PSD e Cairolli vão esperar mais para decidir sobre sucessão estadual no RS

O PMDB esperava anunciar neste domingo a adesão do PSD à coligação já formada entre PMDB e PSB, logo depois da coletiva em que o presidente pessedista José Cairolli comunicasse a aceitação da sua indicação para vice na chapa de José Cairolli.

. Isto não acontecerá.

. José Cairolli e o PSD ainda não decidiram nada e não têm pressa.

Ao meio dia, almoço expresso, R$ 27,50. A cantina
fica localizada nos túneis repaginados da
antiga Brahma, shopping TOTAL, algo inédito
em Porto Alegre. 

Revista Época revela que Paulo Costa não destruiu as provas...

Os jornalistas Diego Escosteguy e Marcelo Rocha revelam na revista Época deste final de semana que o ex-diretor da Petrobrás, Paulo Costa, investigado na Operação Lava Jato, tentou destruir as provas que incriminam empreiteiras, empresários, pessoal da Petrobrás e do governo Dilma, mas não conseguiu e a PF as encontrou. O que os papéis de Paulo Roberto Costa, o ex-diretor da Petrobras preso, revelam sobre o esquema de corrupção na estatal vão a seguir na reportagem. Leia tudo:

Desde que a Polícia Federal prendeu Paulo Roberto Costa, o ex-executivo mais poderoso da Petrobras, há duas semanas, Brasília não dorme. Dezenas de grandes empresários, entre eles diretores das maiores empreiteiras do país e das gigantes mundiais do comércio de combustíveis, todas com negócios na Petrobras, também não. Paulo Roberto Costa era diretor de Abastecimento da Petrobras entre 2004 e 2012. Era bancado no cargo por um consórcio entre PT, PMDB e PP, com o aval direto do ex-presidente Lula, que o chamava de "Paulinho".

. Paulo Roberto Costa detém muitos dos segredos da República - aqueles que nascem da união entre o interesse de empresários em ganhar dinheiro público e do interesse de políticos em cedê-lo, mediante aquela taxa conhecida vulgarmente como propina. E se Paulo Roberto fosse descuidado e guardasse provas desses segredos? E se, uma vez descobertas pela PE elas viessem a público? Pois Paulo Roberto guardou. Tentava destruí-las quando a Polícia Federal chegou a sua casa, há duas semanas. Mas não conseguiu se livrar de todas a tempo.

. Depois de preso no Paraná, Paulinho foi solto numa aparente trapalhada do ministro Teori Zavascki, o que atende seus interesses e do governo do PT. 

. ÉPOCA obteve cópia, com exclusividade, dos principais documentos desse lote. Foram apreendidos nos endereços de Paulo Roberto no Rio de laneiro, onde ele mora. Esses documentos — e outros que faziam parte da denúncia que levou Paulo Roberto à cadeia e ainda não tinham vindo a público -parecem confirmar os piores temores de Brasília. Paulo Roberto e o doleiro Alberto Youssef, também preso pela PF e parceiro dele, acusado de toda sorte de crime financeiro na Operação Lava lato, eram meticulosos.

CLIQUE AQUI para saber mais.

PT, agora, quer a perda do mandato do deputado André Vargas

. O Partido entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral, alegando quebra das diretrizes partidárias e abandono da legenda pelo deputado paranaense.

. André Vargas pediu desfiliação porque foi ameaçado de expulsão, mas agora o seu ex-Partido usa a circunstância para atacá-lo.

. Vargas foi flagrado em diálogos com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro; PT pressionou para que o parlamentar se desfiliasse para não gerar desgastes ao partido

81 difamações originadas de fontes petistas contra Aécio são investigadas por Juiz de Guarulhos

Ao lado, Sebastião Almeida, petista que ocupa a secretaria de Comunicação Social de Guarulhos. O PT apela para o vale-tudo contra os adversários. Aécio, na foto, foi a  Juizo. 

