Paraná, foi quem levou o principal Troféu de Franqueador do ano de 2013. A Trópico foi outra gaúcha que esteve entre as finalistas, ocupando o segundo lugar no País. Além da Trópico, outras marcas gaúchas receberam reconhecimento pela excelênci. São elas Make-Up Estética Automotiva, Rabush, Rainha das Noivas, Bella Gula, Bibi Calçados e Guarida Imóveis, todas na categoria Pleno, e Empório Body Store, Jorge Bischoff e Tevah, na categoria Sênior.

. O prêmio é atribuído todo ano pela Associação Brasileira de Franchising.

. No Brasil operam por franchising 2.700 marcas.


. A Festa do Oscar do Franchisng aconteceu na noite de sexta em SP, com a presença de 850 pessoas e show do sambista Diogo Nogueira.

PT disputa com PT orçamento de R$ 55 milhões do Cpers

Três chapas apoiadas por diferentes correntes PT,disputarão nos dias 10 e 11 as eleições para a direção do Cpers, o mais poderoso sindicato de professores públicos estaduais da América Latina, cuja receita anual chega a R$ 55 milhões.

. As chapas terão que estar inscritas até o dia 5, mas não se imaginam novos concorrentes.

. São postulantes a presidente:

Rejane de Oliveira, atual presidente, filiada ao PT, mas em dissidência com o oficialismo, contando por isto com o apoio do PSOL e do PSTU.
Neida de Oliveira
Helena Oliveira

Cresce reação interna no PMDB à entrega da vaga de candidato ao Senado para Beto Albuquerque

Será na semana que vem a reunião da Executiva do PMDB que discutirá se o Partido terá candidato próprio ao Senado ou se aceitará a indicação do PSB para que a posição vá para o deputado Beto Albuquerque, PSB.

. A questão colocou-se depois que o senador Pedro Simon abdicou da pretensão de disputar a reeleição.

. Apesr das pretensões do PSB, franjas importantes do PMDB não querem abrir mão da vaga, que iria para o ex-governador Germano Rigotto, que como Simon também abdicou da condição de pré-candidato ao Senado, ou para o ex-prefeito José Fogaça, estando na lista também o ex-deputado Ibsen Pinheiro.

. O prefeito Marco Alba, Gravataí, que liderou chapa contra o nome de Sartori na pré-convenção do PMDB, disse que as bases do Partido devem ser consultadas. Ele não aceita imposição da cúpula partidária.

Lewandowsky autoriza mais empréstimos para Tarso,mesmo com veto do Tesouro Nacional

Se depender da liminar do ministro Ricardo Lewandowski, que julgou favoravelmente seu pleito, o governador Tarso Genro poderá tomar novo empréstimo internacional, desta vez de US$ 500 milhões.

. A secretaria do Teso7uro Nacional vetou o empréstimo, não quer dar aval e alegou que o governo gaúcho viola a Lei de Responsabilidade Fiscal.


. Mesmo que leve adiante o pleito, a apenas 8 meses de deixar o cargo, Tarso terá que obter aprovação do Senado.

Artigo, Carlos Alberto Di Franco - Jornalismo com alma

Neste artigo, Carlos Alberto di Franco escreve sobre o "jornalismo com alma", explicando que  há uma crescente nostalgia de conteúdos editados com rigor, critério e qualidade técnica e ética. Leia tudo. A seguir, trecho copidescado pelo editor, que a seu ver introduz melhor o assunto. No link, o texto completo, como foi escrito originalmente:

Há uma demanda reprimida de reportagem. É preciso reinventar o jornalismo e recuperar, num contexto muito mais transparente e interativo, as competências e a magia do jornalismo de sempre. É preciso olhar para trás para dar saltos consistentes.

“Hoje”, dizia Nelson Rodrigues, “ninguém imagina o que eram as velhas gerações românticas da imprensa. Mudaram o jornal e o leitor. No ano passado, houve uma chuva inédita, uma chuva bíblica, flagelando a cidade. Desde Estácio de Sá, não víamos nada parecido. E todo mundo morreu e desabou, e se afogou, menos o repórter.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Odebrecht quer investir US$ 500 milhões na expansão do porto uruguaio de Rocha

 No mapa que vai disponibilizado no link a seguir, o leitor perceberá com maior clareza a proximidade do porto de Rocha, Uruguai, que se encontra a apenas 90 kms da fronteira do RS e a 280 kms do porto de Rio Grande.

. A Odebrecht tem concluído um projeto de US$ 500 milhões para transformar Rocha num superporto. Ele já tem quase o dobro do calado e o dobro da capacidade de Rio Grande.

. O BNDES nega ter projeto de financiamento, o que é verdadeiro, mas isto não significa que o governo federal já não esteja colaborando com apoio até mesmo de pessoal para ajudar os estudos em andamento por parte do governo Mujica, conforme nota de ontem desta página.

. No RS, o governo Tarso Genro já manifestou apoio à decisão do governo Dilma de mandar dinheiro para Rocha.

. O projeto é pouco discutido no RS, muito embora Rocha vá disputar cargas e empresas com o RS, colocando em risco toda a nova economia que se ergue tendo Rio Grande como vetor.

. Nesta segunda-feira a tarde, o deputado Adilson Trocha, presidente do PSDB, que é de Rio Grande, disse que pedirá audiência pública na Assembléia para que o assunto seja esclarecido.

CLIQUE AQUI para examinar o Google Maps, com a exata localização de Rocha e Rio Grande.




Saiba em que casos INSS nega ilegalmente revisão de valores de aposentadoria

Milhares de aposentados são prejudicados diariamente pelo INSS, é o que afirma a Abreprev em comunicado enviado esta manhã ao editor. Abreprev é a sigla da  Associação dos Beneficiários da Previdência Social, responsável por dezenas de processos de aposentados e pensionistas que buscam a revisão do teto do beneficio, negada pelo INSS. De acordo com o INSS, nenhum deles teria direito a revisão pela previdência, segundo a justiça, preenchem todas as características necessárias e o INSS é obrigado efetuar a revisão.

. O caso não é como conta o INSS:

. Em 1998 e em 2004, as emendas 20/1998 e 41/2003 aumentaram o valor máximo dos benefícios pagos pelo INSS. Quem já tinha se aposentado com o teto anterior, no entanto, não teve o benefício recalculado e foi prejudicado.O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que, quando houver elevações do teto além da inflação, como as ocorridas em 1998 e 2004, essa diferença que o aposentado ou pensionista deixou de receber deve ser usada para rever o beneficio e o Ministério da Previdência teria cumprir a decisão tomada pelo STF. 
O INSS então divulgou que faria a revisão e disponibilizou um canal de consulta em seu site, assim o aposentado ou pensionista poderia e pode consultar se possui o direito, em caso positivo, a tela retorna instruções para ele aguardar a revisão.
Tudo funcionaria bem, só que muitos dos aposentados e pensionistas que possuem o direito, ao consultar o canal de consulta, são informados pelo INSS que não estão na lista de revisão. Depois disso, a grande maioria desiste do processo. O que eles não sabem, é que essa é uma revisão já decidida no STF, garantindo ao aposentado e pensionista que ele tem direito.

A Abreprev assumiu dezenas de casos como esse, e conseguiu o parecer favorável da justiça na grande maioria, mesmo após a negativa do INSS, garantindo assim a revisão do teto aos aposentados e pensionistas. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/