O senador Aécio Neves está forrado de razão ao denunciar em Porto Alegre que está sendo vitima de difamações distribuídas nas redes sociais a partir de ações do PT, conforme demonstra um processo aberto pelo presidenciável tucano na Justiça de São Paulo, apontando que equipamentos da Prefeitura de Guarulhos foram usados para criar perfis ofensivos ao senador na internet. O município é governado por Sebastião Almeida (PT), reeleito em 2012.

. A pergunta a Aécio foi feita pela RBS TV.
. As páginas, criadas no Twitter e Facebook em novembro passado, passaram a satirizar o candidato e a relacioná-lo a hábitos como o consumo de álcool e drogas pesadas.
. O juiz Nilson Wilfred Ivanho e Pinheiro mandou as duas empresas a repassar dados para rastrear os criadores dos perfis falsos.
. Entre os autores, foram localizados funcionários da Secretaria de Comunicação Social de Guarulhos, que manipularam as páginas contra Aécio 81 vezes em 20 dias.

CLIQUE AQUI para ler reportagem completa da Folha deste domingo, intitulada "Prefeitura petista é apontada como fonte de ofensas a Aécio na internet". 

Lula perde as estribeiras

Lula parodia Maria Antonieta antes de ir para a guilhotinha: "Não tem metrô, vá de jumento".



Em editorial na sua edição deste sábado, o jornal "O Estado de S. Paulo", avisa que o destempero da fala de Lula sobre a expectativa do brasileiro em relação aos serviços públicos evidencia também que ele captou a mensagem das manifestações de junho, já que a voz das ruas protestou contra a situação, e ninguém mais do que ele é responsável pelo que está aí. Os onze anos de governo do PT deixam uma herança maldita não apenas na economia e nos serviços públicos, mas de retrocesso político (que é a outra face da moeda do populismo), administrativo (não é novidade que Pasadena é apenas a ponta do iceberg) e institucional (a começar pelas agências reguladoras).

. Leia mais:

. Mas será que isso é suficiente para que Lula ande dizendo o que está dizendo? 

Não é novidade que ele fale coisas sem muito nexo. 
Tem a rara capacidade que Andy Hertzfeld, um dos pais do Macintosh, atribuiu certa vez a Steve Jobs: 
a de criar um campo de distorção da realidade, posteriormente definida como a habilidade de acreditar e fazer acreditar em quase tudo, pelo carisma, exagero e marketing persistente, distorcendo o sentido coletivo de proporção e dimensão.

. No entanto, Lula não está apenas falando coisas sem nexo. A sua própria bússola política está desorientada: enfrenta ele legítimas aspirações populares com uma arrogância típica da sua sucessora? Talvez seja um sintoma de que tenha compreendido o seu verdadeiro problema político. Gaba-se de eleger qualquer poste, mas agora - e aqui está o seu calcanhar de aquiles - ele não pode escolher o poste. Já foi escolhido há quatro anos, noutro cenário político. Certamente, a companheira Dilma, combalida por sua própria incompetência, não seria a sua atual opção. É uma das consequências de ser governo, que ele parece não ter aprendido: os seus atos geram responsabilidade. Mas essa palavra ainda não está no seu dicionário.

CLIQUE AQUI para ler o texto na íntegra.
CLIQUE AQUI para ler, também, "Teto de votos em Dilma está em queda", da mesma edição do "Estadão".

Artigo, Percival Puggina - Esses admiráveis ex-petistas

De uns tempos para cá se tornou impossível encontrar um novo petista. Só há velhos petistas. Por muitos anos, contudo, não foi assim. O sujeito vinha de uma família tradicionalmente ligada ao PSD, ao PL ou à UDN e, depois, à ARENA ou ao PDS. Contava anos e anos votando nos partidos conservadores ou liberais. E de repente - vupt! -, se bandeava para o Partido dos Trabalhadores. O PT era o novo, oposição "a tudo isso que está aí", e era promissor (promessas e leviandades permitidas à oposição não faltavam ao PT, que navegava nas águas serenas da utopia). Durante anos, a gente via isso acontecer todo dia, toda hora. O partido da estrela se expandia com velocidade de seita evangélica, salpicando de estrelinhas os espaços urbanos do país. Cada novo petista considerava-se a mais recente encarnação do Bem. Em seus olhos luzia um brilho místico, como se houvessem presenciado revelação particular de alguma divindade. O petismo era mais do que uma religião. Era, concretamente, o novo Céu e a nova Terra.


Pois eis que passados 12 anos de hegemonia petista, não se encontram mais novos militantes da estrela. Inversamente, passa-se a topar, onde se vá, com ex-petistas de todas as idades. Você fala para eles em PT e pedem briga.

CLIQUE AQUI para ler mais. 
E-mail: puggina@puggina.org

Maconheiros já possuem novo símbolo de luta em Porto Alegre

Ativistas, usuários e simpatizantes passaram a empunhar a bandeira do Uruguai para suas manifestações em Porto Alegre, todas para reivindicar a legalização do consumo, comércio e da maconha. 

.  Participantes destacam que o objetivo da marcha é discutir uma nova política sobre a droga no país.


. “Se legalizar a maconha, talvez acabe com o preconceito das pessoas. A cerveja também é uma droga e é legal”, defendeu Juliano Garcia, participante da marcha e que trabalha como guincheiro.

. Usuários como Juliano não percebem que não se trata de "preconceito", mas de "saúde pública", porque a droga torna imbecil e improdutivo e o consumidor, destruindo além disto os laços familiares e produzindo tremendos prejuízos na economia. 

. A produção, a venda e o consumo da droga são atividades criminosas no Brasil. 

Governo gaúcho faz festa para a China, mas ignora a ditadura na China

Foi enorme a movimentação e o esforço do governo estadual gaúcho para realizar durante os últimos sete dias a chamada "Semana da China" no RS. O mais notável é que embora o governo comandado pelo PT intitule-se o mais politizado da história do globo, ainda assim não tenha demonstrado a menor preocupação com os rumos da ditaduras comunista e nem sequer com a ocupação terrorista de território estrangeiro, no caso o Tibet.

. Nem mesmo a ex-ministra Maria do Rosário, que é do mesmo Partido do governador Tarso Genro, exigiu que seus companheiros discutissem a situação dos direitos humanos na China e no Tibet.

. A própria imprensa, inclusive o editor, não perceberam a tremenda omissão do governo e dos gaúchos em relação aos que lutam e sofrem na região.

. Só quem se lembrou do que aconteceu foi o jornalista Túlio Milman, Zero Hora, que escreveu neste domingo:


Tratando-se de um Estado que se diz tão politizado, é estranho que durante a Semana da China no RS não se tenha ouvido sequer uma palavra sobre liberdade de expressão, censura, prisões de adversários do regime e destruição da cultura tibetana. Por muito menos, já se protestou muito mais.  

Hilzendeger assume presidência do IEE no dia 2

Será dia 2 a posse do novo presidente do Instituto de Estudos Empresariais do RS, Frederico Hilzendeger. Será no Leopoldina Juvenil. O IEE é o criador e realizador do Fórum da Liberdade.

Assembléia exige transparência nas obras temporárias do Beira-Rio

O presidente da Assembléia, deputado Gilmar Sossela, elevará o tom das já tensas relações entre ele e o governador Tarso genro, porque na terça-feira recolherá as assinaturas dos lideres partidários para exigir que o governo divulgue a natureza dos gastos das chamadas estruturas temporárias do Beira Rio.

. Tarso fez aprovar lei destinando R$ 30 milhões para as obras e os serviços, usando para isto recursos de renúncias fiscais.


. A lei que autorizou as renúncias fiscais, exigiu transparência, mas até este momento o Piratini nada apresentou sobre isto. 

Ao falar sobre drogas, Aécio acusa o PT por difamações na Internet

O senador Aécio Neves não se negou a falar, ontem, em Porto Alegre, sobre as campanhas difamatórias que rolam há muito tempo nas redes sociais, sempre insinuando e até afirmando que ele é usuário de droga. O editor recebe muitas dessas acusações, identifica por IP os difamadores e envia os dados para o senador. Eis o que ele disse ao ser entrevistado na Assembléia:

. – Você sabe que existe hoje um submundo da política, nas redes. Anonimamente fazem qualquer tipo de acusação sobre seus adversários, esperando que alguém, talvez desavisadamente, com um pouco mais de credibilidade, possa trazer esse tema ao jornalismo sério. O que nós assistimos é uma guerrilha da internet. Se formos dar atenção à internet, ninguém pode enfrentar nossos adversários. Eu tenho uma história de vida da qual me orgulho, absolutamente digna e honrada. O que temos de fazer em relação às drogas é, em primeiro lugar, tratar a questão dos usuários como uma questão de saúde pública, como fizemos em Minas Gerais. E recrudescendo, aumentando as penas dos traficantes. Nós não temos hoje uma política de fronteiras, o governo federal é responsável pelo controle das fronteiras, pelo tráfico de drogas e de armas, e não atua de forma minimamente razoável.

Ainda sobre os boatos, responsabilizou o PT por atacá-lo:

Eu me especializei em derrotar o PT. Há 15 anos eu ganho do PT no meu Estado no primeiro turno. Como não tem sobre a minha vida absolutamente nada... ninguém pode dizer que sou despreparado... que lesei o Estado, porque sou respeitado. Eu fico feliz em ver que num momento desse o PT não consegue vir para o debate sobre o Brasil, o debate sério. O que temos de tomar cuidado é para não fazer, talvez desavisadamente, o jogo daqueles que querem trazer a campanha para o submundo. O que eu quero é arrumar o Brasil.

Sol claro e temperatura baixa neste domingo em Porto Alegre. Durante a noite, termômetros foram a 2 graus no interior.

A manhã de domingo abriu com sol claro, céu azul e pouca brisa em Porto Alegre, com temperatura muio baixa, o que também acontece em todo o interior. Na Campanha e na Fronteira Oeste, os termômetros marcaram temperaturas abaixo dos 2°C.


. Na Capital do RS, a tempratura oscilará entre 7o e 18o neste domingo.

Filho de Zé Dirceu, deputado Zeca Dirceu, demite assessora presa por estelionato no Paraná

O jornal "O Estado de S. Paulo" informa neste domingo que a assessora do deputado Zeca Dirceu (PT-PR) Lucy Maria Silvestre Esteves foi presa em flagrante sexta-feira pela Polícia Federal depois de usar um falso alvará judicial para sacar R$ 30 mil de uma agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Umurama (PR). O deputado, filho de Zé Dirceu, preso na Papuda, tirou nota dizendo que demitiu a assessora. 

. De acordo com a Polícia Federal do Paraná, esta teria sido  a terceira vez que a servidora sacou dinheiro com um alvará falso. Ao ser presa, Lucy estava com R$ 5 mil. O restante havia sido depositado na conta de sua filha, Danielle Esteves – também suspeita de participar do esquema.

. A filha de Lucy trabalha no fórum de Alto Piquiri. Uma das hipóteses é a de que ela tenha  forjado o documento para a mãe. Como não havia elementos suficientes para flagrante, Danielle não foi presa. Lucy é acusada de estelionato.

. Em nota, o deputado Zeca Dirceu informou ter exonerado a funcionária. Ela trabalhava há um ano na função de telefonista no escritório do deputado. “Se a funcionária cometeu ilegalidades, fez fora do escritório e sem o conhecimento da equipe”, informou, em nota, Zeca Dirceu. A reportagem procurou o advogado de Lucy Esteves, mas não houve retorno. 

COMPRE NESTE DOMINGO
Versões digitais em e-book
Livros do editor: Cabo de Guerra, A Casa Civil, Herança Maldita (os 16 anos do PT em Porto Alegre)
50% mais baratos do que nas livrarias
www.albuka.com.br
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/